domingo, 4 de agosto de 2013

Dois anos de mutação evolutiva

imagem by freepik

Trans/formar: formar algo novo, a partir da modificação do estado anterior. Poderíamos então modificar o passado? Essa é uma questão que sempre emerge entre postagens e comentários nesse mundão virtual "sem porteira, sô!". Conheço muitas histórias de pessoas que não conseguem viver bem o presente porque ainda sentem com muita intensidade a força do passado interferindo na construção do hoje.
Assisti o filme Aventuras de Pi no início do ano e por alguns motivos é um filme que marcou. Contudo o que tem me cercado é a questão do ponto de vista sobre o que somos e o que vivemos. Quando nos envolvemos demais em pensamentos (principalmente, os incômodos) é bom parar e  observar as coisas um pouco de longe...essa postura engloba tanto situações presentes como as que moram no passado. Com isso consegue-se um pouco de serenidade para ordenar os sentimentos de forma mais racional, o que é difícil para quem gosta de sorver até a raiz das sensibilidades, mas primordial para manter o viço e a alegria. o/
Estive pensando longamente sobre a capacidade que temos de olhar as nossas experiências por um outro prisma e transformá-las positivamente.  Constato que é preciso uma grande dose de humildade se essa experiência diz respeito a algo que fizemos e não repercutiu muito bem em nossa vida ou na vida de quem amamos...e uma grande dose de generosidade para perdoar e enxergar a situação sem dor quando adveio de um acontecimento que nos feriu.
Tenho pesquisado um pouco mais como a PNL (Programação Neurolinguística) pode auxiliar a transformar esses tijolos da nossa memória de forma a edificar uma personalidade mais feliz e sólida. A questão é que não se pode mudar aquilo que nos tornou o que somos, mas pode-se passar a enxergar as coisas de uma maneira díspar daquela que enxergamos ainda sob o efeito da dor. É assim, como dissecar o veneno para que se torne um antídoto. A base é a mesma, o efeito, positivo. Isso é possível na prática? Sim...desde que haja disposição e força para fechar qualquer brecha que permita a instalação de sentimentos e pensamentos autodestrutivos. Isso é fácil? Não... é preciso tolerância para aceitar os erros - nossos e alheios - e ao mesmo tempo, pulso firme para que os fracassos sirvam de impulso e não se transformem em autocomiseração estática.
Dei uma olhada rápida nas postagens de um ano atrás...passaram a falar de assuntos mais superficiais e cotidianos. Reflexo de uma alma que estava fatigada de dor e precisava se proteger.
Hoje, bem aqui, no meu quintal, brinco com a possibilidade de viver sob domínio da emoção. Sou mulher de sorriso, de toque - com as mãos e com os olhos - de envolvimento, empatia, preocupação com o bem estar do outro, proteção, abraço, enlaço, quentura, profundidade e intensidade. Mas não quero deixar de retomar o domínio da emoção pelo uso sensato da razão quando esse for o melhor recurso para segurar as barras e pontas, minhas e de quem estiver comigo. É preciso sempre lembrar que a razão avalizada pela emoção é acima de tudo um dogma de fé. E como diria Pi Patel, "a fé é uma casa de muitos cômodos"...
Encerro meu passeio por dois anos de blog, com alegria, sabendo que estou mais feliz hoje do que no aniversário anterior, e sempre buscando funcionar como a grande lição do filme que citei no início: a maneira como vemos os acontecimentos e experiências das nossas vidas faz toda a diferença - "pra Deus, também é assim" - e repercute diretamente nas linhas onde pousarão as escritas subsequentes da nossa história.
Desejo aos que passaram por aqui que sejam agraciados pela vida com páginas e páginas de uma história bem escrita e muitos sorrisos para serem compartilhados.

Quero agradecer a todos os que me acompanham e disponibilizam suas ideias e conhecimentos para serem degustados, nunca é demais dizer que vocês foram os alicerces dos degraus que me ajudaram a transpôr alguns andares importantes da minha história e como presente irei sortear um livro e uma lembrança da cidade onde moro. Para participar é só ser seguidor, deixar um comentário (um número para cada participante) nessa postagem. O sorteio será dia 02/09/13 pelo site da Randon e o vencedor terá três dias para se manifestar.
E esse selinho está disponível para ser levado por quem quiser degustar um cupcake comigo! :)





99 comentários:

  1. Temos a capacidade de transformar situações e recuperar nossas forças sempre.basta uma forcinha!

    Parabéns pelos 2 anos desse lindo blog e desde ja desejo boa sorte nos concursos! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chica! Sim, confio completamente na capacidade de transformação do ser humano, embora às vezes a forcinha constitua força máxima...
      Obrigada pelo carinho constante, não canso de dizer que você me ajudou a resgatar o simples.
      Um abraço!

      Excluir
  2. Bia, creio q uma consciência mais espiritual nos ajuda nessa evolução. Sucesso nos concursos. Já me sinto agraciados só em participar dessa sua jornada nessa blogosfera. Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eder! Obrigada pela companhia, sua busca constante por evoluir espiritualmente também me inspira. Um abraço!

