sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Disciplina e fé

Há alguns dias acordei um pouco antes da seis da manhã extremamente angustiada, chorando aquele choro sentido que a razão exigiu que ficasse guardado por um tempo. Pensei: "não acredito em mais nada: em Deus, no amor, na bondade, no perdão, em ninguém". Sempre quando sinto minha fé abalada, tento resgatá-la rezando. Comecei a rezar um Pai-nosso e parei na metade. Parei na metade! Não conseguia ir adiante. Isso me deixou chocada e me fez perceber o quanto eu estava endurecida.*

Imagem by Freepik

Um pouco mais calma, comecei a meditar sobre o que estava acontecendo. As dores haviam superado a fé. Ao mesmo tempo, sei que o princípio da fé é justamente acreditar no que parece impossível, é se lançar aos braços do desconhecido com confiança e serenidade. É acreditar que o que acontece hoje, por pior que pareça, fará sentido amanhã. E no final, para quem souber enxergar, ficará claro que tudo conspirou para o nosso bem.
A fé também mostra sua força justamente nos momentos mais difíceis. É fácil acreditar e agradecer quando tudo está bem, embora alguns nem se lembrem de agradecer. Mas naquele momento de sofrimento e desesperança, é que se mede o tamanho da sua fé. Admiro muito aquelas pessoas que possuem um acreditar inabalável de que tudo acabará bem, e sabem disso com tranquilidade.
Um dos problemas da minha fé é o saber esperar. Sou como o refrão da música de Geraldo Vandré "quem sabe faz a hora, não espera acontecer". Então uso a fé como uma mola propulsora para realizar o que eu desejo. Mas aí encontramos o famoso "tempo de Deus": as coisas nem sempre acontecem quando nós queremos, mas quando for o mais adequado para todos os lados. Vejo os acontecimentos como uma conjunção exata de circunstâncias que levarão cada um para o melhor caminho possível para o seu crescimento, mas não somos nós que possuímos a ampulheta da hora certa. O problema é enxergar com essa clareza nos momentos de dor. A dor é como uma neblina torpe que ofusca o brilho da esperança.
Com o passar do tempo aprendi a desenvolver uma qualidade que pode conspirar muito a nosso favor: a disciplina. Ter disciplina é uma questão de treino: mistura objetivos, foco, raciocínio lógico, constância, perseverança e atitude. Em geral, ter disciplina é até meio chatinho hahaha, mas sem dúvida ajuda a subir uns belos degraus na vida mais rápido.
Muitas pessoas dizem não ter fé porque não alcançam o que querem, na hora que querem. Será mesmo falta de fé ou falta de disciplina? Quero ter um emprego melhor, mas não quero estudar para isso; quero ter uma casa, mas não abro mão de supérfluos; quero ter uma boa saúde, mas só como besteiras e não faço exercícios; tenho a oportunidade de realizar um sonho, mas não o faço porque vai dar muito trabalho. "Puxa, Deus não existe, não me ama"...será mesmo que é culpa de Deus ou seja lá qual for a energia que nos rege?
Então me permiti relaxar e voltar a fazer as pazes com a fé. Não está ainda como eu quero que esteja,  cega e completa, mas pelo menos meu coração se aquietou. Isso aconteceu quando olhei para o ano que passou e vi quantas coisas realizei: fui boa mãe, boa filha, boa professora, boa colega de trabalho, conclui meu difícil complemento da faculdade sem precisar pagar para alguém fazer meus trabalhos, tentei dar muito amor para quem amo...Percebi que a grande maioria das coisas que não deram certo não dependeram só de mim. Me disciplinei a cumprir minhas metas e palavras, mas nem tudo nessa vida posso resolver sozinha e essas são aquelas coisas que só o tempo pode encaixar. Provavelmente daí veio boa parte dos meus cansaço: muitas batalhas lutei sozinha, e perdi. Mas não desisti, embora continue travando batalhas internas contra os sentimentos de fracasso. Sinto como se tivesse renascido umas dez vezes durante o ano. Já imaginaram, dez partos em um ano?
Há pessoas que tem medo de sonhar porque não querem sentir a derrota da frustração, eu mesma às vezes  ajo assim. A frustração precisa ser encarada como uma simples pedra no caminho. Você chuta ela pra longe e continua, ou se ela for muito grande, é só dar a volta e retomar o caminho adiante.
Escolhi publicar esse texto hoje, perto do novo ano, para que reflitam sobre o que pode estar faltando para a realização de um sonho, pois eu refleti. O primeiro passo é sonhar, sem medo de ser feliz; o segundo é acreditar que ele pode virar realidade, é ter fé e não deixar que ela se esmoreça na primeira derrota; e o terceiro é ter disciplina para realizá-lo fazendo a sua parte, e não esperando que as coisas caiam do céu. Isso não é fé, é preguiça! hahaha
Desejo que no novo ano muitos sonhos sejam realizados e compartilhados, meus e seus. E quem sabe, nossos.

"Alimente sua fé, e seus medos morrerão de fome". 
Autor desconhecido

"Somos muito auto-exigentes e precisamos aprender a nos afagar mais."
(comentei ainda à pouco no blog da Alê) 

*Lembrando que fé independe de religião, cada um tem sua maneira de acreditar e se comunicar com o que acredita.

****

Imagem by Freepik

Desafio 29: A porta

Mais um ano acabou, uma porta se fechou.
Fiquem guardadas nas lembranças, bons momentos e festanças.
O que não se realizou, seja herança do ano que findou.
Com planos revisados, fica mais fácil esquecer no passado
a derrota que amargurou, e toneladas no coração pesou. 
Pois de tempos idos, sonhos podem ser vividos
no novo ano que virá, e uma nova porta abrirá.

Lembrando que portas podemos abrir o ano todo
basta coragem para a maçaneta, girar.

Essa foi minha participação para o blog História em 77 palavras, cujo tema era Ano Novo. Clique no link e leia outras histórias geniais!

****

Imagem by Freepik

Como muita gente viaja, já estou começando minhas visitas de Ano Novo, mas quero agradecer a todos que passam por aqui, me leem, me entendem ou não, mas saem desse espaço com uma "pulga atrás da orelha" e buscam o crescimento pessoal. Agradeço aos que me acrescentaram, me aturaram, me deram forças e oportunidades para ser melhor. Aos que torcem por mim e por meu amor, muito obrigada. Eu torço por vocês, com sinceridade. Meu maior desejo é que 2013 seja um ano de realização de sonhos, pra todos.



