sábado, 15 de novembro de 2014

Criatividade em ação

Criatividade ---> atividade do criar. De acordo com o dicionário, "capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas". Como anda sua criatividade? Aqui um compilado de ideias para incentivar voos de imaginação.

Livro 1 Página de cada vez - Adam J. Kurtz
um pouco do meu diário


Um diário diferente, com tarefas para serem realizadas todos os dias, um dos livros mais criativos que já vi. Leve, gostoso de ler e realizar as tarefas, pode ser um ótimo ponto de pausa no cotidiano, além de ser um canal de desabafo e exercício da criatividade. Sugestão de presente de Natal.

Filme O fabuloso destino de Amelie Poulain


imagem daqui

É incrível, a personagem sabe o que é pensar fora da caixa. Com enredo um pouco confuso e cansativo inicialmente, mostra-se genial a partir da segunda metade. Leve e ao mesmo tempo consistente, recomendo para sair da mesmice no final de semana.

Filme completo disponível no Youtube ---> aqui.

Música para despertar a criatividade



De acordo com o responsável pela publicação do vídeo, "As ondas theta são frequências baixas, elas proporcionam um estado de altos níveis de criatividade. O padrão de ondas theta no cérebro é também o estado ideal para aprendizagem acelerada, criatividade e aumento da memória".
Não testei mas achei a dica ótima, hahaha. Acho que vale a pena tentar utilizar esse recurso naqueles momentos em que você precisa ser criativo e não consegue!!!


Exposição interativa



imagem daqui

Uma matéria divulgada ontem no Jornal Nacional mostrou uma exposição do artista plástico Wassily Kandinsky, onde além de conferir quadros coloridos e imaginativos, o visitante, usando óculos especiais, pode entrar em um ambiente especialmente preparado para sentir como se estivesse dentro de uma das obras do artista. A exposição é gratuita no Centro Cultural Banco do Brasil 

Assista a matéria completa ---> aqui.


Sob a ótica de Faiga Ostrower

imagem daqui



"Nos processos de conscientização do indivíduo, a cultura influencia também a visão de vida de cada um. Orientando seus interesses e suas íntimas aspirações, suas necessidades de afirmação, propondo possíveis ou desejáveis formas de participação social, objetivos e ideais, a cultura orienta o ser sensível ao mesmo tempo que orienta o ser consciente. Com isso, a sensibilidade do indivíduo é aculturada e por sua vez orienta o fazer e o imaginar individual. Culturalmente seletiva, a sensibilidade guia o indivíduo nas considerações do que para ele seria importante ou necessário para alcançar certas metas na vida.

Vemos estabelecer-se aqui uma qualificação dinâmica para a sensibilidade: diríamos que, por se vincular no ser consciente a um fazer intencional e cultural em busca de conteúdos significativos, a sensibilidade se transforma. Torna-se ela mesma faculdade criativa, pois incorpora um princípio configurador seletivo. Nessa integração que se dá de potencialidades individuais com possibilidades culturais, a criatividade não seria então senão a própria sensibilidade. O criativo do homem se daria ao nível do sensível.

Acrescentamos ainda que, como fenômeno social, a sensibilidade se converteria em criatividade ao ligar-se estreitamente a uma atividade social significativa para o indivíduo. No enfoque simultâneo do consciente, cultural e sensível, qualquer atividade em si poderia tornar-se um criar."


Sob a minha ótica

Sou apaixonada por criatividade. Sou criativa, mas não tanto quanto gostaria. Considero incrível a capacidade do ser humano de tecer uma nova ótica sobre o que existe, desenvolver novas técnicas e estratégias para resolver a mesma questão de forma mais simples e eficiente, fico realmente encantada diante de episódios do tipo "como não pensei nisso antes?"

Penso que a criatividade mostra a beleza e infinitas possiblidades que temos à disposição gratuitamente aqui, no cérebro, bastando permitir que as comportas da sensibilidade e imaginação sejam abertas libertando do cárcere em que a vida nos encerra quando nos faz acreditar que limitação é o que merecemos. 
O mundo de possibilidades é vasto e cabe em nossos neurônios. Isso não é genial? 