      Excluir
  3. Muitas vezes me sinto impaciente por ainda não ter
    a serenidade para aceitar as coisas que eu não posso modificar, tenho praticado bastante a meditação e aprendo a aceitar as dificuldades como o caminho da paz....

    Suas palavras sempre me aconchegam....

    Boa semana, bons estudos.


    abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Margoh! Há um tempo atrás me indicaram a meditação, mas nunca consegui praticar o esvaziar de pensamentos... porém aprendi a desfocar dos pensamentos insistentes e incômodos, o que traz grande mais serenidade e leveza.
      Qualquer caminho que conduza à tranquilidade é bem vindo.
      Um abraço apaziguador de inquietudes pra você, obrigada pelo carinho.

      Excluir
  4. Que delicia passar por aqui e ler cada palavra, eu que agradeço a voce por esse tempo que venho aqui e delicio com tudo o que escreve.
    Parabens por mais um ano de blog e sucesso nas suas provas pois voce merece!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lila! Obrigada por seus desejos de boa sorte, mulher que sempre me inspira a manter as unhas bonitas! :D
      Um dia ainda vou à Nova Zelândia!
      Um abraço, obrigada pelo carinho!

      Excluir
  5. Quero deixar meus votos de muitos anos de vida a esse espaço onde as reflexões e os amigos são sempre bem vindos.
    Seu crescimento e evolução nessa caminhada é perceptível. Hoje se vê por aqui muito mais romance, que revolta. Que bom!

    Um grande beijo, Bia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paty! Me tocou profundamente seu ponto de vista sobre a direção que o blog tomou...finalizar dizendo que hoje se vê por aqui muito mais romance que revolta é algo realmente emocionante de se ler visto por olhos de alguém que me conhece somente virtualmente...e tão bem, né!
      Obrigada por compartilhar seu ponto de vista comigo!
      Um abraço!

      Excluir
  6. Oi Bia
    Felicidade pelos dois anos de vida do seu blog.
    Infelizmente na humanidade há uma disputa em querer ser o melhor em tudo. Pra que? Aqui estamos para ensinar e ter a humildade de aprender.
    Eu não gosto de pessoas falsas, mas não desejo mal nem a elas.
    Só quem já viveu o tanto que vivi pode dizer que a vida tem que ser simples e que não conseguiremos nunca viver sozinhos.
    Um beijo
    Lua Singular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dorli!
      Tem razão, esse querer ser o melhor em tudo gera uma pressão opressora e o pior, por mais que façamos, nunca conseguiremos atingir a expectativa de todos, há pessoas que sempre encontram uma brecha para dizer que não está bom...
      E concordo...uma coisa é conseguir conviver bem sozinho, outra é dizer que não liga para solidão. Estar com pessoas nos faz crescer sempre.
      Um abraço, obrigada por ter vindo!

      Excluir
  7. Olá Bia, um texto muito interessante, muito profundo! A vida e o relacionamento connosco e com os outros num desafio constante que nos vai ajudando a crescer e a caminhar. Um desafio que julgo nunca estar completo:))! Parabéns pelo segundo aniversário do seu Blogue. Deixo-lhe o meu sorriso e um beijinho agradecendo o seu carinho.Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ailime! Confesso que às vezes tenho um pouco de receio por saber que há sempre essa necessidade de se transformar, se reinventar... por outro lado sem isso perdemos a chance de viver a vida de forma plena.
      Obrigada pelo carinho e devolvo o sorriso! :)
      Uma braço!

      Excluir
  8. Se você está mais feliz do que no aniversário de um ano de blog, isso já é motivo pra se comemorar muito... Bora deixar essa felicidade seguir, só no crescente, né?

    Gosto muito de estar aqui.
    Beijo, Bia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milene! Ah, pode ter certeza de que ando agradecendo muito a Deus por estar mais feliz agora. E buscando sempre pensar no melhor.
      Gosto muito quando você vem aqui, menina sensível.
      Um abraço!

      Excluir
  9. Parabéns Bia por estes dois anos de jornada. Ao fazermos uma retrospectiva em nossos blogs vemos o quanto mudamos e o quanto deixamos de nós neles em cada fase que passamos. O que nos resta é aprender com ele e tentar conduzir os sentimentos gerados em cada passo dado e acreditar que no próximo aniversário será melhor. Tem pessoas que são como o vinho, melhoram com o tempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escrever no blog me fez ter mesmo essa dimensão do quanto mudamos...o tempo passa muito rápido, mas ao mesmo tempo mudamos demais nesse curto espaço de... tempo! Registrar o que se sente mostra o quanto somos mutantes.
      Obrigada por estar aqui...um abraço!

