quinta-feira, 19 de abril de 2012

Sol e chuva (um pequeno relato)


by Freepik

Hoje eu estava passando no corredor da escola onde trabalho quando uma professora muito querida me chamou e disse:
- Bia, eu troquei de celular e não tenho seu número. Pode me passar?
- Sim, o número é xxxxxxxx.
- Soletra teu sobrenome para mim.
Após o registro de nome e número, veio aquela tela que há em alguns celulares, com emoticons identificando a pessoa. Soraia* olhou alguns e disse:
- Não tem nenhuma com o cabelo preto, não dá. Quem sabe uma gatinha...
- Não, gatinha não. As pessoas me olham como uma gatinha, mimosa e delicada, mas tenho meu lado de leoa, forte e batalhadora. - eu respondi.
- Então deixa eu ver outro...O sol, perfeito para você, que sempre está sorrindo e espalhando coisas boas quando chega, mesmo quando seus olhos estão baixos (tristes).

O comentário dessa amiga me deixou muito feliz. Quero ser sol. Quero fazer e espalhar o bem e a alegria, mesmo quando as coisas não estão tão brilhantes assim. Talvez os leitores virtuais conheçam esse outro lado da Bia, que tem seus momentos de cansaço, tristeza e dor, até porque esses são sentimentos que são necessários para o valor à felicidade. Então aqui acaba sendo uma válvula de escape, necessária para que na "vida real" eu consiga propagar a luz, mesmo com uma carga um tanto pesada nas costas.
Estou feliz porque estou cumprindo meu objetivo de escolher ser o sol. Já há tanta gente que "chove", não a chuva de verão gostosa, que refresca, mas a chuva pesada, destruidora, que desaba e devasta o sonho e a alegria de qualquer um...Brilhe. Seja sol você também, e leve um pouco de luz para quem vive em trovoadas. Penso que é o que falta para que o mundo seja um lugar melhor para se viver.

* Nome trocado para preservar a identidade.
**O post que eu havia preparado para hoje será publicado em outro dia por não condizer com o sol.;)

48 comentários:

  1. Também acho que sou sol. De vez em quando o céu fica nublado, mas eu não deixo que ele permaneça assim por muito tempo. As vezes até um sorriso ou um olhar faz tudo ficar maravilhoso. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gilberto. Na verdade acho que para quem é sol é preciso muito pouco para dissipar o nublado, como um sorriso ou olhar. Muito bom seu comentário, um abraço!

      Excluir
  2. Quem leu sua história, Bia, sabe que você é leoa, batalhadora e sabe lidar com as frustrações da vida. Creio que você é sol, pois além de alegrar você partilha sabedoria, iluminando a alma da pessoas.
    Bjos!
    amonailart.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Valquíria, gostei de saber que leu e entendeu minha história, embora ainda estejam faltando algumas partes para que chegue à atualidade, é um projeto que em breve, retomarei. Obrigada por entender minhas manifestações contrárias quanto à figura de gatinha e perceber meu lado sol. Você também brilha, menina! Um abraço!

      Excluir
  3. Oi Bia,
    Sempre é possível fazer alguma coisa de bom. Um simples sorriso, um pequeno gesto, um olá, faz muita diferença para quem precisa de um pouco de atenção.
    Abraço e continue brilhando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alcara, acho que definiu muito bem. Para quem escolhe ser sol, os pequenos gestos fazem uma grande diferença. Para quem vive chovendo, é preciso muita coisa para abrir uma réstia de luz. Um abraço!

      Excluir
  4. Bia

    Amei esse seu Sol interno. Me faz lembrar a luz que acendo dentro de mim para iluminar meus momentos menos bons. Saber, que mesmo tristes fazemos a diferença na vida de alguém, é a melhor recompensa que podemos ter. E que o Sol brilhe sempre em si para si e para os que te rodeiam. Um beijinho com muito carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luar, saber acender a luz de dentro é uma benção. Para algumas pessoas talvez o "interruptor" seja difícil de ser alcançado, o que é uma pena, pois acaba deixando quem está em volta no escuro. Um abraço!

