quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Pena de morte: sim ou não?

Imagem by Freepik

Por muito tempo pensei nesse assunto sem ter uma posição definida, ficava sempre em dúvida quanto aos dois lados da questão. Mas quando li o tema sugerido pela blogagem coletiva da Patrícia, do Café entre amigos, percebi que essa posição já existe.
Há diversos tipos de crimes e criminosos, e sem dúvida os mais perigosos e cruéis são os psicopatas, afinal eles simplesmente não carregam consigo o sentimento de culpa, ou seja, fazem o que for necessário para satisfazer suas necessidades, sem se preocupar com o sofrimento alheio e suas consequências. Portanto, não há possibilidade de reabilitação para conviver em sociedade. De acordo com o livro Mentes perigosas, de Ana Beatriz Barbosa Silva (muito interessante), há meios eficientes de identificar esse tipo de criminoso, porém o sistema judicial  ainda é muito falho nesse sentido.
Sobre o tema, hoje não me sinto a favor da pena de morte, pois acredito que ninguém tem o direito de tirar a vida do outro, somente Deus, sem falar que sempre se corre o risco de realizar uma injustiça, punindo alguém que por enganos não seja o culpado. Uma outra postura seria contra meus valores e até meu serviço voluntário, que é a favor da vida. Por outro lado, sou a favor de um sistema carcerário eficiente, que reabilite socialmente o encarcerado, capacitando-o para oferecer possibilidades reais de emprego no futuro; condições mínimas de higiene e acomodação (sem regalias, of course); repressão à corrupção dentro dos presídios, onde os bandidos parecem oferecer melhores condições de vida do que a sociedade; acompanhamento psicológico para identificar as pessoas que desejam uma chance de recomeçar de forma diferente; transformação cultural onde as pessoas estejam abertas a oferecer ao malfeitor essa segunda chance; agilização nos processos judiciais e maior rigor em relação aos crimes hediondos. Sou contra, por exemplo, que os presos recebam salário gratuitamente na prisão, dá a impressão de que estão recebendo um prêmio pelo que fizeram, não é por aí.
Quanto aos psicopatas, sou a favor da prisão perpétua, uma vez que a própria privação da liberdade já me parece algo insuportável para alguém tão frio, egoísta e arrogante, e que está comprovado que são pessoas impassíveis de reabilitação. Porém, é urgente que se desenvolvam meios de identificá-los o quanto antes para proteger a sociedade de suas atitudes manipuladoras e brutais e capacitar profissionais que estejam preparados para não sucumbir às artimanhas ardilosas e inteligentes dessa categoria.
Confesso que ao final desse texto fico desanimada por considerar um tanto utópica ou distante a realização dessas mudanças para que se cumpra a Lei sem ferir os direitos às condições de igualdade social que pertence a todos. Mas acredito que de semente em semente se planta uma grande floresta.

"A maior prisão que podemos ter na vida é aquela quando a gente descobre que estamos sendo não aquilo que somos, mas o que o outro gostaria que fôssemos." 
Pd. Fábio

Essa foi minha participação para a Blogagem coletiva promovida pelo blog Café entre amigos.



39 comentários:

  1. Linda e bem ponderada tua posição e participação,.bia! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Bia, muito bom, compartilhamos exatamente da mesma opinião e pensamentos. Bjoooos

    ResponderExcluir
  3. Olá Bia,

    Concordo, claro que as leis teriam que ser diferentes, pois aqui é o país das maravilhas..

    Mas sou a favor da pena de morte para crimes hediondos, como estupro seguido de morte, psicopatas são monstros e monstros não são humanos...(Mas com certeza é uma situação difícil de ser resolvida)

    Abçs

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você. Quem pode tirar a vida de alguém é Deus. Precisamos de leis mais rigorosas. O código penal brasileiro precisa ser revisto com urgência.a melhoria do sistema carcerário já traria bons resultados.

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia,
    muito boa sua posição, concordo em tudo que vc descreveu.
    É uma pena mesmo está tão distante da realidade, mas nada é impossivel!

    Paz e Luz!

    Bjoos, eli.

    ResponderExcluir
  6. Muito boa sua postagem tbm sou contra a pena de morte, mas sem duvida prisão perpetua sim psicopatas como disse, pedófilos enfim esse povo merece ser afastado da sociedade.

    ResponderExcluir
  7. tb acho prefiro leis mais rigorosas...

    (vc sempre nos envolvendo, né??)

    beijo

    ResponderExcluir
  8. Concordo contigo estamos longe de termos leis severas e que funcionem.
    Muita regalia para quem não merece, prisão perpetua sem direito a nada com certeza iriam pensar mil vezes.

