sábado, 27 de julho de 2013

Livros e reticências...

Confesso que estava com vontade de responder a um meme e a indicação do Chis, do blog Escritos Lisérgicos (clique aqui), caiu como uma luva. Há duas tags, uma sobre livros e outra sobre mim.

Imagem by Freepik

A primeira chama-se 12 livros em 12 meses. Esse ano estou lendo um pouco mais e nesse momento há três livros (!!!) na minha cabeceira para serem lidos conforme o humor ou disposição, intercalando com os estudos. Vou deixar alguns títulos de gêneros variados que me interessaram de alguma forma.


As regras são:

1) Divulgar o projeto 12 livros em 12 meses em seu blog e informar o link. (clique aqui)

1. Saga Harry Pother - J.K.Howlling - realismo fantástico
2. Tempo de esperas - Pd. Fábio - romance
3. O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint Exupéry - romance
4. Coleção Diário de um Banana - Kinney - humor
5. Adolescentes, quem ama educa - Içami Tiba - autoajuda 
6. A volta ao mundo em 80 dias - Júlio Verne - romance/ficção
7. Escola de sabores - Érica Bauermeister - romance
8. Pílulas de Neurociência - Suzana Herculano-Houzel - reflexão 
9. Nas margens do Rio Piedra sentei e chorei - Paulo Coelho - romance meeesmo
10. A volta de Sherlock Holmes - aventura
11. A Hospedeira - Stephanie Meyer - suspense
12. As crônicas de Nárnia - C.S.Lewis - realismo fantástico

2)Indicar neste post 12 livros que serão lidos indicando seus favoritos.

Livros em negrito são os que estou lendo. Em letra itálica, os que pretendo ler.  Os outros já li e recomendo. Números 3, 6 e 9, lendo pela segunda vez.  
3) Indicar o maior número possível de blogs para participar e avisá-los.

Seguirão abaixo da próxima tag.

****

Regras dessa tag:

1) Completar todas as frases

1- Sou muito... determinada, grata e apaixonada.
2- Não suporto... desigualdade, falsidade e arrogância. 
3- Eu nunca... pedalei sem as mãos no guidão.
4- Eu já... pedi perdão ao meu pai.
5- Quando criança... achava que era uma princesa.
6- Neste exato momento... estou com a orelha direita quente, o note da minha filha no colo, pensando em comprar um cachorro-quente e sonhando um pouco. 
7- Eu morro de medo... de me tornar uma pessoa amarga.
8- Eu sempre gostei de... música, viajar, cantar, dançar, sorrir e amar. 
9- Se eu pudesse... viajaria mais.
10- Fico feliz quando... tudo parece se encaixar naturalmente.
11- Se pudesse voltar no tempo... não costumo pensar em algo que não pode ser mudado e que me fez o que sou. Mas para não fugir à resposta, teria sido mais paciente e doce em alguns momentos da vida. 
12- Adoro... ver as pessoas que eu amo felizes.
13- Quero muito... #segredo. 
14- Eu preciso... alimentar minha segurança constantemente.  
15- Não gosto... de errar e não ter a possibilidade de consertar o erro, e indiferença.

2)Indicar seis blogs:
  • Devaneios
  • Live blog
  • Barbie Californiana
  • Impressões, memórias e desventuras
  • O que o meu coração diz
  • Lua singular
São somente sugestões de blogs, sintam-se à vontade para dispensar as tags, ok?

61 comentários:

  1. Bia, de toda a tua seleção de livros, só conheço o Pequeno Príncipe e quero ler o Tempo de Esperas.
    Cuide bem dessa princesa aí dentro!
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! Tempo de Esperas está com minha mãe...é um que desejo reler.
      Sorri com seu comentário sobre a princesa...e fiquei pensando quanto de mim ela ainda ocupa aqui dentro. Mas está sendo bem cuidada, obrigada! :D
      Um abraço!

