sexta-feira, 31 de maio de 2013

...E começa mais uma ano de VIDA!

Hoje faço 38 anos. Sempre gostei do número 8, não me perguntem por quê.
Se quiser estar comigo nessa festa e compartilhar o que vivi, sente-se confortavelmente na poltrona e aceite um pedaço de pizza ou um brigadeiro de copinho. Gosto de amigos em casa.

Imagem by Freepik

Agora chove. Cheiro bom de chuva, de terra molhada...Sábado passado, no intervalo daquele curso sobre educação, sentei na confeitaria onde gosto de almoçar, pedi um salgado e uma fatia de uma torta diferente, uma xícara de café com leite e me peguei respirando o momento, exatamente aquele instante em que tudo parece pairar ao redor e a vida aparece como um rolo de filme lento passando em sua frente...
Pouco mais de um mês antes, a mesma situação, o mesmo lugar, coincidiram com o dia que representou um novo começo pra mim. Na ocasião eu não sabia como seria o depois, como as escolhas me afetariam nos dias subsequentes, como eu iria lidar com o misto de dor, alívio, alegria e solidão. Mas segui, o mais firme que pude, sem me prender à estrada que ficava para trás com sua história e buscando as ferramentas que conquistei pelo caminho para lidar com uma nova e esperada fase da minha vida.
Há um ano atrás eu queria muito uma vida diferente da que eu estava levando em vários sentidos, não estava mais feliz. Achei que já havia sofrido o suficiente, fiz minhas escolhas e queria muito segui-las. Passei algumas semanas de alegrias, mas depois...Relendo o post de aniversário do ano passado (aqui), encontrei o que eu já sabia intuitivamente: haviam lições duras a aprender.
Não sei se eu ainda precisava amadurecer mais um pouco, me equilibrar, encontrar o eixo, coisas que só se aprendem sofrendo...ou se eu queria as coisas com urgência e me botei uma pressão excessiva para resolver situações que nem sempre dependem da gente...ou se minhas inseguranças causaram reflexos por todos os lados que ricochetearam e se debruçaram sobre mim novamente...a realidade é que na expectativa de acabar com o sofrimento ele se tornou muito maior e mais devastador.
O fato é que aprendi, aprendi muito...que nesses momentos extremos é preciso saber usar essas ferramentas emocionais que temos para seguir suavemente, fazendo o que é preciso fazer a cada dia, e só isso quando a alma está devastada. Que precisamos trazer conforto à alma quando nos sentimos sozinhos e sentimos muita dor, sabermos nos embalar quando não há ninguém para fazer isso pela gente, ou sucumbimos. Que a fragilidade nem sempre pode ser exposta porque muitos se prevalecem impiedosamente dela para nos tornar ainda mais frágeis e nos manter cativos. Essas lições valiosas, entre muitas outras, aprendi com vocês, companheiros blogueiros, e agradeço demais por isso. Fizeram toda a diferença.
Alimentar a fé, manter o foco, respeitar o tempo, saber esperar, confiar no invisível, não fugir das oportunidades pela qual você esperou, enfrentar, se enfrentar, escolher mesmo sem garantias de que a escolha é a certa...como ouvi esses dias numa palestra fantástica: "difícil é fazer o errado no momento certo".
O momento certo. Eu quis buscar o momento certo...Quem espera que as coisas se resolvam de maneira mágica passará uma vida esperando. Porém, compreendi que é preciso buscar o momento certo e permitir que ele chegue à você. O momento certo é um encontro que não depende só da nossa vontade, mas depende da nossa vontade reconhecê-lo e recebê-lo mesmo quando o medo quer se interpor no caminho. Como é difícil praticar o autocontrole sobre as emoções destrutivas e pessimistas...ainda me pergunto por que nos rendemos tão facilmente à elas. Culpa da educação? Da religião? Da sociedade? Pouco importa achar um culpado quando a diferença quem pode fazer sobre nossa vida somos nós.
Respirei fundo e sorri. Saboreando a deliciosa torta Banoff me senti forte e vitoriosa. Foi muito, muito difícil chegar aqui. Guardo como preciosidade a lição de que quando conseguimos capturar o que o coração deseja e transformar racionalmente em atitudes coerentes e sinceras o destino acaba por ajeitar as coisas da melhor maneira possível. Vacilo é uma palavra que precisa ser riscada do vocabulário de quem deseja ser feliz.
Estou em paz e leve, muito leve. Há ainda algumas importantes lacunas a serem preenchidas, precisamos sempre de perspectivas, objetivos...Agradeço todos os dias a Deus pelo que tenho, pelo que sou e permaneço em constante vigília para evitar que o medo novamente me domine.

E o amor? É por ele que respiro. Um presente? Que nunca mais me falta ar.

Imagem by Freepik


Retrospectiva do ano:

Itens que me ajudaram a reencontrar no mapa a rota da alegria.

Livros que fizeram grande diferença:
  • Tempo de esperas - Pe. Fabio (romance/autoajuda)
  • O segredo - Rhonda Byrne (autoajuda)
  • Escola de sabores - Erica Bauermeister (ficção)

Hobbies
  • Fotografia
  • Blogues
  • Música
Músicas

Fiz uma seleção especial das músicas que marcaram o ano por sua beleza e letra. Confira na página Rádio da Bia, seleção 4.

Serviço voluntário

CVV e projeto Pinga amor por aí/Corações ao vento (hoje faço minhas postagens no blog Homeopatia do amor). 


"Tudo o que Deus faz é nos dar oportunidades."
Pe.Fábio.



122 comentários:

  1. Parabéns menina! Que você continue sendo a sonhadora guerreira e que a vida sorria todo dia para você!

    Abraço,
    Manoel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Manoel, que o sorriso seja uma marca para o novo ano. Um abraço!

      Excluir
  2. Vamos nos construindo ao longo deste caminhar. Nem sempre fácil, mas com gostos e sorrisos também.
    Feliz aniversário Bia!
    Ah! Eu vou de pizza.
    Beijo

    http://ladodeforadocoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana. Pizza é mesmo tudo de bom, ótima escolha! Amanhã será dia de saboreá-la. Obrigada pelo carinho, um abraço!

      Excluir
  3. Bia... Parabéns! Reflexão muito bonita e sensata para um dia tão importante! Desejo tudo de bom para você, e principalmente, sabedoria para compreender todas as repostas da vida.!
    Beijo enorme!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que bom vê-la por aqui, Márcia! Já não espero mais tantas respostas, quero mesmo é aproveitar "um bocadinho", hahaha. Obrigada, um abraço!