    ResponderExcluir
  9. Bia gostei da sua reflexão espero que não seja utopia, apesar que nossa sociedade esta longe de lutar por mudanças, o povo reclama mas não faz nada, quando vejo as datas festivas e as reportagens mostram os presos saindo para virem passar com suas família e depois mais de 2 ou 3% não retornam fico pensando quem esta sendo beneficiado com isso, sou contra a pena de morte mas a prisão perpetua sem direito a nada como disse aos psicopatas, estupradores, pedófilos e sequestradores.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom. Quanto a ser utópica, Bia: "Se as coisas são inatingíveis...ora!/Não é motivo para não querê-las.../Que tristes os caminhos, se não fora/A presença distante das estrelas!" (Mário Quintana)

    ResponderExcluir
  11. OI Bia, este tema nos leva a pensar seriamente na situação do sistema prisional do Brasil, e consequentemente ver os erros e falhas,gostei demais das suas posições, e são muito acertas, belissima frase do padre Fábia Melo.Expressa uma grande verdade.

    Tenha uma linda semana !
    Beijocas.
    Lilian – Blog:♥Duas Moças Prendadas!

    ResponderExcluir
  12. Assino em baixo. Não consigo imaginar um amigo prestando concurso público para carrasco.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  13. Sem dúvida muita coisa precisa ser feita em relação as leis brasileiras, principalmente no código penal, Bia. abraços e linda noite.

    ResponderExcluir
  14. Oi Bia, vim agradecer o comentário na minha postagem para o Blog Fotos de Quinta, muito obrigada pelo carinho.

    Agora falar sobre pena de morte é bem corajoso, pois são tantas as opiniões, mas realmente as leis devem ser revistas, ou pelo menos cumpridas né!

    Bjos'ss
    Anne
    www.anneromanini.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá amiga Bia!

    O teu modo de pensar, é parecido com o meu. Acho que só Deus tem o direito de tirar a vida, pois foi Ele o seu criador. Além do mais, a violência não se combate com violência.

    Beijinhos, também estou a participar.

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Bia, boa postagem. Eu sou a favor a pena de morte em algumas situações. Psicopatas, não, porque muitas vezes não sabem o que estão fazendo ou então não conseguem se controlar, para isso também sou a favor da prisão perpétua.

    Mas para casos como Nem, da Rocinha, Fernandinho Beira-Mar, esses traficantes irrecuperáveis e assassinos cruéis eu sou a favor. E digo mais, acho que deveria usar algum medicamente para causar a morte cerebral desses bandidos e assim poder doar seus órgãos, aliviando as filas dos hospitais e ajudando quem precisa. Sei que muita gente ficará chocada com isso, mas é apenas minha opinião.

    Também sou a favor que os presos tenham condições dignas na cadeia, mas que TRABALHEM para conseguir a comida do dia. Afinal, se nós trabalhamos pra comer pq eles não? Enfim, o assunto é complexo. Bjssss

    ResponderExcluir
  17. Ei Biaaaaaaaa.....Saudades de você...

    Amiga, estou me organizando....descansei um pouco , mas de volta e já com um tema tão importante como este...

    Sou totalmente contra a pena de morte , até mesmo porque sigo teu pensamento , quem deu a vida é que tem este poder de tira la. Não sou a favor em hipótese alguma. Ai perguntam e se você fosse vítima de um psicopata e outros , se alguém da sua família fosse , ainda sim acredito que não mudaria meus pensamentos em relação a justiça humana. A lei embora seja tão negligente é para punir de forma rígida , mas não tem o direito de anular a quem não gerou.....

    Amiga, um abraço super apertado em você , te agradeço pelo carinho em minhas postagens mesmo com minha ausência, e saiba que tens uma amiga que muito te admira viu...:).....

    Abraços e vamos que vamos por ai.....:)

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Bia, tudo tranquilo?
    Voltando de um pequeno recesso e visitando aos poucos, os amigos.

    Tema polêmico e interessante essa sua postagem.
    Sou totalmente contra a pena de morte.
    Acredito que a maioria dos crimes acontecem por falha do nosso sistema judicial. É um sistema inoperante, quando funciona é só para "ladrão de galinhas". Onde estão os corruptos do mensalão?
    Mais do que tirar a vida de psicopatas ou qualquer que seja, há uma necessidade gritante de punição aos agentes do próprio poder judicial que permitem que tais crimes e outros tantos aconteçam.
    A responsabilidade de nossa segurança e bem estar é função do Estado que nos cobra muito caro com taxas e impostos, se isso não está funcionando, que seja punido o Estado e não o infrator.
    Infelizmente o Estado permite que crimes e barbáries aconteçam. Mas quem poderá punir o Estado?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia !!!, e´um assunto bem
    triste de falar, mas minha opinião
    é ainda incerta, não temos o direito de tirar a vida de ninguém, mas quando acontece uma tragédia ai a gente fica em duvida...Tomara que as leis mudem e rapidamente
    Abraços com carinho pela bela postagem
    Rita!!!!
    ♥♥ ☆ ¸.•´¯`•.¸☆..•.✿.☆