      Excluir
  2. Oi Bia, me propus a ler 4 livros por mês, já li 28, vou ler Roubada de Leasley Pearse. Adoro ler, leio de tudo. Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eder! Então está dentro da média, hein? Eu também leio de tudo, desde que haja uma boa indicação, uma resenha atraente e até já comprei livros excelentes só porque o preço está bom, hahaha! Um abraço!

      Excluir
  3. Que legal e adorei ver tuas respostas. Fiquei boba com o que lembraste: a da bicicleta. Legal isso! Foste fundo! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chica! O da bicicleta foi porque hoje dei uma volta nela e lembrei desse medo que tenho de largar o guidão, largo no máximo um, hahaha...um abraço!

      Excluir
  4. Olá, querida Bia
    Tempo de esperas eu li num momento onde precisava demais de algumas respostas pessoais e fui agraciada com a obra do poeta escritor e padre que me contemplou inteiramente (desanuviou mente e coração)... Vc vai ler e verá do que falo... É incrível!!!
    Tomara que goste tanto quanto eu... sempre o recomendo... Já postei sobre ele em 2011 ou início de 2012...
    Também alimento minha segurança, como vc... constantemente... rs... a falta dela arde...
    Tomara também que o segredo aconteça se for para o seu bem!!!
    Bjm ainda festivo de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida!
      Na verdade já li Tempo de esperas e foi determinante para que eu recuperasse a capacidade de me alegrar com o simples a retomasse a fé no invisível.
      A segurança é uma das minhas fragilidades...é contraditório porque sou forte e corajosa, quando me sinto segura sou capaz de qualquer coisa, mesmo, e com alegria.
      Obrigada por seu carinho...um abraço!

      Excluir
  5. Bom dia de domingo Bia!
    gostei das suas respostas, e quem não gostaria
    de ser uma princesa né rsrsr eu tbém já tive esse desejo
    um dia la no passado....
    Bons livros vc citou gosto muito de ler
    Que seu dia seja bem feliz
    Abraços
    ____________Rita!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rita! Esse negócio de conto de fadas era muito presente no imaginário das meninas...mas confesso que talvez fosse melhor assim. Hoje em dia as meninas despertam muito cedo para assuntos que tolhem sua infância. Um abraço!

      Excluir
  6. Olá Bia
    Adorei a TAG e mais ainda ser indicada. Vou prometer pro próximo final de semana, tá? Mas já vou escrever e programar assim que tiver tempo.
    Algumas respostas suas ficaram no ar... rsrs

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Só uma dúvida: Tem que fazer as duas coisas, ou pode ser só o meme dos 12 livros? É que recentemente respondi à uma TAG...
    rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paty! Que bom que aceitou a tag! :) Li suas respostas da tag anterior e sem problemas em fazer só aquela dos livros. Um abraço!

      Excluir
  8. Oi Bia
    Que bom conhecê-la mais um pouquinho.Um sonho lindo né ser princesa e quem não sonhou isso na infância. Tua lista de livros é impecável. Já li quase todos mas "Tempo de Esperas" do Pe Fábio é especialíssimo
    Beijos
    Gracita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gracita! Acho que a fantasia na infância é saudável e preserva essa fase tão bonita e importante. Muitos deixam de ler Tempo de esperas por achar que é um livro sobre o catolicismo, quando na verdade é um livro sobre o resgate da simplicidade e da fé. Um abraço!

      Excluir
  9. Oi Bia!
    Eu já li muito, agora minha vista não ajuda muito, apesar de ter muito tempo. Eu não tenho gosto especial, amanhã termino um livro de Paulo Coelho e amanhã começo IVANHOÉ DE WALTER SCOTT, coleção OBRAS-PRIMAS,478 pg. Ai, meus olhos.
    Gostei das suas respostas, você indicou meu blog. O que tenho que fazer?
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dorli! Ivanhoé é um clássico, acho que li na adolescência mas não me lembro da história.
      Para participar da tag e só copiar o texto, colar como nova postagem e mudar as respostas de acordo com o que deseja responder.
      Se participar me avisa que é para eu conferir.:)
      Um abraço!

