sábado, 21 de setembro de 2013

A hora do espanto

imagem by freepik

Qual foi a última situação que despertou sua curiosidade?
Assisti esse vídeo durante um curso voltado para a educação, e fiquei encantada com a paixão do autor expondo sobre a maneira ideal de se aprender. Rubem Alves, famoso escritor com vasto currículo em estudos e livros de diversos temas, sugere que o ensino deve partir de situações que despertem a curiosidade e causem espanto no educando. Relacionando a alguns comentários e textos que leio por aí, me pergunto: por que os adultos perdem essa capacidade de se espantar positivamente?
Somos tomados por inúmeras obrigações e atribuições que limitam nossa disposição para ter o cuidado de observar a vida em seus pormenores, aprender um novo ofício que gostaríamos - por falta de tempo ou por imaginar que o  tempo de aprender já passou - e se dar o prazer de manter viva a busca e a entrega por novas sensações.
Não é um convite para viver a irresponsabilidade infantil ou o furor da adolescência, mas para o cultivo lento e bem feito de novos olhares e conhecimentos num cotidiano já tão desgastado por pressões, injustiças e ausência de amor. O avanço da idade permite-nos realizar pequenas paixões com mais tranquilidade e qualidade, quando há essa abertura para a busca pelo encantamento escondido na capacidade de se espantar.
Vamos... espante-se, encante-se, surpreenda-se, e encontre seus meios de descobrir como a vida pode vir em pacotinhos de 10 - para entender, aqui está o vídeo...



Algumas pérolas de Rubem Alves:

"A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente."

"A saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar."

"Toda alma é uma música que toca."

Quem quiser saber mais sobre o autor, clica aqui. Quem já leu alguma obra dele e gostou, por favor, deixe o título para que eu possa conferir.


Recadinhos:

Sobre o sorteio do livro em comemoração aos dois anos de blog, devido a uma nova portaria publicada em julho de 2013, a qual só tive acesso recentemente (ver aqui), precisarei modificar as regras de critérios de escolha, que não podem ser pelo fator sorte, e sim merecimento. Quem tiver alguma sugestão, agradeço.

Estou empenhada em estudar para um novo concurso, porém gosto de responder os comentários no blog e visitar os amigos, por esse motivo, as postagens serão quinzenais a partir de outubro até o início de novembro.


20 comentários:

  1. Oi Bia!

    Muito boa a matéria e o vídeo. A curiosidade desperta o interesse e facilita muito o aprendizado. Tive professores que tinham esse poder, de despertar a curiosidade na gente.

    Olha, assim que pensar em algo interessante pro concurso cultural eu volto pra te dizer, ok?

    Beijos e um final de semana iluminado!

    Selma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Selma! Professores inspiradores nos marcam pra sempre. Quem sabe a partir dessas lembranças possamos lembrar de despertar de vez em quando nossa curiosidade também?
      Um abraço!

      Excluir
  2. Oi Bia!
    Eu vi no blog da Rita, ela deu o prêmio para o 1º post comentarista, achei justo.
    A vida é feita de momentos e temos que curti-los nas suas intensidades, do contrário a vida se torna vazia e chata.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dorli! Também vi no blog da Rita, inclusive foi onde li a portaria... eu queria aproveitar as pessoas que deixaram comentários no post de aniversário, mas não consigo encontrar um meio de premiação com aqueles nomes que não seja sorteio, e presentear a todos seria muito dispendioso...vou pensando.
      É isso, Dorli... as pessoas vão perdendo as intensidades e vivendo de maneira morna.
      Um abraço!

      Excluir
  3. Bia, amei o vídeo. Um professor de espantos...
    Vamos mesmo deixando de ver, de ser curiosos. Podemos mudar!

    Não li nenhum livro de Rubem Alves. Presenteei uma amiga com "Ostra feliz não faz pérola" e ela gostou muito.