109 comentários:

  1. Que lindas reflexões sobre a fé! Nem sempre a sentimos forte. Quando ano passado recebemos a notícia da doença de meu marido, fiquei p. da caraFiquei de mal com o nosso amigo lá de cima. Fui, impulsivamente, acabei com o blog de canteiro interior póis não sou falsa em falar de coisas do Alkto e estar com raiva. Pois bem...Fui dormir e ao acordar no dia seguinte, olhei pro céu...Falei com ELE. O senti perto de mim. A pedido do maridão, recoloquei no ar o blog e tudo se restabeleceu.E assim seguimos ,firmes e fortes. Acho que temos o direito de desabar, ficar coisas da cara. Precisamos cair pra depois subir!

    Assim deu certo e estamos bem!

    Tudo de bom pra ti em 2013 e SEMPRE! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. chica, penso que situações de doença são as que mais nos levam ao limite, as que mais testam a confiança do ser humano em Deus. Concordo que não seria possível escrever para Ele com o coração magoado. Ainda bem que fizeram as pazes e tudo ficou bem com seu amado.
      Esse poder da renovação da fé é uma busca constante e pessoal, ou corremos o risco de acabarmos incrédulos e amargurados.
      Um abraço, um 2013 incrível e feliz pra ti!

      Excluir
  2. Quando minha fé é abalada me sinto um lixo.As vezes duvido de Deus e isso é um defeito terrível me sinto ainda pior.Mais logo penso que sou de natureza pecaminosa e sou completamente imperfeita,então me vem a ideia de orar de pedir perdão por tal pensamento.Acredito que a fé é renovada a cada dia,desde o nosso respirar até uma noticia boa.

    Feliz Ano Novo,que sua fé seja renovada todos os 365 dias do novo ano,e que cada um seja especial a você.Beijo

    http://psicodoce.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priscila. É justamente essa sensação de impotência que a ausência da fé provoca que tem como antídoto a própria fé. Somos mesmo imperfeitos e reconhecer isso é se perdoar e buscar o melhor do que somos.
      Um ano de fé e esperança, para nós!
      Um abraço!

      Excluir
  3. Um feliz ano 2013 para ti e para os teus Bia. Que o próximo ano te traga muitos momentos bons e felizes. Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou feliz pela boa notícia que li em seu blog. Um ano de alegrias, saúde e paz para sua família e para o novo membro que está a caminho. Um abraço!

      Excluir
  4. "É acreditar que o que acontece hoje, por pior que pareça, fará sentido amanhã. E no final, para quem souber enxergar, ficará claro que tudo conspirou para o nosso bem"

    (sou muuito grata a fé que tenho.sou grata ao zelo
    de meus pais pela oração e a certeza de que temos
    um Anjo ao nosso lado)

    Tua reflexão me alimentou.Obrigada.

    super, mega 2013 de sorrisos e encontros.

    um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margoh, pais que zelam pela fé oferecem um presente aos filhos. Embora criada no catolicismo meus pais não eram um exemplo de fé, e precisei buscá-la por minhas próprias pernas, em momentos de solidão.
      Hoje minha mãe encontrou seu caminho de fé, meu pai ainda permanece um pouco cético, embora participe do coral da igreja.
      Saber que minhas palavras servem de alimento para uma alma tão especial quanto a sua chega-me como um elogio.
      Que seu Anjo esteja bem postado ao seu lado ao longo dos 364 dias do ano. Um abraço!

      Excluir
  5. Bia,
    inúmeras e incontáveis vezes me senti assim.
    Ultimamente tenho acessos de choro, de desconcerto e raiva, e mesmo quando as circunstâncias não são negativas, acaba sentindo-me sem fé, como que desolada.
    Nesses momentos eu amo lembrar de uma música que meu pai cantava pra mim quando eu era criança, a letra dizia:

    'Quando a força te faltar, a coragem te deixar, e as lágrimas banharem o teu rosto, e sentir a sensação, de uma eterna solidão, esperando um futuro que passou (...) Se tua força não puder te fazer ficar de pé: este é o momento do poder da fé - a fé se manifesta quando o limite da força acabar'

    Essa música é uma oração, e sabe? Funciona bem comigo.

    Feliz Ano Novo Bia, agradeço a dádiva que foi conhecer teu blog e um pouco de você através de suas palavras que sempre me levaram a reflexões e até mesmo à respostas.

    Um beijo,
    Jhosy

    http://meninamsicaeflor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jhosy, sentir frágil e só é humano, faz parte do crescimento pessoal. Meu temor é deixar que as dores me façam me perder do caminho a fé, deve ser seu temor também.
      Achei maravilhosa a letra da música, sem dúvida um alento para os momentos de cegueira da alma. A música da Adriana, O segredo, também tem uma letra maravilhosa para resgatar a fé. Mas sem dúvida que lembrar dessa música cantada por seu pai tem um poder mágico e especial.
      Obrigada por estar sempre aqui comigo deixando um pouco da sua beleza interior. UM abraço, feliz 2013!

      Excluir
  6. Me vi nessa cena ,chorando sem saber o rumo das coisas.Fé e razão é um duelo covarde
    mas sempre tenho comigo um aparte do salmo 30 " o choro pode durar uma noite mas a alegria vem pela manhã"Bia, que 2013 seja de muita paz muita luz
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Yasmine, curioso foi que li o mesmo salmo no Face no mesmo dia...gravei bem na memória e quero resgatá-lo sempre que a dor bater na porta.
      Um 2013 lindo e cheio de amor pra você, Yasmine. Um abraço!

      Excluir
  7. "...fui boa mãe, boa filha, boa professora, boa colega de trabalho, conclui meu difícil complemento da faculdade sem precisar pagar para alguém fazer meus trabalhos, tentei dar muito amor para quem amo... Percebi que a grande maioria das coisas que não deram certo não dependeram só de mim."

    Não importa que a gente volta e meia perca a fé em Deus. O importante é que Ele nunca perde a fé na gente.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fundamental lembrança, Rodolfo, carrega-la-ei comigo durante esse novo ano que se inicia.
      Um abraço, desejo um 2013 de sonho e poesia.