      Excluir
    2. Oi Bia!
      Bem que gostaria, mas acho que não vou dar conta, minha vista não está ajudando, eu leio uma hora tenho que parar, dói minha cabeça.
      Mas você foi muito bem.
      Adorei.
      Beijos
      Lua Singular

      Excluir
  10. Oi Bia,

    Gostei da lista de livros e das suas respostas. Nao tenho lido como gostaria, estou sem tempo até para escrever, puxa como meu trabalho tem roubado meu tempo, dirijo em média 300 km por dia, chego em casa um trapo....preciso dar um jeito nisso...afff.rsrs



    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa! Há fases em que o trabalho nos suga tanto que fica mesmo difícil conciliar com qualquer outra coisa. E vem a urgência de replanejar nossas prioridades para que a vida não se torne um acumulado de obrigações. Um abraço!

      Excluir
  11. Oi Bia!

    Quando li as frases que completou fiquei pensando na 14ª... Se vc precisa alimentar a segurança constantemente, vc não estaria na realidade alimentando o oposto? Se a segurança desperta em nós essa necessidade, será que nos sentimos seguros? Enfim, viajei... Forte abraço e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris! Você não viajou, não, hahaha...alimentar a segurança é uma necessidade para manter a insegurança sobre controle. Alimentar a insegurança significaria dar vazão à ela, o que não me faz bem. Um abraço!

      Excluir
  12. Oba! Oba! Oba!
    Adorei a indicação e vou fazer sim!!! E prometo demorar menos que da última vez que vc me indicou, hehehehehe.
    Nessas férias larguei mão até dos livros, vadiei legal. Retomando tudo nessa segunda ;).
    Ótima semana pra ti!!

    Bejus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naty! Que bom ter gostado! :D
      Vou aguardar suas respostas...está certíssima em ter priorizado o descanso nas férias. Assim pode voltar com tudo! Um abraço!

      Excluir
  13. Sabe que eu também morro de medo de me tornar uma pessoa amarga... Gostei de suas respostas, recentemente também respondi a essa tag.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pandora! Ter medo de se tornar amarga deve ser um sinal de que a amargura ainda não nos dominou (e que assim continue, hahaha). Um abraço!

      Excluir
  14. Eu quero reaver a minha fome por leitura, porque já tive e perdi não sei aonde. Comprei dois livros esses dias, quando chegarem, devorarei e então me sentirei melhor, mais rica, mais viva...

    Adoro ler as minúcias dos amigos.

    Beijo, Bia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milene! Tenho sentido muita vontade de ler, mas meu cérebro nem sempre tem acompanhado com a mesma garra, hahaha, parece que as coisas tem demorado para serem absorvidas...um abraço!

      Excluir
  15. Bom dia minha linda..
    Mneina, quantos livros, tenho muita vontade de ler "O pequeno príncipe"

    Gostei da seleção..

    E as respostas eu adorei..
    Gostei quando disse que estava pensando em comprar um cachorro-quente kkkkkk

    Um beijo minha linda... e que sua semana seja cheia de momentos especiais viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sheila!
      O pequeno Príncipe é um livro de despertar, recheado de doçuras e preciosas lições, tudo escrito de forma muito leve. E tem poucas páginas, rapidinho pra ler.
      Sobre o cachorro-quente, pensei, comprei e devorei, hahaha, tem um quiosque no condomínio onde moro que é uma tentação.
      Um abraço, ótima semana!

      Excluir
  16. Bom dia, Bia. Também achei interessante as suas respostas, e como a Chica, fiquei boba também como colocou a bicicleta em questão.
    Talvez você ainda a use e tenha medo de cair, rs.
    É bom mesmo se precaver.
    Suas respostas parecerem a mim muito autenticas, sempre é bom conhecermos mais um pouco da pessoa que convivemos, ainda que nesse mundo virtual, que para mim, é real.
    Beijo grande, obrigada pelo carinho e excelente semana de paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patrícia! Só aprendi a andar de bicicleta com 8 anos, antes vivia caindo na lama, hahaha. Vai ver que é por isso que não consigo soltar completamente do guidão...
      Procuro ser o mais verdadeira possível, real e virtualmente. Um abraço!