    ResponderExcluir
  20. Oi Bia tb não sou a favor da pena de morte pelos mesmo motivos que vc, ainda mais aqui no Brasil onde quem rouba uma lata de leite fica preso e quem rouba dinheiro publico fica em casa ou em seu hotel de luxo!! veja o caso que passou recentemente no fantástico a tal Maria da foice, foi confundida com outra senhora que ficou presa mais de mês coitada!! e ja vi outros casos...

    Meu post de ontem faz menção ao seu post anterior.

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  21. Bia, coincidentemente, eu me senti do mesmo modo ao concluir meu post. Não estou muito otimista em relação ao nosso país.
    O modo como abordou ficou muito bom e quase tão utópico quanto o meu. rs.
    Mas o interessante é que mais utópico ainda é ficar acreditando que pena de morte, seja no Brasil (principalmente) ou em qualquer lugar do mundo seja um modo imediato de deter a criminalidade.
    Pessoas que levantam veemente a bandeira a favor apelam muito para o emocional e esquecem de raciocinar, ou no mínimo, ter conhecimento básico do que estão defendendo.
    Existe muita fantasia em torno deste tema.
    Aproveito para agradecer sua presença em meu projeto IRONIA DO DESTINO e avisar que lá eu respondo a todos, só para aviso.
    E tenho outro aviso, da Elaine do blogue Um pouco de mim: www.elainegaspareto.com
    Ela disse que a BC Retrô, a pedidos, estendeu-se até o dia 15, portanto, se ainda estiver interessada em participar, ainda tem 5 dias pra criar o post.
    Até parceira!

    => CLIQUE => ESCRITOS LISÉRGICOS...

    ResponderExcluir
  22. Sou contra a pena de morte, apesar de achar que alguns criminosos até que a merecem. Mas o pior são os erros de julgamento e as pessoas inocentes que são condenadas. Abraços.

    ResponderExcluir
  23. Oi Bia

    Como sempre uma participação brilhante a sua. Ponderada, coerente!

    Penso exatamente como você, matar em nenhuma circunstância. Mas o nosso sistema penal e nossas leis são complacentes demais com indivíduos bárbaros, doentes sem recuperação que cumprem poucos anos de detenção e voltam a conviver em sociedade quando já é sabido pelos profissionais que os avaliaram que este sujeito voltará a cometer crimes, por que a lei permite isto? Porque expõe o cidadão correto a esta ameaça? A prisão perpétua deveria existir para os crimes dos psicopatas.

    Meu blog completa dois anos amanhã, deixei um pequenino agradecimento a você e vários outros amigos em meu post de hoje,estou parando um pouco para descansar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Com tantas barbáries que acontecem, tantos erros na sociedade, a pena de morte parece um erro que consertará outros.

    ResponderExcluir
  25. Oi Bia! Para alguns, a reabilitação não é possível. Se não fosse o Estado Brasileiro, eu seria a favor da pena de morte. Meus parabéns pela sua participação. Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Olá Bia! Seu texto contém argumentos válidos. Tb sou contra a pena capital, além de estar decepcionado com a legislação concernente ao sistema prisional. Porém, cabe à sociedade se organizar e produzir aquilo que deseja de melhor para si, como leis mais justas, que punam coerentemente os infratores, inclusive com trabalho para paguem os seus custos. Um abraço!

    ResponderExcluir
  27. Bastante sensatas suas ponderações, Bia. Se pensarmos pelo lado espiritual, sabemos que ng deve tirar a vida de outro, mas até onde vamos aguentar esse sistema que não recupera ng e só aumenta o contingente a cada ano?
    Complicado.

    Olha, te indiquei pra um meme literário lá no blog, tá.

    Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  28. Bia,
    acredito que o sentimento de desânimo tomou a muitos dos participantes ao concluírem seus posts, porém ficam listadas e registradas as coerentes possibilidades para o sistema judiciário.Tenho opinião igual a tua em cada referência feita.Tenho a sensação de que também fui utópica, mas se assim não o for, como me encarar frente a frente? Então, sou crente, não cega.
    Esta BC promoveu amplas reflexões.Adorei ler a tua.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  29. Gostei da frase do Pe Fábio que vc colocou no final, muito bom seu post.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  30. Sou terminantemente contra a pena de morte e o aborto. Tanto um como o outro iguala o julgador ao réu. A vida é um dom divino e somente a ele responderemos por nosso atos. Bjos, querida Bia.

