domingo, 24 de junho de 2012

Passeio aos domingos da família Problema


Imagem by Freepik

Recebi esse poema no cartão de um grande amigo há muitos anos atrás, e nunca mais me esqueci dele. Faz parte das minhas citações preferidas no perfil do Facebook e adorei quando encontrei esses dias no blog da  Luma (hoje tem algo lindo escrito por lá, não deixem de visitar!). Os problemas se renovam todos os dias, como se renovam as alegrias, as dificuldades, as perdas e os ganhos.
Nunca nossa vida está 100%, em algum setor se estará perdendo. O lance é perceber onde se perde mais e onde nossa vida pode se tornar mais leve. As escolhas estão à nossa disposição, obrigatoriamente, todos os dias. Hoje o que eu mais quero é ter o dom de escolher certo.


Bem no fundo

"No fundo, no fundo,
Bem lá no fundo,
A gente gostaria
De ver nossos problemas
Resolvidos por decreto

A partir desta data,
Aquela mágoa sem remédio
é considerada nula
E sobre ela - silêncio perpétuo

Extinto por lei todo remorso
Maldito seja quem olhar para trás,
Lá prá trás não há nada,
E nada mais.

Mas problemas não se resolvem,
Problemas têm família grande,
E aos domingos saem todos a passear
O problema, sua senhora
E outros pequenos probleminhas."
Paulo Leminski


23) Um som de verão...
Imagem by Samuel Reis - Flickr

Sempre as músicas me acompanharam ao longo da vida. A família do meu pai é também muito ligada à música e os melhores momentos que passei nesse sentido foi com as minhas primas. Lembro-me de sentar no chão da casa simples e vasculhar os inúmeros LPs que eles conservavam caprichosamente. Queen, Peter Frampston, INXS, Pink Floyd, Legião Urbana, pop/rock da melhor qualidade.
Essa música é especial porque eu adorava cantar e tocar com uma prima em particular. Quando íamos à praia, no ônibus lotado de gente, além das mochilas e alimentos o violão e o microsystem era itens obrigatórios. Não é muito conhecida, mas eu recomendo que escutem porque é muito bonita e me marcou um bom tempo de verão.




 

24)Uma fruta de verão

Imagem by Circuito Fora do Eixo - Flickr




Uma salada de frutas. Refrescante, saborosa, mas confesso que tenho um defeito. Gosto de comer praticamente qualquer tipo de fruta, mas tenho uma preguiça para descascar! Engraçado, posso fazer um trabalhoso bobó de camarão numa boa mas tenho preguiça de descascar frutas....Incoerente! Nessa hora sinto saudades do meu pai, que volta e meia trazia um prato de frutas cortadinhas quando eu acordava. Acho que vou voltar para a casa da mamãe!

59 comentários:

  1. Oi Bia, passei aqui pra te desejar um bom domingo.
    Essa foto das frutas cortadinhas só de ver dá agua na boca.
    bjs
    Lila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lila, se vier cortadinha raspo o prato! hahaha Um abraço!

      Excluir
  2. O poema é lindo, Legião Urbana é minha anda preferida, Queen será eterno. Gostei da postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha branda brasileira preferida era Paralamas, mas eu adorava o Legião também, tinha fita k7 e tudo mais, hahaha. Um abraço!

      Excluir
  3. Olá, Bia!
    Uma boa trilha sonora + uma bela comidinha = Bom domingo - apesar de tudo!!!!!
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rike! Tem razão, comer e ouvir música tem tudo a ver com o domingo. Um abraço!

      Excluir
  4. Um post que nos faz voltar lá atrás onde não tinha muita preocupação ainda e era muito feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Waldir, tem razão...tempo bom, não é? Um abraço!

      Excluir
  5. Poxa Bia que postagem linda, esse poema é sensacional, ameiiii..Eu tbm fui criada com muita musica, mas no nosso caso sertaneja, gosto que levo até hoje. Isso me trás boas recordações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia, confesso que não sou muito afeita à música sertaneja, mas o que importa são as boas sensações que a música pode causar. Um abraço!

      Excluir
  6. Realmente sempre temos uma pulguinha na nossa camisola pra incomodar, mesmo que achemos que estamos bem...E nem aos domingos, dão folga,rs ... Adorei e me deu vontade d salada de frutas!! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chica, pena que contra essas pulgas chatas não há inseticida que dê jeito. No máximo, bom humor como antídoto. Um abraço!