      Excluir
  17. Adorei lhe conhecer um pouco mais, Bia!
    Também gostaria de viajar mais, para mim, não há nada melhor.
    E é claro que respondo, mas vou demorar um pouco, tudo bem?
    Abraços e tenha uma linda semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Barbie! Seus posts revelam bem o quanto é apaixonada por viagens, nos enriquecem muito como ser humano, não?
      Vou aguardar as respostas, sem problemas.
      Um abraço!

      Excluir
  18. Sabes viver....cada livro uma fase de vida.
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante ponto de vista, Lisette...eu não havia pensado nisso. Mas busquei escolher gêneros diferentes.
      Um abraço!

      Excluir
  19. Há tempos não leio como gostaria. Gostei das suas dicas.Esse A Hospedeira eu ia ver o filme mas acabei desistindo. Das Crônicas de Nárnia, vi todos os três, mas não li nenhum. Adorei a sua participação, Bia! bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sérgio! Eu ainda preciso me disciplinar em começar a ler o livro e terminar logo, às vezes acabo demorando muuuito...A Hospedeira (eu nem sabia que tinha o filme, hahaha) minha filha ganhou de presente e por isso está na minha lista, embora eu não ache a Stephenie Meyer (autora da saga Crepúsculo) uma gênia da escrita.
      As Crônicas de Nárnia, adoro os filmes, e por isso quero ler tudo!
      Um abraço!

      Excluir
  20. Olá!Bom dia
    Bia
    ...vou fazer assim...ops...primeiro,parabéns por participar das tags...vou copiar os títulos e depois verei com calma...quais vão entrar na minha listinha, de já li, vou ler , recomendo e nem vou ler, hehehe...
    Do complete...
    gostei dessa 3- Eu nunca... pedalei sem as mãos no guidão.
    na 6- Neste exato momento...vim do blog da Calu, já catei o cobertor que caiu no chão, me cobri e estou aqui, comentando...
    conte aí vai a 13- Quero muito... #segredo.
    Bom te conhecer mais um pouco
    Obrigado pelo carinho de sempre
    Bela semana
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Felis!
      Eu tentei trazer sugestões para gostos bem variados.
      Adorei a forma como respondeu sobre a minha tag...agora sobre o meu segredo, bem, dizem que se a gente contar não se realiza, né? hahahaha....Mas que eu quero muuuito, lá isso eu quero.
      Adoro o blog da Calu!!!
      Um abraço!

      Excluir

  21. Olá Bia,

    Somente li dois dos livros de sua listagem. Ultimamente estou bem devagar com as leituras. Há vários livros me aguardando.
    Sinto falta de me dedicar mais à leitura.

    Quanto à segunda tag, algumas respostas estão dentro da imagem que já tenho de você. Fiquei aqui pensando sobre a questão de voltar no tempo. Nada me veio de pronto à cabeça, o que me leva a crer que não mudaria nada e nem pularia qualquer etapa, mesmo as mais dolorosas. Acredito que são elas que me trouxeram até aqui e que me tornaram a pessoa que sou hoje. Mas também acredito que se meditar um pouco mais sobre esta questão, vou achar alguma coisa que gostaria de ter feito diferente. Sempre tem, né?

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vera!
      Acredito que essa ausência de tempo para os livros é devido também às visitas que dedicamos aos blogs...mas visitá-los também é um meio de manter a leitura em dia, né?
      Sobre a questão do passado, deve servir como combustível com boas lembranças, não para enfraquecer...e sobre o que citei que mudaria, é o que tento fazer hoje em dia, e isso por si só já é uma mudança. Mas é bom saber que não veio nada de pronto em sua cabeça, sinal de que os ciclos foram bem transpostos.
      Um abraço!