      Excluir
  5. Ah, Bia,

    tua sensibilidade realmente resplandece o sol em ti.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por tão generosas palavras, Um abraço!

      Excluir
  6. Queria Bia, não haveria escolha melhor, ser sol é ser Luz, e iluminar é passar o mais importante dos ensinamentos cristão, amar ao outro como ama a si. Mesmo triste, ainda cabe essa iluminação, pois muito do amor cristão tem que ser no sentido comportamental. Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eder, disse tudo. Quem tem amor dentro de si, não pode viver no escuro. Mesmo acontecendo as coisas mais difíceis, ainda assim o sentimento é maior e resplandece. Um abraço!

      Excluir
  7. Bia, não há nada melhor do que ser um sol que espalha alegria... lindo texto... linda história... Que seu sol nunca deixe de brilhar. abracins e tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Barbie, você também brilha muito, não é à toa que é Californiana! Um abraço!

      Excluir
  8. Que lindo isso,Bia! Ser como o Sol,espalhar brilho e luz é lindo!beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chica! Brilhemos, Chica, que disso você também entende. Um abraço!

      Excluir
  9. Olá!Boa noite!
    Tudo bem?
    Li atentamente!
    ... ser sol é iluminar as pessoas, proporcionando a elas conhecer o que você já sabe. O sol, enquanto escondido de nossa visão, estando do outro lado da terra, continua a ser sol, mesmo de madrugada, ou seja, seremos sempre a mesma pessoa, independente da visão que os outros tem de nós...
    Boa sexta!
    obrigado pelo carinho da visita!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felis, que legal sua observação, é bem isso. Ainda que oculto, o sol não deixa de brilhar. E estar oculto também é necessário para que se valorize seu brilho quando ele está por perto. Um abraço!

      Excluir
  10. Muito tem isso mesmo, uma luz própria tão intensa, que pode ser sim comparado com o sol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que algumas pessoas teimem em não querer brilhar, sufocam seu brilho e ofuscam o do outro. Uma pena, não é? Um abraço, Patrícia!

      Excluir
  11. Bia, só pela sua escrita já dá para perceber que você é um Sol mesmo. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sérgio, volte sempre que se sentir à vontade. Um abraço!

      Excluir
  12. Verdade,Bia.Há dias em que podemos(e devemos)ser sol.Mas há outros em que somos um dia nublado,aí temos os amigos que estão por perto e nos fazem ver a vida por um outro prisma.Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, Marcello. Com os percalços do dia a dia, é inevitável momentos nublados ou chuvosos. Ter pessoas amadas por perto facilita muito a dispersar tais momentos e nos fazem muito bem. Um abraço!

      Excluir
  13. Verdade, sempre tentei fazer as pessoas ao meu redor se sentirem bem, mesmo que eu não esteja e por mais complicado que seja, acho que seus textos também são uma forma de irradiar esse brilho dentro de você, porque toda vez que eu os leio me sinto melhor.
    Parabéns, beijos.

    shakespearementiu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cecília, fiquei feliz em saber que meus escritos tornam seu dia melhor. É o tipo de sentimento que quando despertamos em alguém dá sentido à vida. Um abraço!

      Excluir
  14. Oi!
    Vim retribuir sua visita, carinho e felicitação pelo meu niver.
    Obrigada viu, carinho assim vindo de telhados vizinhos, são uma doçura.

    Já ouviu dizer que agente não faz amigos, reconhece-os?

    Sobre seu post e seu ser sol, que sejamos todos sol e lua, sol e mar, sol e chuva, um pouco de cada para cada ocasião.

    Abraço e desejo de um fds ensolarado pra vc :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tina, nessa comunidade é assim, conhecemos o vizinho do vizinho e entre eles, bons e novos amigos. Ser lua, mar e chuva também faz parte do meu "cardápio", cada uma a seu tempo apropriado. Um abraço!