      Excluir
  7. Olá!Boa tarde!
    22-problemas?como tudo na vida é cíclico... só não podemos manifestar preocupações duradouras... vira uma espécie de armadilha da qual não conseguimos escapar...tudo vira problema!
    23-eu tenho uma dificuldade para músicas...esta eu não conhecia...
    24-puxa vida...eu não sei nem descascar laranja...sabe aquela direto sem "parar", rsrs
    Obrigado pelo arinho da visita!
    ..ah...vamos ver...temática "polêmica" mesmo"
    Boa semana!
    Beijos com carinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Felis, muito propício o que falou sobre problemas. É uma teia que se não for decepada, torna-se gigante e incômoda. Problemas todos temos, carregá-los sem resolver quando podemos resolvê-los é um problema maior ainda.

      Um abraço!

      Excluir
  8. Olá Bia!
    Realmente, descascar frutas não é a minha, acho que por esta razão eu consuma muito pouco e só coma porcarias. ahah.
    A respeito de música, também fui criado do mesmo jeito, meu pai também tem os antigos vinis do Pink Floyd, Rolling Stones, Alice Cooper, entre outras coisas, mas tudo no gênero do rock.
    E sobre os problemas, todos temos, alguns parecem tão pesados que por vezes nos deixamos dominar e acabamos por deixar passar batido as coisas boas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida as porcarias são muito mais fáceis de comer, hahaha. Músicas dessas bandas são ótimas, meu pai já era mais fã de Nelson Gonçalves ou Julio Iglesias, as influências rock/pop vieram dos primos. Mas tem razão, quando focamos só nos problemas, as alegrias passam despercebido. Isso está certo? Não. O jeito é acordar pra vida! Um abraço!

      Excluir
  9. Oi, Bia!
    Eu também gostaria muito de possuir o dom de escolher corretamente. Gostaria, ao menos, de não me angustiar com as incertezas...
    Mas, não podemos prever aquilo que é imprevisível. E a vida é assim. Temos que escolher e fazer a parte que nos cabe para que fique tudo bem :)
    Música linda do Paralamas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isa. Infelizmente toda escolha é feita na base de alguma incerteza, não há como fugir disso...Até porque geralmente as coisas não dependem só de nós, mas de um conjunto de fatores que resulta no que se chama vida. Nossa e dos nossos. Um abraço!

      Excluir
  10. Bia, como é difícil escolher certo. As bandas citadas por vc, eu adoro todas, o Legião nem se fala, minha mãe diz que é a trilha sonora de minha vida, contudo, o meu som de verão é da banda Blitz, se não me engano é Perdido no paraíso. Numa viagem, em Salvador, ouvi essa música durante o trajeto e colou tanto que virou um mantra naquela época. Adoro frutas, tanto é que no verão, no almoço, como só carne, verdura e uma salada de fruta. Bjos e uma boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blitz, além de me lembrar verão, me lembra infância. Música leve e gostosa. Tem músicas que são assim, nos remetem há alguns momentos bons da vida, por isso ouço tanto. Alimentação saudável faz bem em qualquer estação, e comer algumas bobagens faz parte da condição humana, hahaha. Um abraço!

      Excluir
  11. Oi Bia

    Ah já sei porque você tem preguiça de descascar frutas, seu pai te acostumou mal te dando-as picadinhas na mão.

    A família problema e muito engraçada, e é verdade, problemão e probleminhas passeando no sossego da gente.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Van, matou a charada: culpa do meu pai que me mimou em relação à fruas! Bem definido, os problemas de vez em quando poderiam passear em outro lugar...Um abraço!

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Escolher corretamente, não é meu forte também, amo Legião Urbana.
    odeioooo o que é até pecado falar, descascar frutas, kkk
    Beijão ótima semana pra você

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, Mary, pensei que era só eu que tinha preguiça de descascar frutas, hahaha. Estou até mais conformada...Um abraço!

      Excluir
  14. Olá bia, não conhecia mesmo a musica, linda a letra, o poema é lindo e cabe a todos nós que pertencemos e temos uma familia problema rsrrs, quem não tem que atire a primeira pedra, rsrs adorei a postagem leve, nostalgica e gostosa! Bjoooooss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kellen, meus tempos de leveza estão acabando...para me lançar à vida de novo. Tentar misturar na medida certa leveza e intensidade. Um abraço!

      Excluir
  15. Oi Bia, o poema é lindo e a música também...