      Excluir
  10. Oba! Vamos celebrar!!! Parabéns p/ vc e o blog! Apesar de as vezes não deixar comentários sou fiel ao seu jeito de revelar sentimentos através das palavras, em outras palavras: Sou fãzona!
    E que venham mais anos...
    Bjo no coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia! Obrigada pelo carinho, seu amor pela natureza e espírito altruísta também me inspiram bastante e me fazem acreditar que há pessoas capazes de superar dificuldades e capitalismo.
      Um abraço!

      Excluir
  11. Bia parabéns pelos dois aninhos do blog e que ele tenha vida longa, pois sempre nos brinda com textos maravilhosos. Nessa blogosfera, aprendemos muitas coisas e ganhamos amigos incríveis, vc é uma delas que sempre tem uma palavra amiga para repartir.
    bjkas doces e boa semana.
    Meu blog palavresias foi engolido pelo blogger e abri outro que vai abaixo o endereço:
    http://apenaspalavresias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marly!
      Aprendi mesmo muito passeando pela blogosfera e com certeza você me inspira com seus textos sempre fortes e histórias engraçadas, hahaha.
      Estou visitando seu novo espaço já! Obrigada por ter vindo!
      Um abraço!

      Excluir
  12. Parabéns querida pelo niver de seu blog, sempre com mensagens, interessantes com conteúdos reflexivos e informativos. Um bj grande e sucesso. Vou levar o mimo e colocar na minha páginas de selos. Feliz semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nádia! Obrigada pelo carinho, sua sensibilidade me toca profundamente... que bom estar levando o selo, foi feito como um pequeno presente de agradecimento.
      Um abraço!

      Excluir
  13. Sim, o tempo muda, estamos em constante transformação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem impede essa transformação, acaba se solidificando com a frieza da pedra. Um abraço, Leovi, obrigada pelo carinho.

      Excluir
  14. Ha... que delicia de post!
    Pela sua maturidade "blogosferica" pensei que tivesse anos por aqui rs.

    Escrever preenche e você tbm nos preenche com ótimo conteúdo.
    Parabéns de coração, e que esse data se repita várias e várias vezes.

    Eu participar do sorteiro u.u

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nathália!
      Às vezes me sinto como se tivesse anos por aqui...pela quantidade de transformações que vivi por esse tempo. Confesso que desejo por um tempo só coisas boas, para mim e para os meus.
      Está dentro do sorteio, com certeza... já estou fazendo a listinha com os números, publicarei com o próximo post.
      Obrigada por estar aqui, um abraço!

      Excluir
  15. Teu texto me fez viajar em tudo aquilo que já fiz e foi responsável pela formação de quem sou hoje, sejam os meus erros, acertos ou decisões tão adiadas que não foram tomadas.
    Muitos parabéns pelos 2 anos de blog e que você continue evoluindo para achar a paz e a alegria para viver bem. Um abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Léo! Todos passamos por muitas coisas nessa vida...penso que não se pode simplesmente negar o passado e agir como se não existisse. Mas não se pode permitir que ele interfira negativamente no que pode ser conquistado. Que seja transformado para servir de exemplo de superação ou poço de inspiração.
      Obrigada, um abraço!

      Excluir
  16. Transformar dor em mérito . Quase como os alquimistas manuseando o ouro . Beijo Bia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima comparação, Yasmine, sempre feliz em seu jeito peculiar de ler a vida. E foi a vencedora do meu sorteio do ano passado...será que leva esse ano? hahaha
      Um abraço, obrigada pelo carinho.

      Excluir
  17. Boa tarde, bom começo de semana
    hj vim te convidar para comemorar
    meu aniversário, quero dividir minha
    alegria e oferecer um pedaço de bolo
    Venha que a festa já começou....
    Bjuss carinhosos
    ♫•*(¯`v´¯)¸.•*✿ღ
    *◦.(¯`:✿!:´¯) ✿ღ
    *✿.(_.^._)*•.¸¸.•
    ______________Rita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rita!
      Então seu blog faz aniversário praticamente junto com o meu? É claro que vou comer esse bolo, ainda miais feito por uma cozinheira de mão cheia que nem você! :) Um abraço!

      Excluir
  18. Olá Bia, um beijo grande no seu coração! Sua crônica como de hábito, possibilita um olhar em torno do que somos e do que poderemos ser. É aquilo que podemos chamar de olhar interior. Um olhar para dentre de nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paulo! Obrigada por ter vindo...esse olhar para dentro de nós às vezes pode ser doloroso, mas penso ser o único meio de fazer emergir o que temos de melhor e possibilita viver no pleno sentido da palavra por muitos e muitos anos. Um abraço!

      Excluir
  19. Um pouquinho atrasada, mas ainda no clima dos "Parabéns" chego animada pra ver que tua revisitação jogou luz em campos esquecidos e deu-lhes a possibilidade dum colorido melhor,trazendo detalhamento pra este caleidoscópio acolhedor.