      Excluir
  4. Oiiii Bia,
    FELIZ ANIVERSÁRIO!!!
    Desejo que este novo ano de vida seja de muitas bençãos de Deus, que Ele lhe dê o necessário todas os dias para a sua felicidade. Permaneça firma na fé, que vai dá tudo certo na sua vida :D

    Doce dia,
    bjoos, eli.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eli! Amanheci hoje falando a mim mesma o que me escreveu: "permaneça firme na fé". E ler isso em seu comentário me tocou profundamente. Obrigada pelas felicitações, um abraço!

      Excluir
  5. Parabéns, felicidades ,muitas e muitas alegrias!beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Chica, minha companheira constante! :) Um abraço!

      Excluir
  6. Oi Bia, um dia especial pra ti e fico feliz em poder estar aqui te lendo e comemorando contigo.
    Sim, etapas a vencer, sonhos por realizar, alegrias que já estão e muitas outras que hão de vir.
    Desejo, de coração, que Deus derrame infindas bençãos sobre ti, proporcionando saúde, alegria, paz, amor e muitas realizações.

    Um brinde a esse novo ano de sua vida.
    Seja muito feliz.
    Comemore, sempre, sempre.

    Feliz Aniversário!
    Parabéns!

    Beijos e abraços mil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Majoli! O prazer é meu de recebê-la aqui, com certeza! Que venha o que é bom, para eu e para você! :D Um abraço!

      Excluir
  7. Olà, Bia

    Pizza ???
    Onde està o bolo e o champagne :)

    Vim somente desejar-lhe os parabéns e desejar-lhe as maiores felicidades do mundo neste dia especial .
    E aproveito a ocasião para lhe dizer que não esqueci seu bolo ;)
    Feliz aniversàrio, amiga .

    Abraços e bom fim de semana .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Live! Se quiser bolo e champagne dou um jeito, hahaha. Obrigada pelo carinho, e manda meu bolo, hein?
      Um abraço!

      Excluir
  8. Bia! parabéns! MUITA PAZ,LUZ ,BENÇÃOS !!! Que a cada dia vc tenha mais amigos e muita proteção
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yasmine, proteção e amigos são sempre bem vindos. Um abraço, obrigada!

      Excluir
  9. Eu me sinto privilegiada por poder sorver da sua sensibilidade e sabedoria. Você se esconde do que a vida oferece, mesmo quando o sabor não é lá tão convidativo.Isso é massa.

    Feliz aniversário, menina. Feliz todo dia um pouquinho. Felicidade que jamais cesse. Felicidade que te abrace.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milene! Eu me sinto muito privilegiada por conhecer alguém com a alma linda e peculiar como a sua. Obrigada pelo carinho e sua frase sobre ser feliz e felicidade me abraçou de verdade.
      Um abraço!

      Excluir
    2. Só pra constar, eu quis dizer que vc "não" se esconde do que a vida te oferece...

      Beijo de novo.

      Excluir
  10. Oí Bia,muita paz e muita luz nesse dia tão importante.Você ainda é uma jovem mulher e tem pela frente uma vida toda para comemorar muitos e muitos aniversários.Também amo o número 8,pois o meu aniversário é dia 8 de abril.Parabéns.
    bjs
    Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carmem! Acho que viver verdadeiramente acontece quando conseguimos olhar para a frente e ver que há ainda muito para viver. que você possa também estar comigo em muitos aniversários pela frente.
      E viva o número 8...talvez porque seja o simbolo do infinito (em pé)...
      Um abraço!

      Excluir
  11. Olá Bia,
    boa tarde,
    parabéns!
    beijos e abraços
    38?
    uma garotinha! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem razão Ariel. Jovem de tudo, hahaha. Um abraço, obrigada!

      Excluir
  12. Minha querida...uhuuu parabéns pra vc....nesta data querida...muitasssss felicidadesssss e muitoooooossss anos de vida...viva a Biaaaa...
    Desejo a ti muita paz, saúde e felicidades. Que Deus realize seus desejos mais lindos e te guarde de todo o mal.
    Quanto ao texto me vi tomando o cafe com vc...e neste ano tbm fiz mais ou menos uma reflexão assim, o que queria e o que nãoooo queria para a minha vida.
    Enfim hoje é teu dia que ele seja perfeito...bjus mil.

    PS:
    Amei essa parte do texto concordo plenamente..
    Que a fragilidade nem sempre pode ser exposta porque muitos se prevalecem impiedosamente dela para nos tornar ainda mais frágeis e nos manter cativos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patrícia. Espero um dia de verdade poder tomar café contigo, ainda mais que somos duas apaixonadas por café. Acho que essa época de aniversário sempre nos convida a refletir...a diferença em relação ao ano passado é que minhas reflexões me fizeram pensar que estou no caminho certo, e isso é animador.
      Sobre a fragilidade aprendi com um grande amigo da blogosfera...lição preciosa e sábia.
      Que Deus nos guarde de nossas próprias fragilidades e se forem inevitáveis, que saibamos como lidar com elas.
      Um abraço!

      Excluir
  13. OI BIA!
    TE AGRADEÇO DE CORAÇÃO TER SIDO CONVIDADA PARA A FESTA DE TEUS 38 ANINHOS.
    NESTA POSTAGEM, EXPÕES TEU MOMENTO NUMA AUTO AVALIAÇÃO QUE EMOCIONA, POIS, SÓ QUEM ESTÁ TENTANDO COM TODAS SUAS FORÇAS SE CONHECER E MOSTRAR SEU "EU" MAIS ÍNTIMO O FAZ COM TANTA SINCERIDADE.
    FELICIDADES, HOJE E SEMPRE PARA TUA VIDA.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Zilani! É verdade...é preciso mesmo vontade e sinceridade para se mostrar sem reservas, mas só assim me parece possível o autoconhecimento pleno.
      Um abraço, obrigada por ter vindo partilhar essa data comigo!

      Excluir
  14. Minha mãe também aniversaria hoje. Passou por muitas dificuldades e nunca perdeu as esperanças. É mulher forte, hoje com 87 anos. Superou seus desafios e sempre nos impulsionou para fazer o mesmo. Eu disse isso porque sinto a mesma força em você. Não se quebra, mesmo que vá ao chão, com suas emoções e conflitos. E eu lhe desejo um novo ano de muita luz, para que os caminhos a seguir se abram para seus passos, naturalmente. Felicidades mil!!!! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marilene! Manda um grande e carinhoso abraço para sua mãe, admiro pessoas que não se entregam aos percalços da vida.
      Que linda observação fez sobre nossas características...o que antes me angustiava por não saber como era, hoje me conforta em momentos difíceis. Eu sou mesmo o tipo de pessoa que pode ir ao fundo do poço, mas dou-me a chance de emergir para tentar viver de maneira ainda melhor.
      Obrigada demais por sua presença constante aqui, com sua sabedoria dotada de clareza e sensibilidade.
      Um abraço!