    Bons estudos pra você! Beijo

    ladodeforadocoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana! O vídeo é mesmo muito bom, não só para profissionais da educação, mas é encantadora a forma, a vitalidade como ele aborda as curiosidades da vida.
      Já ouvi falar algo sobre esse livro, vou pesquisar para ler, valeu pela dica! Um abraço!

      Excluir
  4. É mesmo, Bia, com o tempo parece que vamos perdendo essa capacidade. Nem acho que é espanto, é a perda da capacidade de se encantar mesmo. Excelente postagem e ótimo vídeo. E as 3 pérolas que vc postou são preciosidades extremamente reais. bjsssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sérgio! Pois é, penso que até as tecnologias acabam nos acomodando quando não são utilizadas para descobrir novos ofícios ou leituras. Ou também as dores, que vão construindo uma couraça fria que impede o encantamento que só é possível com paixão.
      Um abraço!

      Excluir
  5. Não conhecia, e achei muito interessante. Obrigada pela dica.
    Um abraço e um Santo Domingo.

    ResponderExcluir
  6. Rubens Alves é mesmo maravilhoso e temos muito a aprender com ele e suas palavras! beijos,linda Primavera! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, linda Primavera pra você também, um abraço!

      Excluir
  7. Bom dia Bia querida , não consegui ver esse video hj minha net tá um caos, mas se vc postou é pq vale a pena ver e dar uma opinião
    mas desejo um bom domingo e um começo de semana cheio de alegria até mais, quando der eu volto,pra ver

    Bjusss

    └──●► ¸.·*Rita!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rita! A net vive pregando peças na gente, não tem problema, quando puder assista que vale a pena. Um abraço!

      Excluir
  8. Ontem ao ir na biblioteca com a minha filha, ela me disse q achava q a profa de história não simpatizava com ela pq ela perguntava mto. Lógico q vou conversar com a coordenadora, o q me espanta é q os professores devem instigar nos alunos a curiosidade. Bjos e boa semana.

    ResponderExcluir
  9. Sou grande admiradora do escritor. Fui apresentada a ele pelo livro "A POESIA DO ENCONTRO", escrito em parceria com Elisa Lucinda. Trata-se de um diálogo entre ambos, a respeito do tema. Rico e belo. Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Olá Bia,

    Muito bacana este vídeo. Ele tem toda razão em suas considerações. Observo a curiosidade do meu afilhado, que quer saber de tudo, para que serve e o porquê de cada coisa. Creio que aí está a motivação para o aprendizado.
    Eu, na verdade, não ando me espantando com nada e seu texto e o vídeo me deram uma boa cutucada-rsrs
    Você trouxe três pérolas deste grande intelectual. Tenho um livro dele também cheio de pérolas: 'Ostra feliz não faz pérola'.

    Vi um blog alterando a modalidade de sorteio em razão da citada Portaria. Parece-me que a administradora do blog optou por escolher o top comentarista para 'premiar'.
    A Portaria já existia quando você propôs o sorteio? Se não existia, creio quer você poderá fazer o sorteio como planejado, pois, afinal, houve um critério estabelecido para o sorteio antes da proibição do mesmo. Tipo: a lei nova não retroage para prejudicar. Claro que a questão é discutível, no caso. Ou então, talvez você pudesse anunciar nova premiação, em substituição ao sorteio anteriormente programado , já que sua modalidade foi vetada pela dita Portaria.

    Beijo e excelente final de semana.

    ResponderExcluir
  11. Seguindo tuas sugestões para o blog retrô, vim para aqui novamente!
    Sempre um encanto ler e ver Rubem Alves. Mais uma oportunidade para cultivar, manter acessa a chama da curiosidade!
    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Ops! Foi um "s" a mais - acesa!
    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Olá, querida Bia
    Pois é, fui educada na forma tradicional e fico feliz de ver alguém com mais primaveras sendo tão intuitivo e provocador de espanto... Bem legal, isso!!
    Fui questionadora mas não a ponto de desobedecer regras totalmente... foi pena pra muita coisas!!!
    O vídeo foi bem prático...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...