    Vida longa a este espaço e sua dona.\0/
    Bjkas, Bia.
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Calu, a semana toda é de festa, o importante é chegar! Eu adoro caleidoscópios, tive um feito por meu avô, passava horas observando a mistura de cores e formas. Esses dias, em limpeza, achei um aqui em casa precisando somente da base colorida... estou para consertá-lo em breve. Comparação feliz, Calu! Fico feliz que tenha percebido minha alma como um caleidoscópio acolhedor.
      Obrigada por sua sensibilidade, sempre me encanta. Um abraço!

      Excluir
  20. Seus textos tem a medida certa de encantamento aliado à reflexão.
    Demorei a perceber, mas acabei descobrindo que tudo depende da forma como encaramos cada segundo da nossa vida. E as vezes, o principal vilão, se encontra dentro do nosso próprio eu interior.
    Precisamos sempre estar dispostos à mudança, a olhar a partir de novos horizontes e perspectivas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou além...diria que o principal vilão é o nosso próprio interior. Essa mudança de visão requer bastante força de vontade e disciplina, mas traz um certo conforto para a alma recompensador. Um abraço, obrigada pelo carinho!

      Excluir
  21. Olá Bia!

    Primeiramente um super parabéns pra você por mais um ano de blogue. Tenho certeza que você tem aprendido muito e também tem nos ensinado muito. Essa sua reflexão vem ao encontro do meu momento, tenho feito ultimamente uma filtragem em tudo em minha vida, disposta a deixar somente o que realmente é bom e me faz crescer. Tenho fechado as brechas pra impedir a entrada do que não merece entrar. Obrigada por estares por aqui sempre nos presenteando com ótimas reflexões como essa. Parabéns! Forte abraço! Que venham M U I T O S anos mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris! Obrigada pelas felicitações!!! Esses dias li algo similar ao que disse e tenho buscado fixar em meus pensamentos: "deixar somente o que realmente é bom e faz crescer". O que me faz lembrar de um trecho de música que adoro: "cuide tudo o que for verdadeiro, deixe tudo o que não for pra trás".
      Nos fechar para o que faz mal também pode significar nos proteger de nós mesmos.
      Um abraço!

      Excluir
  22. Olá rainha Bia =)
    boa tarde,
    parabéns para estes dois anos!
    obrigado por me deixar entrar em sua casa virtual
    é um prazer para mim

    Vou levar essa frase!
    "a fé é uma casa de muitos cômodos"
    vou ver se consigo incorporar-la meu dia =)
    eu acho que a minha casa é muito pequena kkkkk

    Desejo-lhe um lindo dia
    um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ariel, que bom ter vindo para festa! Minha casa está sempre aberta para quem deseja um pouco de repouso e um dedo de prosa! :)
      Confesso que achei um barato seu comentário...muitas vezes já achei que minha casa também era pequena. Mas nada que uma reforma interior não dê jeito, não é mesmo?
      Obrigada pelo carinho, um abraço!

      Excluir
  23. Bia, muito bom passar aqui e ler suas palavras! BEijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela passagem sempre doce, Lu! Um abraço!

      Excluir
  24. Oi Bia,

    Uma coisa é certa, sinto um amadurecimento profundo em seus textos...por isso é tao bom te ler!

    Parabéns pelos 2 anos de blog......que venham mais mil pelo menos, rs

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa!
      Também sinto que amadureci. E que bom que o reflexo desse amadurecimento tem parecido positivo, e não, ranhoso.
      Obrigada pela companhia, sempre constante.
      Um abraço!

      Excluir
  25. Oiii Bia, que bom estar aqui novamente, fiquei fora 3 semanas mas parece 3 meses kkkkkk já não aguentava mais rsrs, adorei refletir com você, o trecho "A questão é que não se pode mudar aquilo que nos tornou o que somos, mas pode-se passar a enxergar as coisas de uma maneira díspar daquela que enxergamos ainda sob o efeito da dor" me deu um chacoalhão, visto por um acontecimento que carrego comigo já a alguns anos e que não posso mudar, o mesmo porém interfere muito na minha vida, inclusive na minha saúde, tento viver além, e até consigo mas ainda não é bem resolvido pois entra na dor da perda complicada de ser administrada, enfim, tbém preciso trabalhar melhor a minha fé! Parabéns por esse dois anos, é bom quando constatamos que mudamos, ruim é constatar a estagnação! Parabénssssss Bjooosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kellen, bom vê-la de novo! :)
      Sabe, você capturou perfeitamente o que eu quis dizer. Conheço histórias de vida diferentes de muitas pessoas diferentes... mas fui percebendo que grande parte dessas pessoas, por mais que se esforcem, não conseguem viver plenamente o presente por permitir que os acontecimentos do passado tenham ainda um impacto negativo muito grande sobre o hoje.
      Visto que, como disse, não se pode mudar os fatos, o que podemos fazer é buscar trabalhar o que interfere a ponto de não causar mais tamanha influência no cotidiano. Não se trata de esquecer, mas de neutralizar, tirar a força do que não nos fez bem para deixar que só o que é bom, permaneça. É um longo e constante exercício.
      Adorei sua frase final! Estagnação geralmente remete a ausência de vida.
      Um abraço, e obrigada por estar aqui!