      Excluir
  15. Bia querida!
    Te desejo um mundo inteiro de alegrias! Muita saúde, tranquilidade, e amor!!!
    Que Deus te abençoe e te guarde!!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria, muito obrigada pelo carinho, um abraço!

      Excluir
  16. Comemora Bia, os preciosos aprendizados realizados, os reconhecimentos precisos, os instantes escolhidos, os focos direcionados...comemore e muito tua vida, teus sorrisos e até as lágrimas ocorridas pois elas foram fonte de vitórias vividas.
    Comemore o ontem, o hoje e acima de tudo o amanhã prenhe da sabedoria dos anteriores.

    Tive e creio, que todos nós tivemos,tempos assim, dias assim e descobertas assim que devem ser comemoradas sempre.

    Parabéns! Alegrias constantes, saúde e muitos sorrisos.
    Bom fim de semana.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Calu!
      O ganho do passar dos anos é aprender a manter a fé nos momentos difíceis, é ter a sensação bem guardada de que as dificuldades um dia cessam e temos então a chance de reencontrar o caminho.
      Muito obrigada por estar aqui, sempre trazendo um pouco de poesia aos escritos que deixa. Um abraço!

      Excluir
  17. Que bom sentir você assim serena. um ano novo individual repleto de coisas que te faça alegre e com vigor.

    [contém 1 abraço]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Margoh, que assim seja. Um abraço!

      Excluir
  18. O importante é perceber o seu crescimento e lutar para que a vitória chegue no momento certo, como você ressaltou. Admiro-te através de seus posts e suas palavras. Ler-te é muito bom, me mostra uma nova perspectiva. Parabéns, muitas felicidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, B.! Feliz em apresentar novas perspectivas a você. Sem elas, ficamos sem chão. Um abraço, obrigada pela presença!

      Excluir
  19. Parabéns Bia, que lindo ler tudo isso do seu aprendizado da sua sabedoria. Voce é uma guerreira linda que terá ainda muitas e muitas vitorias.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lila! Obrigada pela amizade, sua experiência e sua disponibilidade para a mudança me inspiram sempre. Um abraço!

      Excluir
  20. Bia, boa noite
    Eba!
    Feliz aniversário, garota!
    Eu gostei de fazer 38 anos... você vai ver que bom que é!
    Feliz aniversário!
    Que sua idade nova seja ainda mais pelna que a idade anterior!
    beijosssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elaine! Tomara que essa idade tenha mesmo algo mágico a circundá-la. Obrigada por ter vindo para a festa. Um abraço!

      Excluir
  21. Bia,

    Antes de tudo te deixo um forte abraço por essa benção de mais um ano de vida, és uma menina ainda e tens certamente muito pra viver e sonhar. Às lutas o melhor remédio é nossa resistência, sucumbir a elas jamais! Esse teu instante foi extremamente prazeroso pra você e para nós por tabela pois quando vc compartilha suas vitórias nos torna vitoriosos junto com você. Parabéns e continue firme sempre, mesmo quando teus gigantes parecerem mais fortes, lembre-se que eles podem cair se o teu coração estiver cheio de fé, na vida e em Deus, a quem devemos nossa capacidade. Gr. Bj. e que venham muitos anos mais com muita paz e alegrias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris! A vitória com certeza também é de vocês...não tenho dúvidas de que através do blog recebi uma ajuda imensa que certamente não receberia dos amigos "reais" simplesmente porque para eles não consigo me abrir tanto...encontro por essa comunidade muita gente do bem, disposta a contribuir com sua opinião, vivência, ponto de vista, e como isso foi importante pra mim!
      Sei que tenho minhas imperfeições, mas reconheço a força de Deus em nossas vidas quando estamos dispostos a nos entregar à ela.
      Um abraço, obrigada por sua visita!

      Excluir
  22. Bia muitas felicidades, que venham grandes conquistas nessa sua vida. Uma coisa aprendi: a vida é uma constante de aprendizados. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Li! Negar o aprendizado é esforço vão e causa ainda mais dor. Melhor encarar as coisas de frente, sem angústias desnecessárias. Um abraço!

      Excluir
  23. Bia, parabéns por mais esse ano de lutas e aprendizado. A vida é um eterno aprender e um longo ruminar do tempo. Você tem uma bagagem maravilhoso e nos brinda sempre com seus textos ao mesmo tempo leve e consistente.
    Que seus dias sejam de muita prosa poética e reflexão que sempre nos marcam.
    Beijokas doces!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marly! De preferência, poesia e reflexão na medida certa, pender demais para qualquer um dos lados pode fazer um estrago...poesia demais fragiliza, reflexão demais endurece. Um abraço, obrigada por estar aqui!

      Excluir
  24. Parabéns, Bia.

    A vida é uma escola em tempo integral, onde teoria e pratica se entrelaçam. A dor, como uma espécie de "recuperação paralela", vive a nos lembrar que não temos tempo a perder. Viver é aceitar o convite à superação que a cada dia se renova e nos renova na multidisciplinar arte do existir. Feliz aniversário!

    Um abração e um bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Apon! Não temos tempo a perder...porém nem tudo acontece ao nosso tempo. Continuar vivendo apesar de é na minha opinião a grande chave para viver bem. Um abraço, obrigada pelo carinho!