    Sabe que também tenho preguiça de descascar frutas...rsrrs

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa, estou achando que ter preguiça de descascar frutas é normal, hahaha. Um abraço!

      Excluir
  16. Oi, Bia...
    Adorei o poema, as músicas citadas são, realmente, boas e as frutas cortadas... hmmm... no coments... (risos)
    abraços e tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Barbie, tudo de bom, né? Um abraço!

      Excluir
  17. Boa música, fruta de fazer crescer água na boca e um poema lindo, associado a todas estas lembranças de Verão é uma conjugação perfeita. Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luar, gotas do verão que me deram uma sensação muito boa por esses dias. Um abraço!

      Excluir
  18. Oi Bia, tudo bem?
    O dia em que nossas vidas atingirem 100%, perderá seus encantos.

    Também gosto de violão e boa música. No encontro de nossa família em setembro, os cantos da liturgia ficaram a meu encargo. Já estamos organizando os primeiros ensaios da festa.

    Não sou ligado muito a saladas de frutas, mas não refugo fruta in natura.
    Abraços e ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nestor, tem razão...problemas são normais, eu sei...mas é preciso discernimento para não transformar os problemas em fardo pesado e eterno. Adoro rodas de violão em família, há muitos anos não participo de uma dessas. Adoro comer uvas e morangos in natura, são ótimas e não precisa descascar, hahaha. Um abraço!

      Excluir
  19. Essa seleção musical que voce citou é excelente.Trilha sonora que vem embalando gerações (e quiça continuará a embalar)e que tanto fazem falta no cotidiano das pessoas.Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marcello. Penso que talvez por isso vemos tantas regravações de músicas e novelas. A criatividade e a qualidade musical perderam um pouco espaço atualmente para a cultura da letra fácil de gravar. Um abraço!

      Excluir
  20. Tem muita coisa na casa dos pais que só damos valor depois que ganhamos o mundo. Hoje de manhã, me lembrei do arroz tostado, aquele cheirinho típico de revogar e o vapor subindo quando cai a água... em tempos de panelas elétricas, tenho saudades das panelas de ferro, das taipas dos fogões em dias frios, dos pijamas de flanelas e... violão, lógico!!
    Obrigada pela citação e fico feliz que algo em meu blogue, tenha lhe remetido tanta coisa boa!
    Boa semana!! Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luma, que bela memória...comida, cheiros e músicas despertam lembranças guardados nos melhores compartimentos do cérebro. Fiquei feliz de ter despertado boas lembranças em você! Um abraço!

      Excluir
  21. Bia, eu AMEI o título, viajei nele! rsss.... concordo com a Luma. A vida vai ensinando, para isso... não tem jeito, só aprendendo no dia-a-dia para dar mais e mais valor.

    Luma fala de coisas... afff... lembrei de fogão de lenha... viajei mesmo!

    ADORO saladas de frutas! É bom demais!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sissym, pode emprestar o título para escrever suas viagens em algum blog seu, fiquei curiosa, hahaha. É muito legal saber que, além da minha postagem, a da Luma tenha despertado tantas coisas boas em você. Vamos aprendendo e tentando tirar da vida o que ela tem de melhor. Um abraço!

      Excluir
  22. Aqui em casa tem um Mamãozão, tô com muita preguiça pra descascar kkkk
    Aqui em Sampa, nesses últimos dia tá muito frio, é um sofrimento entrar no chuveiro e sair rs
    Nunca tive esse momento com minhas primas =/ acho isso triste. Mas supero rs.

    Bejs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha, Adoro mamão...Mas no frio dá mais preguiça ainda de descascar, hahaha, embora seja uma delícia. O momento que não teve com suas primas pode resgatar, no futuro, com seus filhos, ou com seus amigos. Um abraço!

      Excluir
  23. Nossa que engraçado, meu comentário acima, ficou parecendo poema rs.

    Aqui em...
    Aqui em...

    kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei seu comentário, deixa disso! hahaha Um abraço!

      Excluir
  24. Compartilho dessa preguiça em descascar frutinhas. Elas deviam vir caminhando até nós, limpinhas e descascadas, eu acho.

    Eu tenho saudades da minha mãe torrando café e pisando num pilão de madeira, grandão. Coisa boa é ter saudade...

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milene, quem sabe se dermos umas aulas para as frutinhas elas não vem caminhando em nossa direção? hahaha
      Nossa, deve ser uma delícia tomar café torrado e pilado na hora...que ótima lembrança a sua!
      Um abraço!

