domingo, 16 de junho de 2013

Gotas de conhecimento prático

Imagem by Freepik

Conhecimento é algo que adquirimos com estudo e experiência. Penso ter um significado enorme,  porque em muitos casos o conhecimento é construído sobre erros ou sobre alguma situação nova, e o novo sempre causa um certo receio até que se acomode e vire sabedoria, e por ser tão rico, merece ser compartilhado.
Desde nova sempre tive fascinação por ler dicas. As dicas são um meio simples que alguém encontrou para fazer algo de maneira mais fácil, barata e eficiente. Aqui estou compartilhando algumas dicas que uso no meu dia a dia, tendo descoberto através de pesquisas, sabedoria popular ou na prática, mesmo.
Casa:
  • Clássica mas funciona: coloque potes com a tampa furada ou saquinhos de tecido com giz de quadro dentro de armários para retirar o mofo e a umidade. Troque o giz a cada três meses. 
  • Evite entulhar os armários deixando espaço entre roupas e pertences para que haja circulação de ar. Caso contrário nenhuma dica funcionará para diminuir o cheiro de mofo.
  • Se está pintando sua casa não há necessidade de lavar o rolo todo dia. Ao final da pintura embrulhe o rolo num saco plástico sem furos e feche bem com uma fita adesiva, pendurando em seguida. No dia seguinte é só desembrulhar e usar. Economiza até tinta, já que o rolo está encharcado. Bem vedado o rolo permanece úmido por até cinco dias.
  • Coloque duas a três folhas de louro ou uma colher de sopa de café num pratinho.em cada prateleira do armário para espantar formigas. Troque a cada mês.
  • Essa é do meu pai: para aquecer a cama no frio intenso, encha uma garrafa pet com água quente (não fervendo), feche bem e coloque na cama sob as cobertas. Cuidados: fechar bem a garrafa e usar água em temperatura segura para não queimar a pele nem derreter a garrafa.
  • Para limpar o piso, uso só água, um pouco de detergente líquido para lavar louças e um pouquinho de álcool. Evita alergias por não ter cheiro e o chão fica brilhando.
  • Ainda considero a água sanitária o meio mais eficiente para eliminar o mofo de paredes e azulejos, mas use sempre com luvas de borracha para não danificar a pele das mãos.
Cozinha:
  • Para tirar o cheiro de cebola ou alho das mãos, após cortá-las, lave a mão embaixo d'água esfregando em uma colher de inox por uns 5/10 segundos. Sai tudo!
  • Para tirar o cheiro de frituras (peixe, bife) da casa, ferva uma panelinha com água e canela em pó, canela em pau ou alguns cravos por 10 minutos.
  •  Sempre deixe o feijão de molho por pelo menos duas horas antes de cozinhar. Diminui o tempo de cozimento pela metade.
  • Mais dicas estão nas receitas do meu blog Culinária na boa.
Blogues:
Essas são para que o template fique mais leve para abrir mais rápido. Em conexões de baixa velocidade o template demora muito para abrir ou até trava, espantando o leitor.
  • Procure colocar banners de parceiros, imagens e gifs no rodapé da página. Fica mais rápido para carregar.
  • Evite colocar o gadget de seguidores no topo da página, colocando na lateral também abre mais rápido.
  • Se quiser colocar plano de fundo, escolha uma imagem com resolução de até 80 kb. Se escolher uma que ultrapasse isso, pode baixar a resolução usando o Photoscape. Abra a imagem, use a opção "salvar como",  e quando chegar na tela "qualidade JEPG", é só baixar a resolução na escala puxando com a setinha do mouse para "baixa qualidade" e depois salvar. O aspecto da imagem fica praticamente o mesmo e o template ficará bem mais leve.
  • Evite usar imagens do Google porque é difícil dar os devidos créditos. Geralmente uso as imagens gratuitas do Freepik, o link está aqui. Pesquise, clique na imagem que deseja e não precisa nem baixar. É só ir com o mouse sobre a foto, clicar com o botão direito e copiar a url da imagem.
  • Por sugestão da Kellen (Trilha Marupiara), retire as palavras de verificação dos comentários que vem junto com a criação do blog. Não custa nada dar uma olhadinha para ver se está desativado: no painel do blogger vá em configurações (à esquerda no final da página) - clique em Postagens e comentários - em Mostrar verificação de palavras clique em "não" - clique em salvar configurações no topo direito da página.
Vida:
  • Evite falar sobre a vida do outro. As pessoas percebem e com o tempo, se afastam ou deixam de compartilhar assuntos relevantes.
  • Se está triste ou com algum problema procure algo para tirar o foco, pode ser ter um blog, tirar fotos, ouvir música, pintar, dançar, caminhar, assistir um filme, criar poesias, estudar uma nova língua (comprar não, porque dá prejuízo e aumenta os problemas, hahaha)...Na depressão precisamos nos motivar à isso e depois, com a cabeça mais calma, as ideias parecem mais claras.
  • Não há nada como uma noite de sono para clarear as ideias e acalmar o coração. Por outro lado viver dormindo pode ser uma fuga e não resolve o problema.
  • Agradeça sempre.
  • Evite falar mal do seu companheiro/a em público mesmo que seja "brincando". É constrangedor, magoa e pode ser devastador a longo prazo.
  • A insatisfação pessoal pode ser resolvida com mudança nos objetivos, paciência, foco e constância. É recompensador, mas não vem de graça.  
Se tiver uma boa dica que usa no seu cotidiano vou adorar saber, não deixe de compartilhar conosco!