      Excluir
  25. Olá!Boa tarde
    Bia
    Parabéns pelos seus 38 anos.Mais do que eu te dar um presente, você me presenteou com seu belo texto...em parte ,conseguiu resumir muito bem o meu atual estado de espírito, que na verdade , está muito parecido com o seu, um ano atrás.
    Ainda há lições duras a aprender.
    Ainda preciso amadurecer mais um pouco, me equilibrar, encontrar o eixo, me impus uma pressão para resolver situações que nem sempre dependem da gente... minhas inseguranças, por causa de minha doença, causaram reflexos por todos os lados , e a expectativa de acabar com o sofrimento logo, se tornou muito maior e me deixou depressivo.Qualquer sinal de recaída me deixa assustado,e o pior,os meus pensamentos não saem do lugar.
    O fato é que tenho que aprender muito... Que preciso trazer conforto à alma quando me sentir sozinho. Que a minha fragilidade é mais emocional do que racional.
    Procurarei sim, alimentar mais a minha fé, manter o foco, respeitar o tempo, saber esperar, me enfrentar...
    ... É claro que a vida continua sempre, e para todos. No entanto, o que desejo é que ela não pode continuar mais como antes. Pois, deve e pode melhorar ainda mais...
    Que vc, estenda os braços para o alto, e receba todos os fluxos energéticos de Amor, Paz, Alegria, Prosperidade, Saúde, Vida e tudo o que há de melhor e abundantemente, neste dia tão especial, que é seu aniversário. Um ano primoroso que se inicia.
    Sim, pois Você é muito especial.Parabéns!
    Obrigado pelo seu carinho!Deus te abençoe.
    Bom final de semana
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Felis!
      Embora comparações nem sempre sejam saudáveis, foi impossível não me identificar com suas palavras no último post, e isso imediatamente remeteu-me ao texto que escrevi buscando os sentimentos do ano de vida que acabou.
      Sobre o que escreveu aqui, marcante foi a frase "qualquer sinal de recaída me deixa assustado,e o pior,os meus pensamentos não saem do lugar"...penso ser o medo o causador disso tudo. O medo de sofrer, de passar por dores conhecidas, de sentir extrema fragilidade e veja que incoerente, esse medo que deveria nos proteger nos fragiliza ainda mais...
      Hoje, quando percebo o menor sinal do cheiro do medo, faço o possível para bloqueá-lo e mantê-lo legado à posição de simples cautela, não mais que isso. Se eu ainda tenho medo, é do próprio medo.
      Mas para conseguir esse autocontrole foi um caminho looongo e trabalhoso, e acredite, você também me ajudou, com tantas vezes que passou por aqui e deixou seu conhecimento.
      Tenho certeza que conseguirá superar sua fase difícil...como deve ter lido, é na simplicidade que se busca o conforto. Viver cada dia de uma vez, fazendo o que deve ser feito, evitar criar angústias ou expectativas desnecessárias, entregar-se à um hobby que desligue o pensamento (odeio a síndrome do pensamento do disco riscado...), e algo que eu não disse no texto: ter em mente (e no coração) objetivos importantes que o façam querer viver bem para conquistá-los.
      Estou com você!
      Um abraço, muito obrigada pelo carinho!

      Excluir
  26. Oi Bia,

    Mesmo com 1 dia de atraso, passei para te desejar as melhores coisas do mundo, pois vc merece ser muito mas muito feliz!

    Parabéns e muitos anos de vida com muita saúde..

    E claro, adorei o texto..

    Abçs

    Ps. A Brooke Shields também faz aniversário dia 31/05, que chique, rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Felicidade sem saúde não é completa...com saúde podemos buscar a felicidade. Obrigada pelo carinho, e gostei de saber da Brooke, ela é linda! :) Um abraço!

      Excluir
  27. Bia parabéns,que esse ano seja repleto de boas alegrias e luz nos teus caminhos.Saúde,paz e harmonia.
    Eu adoro ver quando as pessoas sabem se enxergar,conversam consigo mesmas e tem consciência do que se passa dentro e fora delas.
    O engraçado de fazer algumas retrospectivas é que você descobre o valor das coisas e isso a gente não costuma fazer sempre,estamos tão acostumados a olhar só um lado da vida(geralmente o mais complicado)que esquecemos de ver o que aconteceu de bom,o que aprendemos com os erros,o quanto crescemos,se evoluímos.
    Tem dias que a tristeza pega mesmo e nos faz duvidar de algumas certezas,mas acho que o sentido da caminhada é esse:um passo de cada vez.
    E que eu também lembre disso quando estiver num bad day,rs
    abraço =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Su! Pessoas são diferentes...confesso que às vezes eu gostaria de ser aquela pessoa que não reflete muito, que aceita as coisa como são, sem refletir ou questionar...e noutras vezes acho que ser como sou é justamente o diferencial. E assim a vida anda.
      O caminhar um passo de cada vez foi uma das lições que eu não havia aprendido até aqui, e ainda hoje, há momentos em que preciso refrear minha impulsividade. Viver um dia após do outro traz mais serenidade. Por outro lado espero que isso não dure para sempre, hahaha.
      Mas sem dúvida é um exercício eficiente nos tempos de bad days.
      Um abraço!

      Excluir
  28. Parabens.. não fique só com o 8.. some ele ao 3 que dará 11 que é o numero da alma na numerologia... que a tua cada dia possa se enriquecer mais.... belo escrito pena não poder compartilhar uma pizza... vinho aqui no sul tem de sobra.. um grande abraço e linda noite

    http://lapidandoversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Samuel, seja bem vindo! Nos tempos da adolescência eu entendia algo de numerologia e quando escrevi esse post pensei em relacionar a soma da idade ao que significa, e você me deu uma mãozinha acrescentando em seu comentário. Número da alma...bonito isso! Deve ser um bom presságio! E estamos por perto, também sou do sul, adoooro vinho, embora consuma muito pouco. Mas foi ótimo ter vindo brindar comigo.
      Um abraço!

      Excluir
  29. Bia,
    que lindo texto! Que bonito é fazer anos e poder olhar pra trás com essa clareza de pensamento, com esse compêndio de reflexões sobre o seu caminhar.
    Belíssimo ver que estás plena e feliz consigo mesma.
    Um grande abraço e que o amor continue florescendo.
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paty! Ainda busco na balança estar sempre equilibrando a razão e a emoção...porque se pudesse escolher viveria cercada de amor por todos os lados.
      Obrigada demais por ter vindo, ainda mais depois da minha "bola fora". Um abraço!

      Excluir
  30. Bia,

    Cheguei um dia depois, já comeram todo o bolo..., que sorte, posso ver os presentes: os comentarios!

    Notei, nestes ultimos 365 dias, as suas mudanças pessoais reveladas nos seus escritos. Admiro porque é uma pessoa autentica, expressiva, inteligente e sensivel.

    Eu sou uma pessoa sonhadora que acredita em mágica, mas ela não acontece. Pois é, então, eu, voce e outras pessoas, aprendemos a arregaçar as mangas. Olhar para frente de cabeça erguida. Somos tão parecidas.

    Muita paz e saude. Que Deus nos mantenha firmes e unidas.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sissym, você acha? Guardei um pedaço especial pra você! :D
      Os comentários são mesmo um presente maravilhoso que aliás recebo o ano todo...todos sempre muito generosos quando passam por aqui e deixam um pouquinho de si nos comentários.
      Penso mesmo que aqueles que me acompanharam o ano todo percebem as transições...o mesmo acontece quando visito alguém já há algum tempo...dá até para ter um palpite sobre o que se passa na vida pessoal.
      Sissym, eu ainda acredito em mágica...ou ainda me apego à ideia de que ela deve existir. Penso que se essa sensação se extinguir, o brilho que arde nos meus olhos fatalmente se apagará.
      Mas que ficar esperando por ela é perder um tempo precioso de vida, lá isso é...o viver faz parte do processo que faz a mágica acontecer.
      Um abraço...obrigada por estar sempre por perto.