      Excluir
  15. Respostas
    1. Todos temos essa luz própria, basta querer dispersá-la. Um abraço!

      Excluir
  16. Olá, Bia!
    Tomara que continue sem chover em você por bom tempo.
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Rike, por incrível que pareça :( hoje estou num dia beeem chuvoso, mas não quero permitir que isso transpareça a quem está por perto. O que vou fazer? Doarei um livro na campanha Book Crossing, e transformarei minha chuva em uma boa atitude. Logo vai voltar a fazer sol...Um abraço!

      Excluir
  17. Oi Bia,

    saiba que por aqui também você traz o sol e ilumina tudo por onde passa, não pense que desabafar tristezas e dúvidas a torna menos ensolarada, quem tem o sol dentro de si não o apaga nem nos momentos mais contemplativos ou difíceis. Brilhar, ser luz e doçura faz parte de você.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van, sempre doce e sábia em suas palavras. Penso no que escrevo porque não quero desanimar ninguém, para as tristezas mais pesadas tenho um blog fechado (e pouco utilizado, ainda bem )mas tenho consciência de que são momentos necessários para fortificar a luz que vem em seguida. Um abraço!

      Excluir
  18. Minha doce Bia,não a conheço,mas o pouco que tenho de você é muito,é Sol...acho que deves ser uma companheirona,uma pessoa muito agradável...Gosto de ti,e de tua presença em minha página,quando não apareces sinto tua falta...
    "- Como se o SOL não tivesse surgido no meu dia!"
    Beijos, radiante Bia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mel, tem razão, sou mesmo uma companheirona, parceira para qualquer hora, e o que mais me faz brilhar é quando percebo que é uma característica valorizada por alguém, exatamente como fez agora! Obrigada por seu comentário, sua presença aqui sempre é importante. Um abraço!

      Excluir
  19. Olá,
    Parabéns pelo blog! Estou seguindo.
    Segue lá também..

    http://www.estanteseletiva.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Wanessa, seja bem vinda. Estarei visitando seu blog ainda hoje, volte sempre que quiser. Um abraço!

      Excluir
  20. Oi Bia! Ah, compra é compra e devemos ter cuidados.
    Bjos!
    amonailart.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oie Bia!

    Muitas vezes voces, amigos, não souberam o bem que me fizeram com um simples elogio. As palavras tem um poder enorme de iluminar ou mesmo liquidar.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sissym, o que disse é fato. As palavras trocadas entre amigos virtuais tem a mesma força de palavras proferidas pessoalmente. Fico feliz de poder contribuir para tornar seu dia melhor. Um abraço!

      Excluir
  22. Nós recebemos àquilo que damos, a colheita é certa. é sempre bom escutar uma observação carinhosa de alguém, afinal mostram um pouco de nós.Vc deve ser Sol, pois ilumina sempre minha página! bjinhos Sol!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eliane, sempre é bom receber palavras carinhosas, é preciso estar aberto para elas. Visitar seu blog é um prazer, gosto muito do que encontro por lá. Um abraço!

      Excluir
  23. Achei linda sua história relatando o cotidiano ! Acho que assim como você, todos nós devíamos buscar ser o sol, para trazer luz para a nossa vida e para a vida de quem nos cerca! Beijão, www.spiderwebs.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sabrina, buscamos o sol através de várias coisas: bons sentimentos, atitudes e conhecimento. Você também me parece brilhar, sempre. Um abraço!

      Excluir
  24. Vim desejar um bom final de semana
    curta bastante com alegria,e deixo
    tbém meus parabéns pelas boas postagens
    que encontro por aqui
    Muito bonito que vc brilhe como o SOL
    O belo é bom de ver e adorar
    Abraços com carinho Rita!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, rita, lindas palavras para o final de semana. Suas receitas com certeza farão parte dos meus dias. Achei lindo o que disse, "o belo é bom de ver e adorar". Penso que só quem é lindo por dentro pode oferecer brilho por fora. Um abraço!

      Excluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.