"O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende é com a vida e com os humildes." 
Cora Coralina

44 comentários:

  1. Bom dia Bia só passando pelo conhecimento atingimos a sabedoria... e ela virá sem dúvida.. belo texto um lindo dia bjs

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas pra casa e vida. Valem muito, chegam da experiência! Gostei! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas, adorei!
    Confesso que, das dicas de casa, não conhecia nenhuma. :o
    E as do blog são sempre muito bem vindas.

    Beijo, Bia.

    ResponderExcluir
  4. Oi Bia, mt boa a dica do pó de café, irei testá-la.
    Bjos e boa semana!
    http://amonailart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Obrigada por compartilhar conosco essas dicas!
    Um ótimo domingo pra ti.

    Bejus

    ResponderExcluir
  6. Oiii Bia, que legal esse tour de dicas sobre assuntos variados, gostei da dica para afastar as formigas, aqui tem umas bem chatinhas, tbém gostei das dicas para os blogs, eu acrescentaria tirar as letrinhas de confirmação, até hoje entro em blogs com esse probleminha rsr no mais tudo muito útil! Bjooosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kellen, obrigada pela sugestão, já acrescentei esse tópico no post! Acho que isso acontece porque a verificação vem como um padrão na criação do blog e muitos desconhecem isso. Um abraço!

      Excluir
  7. Dicas sábias Bia, e entre elas a de não falar mal do companheiro(a) diante dos outros, além de constranger quem ouvi, ainda gera mágoa entre o casal, pois ninguém gosta de ver suas intimidades expostas.
    Sempre criativas suas postagens.
    bjkas doces e boa semana.

    ResponderExcluir
  8. Bia, algumas dicas eu conhecia. No armário, eu uso sal de churrasco ao invés do giz. Vou testar a do café para as formigas. Bjos e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa eu não conhecia...sal de churrasco é o sal grosso, não é? Valeu pela dica, Eder, também é bem barato e fácil de encontrar. A do café funciona mesmo, usa depois me conta. Um abraço!

      Excluir
  9. adorei as dicas para os blogs, principalmente aquelas letrinhas chatas! acho que meus blogs não estão pesados, qq coisa me avisa por favor, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jeanne, seu blog está abrindo normalmente para mim, também depende da conexão. qualquer alteração te aviso...um abraço!

      Excluir
  10. Gostei de todas as sua dicas. Relativamente a situações que envolvem contatos humanos, a prudência e o respeito merecem aplausos, sempre.
    Conselhos ótimos existem no livro "Sebastiana Quebra Galho". Minha irmã sempre procura lá uma solução para essas questões domésticas que incomodam. São excelentes. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marilene, eu tenho esse livro!!! Tem tantas dicas que nunca cheguei a ler/usar todas, hahaha. Um abraço!

      Excluir
  11. Olá Bia!

    Gostei muito das dicas. Algumas realmente não conhecia e vou experimentar. Sobre as formigas li uma matéria de uma bióloga que ensinava a colocar com seringa um filete de detergente no canto das paredes e armários, é ótimo mesmo elas simplesmente não chegam nem perto. Obrigada por compartilhar! Ótima semana pra ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris! Essa dica do detergente já usei para acabar com ninhos de formigas, injetando nas frestas de onde elas saem e é comprovado, realmente funciona. Obrigada por lembrar e compartilhar, um abraço!