      Excluir
  31. Atrasada mas cheguei..
    Cheguei em tempo de dizer que te desejo muitas felicidades... mão só ontem, mas em cada novo amanhecer..
    Que seus dias sejam recheados de vitórias e muito sucesso..
    Parabéns minha linda.. e que seja um ano de muitas conquistas e muito aprendizado.. porque é pra isso que estamos aqui né?
    Pra aprender a cada novo dia..

    Parabéns minha linda..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sheila! Obrigada por suas palavras, sempre tão carinhosas, e por compartilhar suas receitas que estão se superando! Um abraço!

      Excluir
  32. Bom dia!!!
    Mesmo atrasada vim desejar toda felicidade
    pra vc, é bem jovem tem um longo caminho a percorrer e que
    ele seja cheio de alegria, sega sempre com muita paz
    que Deus te proteja sempre, parabénssssssssssssss
    Desejo um bom domingo e um
    inicio de semana cheio de paz
    Bjuss
    Rita!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rita! Espero nesse longo caminho encontrar muitas pessoas queridas como você, Rita! Um abraço, obrigada pelo carinho!

      Excluir
  33. Feliz aniversário Srta, dia 10 empato com você na idade! abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ives, gostei de saber que estamos "ali" na idade e no signo. Um abraço, e obrigada!

      Excluir
  34. Bia,
    Chego atrasado, mas vontade ´+e a mesma como se o fizesse na hora: PARABÉNS!

    Beijo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, o importante é estar aqui, o dia é só um detalhe. :) Um abraço, e obrigada!

      Excluir
  35. Com algum atraso... mas Parabéns. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Luisa, daqui a pouco vou "passear" com você! ;)

      Excluir
  36. pArabens atrasado!! Beijinhos e felicidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Luciana, menina de fé, um abraço!

      Excluir
  37. "Escolher, mesmo sem a garantia de que a escolha é certa..." Algo me trouxe aqui para que eu lesse essa frase, que para mim nesse momento é tudo que eu precisava ler. Maravilha. Quanto a vc, és maravilhosa e guerreira, parabéns e muitas felicidades e sucesso. Um grande beijo e desculpe a demora.

    => Gritos da alma
    => Meus contos
    => Só quadras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nádia! É uma sensação boa e inexplicável quando alguém comenta que o texto de alguma forma ajudou...penso que as melhores escolhas são aquelas que sentimos com o coração, a intuição, e seguimos com o cérebro. Nunca temos garantias...mas não podemos nos eximir das escolhas. E mais, quando escolhemos por nós, o que pode nos fazer bem, isso acaba melhorando inclusive o convívio dos que estão à nossa volta.
      Um abraço, obrigada pelo carinho!

      Excluir
  38. Bia, parabéns por mais este estágio vencido. Por mais um ano de vida. Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Eder, mais um estágio vencido, como tantos outros que passamos pela vida. Um abraço, obrigada pela amizade!

      Excluir
  39. Feliz aniversário atrasado, Bia. Muita paz, saúde, amor e sucesso. Que você continue trilhando a rota da alegria. Que você continue encantando com os seus sinceros e belíssimos. Beijinhos e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline! Desejo ardentemente estar vivendo um tempo de alegrias que perdure. Um abraço, obrigada pelo carinho!

      Excluir
    2. Passando para agradecer a sua doce presença no Bordando Palavras. Beijinhos.

      Excluir
  40. Olá Bia,um pouco atrasada venho apresentar-lhe os meus Parabéns pelo seu Aniversário! E faço um brinde desejando-lhe uma longa vida com muita saúde, amor, alegria e muita paz! Desejo que todos os seus anseios se concretizem! Muitas Felicidades!!! Um grande beijinho e muito grata pelo carinho lá no sinais.Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ailime! tim, tim...Está feito o brinde...que bom ter passado por aqui e compartilhado dessa festa comigo. Um abraço!

      Excluir
  41. Oi Bia querida

    Desculpe o atraso, mas estou aqui pra te desejar toda felicidade do mundo...
    Que você consiga realizar todos os objetivos da tua vida e que seus dias passem cada vez mais felizes.

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ani! Como eu disse, o importante é chegar...obrigada por passar por aqui com suas felicitações, um abraço!

      Excluir

  42. Bia querida,

    Como lamento não ter estado aqui no dia exato do seu aniversário. Se estivesse sabendo teria vindo voando.
    Linda sua retrospectiva. Você é uma pessoa admirável, que sabe o que quer e luta para alcançar suas metas. É forte, questionadora e guerreira. Enfim, 'é daquelas que envergam, mas não tombam'.
    Observo que você soube assimilar as lições que a vida lhe trouxe, ainda que a custo de algum sofrimento, por isso merece ser muito feliz.
    "Alimentar a fé, manter o foco, respeitar o tempo, saber esperar, confiar no invisível, não fugir das oportunidades pela qual você esperou, enfrentar, se enfrentar, escolher mesmo sem garantias de que a escolha é a certa..." QUANTO APRENDIZADO!

    Que este novo ciclo de sua vida seja recheado de bençãos, alegrias e muitas realizações felizes. PARABÉNS!

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vera! Tenha certeza de que o mais importante para mim é a presença das pessoas queridas, a velocidade das coisas na blogosfera é diferente da vida "real", porque temos outros afazeres e compromissos.
      É interessante...às vezes, em meio à uma crise, penso "dessa vez acho que vou arriar de vez, vou desistir, vou me entregar...", mas a vontade de buscar ainda consegue ser maior do que a dor, e esse é um traço meu que eu espero não ser vencido pelas barreiras da vida.
      Ganhei mesmo bastante aprendizado...e espero que eles sejam suficientes para me dar uma trégua por um bom tempo, hahaha.
      Obrigada por sua amizade sempre gentil. Um abraço!

      Excluir
  43. Oi Bia!

    Os amigos deixaram um pedaço de pizza p/ euzinha? Não sou fã de doce (eta convidada exigente e atrasada! Rsrsrs).
    Que os anjos ilumine sempre o seu caminho e projetos com muita saúde. Parabéns!!! Um abração cheio de boas energias...
    Bia a vida é de perdas/ganhos, sempre falo que a diferença está na forma como vc as vê. E tenho certeza que vc vê e valoriza/prioriza o melhor lado da vida, com 3.8 vc já descobriu isto faz um tempinho... Então vamos celebrar a vida!!!

    Bjoooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia! Pedi uma pizza fresquinha pra nós, hahahaha.
      É fato que a diferença na vida está em como vemos as coisas, mas como é difícil ver diferente quando não estamos bem...daí a necessidade de deixar que a razão cuide do coração nesses momentos.
      Obrigada pelo carinho, um abraço!

      Excluir
  44. Muitos parabéns atrasados Bia. Espero que estes teus 38 te tragam muitas coisas tranquilas e boas. Tenho andado meio ausente por cá, mas nem sempre tenho a oportunidade de comentar apesar de ler. Um beijo grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, nessa nova fase deve estar com o tempo escasso por um excelente motivo: cuidando dos filhos que tem e do que está por vir. Adorei receber seu beijo! Um abraço, saúde!

      Excluir
  45. Que lindo, Bia, fico feliz de vc ter se reencontrado, mesmo que o caminho tenha sido longo e difícil até o seu momento certo. Espero que daqui em diante vc complete o seu quebra cabeça e continue respirando, ou melhor, expirando amor.
    Bjos!
    http://amonailart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Val!
      O que eu achei mais curioso foi você ter dito sobre completar meu quebra-cabeças...quase incluí no post uma parte assim, onde me parecia estar faltando uma última peça a ser encaixada, mas que eu já podia ver a fotografia estampada nas peças já montadas...curiosa sua sensibilidade.
      Um abraço, muito obrigada por estar aqui!

      Excluir
  46. Bia, parabéns, e como sempre lúcida e analisando com competência teus sentimentos, e isto é tarefa difícil.O ritual do aniversário talvez sirva para isto, fazer uma reflexão da vida. que a tua seja longa e feliz.
    vou te deixar o link do novo blog que criei, os outros continuam:
    http://vivendocommarias.blogspot.com.br/ bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jeanne!!!
      É inevitável a reflexão de aniversário, mas é bom quando seu saldo, no final, acaba sendo positivo.
      Estou indo no seu espaço já, já...
      Um abraço, obrigada pelo carinho!

      Excluir
  47. Bia, te dou os parabéns com alguns dias de atraso. Mas te desejo tudo o que há de melhor. E eu acompanhei muitas dessas mudanças aqui pelo seu blog. Bacana essa sua espécie de retrospectiva. Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sérgio!
      Sei que você me acompanha há um bom tempo e só tenho a agradecer suas passagens constantes por aqui. É legal saber que as mudanças foram visíveis. Um abraço, obrigada pelo carinho!

      Excluir
  48. Bia, passando para desejar uma ótima semana!!!! bjsss

    ResponderExcluir
  49. Bia,
    Primeiramente os meus parabéns atrasados! Os votos são de felicidade, de realização, de mais lições, e de flores no caminho!
    Achei o post muito interessante, abordou assuntos sobre os quais sempre converso com meu pai. O aniversário dele foi ontem, e ainda ontem, ele veio me dizer que precisa amadurecer...
    Antes eu tinha dificuldade em entender como a pessoa que me ensinou boa parte do que sei na vida poderia pensar que ainda tinha o que amadurecer. Hoje eu vejo que isso é assim com todos nós...
    E, concordo com você, tenho aprendido que o tempo certo para as coisas, muitas vezes depende mais de nós, do que do tempo em si.
    Fico feliz pelo seu aprendizado, fico feliz também por que de uma forma muito bonita você sempre compartilha isso aqui, e faz com que pessoas como eu, muitas vezes enxerguem as situações sobre uma ótica diferente.
    E sabe, acredito que ainda vem mais coisas boas!

    Desejo-lhe tudo de bom. Muita força. Garra. Sonhos e realizações!

    Um beijo!
    Jhosy

    Ps. Me manda o teu endereço por e-mail? Vou enviar um cartão.
    ( jhoasgusmao@gmail.com )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jhosy, obrigada por suas felicitações!
      Interessante seu pai dizer que ainda precisa amadurecer, o que já é por si só um sinal de amadurecimento. Ler seu comentário me fez lembrar daquela necessidade que todos temos de sempre fazer planos para o amanhã, de sempre querermos aprender e melhorar como ser humano...penso que esse conjunto de fatores é o que nos mantém vivos literalmente, e não apenas sobrevivendo. Sábio seu pai.
      Saber que minhas partilhas a tocam de alguma forma é um ganho pessoal enorme para mim...de que adianta o conhecimento se não para compartilhá-lo?
      Eu adoro também suas partilhas cheias de doçura e delicadeza, Jhosy, me lembram uma menina que já fui e que ainda tenho uma parte dela bem guardada dentro de mim. É o que sempre me salva da dor. :)
      Um abraço, e muito obrigada pelo carinho.
      Vou enviar meu endereço com certeza!

      Excluir
  50. Boa tarde, Bia. Cheguei em tempo, rs. Sempre é tempo para felicitar uma amiga e ficar em paz com bela e reflexiva postagem.
    Desejo tudo de excelente para você, que tenhas muita saúde, paz, alegria e amor no seu coração.
    Mesmo nos momentos em que se sentir mais fraca na fé, lute!
    Que bom ler que você transformou a sua vida, que aproveitou a oportunidade, que venceu o medo e a fez ser diferente, despiu-se do desconforto encontrando um ninho seguro.
    Que bom que você teve a coragem para isso, que é a mola, o que nos incentiva.
    Tudo de bom, sempre!
    Que Jesus abençoe os seus passos.
    Beijos na alma e paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patrícia! Sempre é tempo para festas! :)
      É mesmo preciso muita coragem para transformar aquilo que não nos agrada, porque as transformações em geral envolvem uma série de fatores: emocional, psicológico, social, financeiro e muitas vezes se reflete na vida de outras pessoas.
      Mas acredito piamente que não é possível fazer feliz quem está por perto quando não estamos felizes. É perceptível que estamos vivendo de máscaras.
      Obrigada pela passagem por aqui e por seu carinho.
      Um abraço!