"A mente de uns constrói castelos, a de outros, mais engenhosa, os leva a habitá-los".
Augusto Cury

Outras indicações:

Blog com pensar criativo: Luz de Luma Yes Party
Site com ideias práticas geniais: Manual do Mundo
Ideias de receitas e decoração: Madame criativa
Indicações de tutoriais: Só tutoriais e ideias legais para a casa e para a vida
Declaração de amor own: desenho simples, mas achei fofo ---> aqui.
Teste com cores - teste simples, mas fiquei abismada com o resultado, condiz 90% com a realidade. Muito rápido para fazer ---> aqui.

50 comentários:

  1. Também, como tu, adoro a criatividade e trouxeste belos modos de a alcançar. Gostei das indicações ao final. A Luma, conheço e concordo. Os demais,vou verificar, com calma! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chica!!
      A Luma é criativa e inteligente, tem muito conhecimento, considero as postagens dela de muita personalidade, Acho que vai gostar da declaração de amor! :) Um abraço!

      Excluir
  2. Eu ocupei meus últimos dias confeccionando umas caixas decoradas pra minha irmã, pra um evento da igreja a qual ela frequenta... Incrível como foi cansativo, mas imensamente prazeroso. Eu gosto disso, quando não é algo por obrigação. Não sei se se encaixa no que você exemplificou como criatividade, mas foi meu jeito de fazê-lo... e foi bom que só.

    Beijo, Bia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Milene! Gosto muito quando as pessoas deixam nas postagens registro de experiências relacionadas ao tema!
      O trabalho artesanal é uma delícia para liberar criatividade, e o que é feito por prazer, então, é ainda melhor!
      Obrigada pela partilha, um abraço!

      Excluir
  3. Oi Bia Hain! Como te falei no Google Plus, adorei o título do teu blog e também gostei dele por não ser comum como a maioria dos blogs femininos que só falam em roupa, cabelo e maquiagem. É interessante, mas tem hora que cansa e a gente quer ler alguma coisa diferente né?
    Guria... se eu escutar esse teu último vídeo minha cabeça corre o risco de explodir, tamanha velocidade com que estão meus pensamentos e eu até me decidi em deixar minha Coluna respirar um pouco, porque houveram vezes que postava dois posts por dia porque minha mente não me deixava em paz!
    Agora faço assim, deixo salvo alguns posts, porque tenho certos momentos de dificuldade para organizar as ideias devido a medicações fortíssimas que tomo por causa de um transtorno psiquiátrico.
    O primeiro livro parece bem legal e quanto ao Fabuloso mundo de Amelie Poulain eu tive a mesma impressão que você, por isso não assisti até o final. Agora vou ver se vejo o resto, confiar na tua sugestão.
    Beijos e um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mi, seja bem vinda!
      Achei interessante sua percepção sobre meu blog, ilustra bem como sou. Gosto de me cuidar e me arrumar, mas, diferente das mulheres em geral, minhas prioridades são cabeça e coração. Tentei ter um blog sobre beleza, mas não vingou, kkkk.
      Já tive momentos como seus, de escrever muito no blog como uma válvula de escape, mas não tinha tempo para retribuir visitas, expus demais meus sentimentos, e hoje costumo escrever uma vez por semana. Dá para me expressar e me organizar sem sobrecarregar minha rotina.
      O primeiro livro é ótimo para quem quer liberar penamentos e criatividade, acho que vai gostar! Quanto ao filme, insista... perceberá que a Amelie é genial! Um abraço!