      Excluir
  26. Oi Bia

    Parabéns pelos 3 anos do blog! É um privilégio para nós podermos desfrutar desta riqueza de reflexões que seus textos super bem escritos propõem.

    Humildade e tolerância conosco, dois desafios que precisamos enfrentar se quisermos melhorar-nos.

    Eu já ganhei meu livro, vou torcer pelos amigos!

    Um beijo imenso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Van!
      Está aí algo que aprendi através dos blogs e comentários sempre bem vindos como os seus...quem não consegue ter humildade e tolerância consigo mesmo, tem grandes dificuldades de ultrapassar as barreiras que a vida impõe. Ainda me cobro muito...mas sempre procurando suavizar esse traço de autocobrança.
      Sempre generosa, abrindo espaço para os amigos...o livro que ganhou foi um agrado por sua amizade que me foi tão importante e tão presente, transpondo as limitações do mundo virtual!
      Obrigada pelo carinho...um abraço!

      Excluir
  27. Parabéns, Bia!
    Nós sabemos que não é fácil manter um blog de conteúdo bom por tanto tempo. Mas vale a pena, pelo retorno que temos, pelas amizades, pelos conhecimentos e pelo prazer de compartilhar algo que pra nós é bom.
    Vida longa!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clara!
      Sim, sempre acaba valendo a pena pelo conhecimento que vamos adquirindo escrevendo e lendo os parceiros. Eu gostaria de ter mais tempo para passear virtualmente, mas a vida real pede urgência.
      Obrigada, um abraço!

      Excluir
  28. Em algumas pessoas é nítida a transformação e aqui pude acompanhar isso, amo te ler cada vez mais.Parabéns pelos 2 anos de blog espero poder ter o privilegio de te acompanhar por muitos mais anos ainda.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patrícia! Obrigada demais por ser sempre tão amiga e presente. Essa evolução também percebo em seu espaço. Um abraço!

      Excluir
  29. Oi, Bia!
    Nunca sei quando sou seguidora de um blogue até que a condição seja a da verificação. Sigo os blogues pelo agregador de feed, acho mais prático pois dá para marcar as postagens que quero tornar a ler.
    Parabéns pelos dois anos de blogagem!! Aprendi com os seus olhos a enxergar coisas que não percebia e outras, mudei o meu jeito de olhar. De mansinho as pessoas invadem as nossas ideias :)
    O passado não está trancado em uma caixa preta. Ele aflora em horas que menos esperamos. Faz parte de nós, não tem como esquecer!
    Boas comemorações!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luma! Peço que seja seguidor porque facilita a localização da pessoa na ocasião do sorteio. Interessante o sistema que usa para as leituras.
      É verdade, as pessoas invadem nossas ideias e nos ajudam a nos transformar, desde que haja abertura para isso.
      O que faz parte da nossa história merece ser observado e colocado, cada qual, em seu devido lugar, de forma que o presente torne-se viável e feliz.
      Um abraço!

      Excluir
  30. Ufa como sempre que texto rsrsrs, Primeiro Parabéns pelo blog, gosto muito deste cantinho, como geralmente eu leio no trabalho demoro um pouquinho para vir, pois como falei, para ler seus textos eu preciso de atenção e se um cliente chega ou o telefone toca eu perco o fio da miada aqui e comentar só por comentar não é meu forte, enfim Bia eu não entendo muito da psicologia humana e me considero uma pessoa alto astral, apesar de remoer algumas coisas do passado, mas como experiência de vida do que como resmungos, nas poucas leituras que ando fazendo li estes dias um livro do Augusto Cury que fala sobre a questão do passado, as mazelas que criamos em nosso cérebro, fazendo com que sejamos de tal maneira, no livro ele dia o que vc falou, que não podemos mudar nosso passado, mas o que vamos fazer com aquilo que vivemos sim! acho que somos um eternos aprendizes é preciso sempre estar alerta para tirar bom proveito até das coisas ruins.

    Sobre o sorteio espero ser a sortuda rsrs

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gélia!
      Ler seu comentário me fez lembrar de algo interessante...hoje eu falava no serviço da minha alegria em matricular minha filha da faculdade e algumas pessoas acharam engraçado. Então eu disse que não sabiam o quanto tinha batalhado para que isso acontecesse e as pessoas pareceram não acreditar (e eu resolvi nem explicar). A realidade é que sabemos muito pouco sobre o outro, e esquecemos que cada um carrega histórias alegres e tristes, perdas e ganhos dentro de si. O fato de alguém viver contente não quer dizer que nunca teve problemas, mas que escolheu enxergá-los com outros olhos.
      Augusto Cury é uma boa leitura para quem deseja se inspirar positivamente, seus escritos são leves e diretos.
      Obrigada pela presença, um abraço!