      Excluir
  51. Bia, nesta correria toda acabei perdendo seu aniversário. Peço desculpas e que aceite os meus muitos parabéns atrasado.
    Seu post, como a maioria deles, é bem reflexivo, no entanto, quando se trata de aniversários, ou Natal, ou Ano Novo, parece-me que as pessoas se tornam mais reflexivas ainda acerca de suas vidas. Como filho de comerciante, encaro isso como fazemos no estabelecimento, época "de balanço" como chamam, onde temos que checar prejuízos e / ou lucros e procurar administrá-los sempre da melhor forma possível para não cair na falência.
    Quem fica esperando o momento certo, cairá na falência da vida, morrerá esperando e, quando chegar a uma certa idade, se arrependerá muito mais das coisas que não fez do que as que fez. Eu acredito nisto. Pois quando nos arrependemos do que fazemos, sempre extraímos alguma lição e o que não fazemos, é o vazio, é o nada, é a inércia. E a vida é movimento.
    Acerca das emoções destrutivas e pessimistas, interessante que estava conversando acerca disso no Twitter com uma blogueira. E discordo de você que não importa acharmoss o (s) culpado (s), afinal, se não encontrarmos o inimigo, como vencê-lo? Eu superei muito das culpas e das severidades que tinha comigo mesmo ao descobrir a culpada de tudo e que não revelo em respeito a muitas pessoas e, também, por ter sido uma experiência pessoal. Mas enquanto não pude me livrar dessas amarras da culpa, que é o sentimento mais terrível e mais alimentado para que pessoas lhe subjulguem, manipulem, é praticamente impossível sair do lugar. Ou pode acontecer coisa pior, podemos nos abarcar em um local ainda mais decadente do que a paralisação.
    Ainda tenho um longo caminho a ser trilhado, quanto a mim e minha auto-estima, porém, eu percebo melhoras visíveis a cada dia, a cada passo. São coisas que realmente se resolvem aos poucos e estou muito satisfeito por ter descoberto de quem, ou melhor, do quê, era a culpa. E hoje, conhecendo, posso combatê-la ao perceber que está querendo ou vem me atacar.
    Outro trecho que achei interessante deste texto foram as conclusões que chegou no assunto das fragilidades.
    Pessoas cobram demais, exigem muito a tal "transparência", querem detalhes e há quem exponha por ingenuidade ou por querer chamar a atenção e acaba por dar um tiro no pé. Ninguém se importa com a dor do outro, muitos gostam dela para se consolar, parecem ter prazer em assistir as mazelas alheias para distraírem-se das suas próprias e outras, no pior dos casos como o citado, tornam tais pessoas cativas. Sou contra a exposição, embora na escrita ela seja inevitável, ser cauteloso é muito importante, principalmente se expomos em público.
    É bem raro quem fique feliz ou interessado quando fazemos grandes feitos, projetos, que fiquem felizes com a felicidade do outro. É muito raro mesmo isso no ser humano, ao menos, é o que percebo com os que convivo tanto no real quanto virtualmente.
    Concordo que sem perspectivas e objetivos, não há vida e que o medo, tal como a culpa, nos paralisam.
    Se respira amor, mal posso esperar para ler sua carta a Julieta. rs.
    Obrigado pela presença constante, por sempre apoiar meus projetos e fique bem.
    Desejo de verdade tudo de bom.
    Abraço.

    PS: Em breve retornarei as visitas ao outro blogue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chris!
      Aceito seu parabéns com o maior prazer...sou péssima em datas de aniversário, hahaha, e penso que uns dias a mais não diminuem a intenção.
      Acho que é geral esse sentimento de que o aniversário acaba mesmo virando uma época de balanço, e justamente pelo motivo que falou. Certamente o receio de acabar em falência com a vida! Como se estivéssemos tendo a nova chance de recomeçar e fazer diferente aquilo que não agradou no ano anterior. Esse foi um dos motivos que me fez querer resolver tudo antes do meu aniversário, para começar "zerada", o que já não mais me agradava.
      Claro que isso não depende de um dia, isso pode ser feito em qualquer dia ou época do ano. Mas eu particularmente tenho essa ligação com datas, não sei por quê, hahaha.
      Eu concordo plenamente contigo em relação à culpa...tenho um problema crônico com culpas e sei o quanto ela pode ser destrutiva e manipuladora, principalmente se alguém percebe isso e usa contra nós. Acho essa atitude um meio de crueldade. Portanto, saber a origem da culpa é mesmo primordial para juntar forças e conseguir acabar com ela. É fato que a culpa por natureza é paralisante.
      O que eu quis dizer, Chris, é que isso só será possível se a própria pessoa estiver disposta a juntar forças para superar. Identificando as origens das culpas, cada um é responsável por buscar meios de extirpá-las, e pessoalmente, acho que isso começa a acontecer quando aprendemos a nos perdoar, ainda mais por coisas das quais as culpas não nos pertencem.
      Também concordo em relação à exposição/fatos felizes. Infelizmente o que é triste gera muito mais repercussão do que é conquista. Não que as fragilidades não sejam interessantes enquanto partilha para que o outro não se sinta diferente por se sentir triste ou frustrado de vez em quando...mas as tristezas não deveriam se sobrepor às alegrias, e o que vemos é que alegrias geram muito mais inveja ou descaso do que mais alegria...quem sabe um dia as coisas mudam?
      Vou ver se final de semana começo minha carta...tomarei cuidado para não ser muito melosa, hahahaha.
      Muito obrigada por ter vindo aqui, Chris. Sem dúvida, um dos parceiros que mais me acrescenta na blogosfera.
      Um abraço!

      Excluir
  52. Feliz aniversário, Bia. Desculpe ter chegado atrasado para a festa, pois gosto muito de você. Muitas felicidades o ano inteiro. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gilberto, você tem passe livre para chegar atrasado, pois passa por aqui o ano todo. Também gosto e torço muito por você. Obrigada pelo carinho. Um abraço!

      Excluir
  53. Oi Bia
    Eu estou muiiiiiito atrasada! kkkk, mas quero te desejar do fundo do meu coração tudo de bom, e que Deus continue te abençoando muito! Vc é uma pessoa que eu aprendia a gostar não só pela escrita, mas pelo carinho que vc tem por mim. Seu post de aniversário foi impecável! Também estou pensando em fazer um setembro quando vou completar 40, mas não sou tão inspirada quanto vc kkkkk, vc tem um dom lindo de escrever! Além de ser uma ótima mãe, tenho certeza. Só não vim antes porque estava viajando e me arrumando pós viagem.
    Bjão. Se cuide!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciana!!! Discordo de você, acho que escreve muito bem, só que com um enfoque diferente...o que é maravilhoso em se tratando de blogosfera. Admiro você, sua família e sua coragem de sempre.
      Vou esperar seu post em setembro! :)
      Um abraço, obrigada por passar por aqui!

      Excluir
  54. Parabéns Bia, não somente pelo aniversário, mas pela mulher maravilhosa que se torna a cada dia.

    Seu último parágrafo diz tudo: "Estou e paz e leve, muito leve. Quanto a lacunas, sempre teremos, somos seres em desenvolvimento contínuo.