      Excluir
  4. Puxa Bia, que elenco ímpar este aqui.Apoio integralmente as escolhas do filme( que amo) do livro da Fayga e dos demais indicados, aliás, já os estou anotando.A criatividade é o motor das descobertas e das artes, temos sim de incentivá-la, alimentá-la e fazê-la presente nos dias.Grata pelas ótimas dicas.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Calu! Talvez esse povo esteja carente de criatividade e anda usando intolerância e aressividade para exprimir algo que poderia ser trabalhado com arte... o que acha?
      Esse livro, apesar de ter sido escrito há anos, é um convite a pensar sobre a criatividade e seu (re)despertar. Acho interessante a colocação de que a sensibilidade é uma condição cultural, ou seja, o ambiente que cerca o humano influencia diretamente o grau de criatividade que está latente no momento. É uma percepção incrível e real.
      Obrigada pelo carinho, um abraço!

      Excluir
  5. A criatividade é algo que tem me faltado ultimamente, mas que quando resolve aparecer "faz estragos" rs

    Amelie é um filme que todo mundo deveria assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ariana!
      Seja bem vinda... hummmm, uma criatividade que "faz estragos"? Fiquei curiosa para saber mais, hahaha.
      Às vezes queremos acertar, nem sempre conseguimos... seria nesse sentido? Faz parte e é preciso muito cuidado para não deixar que os erros criativos nos bloqueiem, já passei tanto por isso...
      Amelie é genial para quem souber prestar atenção, hahaha.
      Um arbaço!

      Excluir
  6. Boa tarde querida Bia.. sobre teu comentário muito bem colocado.. é como sempre ouço a Cristina cairo falar..
    olho no olho do bebe parece que é tudo.. e isso faz ele quando grande não ter medos de encarar a vida..
    sobre tua postagem.. eu sou apaixonado por música... ela me influencia muito nas minhas criaçoes.. as clássicas tb.. sobre a música colocada das ondas betha já tinha ouvido..
    tudo nos ajuda... as células anseiam por isso.. pq querem sempre fazer mais e mais..
    eu estou sempre a criar algo novo na minha area claro.. a poesia.. abração e até sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Samuel!
      Minha filha, apesar de crescer longe do pai, é segura, alegre e tranquila, acredito que boa parte disso se deve ao intenso afeto que recebeu quando bebê. Lembro-me que fazia massagem shantala com óleo quando ela era bebê, o toque é ótimo meio de contato com os pequenos.
      Acho que essa música tem o seu perfil, rsrsrsrs... o importante é criar, independente do segmento... seja poesia, desenho, pintura, artesanato, ou mesmo na nossa rotina... penso que o criar a juda alma a permanecer jovem e alegre. :)
      Um abraço!

      Excluir
  7. Olá,Bia
    sinceramente... minha criatividade, se algum dia tive, está precisando mesmo de ideias.
    Nessas horas pensamos que não há para onde ir e por isso concordo plenamente com o A.Cury,"O mundo de possibilidades é vasto e cabe em nossos neurônios". E o grande segredo de uma pessoa criativa é como disse,voos de imaginação, ideias , buscar experiências diferentes.
    Para descomplicados criativos , soluções diferentes para os problemas do cotidiano ou para os complicados criativos, problemas diferentes para soluções...\lol/
    A ótica de Faiga Ostrower-a sensibilidade se converteria em criatividade ao ligar-se estreitamente a uma atividade social significativa para o indivíduo. Como ela mesmo diz: "De acordo com as afinidades, as aptidões e os íntimos interesses, cada pessoa sente em si...em que áreas poderia caminhar para se desenvolver... As potencialidades existentes constituirão sua própria motivação..."
    O recurso "Música para despertar a criatividade" é muito interessante para quem o emocional precisa ser potencializado para tal.
    Eu fui ver , ao vivo e em cores, a exposição do artista plástico Wassily Kandinsky.Adorei essa experiência, diferente para mim!
    O fabuloso destino de Amelie Poulain e o Livro 1 Página de cada vez - Adam J. Kurtz---- Preciso "futucar "melhor!
    Parabéns pela belas dicas e ideias!
    ah sim, estou escrevendo uma história real e um dos "personagens" não é um blogueiro e quer manter a sua identidade preservada, por isso, lembrei do Bisteca*...e irei chamar - ou algo assim - Fulano F, F para preservar a identidade - mas quero que saiba que foi "copiado" daqui,hehehe
    Obrigado pelo carinho, belo domingo,belos dias, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Felis!
      Kkkkk... tomara que reencontre o rumo criativo.
      Gosto da vida caseira, da rotina, assim como gosto de quebrá-la, mesmo que eu precise vencer uma pequena resistência dentro de mim mesma... aprendi que estar aberta a ideias e novas experiências funciona como um pequeno motor que não nos deixa envelhecer por dentro.
      Penso que consigo ser bem criativa para resolver problemas - acho que sou uma descomplicada criativa, kkkkk... ainda quero ser mais no que tange ao criar, mesmo.
      Talvez o que estagne a criatividade seja o uso das potencialidades muito distante no dia a dia... com isso a motivação acaba indo pro espaço e junto com ela, a capacidade de criar. Mas penso que isso pode ser revertido a qualquer momento, com certa dose de boa vontade.
      Puxa, que bacana ter ido ver a exposição!!! Confesso que fiquei bem curiosa! :)
      Saber que indiretamente influenciei sua história é bem legal, hahahaha, obrigada por me contar! É bom saber que podemos produzir ideias nas pessoas.
      Um abraço!