      Excluir
  22. Oi Bia,
    bom dia,
    Eu amei suas frases,
    vc achava que vc fosse uma princesa?
    não estava errada,
    porque agora vc é a rainha da escrita
    (Em meu parecer)
    não me cansarei de dizer-lo.

    13... mantém o segredo,
    mais secreto, mais valioso =D

    Desejo-lhe um grande dia
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ariel!!!
      Ah, que lindo comentário e elogio, sorriso de orelha a orelha! :DDD
      Escrevo com o coração e se isso lhe parece agradável, me agrada também.
      E acertou "na mosca"...é sem dúvida, um segredo valioso, que me inspira e me traz frescor.
      Um abraço!

      Excluir
  23. Bia,
    da lista dos doze, fiquei de olho no da Suzana Herculano pra aumentar minha pilha, só não sei quando conseguirei chegar até ele(rs).
    Temos muitas opiniões em comum.Creio ser este um fenômeno muito comum entre pessoas do bem.
    Cuide de seus sonhos, eles te dão asas.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Calu! Esse livro é muito interessante e como os assunto vem em tópicos de duas ou três folhas, dá para ler rapidinho e intercalar com outros livros.
      E tem razão...acho quer perder a capacidade de criar, sonhar, é perder uns bons anos de vida na alma.
      Um abraço!

      Excluir
  24. Li a Hospedeira faz um mês e pouco gostei mais ou menos kkk minha irmã ficou brava comigo pq amou o livro, alguns da sua relação já li outros anotei e vou ver.
    Qto a tag pois já pedalei sem as mãos no guidão e adivinha acabei levando um baita tombão e ralando meu narizão kkkk ai que raiva kkk tinha uma amiga que fazia isso tão bem que achava ser fácil mas é não kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patrícia!
      Então não gostou muito de A Hospedeira? Vixi...pior que é bem grosso, hahaha, tomara que nesse ponto nossas opiniões sejam diferentes, hahaha. Já imaginou, ler um livrão desse e não gostar? hahaha
      Pois é, Patrícia...quando vejo alguém pedalando sem as mãos no guidão dá a impressão de uma leveza, uma liberdade...mas acho que não me arrisco, não, hahaha.
      Um abraço!

      Excluir
  25. Oi Bia
    Muito legal a Tag, suas frases condizem com o que eu penso de ti. Os livros, eu já li As Crônicas de Nárnia duas vezes, apesar de ser um livro bem grosso não cansa, dei risada que vc gosta de Diário de Um Banana, vc é mesmo eclética, me deu até vontade de lê-los, pois o meu filho já os leu, eu tenho O Pequeno Príncipe na minha estante também, mas nunca me deu coragem de começar a lê-lo, não gosto de começar a ler um livro e não terminá-lo. É um desafio e tanto esse seu. Parabéns!
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciana! Recomendo demais O diário de um Banana, é rapidinho para ler e nos remete aos dilemas da adolescência, hahaha. Pelo menos eu que tive irmão me identifico bastante com as situações inusitadas que aparecem ali e é sempre minha escolha quando quero rir um pouco ou me desligar de algum problema.
      Estou há tempo querendo comprar As Crônicas de Nárnia...agora, com se comentário, fiquei com mais vontade de comprar ainda!
      Bom vê-la por aqui de novo! :)
      Um abraço!

      Excluir
  26. Oi, Bia!!
    Sempre é tempo de tentar consertar os erros. Na verdade, nunca queremos errar e erramos por vários motivos além da ignorância. As decepções que nos tornam amargos, em geral, acontece por causa dos erros alheios. Pensando assim, se podemos errar, os outros também podem, mas por que é tão difícil aceitar os erros alheios? Ou será que a decepção acontece por que depositamos nossas ansiedades nas pessoas?
    Ganhei o livro da Stephanie Meyer que relacionou e ainda não li. Poderemos trocar impressões depois? :)
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luma!
      Acho fantástico o que escreveu sobre os erros...sim, o bonito da vida é ter a chance de fazer diferente aquilo que julgamos ter feito errado (mesmo querendo acertar), e sou do time que aprendeu que ser tolerante com o erro do outro, perdoar e oferecer uma outra chance diminui significativamente o fardo que pode nos tornar uma pessoa amarga.
      Se eu conseguir ler o livro antes de você (acho difícil, hahaha), vou me lembrar de contar o que achei.
      Um abraço!