      Excluir
  8. Lindo seu texto minha querida Bia.
    Desejamos a você um 2013 repleto de paz, amor e sabedoria para gerir os sonhos e suas realizações...beijinhos no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Orbigada, seja sempre bem vinda! Desejo um 2013 de paz, amor e sucesso! Um abraço!

      Excluir
  9. Sua participação no desafio ficou muito bela. São tantas as portas, mas costumamos nos fixar, exatamente, na que está fechada.
    Suas reflexões só mostram que soube viver em 2012 e que obteve bons resultados e conquistas. Há momentos em que colocamos a responsabilidade toda nas mãos de Deus. Mas Ele espera muito de nós, também. Há instantes em que nos sentimos fracos. São aqueles em que não estamos ainda preparados para a investida. E há os desafios que não conseguimos vencer, seja porque a vitória não nos fará melhores; seja porque fizemos uma escolha inadequada.
    A convivência com você é sempre prazerosa. Que 2013 seja um ano especial para todos nós, em termos de crescimento, de desenvolvimento. Que saibamos valorizar os sentimentos e nos doarmos sem economia. Só assim, estaremos vivendo um grande ano e colaborando para o bem comum. Grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marilene, furei com dois desafios mas retornei com força total! ;) Tem razão, temos essa tendência a olhar para o que não foi realizado e isso causa frustração, é deprimente.
      Aguardei momentos de fortaleza para tomar atitudes, mas não consegui os resultados que desejava. Talvez justamente por não ser a hora da vitória, e nesse ponto, mesmo abalada com as derrotas, reconheço minha humildade perante a onipotência de Deus e vou aguardando novos momentos de fortaleza, para novas investidas. Na hora certa, sei que as coisas se resolverão.
      Se há algo que gosto de fazer é me doar...e espero que nada nessa vida me roube essa vontade.
      Um abraço, você é especial e os meus desejos para o novo ano são os melhores! Muitas conquistas e sucesso, sabedoria você carrega de sobra!

      Excluir

  10. Bia querida,

    Admiro-a muito, tanto pela sua simplicidade quanto pela maneira de conduzir sua vida e de falar tão espontaneamente sobre ela.
    Acho normal que nossa fé fique abalada em alguns momentos da vida, mas é preciso sempre procurar resgatá-la, pois sem ela não encontraremos força ou suporte para avançarmos em nossa caminhada. Muitas coisas que sonhamos e esperamos nunca chegam conforme pretendíamos, pois passam antes pelo crivo Divino, que somente libera na forma que precisamos receber, seja por teste ou provação. Penso assim. Cabe-nos, portanto, apenas fazer a nossa parte, procurando aceitar o que nos chega.
    Por outro lado, sem disciplina não chegaremos a lugar algum.

    Sua participação foi brilhante. Parabéns!

    Sou eu quem agradece a sua preciosa companhia. É muito bom interagir com você, pois considero-a muito madura e sábia.

    Que 2013 traga de presente para você os seus mais desejados sonhos, muito sucesso e felizes realizações.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vera, obrigada por seus elogios. Também a considero admirável.
      Às vezes penso que mereço o que desejo, noutras acho que as provações devem ser as pagas necessárias para que eu possa usufruir do que desejo com a alma limpa e aberta. Enfim...
      Vou esperando, confiando e tentando dar o melhor de mim, torcendo que a fé não pereça pelo meio do caminho.
      Desejo um ano maravilhoso, Vera, um abraço!

      Excluir
  11. Bia , desejo-lhe de coração um ano de alegria e felicidade.
    Ao final de 2013, ao olhar para trás, um sorriso de alegria e saudade irá lhe aparecer pois terá sido um ótimo ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ely, que assim seja! Desejo dar esse sorriso pleno ao final de 2013, e desejo o mesmo pra você. Um abraço!

      Excluir
  12. A vida me ensinou que é preciso ser paciente, trabalhar e não perder a fé, não desistir, mesmo quando as coisas não vão bem, por que só temos o que precisamo e desejamos no momento de Deus e se o desânimo encostar, converso com o Pai e Ele me acalma. Muita paz, muita saúde, amor e prosperidade para vc e todos de sua familia. Um carinhoso beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nádia, carrega consigo belas lições, testadas em momentos de limite e cansaço. Que seu ano seja lindo e tranquilo, com momentos de alegria para guardar na memória. Um abraço!

      Excluir
  13. OLÁ BIA! oBRIGADA PELA VISITA E LINDO COMENTÁRIO QUE DEIXOU. ADOREI A REFLEXÃO DA SUA POSTAGEM, NÃO CONTO AS VEZES QUE JA ME SENTI ASSIM, AFINL SOMOS HUMANOS DEMAIS, COMO DIZ PADRE FÁBIO.
    DESEJO, UM FELIZ ANO NOVO PRA VOCÊ E FAMILIARES, DEUS GUIE SEMPRE SUAS VIDAS COM MUITAS BENÇAOS! SAUDE , PAZ E HARMONIA E EM SEU CORAÇOES, MUITAS LUZES!!!!!!! QUE ANO DE 2013 SEJA BEM MELHOR DO QUE ESSE QUE ESTAR INDO EMBORRA. ABRAÇOS DA AMIGA LOURDES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lourdes, tem razão, essa sensação de fraqueza é humana e não podemos deixar que nos domine por completo, sob pena de deixarmos de observar a beleza que é a vida.
      Um abraço, saúde, amor, paz, tudo de bom em 2013!

      Excluir
  14. Oiii Bia,
    eeé, temos que ser fortes, porque é a FÉ que nos sustenta, nos faz acreditar, crer que somos capazes e acima de tudo que temos um Deus que nos fortalece e nos ergue a todo instante!

    Desejo que 2013 seja muito prospero e sejamos firmes na FÉ para alcançar nossas metas, porque Deus faz, mas devemos confiar!!!

    Bjoos, eli.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eliane, acho que a força está intrinsecamente ligada à fé, por isso uma se torna sustento da outra. Que Deus a abençoe e acompanhe em 2013!
      Um abraço!

