quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Os jardins da minha infância

Há alguns dias ando com lembranças frescas em minha memória. Assisti a uma animação, Rango, onde apareciam pequenos animais que se enrolam ao menor toque. O tatu-bola é um crustáceo que vive em jardim, é importante decompositor, apenas quatro espécies são consideradas pragas. Esse tipo de animal era abundante nos jardins da casa do meu avô paterno, onde passei boa parte da infância brincando com meus primos. Eu era capaz de ficar horas observando os animais se enrolando ao menor toque, só para vê-los desenrolar depois para seguir seu caminho!


Nas vastas touceiras haviam ainda hibiscos e Barleria-vermelha (Barleria repens), flores que eu e minhas primas usávamos nos cabelos e nos sentíamos como princesas!


Outra espécie que adorávamos eram os beijos, de variadas cores. Esta espécie também tinha no quintal da minha avó materna. As flores que caíam no chão eram despetaladas e apoiadas sobre as unhas como se fossem esmaltes! Uma menina ficava mostrando para a outra como suas unhas estavam bonitas!


Havia ainda uma outra espécie marcante da flora local que era HIBISCO-COLIBRI, ou malvavisco, flores solitárias, pendentes, vermelhas ou rosas, de longa durabilidade por permanecerem semi-fechadas. Uma questão peculiar é que no interior dessa flor havia uma espécie de mel que era sugado por abelhas, formigas, beija-flor...e por nós! Sabor de criancice!


Finalizando, impossível não citar, como as espécies que marcaram minha infãncia, o dente-de-leão, flor de mato vermelhinha que, conforme amadurece, torna-se uma espécie de floco, a qual sopramos e ela vai, leve, despetalando,  como flocos de algodão no ar. Até hoje tenho o impulso de soprá-las!

Hoje sei que as flores são mais belas ocupando seu lugar nas touceiras, os insetos traçando seus caminhos calmamente...Mas de todos os presentes que ganhei, essa felicidade simples ocupa um espaço especialmente doce em minha memória. Quem não tem, às vezes, vontade de voltar correndo para os braços da infância? 

Fontes e imagens:
www.pt.wikipedia.org/wiki/Oniscidea
www.jardim-mel.blogspot.com
www.curiofisica.com.br
www.naturezaepaisagens.blogspot.com
www.ultradownloads.com.br


11 comentários:

  1. Nossa, Bia!

    Igualzinho à minha infância, minha avó materna tinha um jardim, as brincadeiras eram as mesmas, o esmalte com o beijo, o melzinho...tudo igual.

    Escrevi um poema sobre esse tempo que dizia assim:

    Um dia conheci um jardim, muito dele está em mim...

    Que coisa coincidente!

    Obrigada pela dica, já medi minha velocidade no site que você me deixou, está boa. Valeu!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Bia, voce me fez lembrar das flores que embelezavam o jardim do colegio onde estudei. Lá haviam estes exemplos e eu adorava visitar diariamente para ver os botoes que abriam, as cores, as borboletas e outros insetos, que adoravam as flores.

    Que delicia esta doce recordação!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Bia...
    Nos ultimos tempos tenho tido uma necessidade do tamanho do mundo de recordar cada momento...cada detalhe de minha infância e isso tem se refletido um pouco na minha poesia, lembrando minha infância, o primeiro amor..etc...etc...é bom te ler...gratificante...e tenho a certeza que você e suas primas eram verdadeiras princesas pelos Jardins de vossas infâncias...bjs

    ResponderExcluir
  4. Revisitar o passado é elevar a felicidade a níveis inimagináveies. Bjos.

    ResponderExcluir
  5. Coisa boa os jardins assim e nossas lembranças...beijos,chica

    ResponderExcluir
  6. Lindos esses jardins de nossa infância e lembrnças!beijos,chica

    ResponderExcluir
  7. Jardins, memórias, afetos, o amor presente em nossas lembranças...

    Beijoooooooooo

    ResponderExcluir
  8. Ai Bia eu tenho tanta, tanta vontade do meu regresso à infância. Principalmente de voltar a ter um pai para abraçar e me mimar! Tempos que foram, lembranças que permanecem. Beijinho

    ResponderExcluir
  9. Noooossa viagem na casa da minha vozinha...emociona .
    lindo Bia!
    Até as flores eu lembro o cheiro.
    beijão adorei!

    ResponderExcluir
  10. Que lindas palavras! Por um acaso visitando um blog amigo encontrei o seu, vim visitar e gostei muito! Estou te seguindo e aproveito pra te convidar a conhecer o meu também :) E se gostar, me siga de volta.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. oi linda!!!! vim retribuir a visitinha e já fiquei por aqui. http://meninamulhercomglitter.blogspot.com
    Bjins,

    ResponderExcluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.