      Excluir
  8. Boa tarde querida Bia
    artigo importante, o tema abordado vale sim reflexão porque a criatividade das pessoas tanto faz o mundo ser mais belo como o transforma não tão positivamente, quando se usa a criatividade para coisas erradas. Mas ser criativo, usar a criatividade de forma positiva é muito importante, inclusive este seu blog, você é muito criativa. Parabéns!
    Desejo a você um final de tarde lindo e uma noite abençoada e a cada manhã, você sinta em seu coração a certeza de que a vida lhe espera de braços abertos, para receber suas expectativas e realizá-las uma a uma.
    Abraços da amiga Lourdes Duarte
    http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/
    http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lourdes!
      Bem lembrada... a criatividade é super válida quando usada para o bem... vemos muitas pessoas extremamente criativas para o crime, para o mal. Importante aprender a direcionar isso desde cedo!
      Obrigada pelos desejos tão positivos, chegaram aqui!
      Um abraço!

      Excluir
  9. O filme com certeza é a minha dica favorita ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um show de criatividade, não é? Um abraço!

      Excluir
  10. Olá Bia,

    Criativa é essa sua postagem. Admiro gente criativa, pois elas têm o poder de nos surpreender e encantar. Nesse mundo onde quase tudo se copia a criatividade é fator preponderante para o sucesso. Segundo Einsten: "O segredo da criatividade está em dormir bem e abrir a mente para as possibilidades infinitas..." Tal assertiva vem ao encontro de seu entendimento, com o qual concordo inteiramente.
    Achei o diário bem interessante, embora não consegui visualizar bem o vídeo. Boa dica de livro.
    O filme eu ainda não vi, mas como você deixou o link vou procurar vê-lo em outra oportunidade. Tentei ouvir o som/ música para despertar a criatividade, mas só consegui por um tempinho, pois minha cabeça está doendo e piorou-rsrs.
    Vi a matéria do Jornal Nacional e achei fantástica.
    Oportunamente, vou dar uma espiada em suas demais indicações. Já vi a declaração de amor own e achei uma fofura. Não há como não admirar a criatividade de algumas pessoas.

    Feliz semana.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vera!
      Eu mais copio que crio, kkkkk, mas procuro de fato estar aberta a possibilidades infinitas. Acho que aprendi a voar... nem sempre o pouso é num lugar macio, kkkk, mas faz parte.
      Pena não ter conseguido visualizar o vídeo do livro,foi baixado pelo blogger, mas há muitas outras páginas interessantes. Procure conhecer, vai gostar! ;)
      Confesso que achei a ideia da música interessante, mas como você fui vencida pelo ruído aparentemente fora de sintonia, kkkk! Gostaria de refazer a experiência em um dia mais tranquilo para ver se dá certo.
      A declaração é muito simples, demandou somente materiais cotidiano, paciência e claro, mutio amor... gosto disso, são lembranças em geral inesquecíveis.
      Um abraço!