      Excluir
  15. Oi Bia,
    Lindo texto,às vezes também me sinto fraca,acho que isso faz parte da caminhada sabe,mas que tenhamos sempre vontade e fé pra seguir em frente,não é mesmo?!
    Adorei te conhecer e ter tua companhia ao longo do ano,espero que no próximo ano isso só se fortaleça.
    Que 2013 seja um ano de luz,amor,saúde,fé e muitas coisas boas.
    Feliz Ano novo,abraço,=)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suelen! O importante é não se entregar às fraquezas, é acreditar que podemos, apesar de tudo.
      Gosto da sua companhia e os laços com certeza permanecerão em 2013. Um abraço, desejo felicidades e realizações, pontuadas com amor e carinho!

      Excluir
  16. Bia, suas reflexões sobre fé foram magníficas. Infelizmente , algumas vezes a dor toma conta mesmo e a tristeza marca presença. É do ser humano, inevitável. Mas é importante se manter com fé sempre. Feliz ano novo e tudo de melhor pra vc! Não vou viajar, então talvez ainda volte aqui bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sérgio, seria bom se a vida fosse um mar de tranquilidade onde os sonhos nadassem ao lado da gente....mas talvez assim não déssemos o devido valor à ela, não?
      Um abraço, um ano de fé e esperança para nós todos!

      Excluir
  17. Pois é,se a gente apenas questiona,sem questionar as próprias atitudes,aí fica difícil acontecer qualquer coisa a nos contentar.

    Admiro demais esse seu jeito de compreender as próprias inquietações e saber o caminho a seguir para melhorá-las.

    Beijo, Bia.
    Aproveite bem os dias derradeiros deste ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milene. Me questiono sempre, às vezes até demais...porém os questionamentos não seriam nada se não houvessem as mudanças, não é? E nas perguntas acabamos por questionar a própria vida, e é aí que a fé perde um pouco seu rumo. Mas como diz o velho ditado, "no final, tudo dá certo".
      Meus últimos dias do ano tendem a ser super sem graça, mas não tem problema: vou aproveitá-los para planejar quais serão minhas conquistas de 2013! ;)
      Um abraço, desejo que 2013 seja o melhor ano de sua vida (até aqui!).

      Excluir
  18. Olá Bia.

    Fé sempre. E que venha o amanhã!

    Quero te desejar um ano novo e renovador, inspirado e inspirador. Que traga o dom de transformar a vida para melhor, abrindo espaços para tudo de bom.

    Muita saúde, paz, esperança e prosperidade.

    Um abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Apon! Estou abrindo todas as portas, janelas e basculantes para que em 2013 entre tudo de bom! Para você também, desejo felicidades, alegrias e conquistas. Um abraço!

      Excluir
  19. Oi Bia, o bom é ter a força de continuar lutando, mesmo que se perca algumas batalhas. Acredito ser normal ter a fé abalada inúmeras vezes durante nossa caminhada, o que te torna forte é a capacidade de recuperá-la e seguir seu caminho. Nem sempre conseguimos o que queremos, mas acredito que o importante é sempre buscar o que necessitamos e nem sempre os dois coincidem. Agradeço suas palavras e sua companhia durante esse ano de 2012 e também me coloco a sua disposição para o que for necessário.
    Bjos!
    http://amonailart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Val! Acho que o ponto certo é esse, quando coincide o que queremos e necessitamos e tudo conspira para que se realize. Quando isso acontece são aqueles instantes de sintonia em que tudo parece fazer sentido, são raros e preciosos.
      Mas sem fé não conseguimos capturar esses momentos, então a vida passa a correr em vão.
      Desejo que o novo ano seja de conquistas, alegrias, amor e paz. Um abraço!

      Excluir
  20. Bia, a fé é a maior fortaleza de um ser. Não permita nunca que nada abale a sua minha querida. Que em 2013 a vida possa lhe reservar momentos bons e de muitas realizações. Muita fé minha linda e um beijo no seu coração. Feliz ano novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paulo. Essa é uma das minhas lutas, impedir que a fé se perca em meio às tristezas.
      2013 SERÁ um ano de muitas realizações, para nós, tenho certeza e fé. Um abraço!

      Excluir
  21. Minha amiga primeiro quero dizer que esse ano passei por isso, o meu maior medo sem duvida é perder a fé....e confesso tbm sou como a musica quem sabe faz a hora não espera acontecer e esperar em Deus ai ai ai...kkkk, é se entregar e ficar em paz, mas tem horas que só por Jesus, ainda estou meio na corda bamba mas to renovando as baterias.
    Suas palavras no meu blog me deixaram emocionada saiba que é reciproco, tem pessoas que são assim gostamos e pronto e nem sabemos o porque, não te conheço mas desejo o seu bem e oro sempre por ti e sua família.
    Que este ano seja de renovações e sonhos realizados....tenha uma passagem de ano super feliz ao lado de quem vc ama.
    E o ano que vem estamos ai juntas se Deus quiser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patrícia! Confiar em Deus é uma missão que exige dedicação, paciência e confiança, nem sempre é fácil. Se falta um desses pilares a fé fica abalada, mas na renovação do que somos acabamos reencontrando o caminho.
      Desejo também tudo de bom para você e para os seus, e eu sou assim: quando gosto, gosto para valer e seria capaz de muito para ver quem gosto feliz. Conte comigo sempre!
      Na passagem do ano estarei com certeza ao lado de quem amo....ele está o tempo todo dentro do meu coração. <3 Quem sabe ano que vem possa passar o ano ao lado dele fisicamente falando...quem sabe!
      Um abraço, 2013 recheado de paz e alegrias!

      Excluir
  22. Amiga Bia, perfeita reflexão para 2013, estou querendo diminuir ambição, a chata da "produção capitalista" rsrsrs, e realmente fazer pouco com qualidade aquilo que gosto, acho que já será um bom começo de um novo ano, e sem muitas promessas que não posso cumprir...
    A fé me move e faz respirar!
    Não poderia deixar de agradecer o ano maravilhoso que passei por aqui, lendo seus pertinentes e excelentes textos! 2013 seja um ano especial redondinho de boas energias p/ vc e família!

    Beijo e ternuras no coração.

    Bia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia! Esse ano, envolta com os estudos, diminui minha produção de costuras e conclui tudo antes do dia 22, ou seja, é o primeiro ano em alguns que consegui uns dias de férias meeesmo. Meu corpo pede só para descansar, hahaha.
      Priorizar é necessário para organizar melhor o tempo e assim implementar qualidade ao dia a dia. Bons planos para iniciar um novo ano.
      Espero estar bem pertinho de ti e das belezuras artesanais que posta em seu espaço, sem falar das imagens de natureza, que me inspiram sempre!
      Um abraço, lindo 2013 Para você e sua família!