      Excluir
  27. Olá!Boa noite
    Bia
    só a 1. Saga Harry Pother, eu tenho certeza que não vou ler.
    a 3. O Pequeno Príncipe, 4. Coleção Diário de um Banana,
    6. A volta ao mundo em 80 dias e 10. A volta de Sherlock Holmes já li
    a 9. Nas margens do Rio Piedra sentei e chorei e a 12. As crônicas de Nárnia vou pensar
    a 7. Escola de sabores e a 8. Pílulas de Neurociência, me deixou curioso
    a 11. A Hospedeira - estou esperando chegar e vou ler, aproveitando que assisti o filme
    a 5. Adolescentes, quem ama educa ,está comigo, mas ainda não li!
    Obrigado pelo carinho
    Bela quinta feira
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Felis! hahaha, Que será que você tem contra a Saga Harry Pother!
      Acho que você gostaria do "Nas margens..." pela sensibilidade em seus escritos. Mas deve ser lido num momento de estabilidade emocional...mexe bastante com os sentimentos, principalmente para quem tem saudade.
      Escola de sabores é leve e surpreendente, embora pouco divulgado. Acho que seria ótima leitura pra você!
      Os outros livros, espero que goste. Um abraço!

      Excluir
  28. Oi Bia querida, eu sou louca pra ler a Hospedeira. Acho que esse ano vou conseguir ler uns 12 livros, ja li uns 6 e tenho 6 me esperando. Aqui no UK compro livros nas lojas de caridade, as vezes por uma libre apenas. Tenho quase toda a colecao Shopaholic rs rs. Beijos =*

    revistavidatododia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Larissa! Puxa, que beleza comprar livros com um preço tão acessível! Aqui no Brasil os livros não são tão caros mas para quem mora no interior e tem poucas livrarias disponíveis, os fretes às vezes acabam encarecendo muito o preço final.
      Não conheço a coleção que citou...vou pesquisar. Um abraço!

      Excluir
  29. tenho lido um por mês, mas já li mais. o computador acho que nos afastou um pouco da leitura e da TV. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jeanne! É como eu disse...blogs também são um meio de manter a leitura em dia. Eu também quase não assisto tv, apesar de que nunca fui muito chegada, mesmo. Os livros e os blogs me tomam por completo. ler um livro por mês me parece uma boa média. Um abraço!

      Excluir
  30. Bem bacana as tags, as sugestões de livros são bem variadas.
    Bjos e bom final de semana!
    http://amonailart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Olá Bia dos livros que citou não gosto do Pequeno Príncipe kkk não sei porque, li a Hospedeira é até legal mas não sei sabe qdo falta algo, me disseram que o filme é melhor e isso é incrível, visto que cortam metade da historia , mas leia sim nunca é perda de tempo ler um livro, o único que me arrependi foram 50 tons de cinza eita coisa idiota no mundo. Adorei suas respostas tbm morro de medo de me tornar amarga, minha mãe ficou assim claro que passou por coisas horríveis, mas qdo olho no rosto dela me corta o coração.

    ResponderExcluir
  32. Comecei ontem A volta de Sherlock Holmes espero que seja bom foi bem indicado gostei da lista apesar de ter dois dela que li e detestei mas isso é gosto pessoal. Qto as respostas meu primeiro braço quebrado foi por pedalar sem segurar o guidão kkk e ainda por cima meu pai me deu uns tapas por fazer isso sem ter pratica, mas deve ser bom mesmo mas nunca mais tentei, tenho 2 pinos na cravicula por conta disso kk

    ResponderExcluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.