      Excluir
  11. Bia, eu também gostei muito do filme e, como você, quando começou não imaginava que despertaria minha atenção. É por isso que costumo ir até o fim (kkk), tanto em filme quanto em livros. E costumo me surpreender, positivamente.
    Costumo ligar a criatividade à sensibilidade e acredito que tudo que existe pode ser feito de maneira diferente, daí a diversidade de formas que encontramos para trabalhos similares. Observo que, nas brincadeiras que a Chica faz em um de seus blogues, nem sempre as participações seguem o mesmo caminho, embora o destino seja o mesmo para todas. O sentir motivacional inspira a criatividade. Eu me delicio quando leio algo diferente sobre o mesmo tema . Todos nós temos um jeito especial de ver as coisas. Alguns preferem seguir o que já foi feito, por comodidade. Outros, quebram a cabeça (rss), buscando diferenciar o comum. Desenvolve-se a criatividade por motivação, penso eu. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marilene!
      Esse filme me fez perceber que é preciso persistir um pouco nos enredos de início, arrastados kkk. Muito bom!
      Gosto muito dos blogs da Chica, consegue encontrar inúmeras maneiras de ser criativa dentro de um universo absolutamente simples! Gosto muito da sessão que ela tem, "pedacinho", onde você coloca seu pedacinho completando o post... são inúmeras as interpretações, muito bom!
      Sobre fazer a mesma coisa de maneira diferente, lembrei uma vez que fui ajudar a descascar milho na escola onde trabalho a tarde, par a festa junina. Em um grupo com cinco pessoas inexperientes nessa arte, fomos nos aprimorando e encontramos quatro maneiras diferentes de realizar esse serviço! Nunca esqueci, achei bem interessante o exercício de criatividade.
      Certamente devo estar no grupo "buscando diferenciar o comum", kkkk... tem um lado bom, mas tem um lado que me faz sentir estranha, como se sempre estivesse remando contra a maré, tendo dificuldaes em me enquadrar no pensamento da "massa"...
      O que achei genial em seu ponto de vista foi constatar a criatividade como movida pela motivação... siiiim, comigo funciona assim... quanto mais motivada, mais me sinto criativa, e esa combinação me faz sentir muito bem. Me fez perceber essa ligação.
      Abraços!!

      Excluir
  12. Olá, Bia.

    O criar em atividade, ou simplesmente: Criatividade. Nos faz transcender ao óbvio, ao lugar comum. Criar é uma das faces de quem vive a vida, assinando a autoria do seu existir.

    Um abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Apon!
      Que lindo o que escreveu... sim, o criar faz parte de quem deseja o sentimento de viver plenamente a vida, não apenas se limitar a fazer o que os outros determinam.
      Um abração!

      Excluir
  13. Boa noite Bia, incrível este seu post! O seu enorme potencial de criatividade está aqui bem evidente!
    Eu estou bem necessitada, pois ando um pouco por baixo;))! Não posso deixar que a idade;)) penetre demasiado fundo!
    E claro para a combater vou aproveitar as suas dicas preciosas que nomeia no final do "postt"! Muito obrigada!
    Beijinhos e votos de uma excelente semana!
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ailime!
      Tem razão em não permitir que a idade domine sua capacidade criativa, até porque certamente uma está ligada à outra. Claro que com o tempo temos mais momentos de cansaço pelas responsabilidades e histórias que carregamos, mas não podemos nos deixar dominar por isso! :D
      Espero que as dicas ajudem a dar uma sacudida na criatividade.
      Um abraço!

      Excluir
  14. Oi Bia,
    Além de inteligente, você é criativa e escreve muito bem.
    Saudades de você
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos elogios e carinho, Dorli! Um abraço!