      Excluir
  23. Olá Bia,

    Tiro o chapéu para esse texto, bem reflexivo!

    Minha querida amiga, que 2013 venha com tudo, que venha colorido e iluminado e com muitos sonhos que serao realizados...

    Estaremos juntas nessa nova caminhada...

    Feliz ano novo!

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa, obrigada por seu carinho e as belezas que me ensina com seus escritos maravilhosos.
      Tenho certeza que o próximo ano será melhor...para você e para mim.
      Um abraço, tenha um 2013 inesquecível!

      Excluir
  24. Bia,

    Eu não poderia deixar de passar por aqui antes do fim do ano...
    E como me felicita estar entre suas palavras, a fé é um sensação de acabar com as fronteiras passar pelos obstáculos sem o medo de cair.

    Querida, te desejo um feliz ano novo, cheio, repleto de muito amor, paz e principalmente fé!! Se formos reféns dela com certeza estaremos em ótimas mãos.

    Um feliz 2013, fique em paz! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cla! que bom saber que teve um tempinho para deixar seu abraço. A fé nos torna fortes e nos capacita a buscar a realização dos sonhos. Não podemos nos deixar vencer pelas adversidades.
      Que a fé nos guie durante todo o próximo ano e nos defenda dos momentos de fraqueza.
      Um abraço, desejo um 2013 especial, maravilhoso!

      Excluir
  25. A sua sinceridade me emocionou, acredito que todos nós passamos
    por situações que nos fazem questionar a existência de Deus.
    Li numa pesquisa que Países em que a Maioria da população é Ateu o índice de suicídios são altíssimos.
    Isso mostra que realmente precisamos de uma "força" maior.
    Pois Deus, lembra amor e compaixão. Alguem que nos puxa para fora do poço. E não aquele monstro que a igreja nos ensina.

    Fortalecimento na Fé é conforme o tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nathália! Definitivamente a sinceridade me guia pelas mãos, por mais que isso às vezes me coloque em maus lençóis...não sei ser hipócrita.
      Acredito que fé realmente não tem ligação com igreja. Os ensinamentos da igreja pode ser um caminho se a pessoa escolher segui-lo, mas a fé é algo muito maior, é um sentimento que brota de dentro e nos dá força e coragem para buscarmos o que nos torna completos.
      É lamentável que vidas se percam por falta de acreditar, afinal todos passamos por momentos dolorosos e sair do poço por si só é tarefa árdua e amarga quando há ausência de fé.
      Que o tempo nos conceda essa sabedoria do fortalecimento e do acreditar, apesar de.
      Um abraço, tenha um 2013 com amor, saúde e conquistas!

      Excluir
  26. Suas reflexões são sempre significativas, Bia, gosto de seus textos... Desejo que em 2013 você consiga alcançar muito mais do que almeja e que lindas surpresas aconteçam infinitas vezes. abraços e tudo de bom sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Barbie, muitas alegrias em 2013, um abraço!

      Excluir
  27. Um 2013 com muita saúde e alegrias! Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Respostas
    1. Pra você também, ainda mais luz em seu caminho! Um abraço!

      Excluir
  29. O ANO ESTÁ CHEGANDO AO SEU FINAL.
    CADA MÊS DE 2012 VIVIDOS FORAM MARAVILHOSOS
    TREMENDAMENTE ABENÇOADOS POR DEUS.
    TEVE TANTOS DIAS DIFERENTES UM DO OUTRO
    CADA TROPEÇO UM APRENDIZADO.
    OS MESMOS ERROS NÃO SE REPETIRAM NO ANO NOVO.
    AS MESMAS ALEGRIAS TAMBÉM NÃO VOLTARAM
    A SE REPETIR .
    POIS ALMEJAMOS A CADA DIA SERMOS MELHORES E MAIS FELIZEZ.
    TÁ CHEGANDO A HORA , JÁ É CONTAGEM REGRESSIVA
    A SEPARAÇÃO DE 2012 PARA 2013 É ENEVITAVEL O TEMPO NÃO PARA.
    DESEJO UM ANO NOVO DE DURADOURA FELICIDADE.
    OBRIGADA PELO CARINHO .
    OBRIGADA POR CADA VISITA ESPERO PARA TODOS NÓS.
    UM ANO NOVO DE SAÚDE PROSPERIDADE E ACIMA DE TUDO
    FÉ, POIS É NOSSA FÉ QUE FAZ MOVER O MUDO DENTRO DE
    CADA UM DE NÓS.
    FELIZ 2013.
    BEIJOS NO CORAÇÃO CARINHOS NA SUA ALMA.
    CONTO CONTIGO ,,EVANIR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evanir, muito obrigada por seu carinho sempre! Um abraço, que 2013 seja um grande ano, inesquecível!

      Excluir
  30. Oie...
    Feliz 2013.
    Que essa passagem venha acompanhado de muito amor,
    Paz e harmonia entre os familiares e amigos.

    Aproveitando a oportunidade para lhes convidar
    Para participar do meu novo blog.
    Te aguardo.
    Bjs e flores.
    Fica com Deus
    http://pedacodeumalma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cássia, obrigada pelo convite. Que 2013 traga alegrias, paz, amor, saúde e felicidade o ano inteiro! Um abraço!

      Excluir
  31. Olá Bia,
    bom dia,
    você é um jornalista ou escritora?
    como fala, hein!

    deu uma bela lição de fé e disciplina
    eu adorei como sempre,
    está narrando excelente.
    ( eu aprendo muito lendo a você )


    desejo-lhe um maravilhoso domingo
    Feliz ano novo!
    um grande abraço

    ╔══════ Muchas Felicidades ════╗
    ** LES DESEO UN FELIZ AÑO 2013 **
    ╚═══════ Ricky el Vikingo ══════╝

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ariel, obrigada por seus elogios, não sou jornalista nem escritora, somente alguém que escreve o que sente.
      Fico feliz que minhas divagações o preencham de alguma forma.
      Desejo que seu 2013 seja o máximo, tudo de bom! Um abraço!

      Excluir
  32. Queria Bia!