      Excluir
  12. Oi Bia querida, quanta coisa que a gente não sabe!
    Mas eu tenho também uma dica para casa:
    para passar roupas e ficarem bem macias e cheirosas, uma receitinha:
    - para 1 copo de água, uma colher (sopa) de alcool e uma colher (sopa) de amaciante de roupas.
    Coloque no borrifador, agite bem antes de usar.
    Deixa a roupa bem cheirosinha, e fácil de passar.
    Para a vida, aquele conselho básico:
    - elogie sempre que possível. Principalmente as crianças. Elas são movidas a elogios, e procuram fazer tudo sempre direitinho só para serem enaltecidas. Verdade, funciona mesmo e forma pessoas satisfeitas consigo mesmas.
    Bia minha amiga, adoro vir aqui, se não venho mais é porque ando meio atrapalhada, mas amo vir.
    Um beijo com carinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ivani! Obrigada por compartilhar sua dica, é ótimo usar uma roupa bem passada, macia e cheirosa, né?
      Quanto aos elogios estão mesmo em falta no mundo...as pessoas até se assustam quando são elogiadas, porque em geral os elogios são acompanhados de interesse.
      Só discordamos em um ponto: adultos também precisam de elogios para se sentirem seguros mas as pessoas não se dão conta disso.
      Eu adoro quando vem aqui, de verdade.
      Um abraço!

      Excluir
  13. Grandes dicas, principalmente as relacionadas à vida e aos blogues. Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Olá Bia, em primeiro lugar quero agradecer-lhe muito o seu carinho lá no meu espaço! E depois dizer que adorei o seu Blogue! Conhecimento é isso mesmo que transmite aqui! A vida é um constante aprendizado e gosto imenso de aprender! E estas dicas são preciosas e vão ajudar-me imenso. Bem-haja. Um beijinho Ailime

    ResponderExcluir
  15. Conhecimento é tudo e nunca é demais. Adorei as dicas e já pôs algumas em prática no meu blog. Obrigada, amei a postagem. um bju querida Bia.

    => Gritos da alma
    => Meus contos
    => Só quadras

    ResponderExcluir
  16. Oi Bia!
    Eu simplesmente amei essas dicas!!!
    Com certeza farão uma diferença enorme para mim e eu passarei adiante!

    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  17. Bia que dicas maravilhosas, gostei de todas, a do giz no armario e a do café com certeza vou usar.
    bjs
    Lila

    ResponderExcluir
  18. Olá, Bia.

    Gostei das dicas, coisas simples podem fazer grande diferença e conhecimento bem utilizado nunca é demais.

    Um abração.

    ResponderExcluir
  19. Oi Bia,

    Excelente suas dicas, com certeza muito úteis...já anotei algumas..rs

    Abçs

    ResponderExcluir
  20. Podemos ser felizes com pequenas coisas.
    Sempre faça de sua vida uma eterna primavera com flores sempre a nascer.
    Vida é renovação, é esperança e temos que ter força para lutar.
    Não importa que tipo de vida você tenha,
    apenas viva e tente ser feliz, lute até o fim,
    busque seus sonhos e ideias com toda a força que puder,
    pois com certeza alcançará;
    e no fim de sua vida, você poderá olhar para trás e dizer com orgulho:
    Eu lutei, eu vivi,
    eu busquei, eu venci.
    E os pequenos e grandes obstáculos que enfrentou,
    você perceberá que foram como
    espinhos
    que se foram e se perderam com o tempo.
    Deus abençoe sua semana beijos carinhos meus, Evanir..
    Amigo sinto muito sua ausência beijos ,Evanir..

    ResponderExcluir
  21. Bia, suas dicas são excelentes. Tanto para casa, quanto para blog e quanto para a vida! Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  22. Oi, Bia!
    Adoro trocar dicas - encurtar experiências frustrantes nos anima a continuar sempre testando novidades!
    Essa dica do rolo é preciosa e vou repassar. Tenho uma pessoa que pinta a minha casa desde que mudei para Cabufa e ela lava o rolo sempre! :)
    Ah, a folha de louro coloco dentro das latas de mantimento para não aparecer bichinhos do arroz, do feijão, da farinha... As formigas espanto com cravo da índia que espalho no fundo dos armários, também serve para espantar traças.
    Preciosa a dica do seu pai! :)
    Para tirar o cheiro de temperos da casa, faço um cafézinho depois do almoço. Vou testar a fervura da canela para tirar o cheiro de fritura!
    As receitas para a vida são indiscutíveis, mas uma pena que, as pessoas que precisam ler sobre elas, dificilmente escutam conselhos! :)
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luma! Essa do rolo é ótima, pode usar que não falha, é só vedar bem a abertura!
      Eu já ouvi falar do cravo da índia, é uma boa alternativa, já que tem um cheirinho ótimo. A dica do meu pai me faz lembrar que ele sempre fazia esse mimo quando eu morava na casa dos meus pais...cansei de entrar na cama fria e encontrar o aconchego quentinho.
      Cheiro de café passado na hora é tudo de bom...eu adoro fazer café, pela manhã e no final da tarde, só pelo prazer de sentir o cheiro antes do sabor,
      E infelizmente tem razão...quem precisa de dicas para a vida dificilmente tem consciência disso. Eu sempre fico me policiando para ver se não estou caindo em um desses deslizes sem perceber.
      Um abraço!