    Quando tomamos as 'rédeas' da nossa vida e encarramos de frente, que a maior parte dos problemas está em nós, aos poucos, tudo tende a se resolver e apaziguar a alma inquieta. Mais uma vez, parabéns pela mudança de atitude.
    Estou feliz por você.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nestor, como vai? E suas orquídeas?
      Muito obrigada por seus elogios, são substanciais porque acompanhou de perto boa parte da minha trajetória e com certeza me ajudou bastante a chegar até aqui.
      É muito interessante essa questão de retomar as rédeas e do quanto o ponto de vista sobre si mesmo e sua história faz toda a diferença. Me fez lembrar porque gostei tanto do filme As aventuras de Pi. A maneira como vemos as coisas faz toda a diferença, mas é um caminho longo a ser percorrido até chegar à esse patamar.
      Obrigada pelo carinho e por estar constantemente me ajudando a enxergar o que não consigo.
      Um abraço!

      Excluir
  55. Bia minha querida amiga, perdoa essa velha destrambelhada que não veio mais aqui e perdeu o dia de seu aniversário.
    Não, não tem perdão. Então pelo mesnos tenta me desculpar rsrsr
    Desejo a voce, minha doce e sensível Bia, um travesseiro bem fofo, para voce dormir em paz.
    Dsejo também, um chinelo bem macio, para voce andar suavemente pela casa.
    Desejo a você um vaso de flores frescas na sala, para que tenhas a sensação de que a vida é uma festa, todo dia.
    Desejo a voce uma nesga de sol entrando pela sua janela e brincando em seu tapete, aquecendo suas amnhãs.
    Desejo a voce um amor. Mas não um amor qualquer. Mas sim aquele amor que vale a pena amar, e pelo qual a gente vive, plena e feliz!
    Um beijo minha doce Bia, que Deus te abençõe sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivani. Seu pecado está completamente redimido pelo encantamento que sua visita sempre me causa. E acredite, é sincero o que digo.
      Seus desejos para mim me emociono a cada vez que os leio. Surpreendente como alguém consegue capturar exatamente tudo o que eu preciso para ser feliz. Simplicidade e amor, muito amor.
      Muito obrigada pela generosidade de compartilhar seu lindo e grande coração comigo sempre.
      Um abraço!

      Excluir
  56. Acredito que foi no incio do ano, você escreveu um post que perdeu a fé.
    Acordou e chorou por não conseguir acreditar num Deus invisível. Como tudo na vida, é uma fase, podendo ser de longa ou curta duração.
    Não nos entregar ao medo é um tarefa difícil é como se lutasse contra nós mesmo. Podemos dizer "auto nos sabotar?"

    Ti desejo muita felicidade e paz de espirito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nathália. Lembro-me desse post, e lembro-me que também a tempo consegui me reconciliar com Deus. Tempo suficientemente cedo para resgatar a vontade de viver e ir além acreditando no invisível.
      Acredito sim que há autossabotagem e ela ocorre quando não nos sentimos dignos de ser feliz e/ou fortes o suficiente para buscar a felicidade. É preciso muito cuidado para não nos deixarmos levar por esse sentimento que apequena tanto a chance de viver efetivamente.
      Muito obrigada por participar comigo da festa. Um abraço!

      Excluir
  57. Com saudade venho desejar um Domingo na paz de Jesus.
    Um encontro de carinho para desejar um lindo Dia,
    Beijos no coração carinhosamente ,Evanir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evanir, obrigada pelo carinho. Um abraço, ótima semana!

      Excluir
  58. Super atrasado mas de coração não entrei esses dias só hj vi a postagem, desejo a ti muita saúde e paz e que a data se repita por muitos anos. Gostei da reflexão é muito bom ver o qto aprendemos nessa vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Waldir, não tem problema. Sempre acompanho seu espaço e me parece que seu tempo anda reduzido. O importante é que veio e deixou seus gentis votos.
      Um abraço, obrigada!

      Excluir
  59. Bia,

    Adorei ler o teu post de aniversário. Penso que devemos sempre fazer uma retrospetiva também, mas sem tentar achar "um bode expiatório". Todas as nossas acções são um reflexo do que somos e fomos, são uma projecção do nosso amadurecimento e evolução. São escolhas que fizemos erradas, ou certas foram somente escolhas e são elas que nos permitem crescer, amadurecer.
    Feliz aniversário com saúde, amor e esperança. Porque a esperança faz milagres, permite que alcancemos os nossos sonhos e vençamos adversidades.

    Beijinhos,

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com

    http://jakeemary.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris! Você é uma querida e não poderia faltar por aqui.
      Concordo contigo. É muito fácil jogar a culpa no outro, ou carregar toda a culpa nos ombros, mas ambas as atitudes não resolvem. É nas escolhas que residem as diferenças, e o melhor da vida é a capacidade de mudar as escolhas quando as anteriores já não nos completam ou vão contra nossos sentimentos e objetivos.
      E assim vamos caminhando, aprendendo e vivendo, de preferência, feliz.
      Muito obrigada por estar comigo nessa época tão importante.
      Um abraço!

      Excluir
  60. Oi Bia.
    Cheguei atrasadinha para te dar os parabéns, mas mesmo assim lá vai:
    Parabéns minha querida que todos os seus desejos se realizem o mais rápido possível e que Deus abençoe imensamente sua vida. Lembro bem de meus 38 anos sempre questionando a vida e aprendendo, agora com meus 43 ainda estou da mesma maneira... Questionando-me sempre. Mas é assim que nos formamos como seres humanos pensantes.
    Bia como você é guerreira, já percebeste isso? Percebo o quanto você é toda coração e as pessoas que são coração se questionam o tempo todo, sou assim também. Vejo meu marido que é movido pela razão, tem certeza de tudo e não fica nem um pouco preocupado com o futuro, como vai ser e eu fico preocupada com tudo, questionando sempre. Mas quando chega o problema ele recorre a mim para achar uma solução é que temos varias visões do que pode ser feito. Mulher é assim, mãe é assim. Por isso que aprendemos mais sobre a vida e nunca estamos satisfeita, queremos sempre mais.
    A vida é para ser questionada e sempre procurar pelo melhor, com confiança, só devemos tomar cuidado para não sermos esponjas que absorve tudo, inclusive os problemas dos outros, não podemos mudar o mundo e nem a cabeça das pessoas. Por sermos toda coração alguns se aproveitam disso.
    Mais uma vez parabéns. Desejo-te muitas coisas boas, mas acima de tudo que sejas feliz.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  61. Olá, querida Bia
    Fiquei feliz ao ver tanta mudança e ainda desejo mais e mais... só crescimento é o que lhe desejo...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.