    Quero agradecer pelas horas de carinho que me dedicaste em cada visita ao meu blog, cada palavra de afeto, de ternura, de amabilidade. O seu despojamento em amar é uma bênção para quem teve a felicidade de te conhecer e eu fui agraciada com o teu amor e amizade.
    Te desejo 365 dias de felicidade; 52 semanas de saúde e prosperidade; 12 meses de amor e carinho; 8760 horas de paz e harmonia; Que neste novo ano você tenha 2013 motivos para sorrir...
    Beijos com meu carinho
    Gracita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gracita! Gostei do seu termo "despojamento em amar", não poderia traduzir melhor como me sinto! Também gosto dos seus escritos e da maneira como conduz sua profissão, com tanto carinho, é uma inspiração!
      Que 2013 traga na bagagem o fortalecimento das coisas boas de 2012 e muito mais alegrias para ficarem guardadas na memória. Um abraço!

      Excluir
  33. Oi Bia...
    Que linda reflexão sobre a fé ...Adorei...Vim agradecer o carinho no Ano de 2012...Eu e a Nina desejamos um Feliz 2013 repleto de Luz, Amor, Saúde e Prosperidade.
    Feliz Ano Novo!
    Rainen mo yoroshiku né!" Que quer dizer: Conto com vocês no próximo ano.
    Beijos!
    San&Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, a Nina é um doce de gatinha! Desejo à todos vocês, um 2013 cheio de boas energias e conquistas. Gostei da frase que postou, também conto com vocês no próximo ano. Um abraço!

      Excluir
  34. Oi Bia querida


    Amei tua postagem, as vezes também acho que minha fé está abalada, mas lendo teu texto passo a refletir um pouco sobre isso.


    Obrigada por todas as vezes que carinhosamente esteve em meu blog neste ano, espero que possamos continuar juntas nesse mundo de poesia e amizade no ano de 2013 também...

    Feliz Ano Novo. Que em 2013 possamos olhar a vida com olhos de criança, que vê beleza e sinceridade em tudo que observa e que você tenha inúmeros motivos para sorrir e que o amor, a paz, a tranqüilidade, a felicidade e a saúde possam fazer parte do seu novo ano.

    Beijos

    Ani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ani. Permitir que a criança viva dentro do que somos é um meio eficaz de manter a fé na vida. Obrigada por seu carinho constante, que 2013 seja de sucesso e conquistas. Um abraço!

      Excluir
  35. Bia, minha doce amiga, sou daquela turma que perde a religião, mas não a fé.
    A religião, a Igreja, me decepcionou demais no decorrer do meu caminho até aqui. Portanto, continuo olhando para o céu, fazendo algumas orações, agradecendo. Mas na igreja eu não vou mais.
    Quem sabe o futuro? nada é definitivo, porém, hoje eu não quero voltar...
    Obrigada pelo imenso carinho lé no samambaia.
    que seu ano novo seja perfeito, o máximo, arrase!!!
    que haja muito amor, paixão, sorrisos e emoções.
    gosto de voce também, sei que é uma pessoa batalhadora e boa.
    um grande abraço e um beijo com meu carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivani, é muito constante saber histórias de pessoas que se distanciaram da religião devido às decepções que sofreram. Passei a perceber que as igrejas são feitas de seres humanos como nós, falhos, que não são donos da verdade, e erram também, e isso me permitiu ser um pouco mais tolerante, mas não concordo com todos os seus dogmas.
      Não vou à igreja com assiduidade, mas ainda gosto de estar lá de vez em quando. De qualquer forma, o mais importante você conserva, que é a fé, até porque estar numa igreja não é garantia de que se tem fé.
      Você tem uma alma linda demais e tenho certeza que sua conexão com Deus está bem segura.
      Muito obrigada por seu carinho, tenho certeza que se um dia tivermos a chance de nos encontrar será incrível! Um abraço, um 2013 pleno de alegrias e realizações!

      Excluir
  36. Bia, o Apóstolo Paulo define fé como sendo "o firme fundamento das coisas que não vemos, mas as quais esperamos na certeza de que a temos." E ainda tem algo importante no tocante ao receber de Deus o que pedimos, pois as mãos de Deus não se move por causa das nossas necessidades e sim pela Palavra Dele. Se Ele diz que faz, Ele faz, mas precisamos acreditar nisso e não ficar como criança chorona e emburrada pq as coisas nao aconteceram...
    Seu texto ficou lindo e sincero, como sempre leio por aqui.
    Beijokas doces, um ano vindouro com bençãos sem limites é o que desejo para você e os seus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marly, acredito que quanto maior a certeza no invisível, no incerto, maior a fé.
      É uma dica preciosa aprender a esperar sem virar uma criança emburrada e chorona...é sabido que alegria atrai alegria, amor atrai amor, e por aí vai. É o que me motiva a me reerguer e seguir sorrindo, sempre. Ainda quero alimentar um pouco mais minha capacidade de acreditar, olho para os lados e vejo Deus em tudo, preciso confiar na Sua hora.
      Que você tenha muitas bênçãos e alegrias durante o ano que está batendo na porta. Gosto muito de você. Um abraço, feliz 2013!

      Excluir
  37. Fé sempre, mesmo quando tudo parece estar perdido. Quero retribuir as felicitações e dizer que também adoro o seu blog e você, mesmo sem te conhecer pessoalmente, sei que é uma ótima pessoa. Feliz ano novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gilberto, nossa, você não imagina o quanto torço por você!!! :) Minha fé às vezes fica abalada em minha própria capacidade, mas consigo ter fé em relação aos outros, e tenho uma fé enorme de que as coisas irão se resolver pra você, 2013 é o ano!!! :D Você merece seguir por esse mundo, feliz e saudável.
      Um abraço, em 2013 estamos juntos! o/

      Excluir
  38. Olá amiga Bia!

    A Fé para ser verdadeira e para se manter, é necessário que nós queiramos acreditar e que saibamos confiar em Deus, ou no que quer que seja que nós acreditemos. Essa energia, mais cedo ou mais mostra-nos sinais em como o nosso desejo será atendido. É só estarmos atentos.
    Minha querida, feliz 2013 e que os teus desejos sejam atendidos.
    No meu blog lancei um desafio! Convido-te a participar e a todos quantos o quiserem fazer.