    ResponderExcluir
  31. E no Brasil a pena de morte seria apenas mais uma lei para se aplicar a poucos (e muitas vezes equivocadamente)... Concordo contigo.
    O sistema judiciário é uma piada e isso reflete nas prisões, que mais funcionam como universidades para bandidos saírem ainda mais bandidos.

    Esperemos mudanças.
    Beijo, Bia.

    ResponderExcluir
  32. Bia, esse é um tema de grandes debates. É uma discussão acalorada inclusive. Eu sou contra a pena de morte. E por varias razões. Poderia citar vários, entre eles; os meus valores e até a minha posição de fé espiritual. Mas vou citar uma para a reflexão dos amigos aqui de seu blog. Primeiro: nos países onde a pena de morte foi adotado não ocorreu a tão esperada diminuição de crimes. Outra; com as leis atuais que existem hoje, sabemos que as penas são branda para uns e rígida para outros, isto é, os menos favorecidos. Eu vou ser direto e reto, sem rodeios. Em um país onde a lei é uma para os ricos e outra para os pobres, correr-se-ia o risco de se punir com elas os pobres na sua maioria, sobretudo os cidadãos de cor. Essa é a minha opinião. O que precisamos ter é uma profunda mudança nas leis e tornarem elas mais rígidas para todos, independente de condição social, racial ou religiosa. Um beijo no seu coração

    ResponderExcluir
  33. dei uma olhada no interessante comentário do Paulo Cesar, e concordo com todos os itens. sou espirita e como espirita jamais poderei ser a favor de qualquer tipo de violência, ainda que com alguém que cometeu alguma. violência não se combate com violência. prisão para toda a vida, muito trabalho e talvez uma possível regeneração, porque não? adorei o post, beijos

    ResponderExcluir
  34. Oi Bia,
    bom dia,
    tema de hoje é muito interessante e também muito complexo

    Eu não acredito na pena de morte, e mais quando a justiça é ineficaz, porque qualquer um pode ser condenado mesmo sendo inoscente.
    Se, eu apoiar a pena de prisão perpétua, porque há psicopatas que não tem nenhuma cura,
    eles cometem crimes,
    van para a prisão,
    em seguida são libertados
    e logo voltar a cometer,
    não, isso não é bom!

    Hoje eu escrevi um monte, né?
    até breve
    um grande abraço

    ResponderExcluir
  35. Oi Bia,
    Concordo com a maneira c omo abordou o tema,também não sou a favor da pena de morte,mas de reconhecer os tipos de criminosos e aplicar as penas que lhe cabem.
    Realmente deveria ter mais profissionais qualificados para reconhecer determinados grupos,como os psicopatas,que vivem livremente por aí na maioria das vezes.
    A prisão perpétua em alguns casos seria necessária,mas é como vemos diariamente o nosso sistema não está apto para isso.Uma mudança urgente é necessária,enquanto isso esperamos pelo dia em que os crimes não vão ser apenas mais uma entre tantas matérias no jornal.
    Um bom final de semana,abraço,=)

    ResponderExcluir
  36. Bia,


    Eu não sou a favor da violencia, fazer parte dela de nenhuma maneira. Contudo, deveria existir maior rigidez para crimes barbaros, sem demora, com eficiencia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  37. A solução desse grave problema que enfrentamos, a criminalidade, não está na pena de morte. Independente do caráter religioso, que professo, no sentido de não se poder tirar a vida de alguém, estando esta nas mãos de Deus, tenho que os homens não possuem capacidade para julgar. Há falhas e falhas no campo da justiça e as provas, principalmente no campo penal, vão depender da qualificação do advogado (e do dinheiro do cliente). Quando mencionam esse assunto, entendo devamos nos lembrar do caso dos irmãos Neves, que perderam grande parte da vida presos injustamente. Por outro lado, sou a favor da redução da maioridade penal, pois um jovem que pode votar aos 16 anos, com presumido discernimento para a escolha, está apto para responder, como qualquer adulto, pelos crimes que pratica, sem legislação especial que os proteja. Bjs.

    ResponderExcluir
  38. Oi Bia! Concordo com sua posição quanto às leis mais duras, severas e rápida, mas acho que alguns criminosos merecem sim sofrer a pena de morte.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia, eu acho que pra alguns criminosos so pena de morte resolve, mas infelizmente aqui no Brasil seria os ladroes de galinha que iriam pra pena de morte. Bjs

      Excluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...