      Excluir
  31. Parabéns pelos dois anos de blog, Bia! Que muitos outros venham. Eu que agradeço seus ótimos e bem escritos textos! Mais uma ótima postagem e você fez muito bem ao ressaltar que temos que ser tolerantes com os erros, mas não só dos outros, nossos também. Beijos e boa quinta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sérgio, como vai?
      Obrigada por ter vindo participar da festa... acho que a tolerância consigo mesmo é a mais difícil de se conseguir, sempre nos cobramos muito e nos agradamos pouco (excluindo aqui as pessoas egocêntricas).
      Um abraço!

      Excluir
  32. Bia,

    Penso que o passado é sempre marcante, seja bom ou ruim (sofrido). Um dá saudades, outro não, mas ambos fazem com que se aprenda a dar importância à vida, ao que somos, ao que temos.

    Graças aos valores que foram amadurecendo dentro de mim, da certeza que eu sempre fui uma pessoa alegre, de boa índole, etc etc... quando passei pelo olho do furacão e perdi tudo, vi que perdi quase tudo, porque no quase estava a esperança. A esperança existia a vontade louca da virada e da vitória. Eu sou otimista.

    Perfeito: "É preciso sempre lembrar que a razão avalizada pela emoção é acima de tudo um dogma de fé".

    Somos realmente muito parecidas. Fico feliz porque nos cantinhos deste mundo, Deus gerou com carinho meias irmãs e meios irmãos.

    Parabens! Obrigada por estar sempre presente nestes 2 anos.
    Todos gostamos muito de voce. Essencia e palavras.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sissym! Um grande ganho que a vida nos dá com suas lições é aprender a dar valor ao que realmente importa, a dimensionar a importância das pessoas que amamos e das bênçãos que temos todos os dias.
      Tenho orgulho de vê-la assim, tão otimista e sempre disposta a superar as rasteiras que a vida dá. Será sempre vitoriosa, a vitória da alegria de viver sobre a dor.
      Sinto mesmo que somos bem parecidas e por isso mesmo afirmo: merecemos conquistar nossos sonhos porque essa conquista não nos tornará pessoas arrogantes ou egoístas.
      Obrigada por seu carinho. Um abraço!

      Excluir
  33. Olá!Bom dia
    Bia
    ...como sempre cheguei cedo para um aniversário. Dessa vez, muito cedo para o terceiro ano de seu blog.Então, por enquanto, vou te felicitar pelo segundo ano, tá?Parabéns e que venham mais e mais.
    Que continue sendo sempre essa pessoa carinhosa, sensível e inteligente.Sucessos sempre!
    Bem...não me lembro muito do filme Aventuras de Pi e conheço pouco da PNL, mas, realmente, é nítida uma mudança em suas postagens e posicionamentos , e nem digo evolutiva, pois desde que vim pela primeira vez aqui, sempre encontrei qualidade e uma fonte de aprendizado.
    Por vezes a sensação de inadequação, o desespero, o loop sem conseguir sair, nos faz pensar que algumas estaladas de dedos mudarão anos de maus hábitos,e esquecemos que a jornada é longa, contempla autoconhecimento, tentativa e trocas, entre outras. A verdade é que as pessoas estão procurando pilulas mágicas e rápidas. O que eu tenho visto, lido e experimentado, é que devemos valorizar o trabalho diário, que é devagar mas constante.As muitas pequenas mudanças na vida.
    Entretanto, creio eu, seja essa a única forma de conseguir uma mudança duradoura e efetiva. Uma base forte é tudo.
    Saber o que realmente queremos, estabelecer metas e objetivos, entrar em ação sendo flexível no caminho é o melhor que podemos fazer e nos traz uma sensação de paz e é gratificante, pois se sente prazer no que dispomos a fazer, tanto na vida pessoal como no real e assim, alcançar o que realmente é importante para nós:a mudança progressiva!
    Obrigado pelo carinho da visita
    bela quinta feira
    Parabéns novamente
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Felis! hahaha, Então já chegou para a festa do terceiro ano? Fique à vontade e aproveite para degustar uns quitutes.
      Essa constância em buscar se tornar é trabalhosa e árdua...cansa às vezes, desanima, mas me parece o único meio de fazer emergir a força que cada um traz dentro de si e que se faz necessária nos momentos mais inesperados . No momento ando querendo viver um pouco mais de felicidades e menos de reflexões...o corpo e a mente pedem repouso de vez em quando. Tenho estado bem e amar tem seu papel fundamental nisso.
      Gosto da palavra que usou... flexibilidade nos permite amoldar ao outro e ao que nos cerca, evita choques desnecessários e permite que seja mais fácil viver e conviver em paz. Aprendi a ser uma pessoa bem flexível e acho que isso faz bem para si e para quem está por perto. Há pessoas que parecem ter o prazer de complicar.
      Um abraço, obrigada pelo carinho e amizade.

      Excluir
  34. Olá Bia!

    Os meus Parabéns pelos 2 anos do «Revolta e Romance»! :)
    Gosto sempre de vir aqui, pois gosto da forma como escreves e como vês a vida. É semelhante com a minha maneira de ver as coisas. Dizem que as pessoas que pensam nas coisas, são as que mais sofrem e talvez seja verdade. É através do pensamento - positivo/negativo, que as emoções vibram em nós.