    Beijinhos,

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, que bom tê-la por aqui! Sem dúvida que abrir a porta do coração para Deus é antes de tudo uma atitude individual, como disse, é preciso querer acreditar e em seguida, se entregar. confio demais nos sinais e quero meus sentidos bem apurados para lê-los com eficiência e sabedoria.
      Estou conferindo o desafio e se participar te aviso com certeza.
      Um abraço, amor, saúde e alegrias em 2013, você merece, tem uma alma linda!

      Excluir
  39. Amada Irmã, eu acho que é, somos um tanto parecidas.

    Certa vez, se não me engano, eu lhe contei que havia perdido a fé.
    A dor da decepção era tao grande que ao chegar em casa me desfiz de tudo que representasse Deus. Eu fiquei assim por 6 meses, até que o vazio me incomodou profundamente. Eu nunca fui vazia e me sentia morta. Então fui buscar a cura. Como sempre SO-ZI-NHA. E mais uma vez venci. Amigos e familiares (que nao me ajudaram em nada) ficaram espantados com minha volta por cima - firme e forte. E nunca mais fraquejei.

    Tudo é uma lição, basta ter olhos disciplinados.

    Bom, eu ainda vou contata-la e saiba desde já que se um dia precisar, ao contrario das 'pessoas na vida real', estarei longe dos olhos, mas perto do coração: conte comigo.

    Agora minha mensagem de Ano Novo:


    Eu desejo que todos sejam abençoados por Deus.
    Que venha um 2013 iluminado.
    Novas possibilidades, novos amigos, reencontros.
    Saude, paz, amor e alegria.

    Sejamos meios para ajudar uns aos outros, usando o poder das palavras.

    Continuemos unidos nesta comunidade incrivel do mundo moderno.

    Bençãos.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sissym, sinto mesmo como se você fosse uma irmã de alma,sensação fantástica! :)
      Acho que definiu muito bem, ausência de fé me faz sentir vazia. Já passei por outros momentos assim, e sempre me levantei, dei a volta por cima. Sabe, Sissym, eu tenho um certo apoio da família, no limite de que a preocupação não pode causar problemas de saúde em minha mãe, ou preocupações em minha filha, que é tão nova ainda, enfim, uma carga acaba mesmo ficando para se resolver sozinha, e assim foi.
      Talvez porque tenha que ser assim...talvez porque é sozinha que encontramos o melhor do que somos (mas dá trabalho)...a consequência é a exaustão que leva a momentos de perda da fé. Esse ano foi puxado porque houve uma sequência longa de tristezas e solidões que exigiu muito de mim, mas estou proseando bastante com Deus e buscando sentir com o coração que as coisas irão se ajeitar e chegará a calmaria. Sempre me pondo em segundo lugar, quero acreditar que mereço o melhor, mas esse melhor só fará sentido se eu tiver do meu lado as pessoas que amo. Espero não estar pedindo demais. =|
      Agradeço DEMAIS por tê-la conhecido nesse vasto e generoso mundo virtual, acho que as melhores pessoas, com medo do mundo, acabam se escondendo por aqui...desejo que tenha um ano muito, muito feliz, uma boa surpresa por dia, saúde, paz e amor sempre. Conte comigo para o que der e vier.
      Um abraço, lindo 2013!

      Excluir
  40. Oi, Bia
    passando aqui pra desejar um Feliz 2013 para você e sua família e me deparo com um lindo texto . Reflito sobre a fé e lembro de alguém dizendo que a fé e a esperança andam de mãos dadas. Uma acompanha a outra. É normal que a fé diminua ou desapareça quando se perde a esperança em algo. Há que recuperá-las para sentir-se pleno e feliz. Só percebemos que a fé se esvaiu quando o vazio começa a fazer parte da vida . Temos que estar sempre atentos e deixar que a fé nos preencha novamente. Eu creio que ela é primordial e essencial.
    beijos minha querida Bia
    Zizi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Zizi! Lendo seu comentário fiquei imaginando como seria perder as esperanças e acho que definiu bem: sentir esperança é como sentir fé, e fica mesmo um imenso vazio quando as perspectivas se esvaem. Então você deixa de viver, e passa somente a existir.
      Um abraço, feliz 2013, obrigada pela presença!

      Excluir
  41. Olà Bia

    Encanto-me com a sua inteligente forma de encarar a vida .
    Com toda a sua sempre simplicidade ao escrever ou descrevê-la aqui, seu modo de abordar qualquer tema impressiona-me bastante .
    Adorei sobretudo a forma como você "guiou" o tema da Fé .
    Não basta ter Fé se não formos fiéis à Fé, é assim que eu penso é assim que a minha Fé é "guiada" ;)
    Adorei tudo o que você escreveu .

    Amiga, espero e como você diz "aturà-la" por muitos anos ainda, obrigada pelo carinho durante todo este tempo e pelo que pude aprender aqui com você .
    Desejo de coração um fim de ano maravilhoso e um super mega feliz Ano Novo, para você e todos aqueles que lhe são queridos .

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Live! Agradeço os elogios :D, escrevo simplesmente como as emoções vêm à tona (ou ao cérebro)...mas ainda gostaria que a razão prevalecesse, e não é o acontece.
      Gostei do seu ponto de vista: ser fiel à fé. Fidelidade necessária para dar força ao próprio sentimento.
      Eu também gosto muito de tê-lo por perto e estamos juntos, com certeza. UM abraço!

      Excluir
  42. Esperança.


    Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
    Vive uma louca chamada Esperança
    E ela pensa que quando todas as sirenas
    Todas as buzinas
    Todos os reco-recos tocarem
    Atira-se
    E
    — ó delicioso vôo!
    Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
    Outra vez criança...
    E em torno dela indagará o povo:
    — Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
    E ela lhes dirá
    (É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
    Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
    — O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA...


    Texto extraído do livro "Nova Antologia Poética", Editora Globo - São Paulo, 1998, pág. 118.
    http://franknroll.blogspot.com.br/

    Feliz 2013 pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeanne, esse poema é maravilhoso, e o que eu mais gosto é do final, quando se fala bem devagarinho...para que não esqueçamos a esperança nunca. Belo presente que deixou para mim para iniciar bem o ano, obrigada por seu carinho constante!
      Um abraço!