      Excluir
  23. Quantas dicas interessantes.

    Algumas já conhecia, outras acabei aprendendo agora. Interessante a do rolo de tinta, essa eu não sabia, vou testar quando for pintar novamente minha casa. ( Se não funcionar tu vais ouvir tanto...)
    Outra que gostei e vou testar logo é a de espantar formigas. Há inúmeras formiguinhas em minhas orquídeas.

    Obrigado pelas dicas.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nestor, hahaha, tenho certeza que não ouvirei não, a do rolo é "batata". Também duvidei quando ouvi...mas me dava pensa ver toda aquela quantidade de tinta desperdiçada todo dia. Vai por mim! ;)
      Eu já usei pó de café no pratinho de uma planta aqui em casa. Mas tem que colocar o pó em toda a volta,sem deixar fresta.
      Se eu descobrir algo bom contra formigas em orquídeas eu te conto.
      Um abraço!

      Excluir
  24. Ai, adorei essa postagem!!!
    Amo dicas, adoro ler coisas assim...vou compartilhar na página do meu blog! Muito legal mesmo, parabéns (amei a dica do detergente, o chão da cozinha daqui de casa é branco e suja demais, vou usar essa com certeza!)

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sabrina, essa do detergente é muito boa porque é bem baratinho e prático. Minha filha tem alergia e em geral não pode usar produtos com perfume, e os limpadores de piso em geral tem cheiro bem forte. O detergente, além da sujeira, tira a gordura e não mancha. Um abraço!

      Excluir
  25. Excelente as dicas para nosso dia a dia, beijomLisette.

    ResponderExcluir
  26. Gostei da dica sobre as formigas hein vou colocar folhas de louro nos armários! A experiência é o conhecimento que evoluiu, e o conhecimento é derivado de conceitos retirados a priore da razão que perscruta e dá representação nos objetos da experiência! abraços

    ResponderExcluir
  27. Oi Bia
    Adorei mesmo suas dicas! As da vida a gente já sabe, é que muitas vezes não colocamos em prática kkkkkkk. Para tirar o cheiro da cozinha, foi a que eu mais gostei.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  28. Letras de confirmação em blogs depois de tantas postagens de blogueiros pedindo para retiri é o fim mesmo affff...eu tento uma vez se não vai desisto, gostei da dica para espantar formigas no armário não conhecia qto as da vida perfeitas, estou me policiando para fazer.

    ResponderExcluir
  29. Bia,
    Conhecimento sempre nos traz coisas boas!
    Mesmo aquele conhecimento que vem através de situações dolorosas.
    Adorei as dicas para casa e cozinha, rs.
    Como ainda sou bem aprendiz nesse negócio de cuidar de uma casa, todas as dicas são bem vindas. Comprei até um livrinho sobre o assunto (:

    Adorei o post, super útil mesmo! rs

    Um beijo!
    Jhosy

    Ps. Recebeu o cartão? Eu o enviei na quarta-feira da semana passada.

    ResponderExcluir
  30. Boa noite!!!

    Hoje deixo uma frase que gosto muito
    pelo carinho de sempre!!

    Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!

    =Vinícius de Moraes=

    Abraços de bom final de semana
    Bjuss
    Rita!!!!

    ResponderExcluir
  31. Querida Bia, Passei para deixar o meu abraço e desejar que a brisa suave da esperança, nos traga alegrias e que possamos continuar ouvindo o canto dos passarinhos alegrando nossos corações. Que possamos caminhar na praia dos nossos sonhos com sentimento de liberdade. Que possamos andar nas nuvens da imaginação e encher nossos corações de amor ao próximo que é a imagem e semelhança de Jesus. Vivamos com fé esta noite que chega e que ela nos traga um final de semana feliz.
    Com carinho de sempre: Lourdes Duarte.

    ResponderExcluir
  32. É verdade, Bia, é errando que se aprende!
    Gostei das dicas compartilhadas aqui. Essa do giz no guarda-roupa não conhecia, vou tentar. ;]
    abraços e tudo de bom1

    ResponderExcluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.