    Beijinhos e obrigada pelo carinho sempre,

    Cris Henriques

    http://espacoconscienciapura.blogspot.com/2013/08/platao-doutrina-das-escolhas-das-provas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Idália, como vai? Gostei do seu ponto de vista...tem razão, temos a tendência a bloquear pensamentos ruins, mas eles também fazem com que as emoções fervilhem em nosso íntimo. E emoção é igual a vida.
      Obrigada por estar aqui, um abraço!

      Excluir
  35. Parabéns pelos dois anos do blog, Bia. Com certeza é um cantinho bem especial. Também gostaria de mudar várias coisas do meu passado, mas bem ou mal, são elas que me fazem ser o que sou hoje.

    Abraço forte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gilberto! Sabe, eu nem penso em mudar algo do passado, pois se mudasse, será que a história não teria sido menos interessante? Hoje procuro partir do princípio de que o que acontece na vida da gente é o que poderíamos ter de melhor.
      Mas desejo que muitas coisas boas estejam por vir. Para eu e para você! :)
      Um abraço, obrigada pelo carinho!

      Excluir
  36. Olá, Bia.

    Parabéns por esse espaço rico em reflexões transformadoras, que induzem o leitor a pensar para além do círculo estreito do óbvio, numa leitura complexamente simples.

    Um abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Apon! Obrigada por suas palavras, pensar fora da caixa é uma das características que procuro carregar comigo e compartilhar aqui.
      Um abraço!

      Excluir
  37. Oi Bia,

    Fico feliz por saber que você está melhor do que ontem. Parabéns e continue acreditando que sempre é possível transformar-se.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nestor!
      Acreditar é uma palavra que jamais pode ser riscada do vocabulário. Adorei ter vindo...um abraço e obrigada pelo carinho!

      Excluir
  38. Parabéns pelo aniversário do blog. Suas escritas foram se transformando, desde que aqui estive pela primeira vez. Não no sentido técnico, pois escreve bem, mas no emocional. Sinto que aprendeu a conviver com as mudanças que a vida lhe impôs e passou a dirigir seu olhar para a frente, com determinação, sem perder a doçura e a sensibilidade. O passado não mudamos, mas suas consequências, sim. Grande beijo e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marilene! Linda frase: "o passado não mudamos, mas suas consequências, sim". Porque são um reflexo do nosso aprendizado. Sinto que ainda tenho muitas limitações e falhas, sei que tenho um vasto chão de buscas pela frente... mas quero muito, muito estar sempre feliz e levar comigo todos que amo.
      Obrigada pelo carinho, aprendi demais contigo. Um abraço!

      Excluir
  39. oi Bia, meus parabéns pelos dois anos do blog.

    E obrigada por me fazer pensar em coisas que não havia pensado.

    Muito legal o sorteio pra comemorar o aniversário. \o/

    Beijos/
    Rosa Mattos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosa, como vai?
      O sorteio é uma forma simples de agradecer aos que sempre estão por aqui caminhando junto comigo.
      Um abraço!

      Excluir
  40. Oi Bia! Parabéns pelo aniversário! Dois anos parece pouco mas na verdade pode acontecer muita coisa.O livro que o Christian fez mostra muito bem isso na Bc de 2 anos dele.Esse post me mostrou como as vezes estamos conversando com uma pessoa e na verdade não sabemos nada dela, pois sempre que vim aqui nuca li nenhum post de reclamação (já eu vivo reclamando rss) . Que bom que agora vc já está mais feliz, desejo toda felicidade do mundo pros próximos aniversários! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alê! Acho que você já pegou uma fase além da reclamação, hahahaha. Eu não diria que reclamei, mas já escrevi posts em momentos dolorosos. Em geral costumo reclamar muito pouco mesmo... não costumo comprar brigas por coisas pequenas. Aliás, quanto mais o tempo passa, menos eu brigo, hahaha.
      Obrigada por estar aqui...um abraço!

      Excluir
  41. Bia
    parabéns pelo aniversário do blog
    e pelos dois anos de escrita e de realizações
    Sobre nos reinventarmos sempre, acho que é diário e nem percebemos
    remoer o passado esem ter uma resolução é inviável
    Creio que a medida que o tempo passa, vamos aprimorando
    acredito numa linguagem transformadora
    quando caminho pela manhã, vou mentalmente dizendo o que espero de mim
    no que meu corpo pode se transformar
    vou mentalizando
    tenho tido resultados ótimos , mas descobri isso, agora
    depois de muita dificuldade na vida. Entre sonhos e pesadelos, Entre angustias e sofrimentos inúteis. Foram válidos. Agora é tempo, de reconquista da vida.
    da minha vida. beijos Zizi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Zizi!
      Eu também descobri essa capacidade que temos de nos alimentar mentalmente com bons pensamentos e concordo que além de interferir positivamente na vida, eu também gostaria de ter aprendido antes, hahaha.
      Desejo que seu voo em busca da reconquista de sua vida seja seguro e cercado de belas paisagens.
      Obrigada pela presença, um abraço!