      Excluir
  15. Oi Bia acho que ser criativo e um exercício por isso VC boas dicas aqui, ja me inspirei num DIY da Madame criativa para tentar ser maus criativa, aliás vivo tentando ser, mesmo que não seja originalmente, mas as vezes sou como VC, penso Caracas pq não pensei nisso antes!

    os quadros de Kandinsky são lindos é o tipo de arte que eu curto, não vi a reportagem.


    beijocas boa semana

    Gelia Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gélia, como vai?
      Nossa lembro dos seus PAPs, você é sim muito criativa e com iniciativa para exercitar a criatividade! Até hoje me ensaio para fazer aquele parede de imagens em preto branco!
      Quando vejo algo simples, porém genial, sempre abro um sorriso largo de apreciação pela imaginação humana!
      Um abraço!

      Excluir
  16. Excelente postagem, Bia. Criatividade é uma das melhores qualidades de um ser humano e vc explorou mt bem esse tema. Sobre a Luma, uma de suas indicações, concordo plenamente. Eu sou mt observador, mas não me acho tão criativo. Se bem que muitas vezes é necessário abusar da criatividade para fazer postagens. E quando criança eu montava uma avenida na minha cama, cheia de ruas, sinais e afins. Criava minha própria cidade. Bateu saudade. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sérgio, como vai?
      Tem razão, manter um blog atualizado requer uma boa dose de criatividade... possivelmente criar o blog foi um dos propulsores da vontade de voltar a exercer a criatividade. E mesmo quando não estamos afim de escrever, ainda assim tentar resgata o que parece perdido.... como você é assim? Comigo, é!
      Ser observador com certeza é uma escada importante para exercer a criatividade... sem observar não produzimos bagagem para a inspiração.
      Eu também brincava muito com materiais criativos com a ajuda do melhor de todos: o pensamento. Penso que as crianças hoje em dia tem tanta tecnologia à disposição que acabam estagnando sua capacidade de imaginar, o que repercute inclusive na vida escolar.
      Um abraço!

      Excluir
  17. Acho um barato as criatividades viu, e todos são capazes de desenvolve-las! abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, o desenvolvimento da criatividade pode iniciar ou ser retomado a qualquer momento! Um abraço, Ives!

      Excluir
  18. Bia qta dica legal gostei, confesso que gostaria de ser mais criativa em todos os sentidos afff...rs.
    Vou conferir os links que não conheço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Patrícia, como vai?
      Espero que tenha gostado dos links... no seu blog sempre vejo postagens sobre curiosidades e arte, gosto demais! E você ainda acha que não é criativa, rsrsrs. Um abraço!

      Excluir
  19. Oi Bia, como vai?

    Acredito que a criatividade esteja embasada, primeiramente na boa vontade. Não existe criatividade em um ser que não tem vontade. Segundo. Não existe criatividade sem que haja uma necessidade. Eu sou um exemplo vivo disso: Na minha infância, meu papai não tinha condições de comprar um carrinho que tanto queria, no entanto, de forma criativa ele fez um carrinho para mim, e para minha alegria ele me convidou para ajudar. Foi o presente mais maravilhoso que ganhei até hoje e que de certa forma ajudei a criar.
    Pessoas criativas estão cada vez mais raras ou são monopolizadas. Um outro fator que soma na ausência de criatividade é o fato de que encontramos tudo pronto em lojas e supermercados.

    Modéstia a parte, acho você uma mulher criativa. Nunca tinha visto um coração em forma de marcador de página.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nestor!
      Perfeito, kkkk... "Não existe criatividade em um ser que não tem vontade"... sempre falo para os meus alunos, "eu posso me desdobrar buscando conteúdo e atividades diferentes, explicando... mas não posso entrar no corpo de vocês para produzir vontade".
      Esse tipo de convívio, da construção do brinquedo junto com (ou pelo) o pai, creio que faz tanta falta nos dias de hoje... meu pai uma vez construiu um caleidoscópio, nossa, achei aquilo genial!!!! Ficava horas girando e observando as cores mudando de forma e lugar... até hoje tenho guardado, infelizmente caiu o fundo, mas guardei a estrutura de espelhos para remontá-lo.
      Boa lembrança essa que me provocou... Também soube de alguém especialmente habilidoso que construiu uma réplica de casa com taquinhos...
      "Pessoas criativas estão cada vez mais raras ou são monopolizadas"... incompreendidas, eu diria. As pessoas tem a tendência a querer massificar o outro, talvez com medo do que o diferente possa despertar, ou de não conseguir acompanhar sua capacidade criativa, ou por perceber que sua criatividade não se adequa a seus padrões diferentes ou limitados, e com isso asas vão sendo cortadas... mas sempre é possível o renovar das penas. ;)
      Ah, o marcador, hahahaha, sim... aprendi num curso online de dobradura em tecido e aproveitei para enviar com alguns livros devido ao projeto "Pinga amor por aí". Bem interessante mesmo.
      Abraço, tudo de bom!