      Excluir
  25. Quanto às escolhas, vamos tentanto acertar. Fazemos as escolhas que consideramos certas no momento, só mais tarde saberemos se foram as certas ou não. Gostei muito da letra da música.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim que a coisa funciona...escolher, abraçar a escolha, esperar...e torcer para que dê certo. Um abraço!

      Excluir
  26. Aí é que está o sabor da vida, as incoerências.... Já imaginou se fosse tudo certinho, coerente, seria meio monótono.... Com razão, a poesia é linda mesmo! Tava com saudade.... Uma abençoada semana, repleta de muita paz e alegria! Grande e carinhoso abraço!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Elaine, sempre que as coisas estão meio monótonas algo vem e dá uma sacudida para lembrarmos de dar valor às coisas boas. Um abraço!

      Excluir
  27. Boa tarde, Bia. Adorei a postagem. Um poema lindo, e que realmente diz muito. A vida não é totalmente feita de felicidades, e eu penso que devemos fazer o máximo para não deixarmos os problemas tomarem conta de nós!
    A música é ótima, e eu achei muito engraçada essa sua mania de não gostar de descarcar frutas, periga um dia você comer uma laranja com casca, rs!
    Beijo grande, e fique com Deus!

    Obs: A sua foto deixou de aparecer nos meus seguidores, apenas está o seu nome, mas a sua foto estava linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso gosto tanto desse poema...trata os problemas como se fosse algo muito leve que sai para passear de vez em quando. Nunca experimentei uma laranja com casca, será que é bom? hahaha
      Não sei por que minha foto deixou de aparecer no seu espaço, não mexi nas configurações. Deve ser algum erro do Google. Um abraço!

      Excluir
  28. Lindo o poema, Bia, preciso de um decreto desse em minha vida kkkkkkkkk
    Frutas cortadinhas é mt bom :D
    Bjos!
    http://amonailart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Valquíria, então vamos nos unir, e fazer valer esse decreto! Chega de problemas! :D
      Um abraço!

      Excluir
  29. Os problemas se renovam, realmente. Por isso devemos resolver logo os que estão no presente, para que não se acumulem (rss). Alegrias podem ser multiplicadas que não fazem mal.
    Também considero lindo o poema e confesso que não gosto de descascar as frutas, principalmente laranjas. Algumas delas, segundo os nutricionistas, não devem, mesmo, ser descascadas.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marilene. Isso é fato, não encarar os problemas de frente o tornam muito maiores. Se tem algo que faço questão de fazer, minha amiga, é multiplicar alegrias. Sentimento inspirador!
      Algumas frutas são ótimas com casca mesmo...Essas eu consumo bastante! kkkk
      Um abraço!

      Excluir
  30. Olá Bia querida !!!

    Que postagem deliciosa, amei !!
    Realmente sempre tem algo que nos preocupa ou uma pendência para resolver, se ficarmos focados somente nisso, passaremos a vida sem sequer enxergar as alegrias e belezas que também estão diariamente presentes em nosso cotidiano :)
    Também sou apaixonada por música, até para tomar banho preciso de fundo musical !! kkk Desde pequenininha minha mãe passava o dia ouvindo música e com ela fui aprendendo a gostar também, depois de adulta, meu irmão virou vocalista de banda, meu marido é guitarrista, meus cunhados tocam baixo... kkk estou cercada de música por todos os lados ! E gosto muito disso, este mundo da música me complementa de uma forma mais lúdica, pois sou muito racional e me ajuda bastante no equilíbrio :)
    Ai eu odeiooo frutas, pouquíssimas eu gosto... mas o que não faltam são boas lembranças para de vez em quando dar aquela vontade louca de voltar para casa de mamys hehehe

    Um beijãoooooooooooo e bom fim de semana :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Sam! O problema é quando os problemas (olha o trocadilho!) começam a ofuscar as alegrias e vitórias. É hora de parar e analisar onde a vida precisa ser reestruturada. Nascer para a felicidade!
      Nossa, deve ser muito legal ter músicos na família inteira, deve ser o máximo quando há uma reunião com todos! Eu sou suspeita em falar, adoro música desde que nasci, eu acho! hahaha
      Interessante o que disse sobre a racionalidade ceder espaço à beleza da melodia...Deve ser um ponto de equilíbrio que encontrou para seguir com mais leveza!
      Eu adoro frutas, Sam. Quase todas. Cortadas ou facilmente consumíveis, claro! hahaha
      Um abraço!

      Excluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.