      Excluir

  42. Olá Bia,

    Modificar o passado não é possível, mas tentar corrigir os equívocos lá praticados sempre estará ao nosso alcance. Viver preso ao passado 'emperra' o crescimento e a evolução do ser. Uma nova visão sobre as experiências, afastada do envolvimento com a situação, sempre será produtiva.
    Estive com este filme (Aventura de Pi) nas mãos e o passei diretamente para os meus sobrinhos, sem vê-lo. Agora que você o mencionou, aguçou-me a curiosidade e já vou atrás dele-rsrs.
    Suas considerações a respeito destes dois anos de seu blog denotam o quanto você amadureceu e cresceu com suas últimas experiências de vida. Você se mostra mais sábia, mais serena, mais segura e mais feliz. Tenho certeza de que as próximas páginas da história de sua vida serão preenchidas com muita sabedoria, alegria e felicidade. É o que desejo.

    Nós é que lhe devemos agradecimentos pela maravilhosa e inteligente companhia nestes dois últimos anos, assim como pelas excelentes reflexões aqui propostas.

    PARABÉNS, BIA, A VOCÊ E AO SEU ACONCHEGANTE ESPAÇO. QUE POSSAMOS SOPRAR MUITAS VELINHAS POR AQUI.

    Estou levando o selinho para o meu blog de selos.

    Ótimo final de semana.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vera!
      Há pessoas que subestimam o filme de Pi por parecer uma aventura adolescente... há outras que não compreendem seu significado profundamente. Eu adorei porque além do significado o ator lembra muito quem amo (mas essa é outra história, hahaha...). Fora de brincadeira, é cercado pelas possibilidades que os pontos de vista podem trazer para nossa vivência.

      Que venham essas novas páginas, eeeeeh! o/

      Fiquei feliz que levou o selinho e mais ainda por deixar palavras tão incentivadoras (num mundo em que volta e meia se pensa em desativar blogs) e carinhosas. Muito obrigada pela amizade e carinho, você e Marilene são pessoas especiais.
      Um abraço!

      Excluir
  43. Oi Bia! Como é bom olhar sua caminhada e não ter arrependimento, ou melhor, saber tirar o antídoto de cada passo torto hahahaha
    Claro que eu quero participar do aniversário do seu blog.
    Bjos e bom final de semana!
    http://amonailart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Val! Arrependimentos até podem existir, mas são nulos se não existem para melhorar como pessoa. O que está feito, está feito... viver remoendo o que não deu certo nos tira a chance de caminhar em busca da felicidade.
      Já está participando!
      Um abraço!

      Excluir
  44. Oi Bia querida


    Seus textos sempre maravilhosos.

    Beijos e um lindo final de semana.

    Ani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ani, obrigada pelo carinho. Um abraço!

      Excluir
  45. Olá!Boa noite
    Bia
    ...agradecendo pelo carinho de sempre
    Obrigado
    Feliz domingo Dia dos Pais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  46. Biaaaaaaaaaa!!!
    Parabéns!!!
    Que esse cantinho continue por muitos anos e que essa felicidade também!!

    Bejus!!

    ResponderExcluir
  47. Biaaaaaaaa!!!
    Parabéns pelos dois anos do blog!!! Que ele viva por muitos anos e que essa felicidade de hoje se multiplique!!!

    Bejus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naty!
      Obrigada por sua presença constante em meus blogs, ainda bem que veio pra festa! :)
      Um abraço!

      Excluir
  48. Ola Bia ... faz tempo que não passo por ak... a correria e tanta que falta horas no relogio pra fazer tudo o que quero e preciso... mas hj consegui dar uma escapadinha... e vir ate aqui... parabens pelos 2 anos de Blog... desejo mais sucesso ainda... pra vc... uma semana abençoada..bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabi, o dia que eu descobrir uma fórmula mágica para o tempo se estender mais eu te conto, tá? hahaha
      Obrigada por estar aqui! Um abraço!

      Excluir
  49. Olá, querida Bia
    Cheguei hoje do Pantanal e só agora vi... vou ler tudo com muita calma mas já postei o seu selinho aqui, muito obrigada:

    http://espiritual-mimo.blogspot.com.br/2013/08/selo-de-dois-anos.html

    Bjm festivo de paz e bem

    ResponderExcluir
  50. Voltei, querida Bia
    Agora, depois de ler o post, para parabenizá-la por estar ele tão bem escrito e indo além de conhecimentos teóricos de como fazê-lo... vc tem experiência na doce arte de blogar...
    Fiquei feliz com a sua felicidade, viu???
    Blogar nos faz assim: INTEGRADOS...
    Nos dá empatia e nos traz também...
    Obrigada por tão lindos votos a nós dispensados e estamos vários blogueiros de festa neste mês... Que maravilha!!!
    Parabéns!!!
    Bjm festivo de paz e bem

    ResponderExcluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.