      Excluir
  43. Oi Bia, passando para te desejar um ano novo de muita paz e saúde, pleno de realizações. Feliz 2013!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, obrigada por suas felicitações, gosto demais do que escreve! Um abraço, ótimo ano pra ti!

      Excluir
  44. Bia,gosto muito do jeito como você coloca a questão,relamente há momentos que nos encontramos assim, e o único caminho é a sinceridade conosco,este é o caminho .
    Bia,além de agradecer sua amizade e visitas, vim trazer-lhe meu desejo de um ano diferente e melhor, pleno de trabalho verdadeiro, realizações e produção, além de reconhecimento por transformar para melhor as pessoas que cruzam sua existência. Receba meu abraço carinhoso,e tenha sempre bons dias.
    Beijocas.
    Lilian - ♥Duas Moças Prendadas!
    casascoisaseoutros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lílian! procuro ser sincera comigo sempre, só estou tentando aprender a ser menos dura comigo mesma.
      Lindas suas palavras, nossa, se eu puder ajudar alguém a transformar suas realidades para melhor, então estou num lucro enorme! Obrigada por seu carinho!
      Um abraço, feliz 2013!

      Excluir
  45. Feliz Ano Novo!

    Such a beautiful site for a shadow shot capture!

    ResponderExcluir
  46. Olá amiga, bom dia!
    Venho, com muita satisfação, lhe comunicar que foi feita hoje a postagem da sua apresentação no 1º Contos e Prosas. Espero que lhe seja do agrado.
    Um abraço e até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, J.R.! Conferi a postagem e quero agradecer mais uma vez sua generosidade em abrir sua "casa" para outros autores. Um abraço, feliz 2013!

      Excluir
  47. Bia, linda reflexão, em certos momentos todos nós temos a fé enfraquecida por algum motivo, é normal, e o melhor remédio para essa "virose" é a oração mesmo, e ter fé é acreditar nos caminhos, sabedoria, justiça e poder do nosso Pai, e saber que Ele é sabe o que é melhor para nós. Bjos, feliz ano novo.
    Paty Alves
    www.agape-amorverdadeiro.blogspot.com
    www.patyiva.blogspot.com
    www.tentardecoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pai! Só Nele somos capazes de crescer sobre as tristezas e medos e seguir em frente, com força e coragem. Obrigada por estar sempre comigo, um abraço!

      Excluir

  48. Wishing you and your family a happy and healthy new year.
    I hope that 2013 will be a good year for all of you

    Fiona

    ResponderExcluir
  49. A angústia sempre me acompanha,
    é o tigre na minha balsa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez fosse bom se o tigre fosse dar uma voltinha em outros mares, não acha? Um abraço!

      Excluir
  50. nossa, passando aqui para dizer que amei o conto que vc submeteu ao 1 Contos de Prosas, do blog Vendedor de Ilusão, a partir dele vim aki, me apaixonei por sua escrita e estou seguindo...bjos e Feliz 2013 >.<

    http://pingentesdeilusao.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kamila, seja sempre bem vinda! Seus elogios fizeram com que meu dia ficasse melhor, obrigada! Estou indo visitá-la nesse instante, um abraço!

      Excluir
  51. minha fé,
    tão pequena,
    acabei perdendo-a.

    Uma das piores sensações é perder a fé.

    Flores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa. Concordo contigo, a ausência de fé traz a sensação de vazio...mas deixando as dores se acalmarem e abrindo o coração, quem sabe ela não volta a lhe encontrar por aí? Um abraço, seja sempre bem vinda!

      Excluir
  52. Querida amiga Bia!!

    Passando por aqui para retribuir a sua visita e agradecer seu carinho para comigo e meus trabalhos. Me senti honrado com a sua presença lá. Obrigado. Seu Blog. é lindo com textos informativos e interessantes. Gostei muito. Está de parabéns. Já sou seu seguidor.

    POETA CIGANO - 04/01/2013
    http://carlosrimolo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  53. Linda, doce e meiga esta mensagem sobre a fé...
    Gostei muito do seu espaço e vou continuar por aqui lendo mais um pouco....

    ResponderExcluir
  54. Olá Bia
    Esse é um texto bem reflexivo, mas como digo às pessoas: nada é difícil se temos perseverança, pois ficar sentado no sofá esperando que a sorte bata a sua porta é um retrocesso de vida.
    Temos que ir à luta, enfrentar os problemas, pedir ajuda, tentar solucioná-los e sempre gritar a brados: Como sou feliz! Os fluidos da felicidade chegam nas pessoas que têm otimismo de vida.
    Obrigada pela visita no meu blog
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  55. Adorei a postagem, simplesmente arrancou-me as palavras. Acho que era tudo que eu precisava ler, sabe? Sobre essa fé abalada, discipline e deixar de se auto-cobrar. Não consigo não em auto cobrar e nem entender o tempo das coisas, algo que vem me angustiando muito nos últimos anos, mas seu texto me fez tentar reverter esse quadro, porque não vale muito a pena né? Obrigado por suas palavras.

    Grande Abraço.
    Att. Sabrina Gomes

    Blog Spiderwebs <<

    ResponderExcluir
  56. Bia, todos temos nossos momentos assim, principalmente pessoas ecumênicas ou quase agnósticas como eu, que questionam tudo e evitam a fé cega e completa por pavor à manipulação em massa que vemos ocorrendo em diversas denominações que, ao invés de acolher, aproveita da fraqueza dos fiéis para roubar.
    Sim, roubar. Incitar pessoas a doar ao ponto de humilhar quem não o faz, para mim é roubo já nem mais camuflado. Felizmente, há muita gente ficando esperta e vejo que até para ter fé, é preciso não somente disciplina, mas razão.
    Quando me sinto do modo que descreveu, totalmente desesperançado (concordo que a dor atrapalha muito) apenas me isolo e se Deus é benevolente e misericordioso mesmo, basta um olhar que dirigir a Ele e saberá como estou e me compreenderá. Porque se Ele sabe mesmo de todas as coisas, de nada adianta eu forçar. Ele saberá que estou forçando.
    Os exemplos de disciplina que citou são muito válidos, concordo que há muita gente que quer que caia tudo do céu, mas há coisas sim, ainda sem explicação. E isto me tornará um eterno questionador, acho.

    => CLIQUE => ESCRITOS LISÉRGICOS...


    ResponderExcluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.