      Excluir
  20. OI BIA!
    FALANDO EM CRIATIVIDADE, TE CONSIDERO UMA DAS MAIS CRIATIVAS, EMBORA CONCORDE QUE A LUMA TEM GRANDE POTENCIAL NESSE QUESITO.
    VOU ME INTEIRAR DE TUAS INDICAÇÕES , PRINCIPALMENTE DO FILME E LIVRO QUE ACHEI BASTANTE INTERESSANTES.
    UM ÓTIMO E "CRIATIVO" POST.
    ABRÇS E UMA BOA NOITE AMIGA.

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Zilani!
      Origada pelo carinho, espero que os links a agradem! :)
      Um abraço!

      Excluir
  21. Querida amiga venho por meio deste, pedir desculpas pelo cola e copia, e também pelo meu silencio, mas tem sido por conta de colocar a vida em ordem.. rsrs..
    Hoje Trago uma boa noticia, está chegando o dia do lançamento do meu livro. Uma Menina Chamada Esperança.
    Se puder compartilhe com seus amigos esta postagem, levando a conhecimento de todos, a existência de Uma Menina Uma Menina Chamada Esperança.
    https://www.facebook.com/UmaMeninaChamadaEsperanca
    Ajude a manter viva a esperança da realização do sonho de cada criança, mesmo que esteja adormecida dentro de um corpo adulto!
    Obrigado! Que Deus abençoe você!
    Mais detalhes veja no link abaixo!
    https://www.facebook.com/events/991866294164214/?pnref=lhc.recent
    Venha conhecer esta linda Menina Chamada Esperança, que ao decorrer seu caminho traz a luz da esperança para todos nós!
    Obrigada de coração pelo carinho recebido pela sua amável presença, neste meu cantinho
    Que Deus abençoe você sempre e sempre...
    Abraço amigo!
    Maria Alice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria, obrigada pelo carinho, um abraço!

      Excluir
  22. Oiii Bia, muito bacana a postagem, e a frase final do Augusto Cury arrasou! Sabe que dei esse diário p minha filha, e ela não usou, fez as primeiras paginas e depois abandonou, não se interessou muito, mas eu achei bem bacana! E vc é muito criativa em seus posts! Bjossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kellen!
      Eu gostei muito dessa frase também, é do livro "Armadilhas da mente". Minha filha também ganhou um exemplar do livro, começou toda empolgada... e agora ele está na estante, kkkk.
      Hoje em dia sou mais disciplinada com os projetinhos que abraço, como é o caso do livro. Me disciplinei a fazer pelo menos uma página todo dia... se o que está na sequência não tem a ver ou é muito cansativo para o momento procuro algo mais simples e leve, o importante é não deixar de fazer.
      "O hábito faz o monge" já diz o ditado. ;)
      Duro é ensinar isso a alguém jovem, kkkk.
      Um abraço!

      Excluir
  23. Oi, Bia!
    Que bela surpresa me fez, obrigada! Não sei se sou criativa... Acho que mais espontânea que criativa, porém a espontaneidade não brota da noite para o dia... quando isso acontece, já foi pensado em algum momento. Talvez o criativo pense demais? É como se dentro da nossa caixinha mágica, os pensamentos se alinhassem para uma melhora da reflexão e chocasse até que o ovo quebrasse. A inspiração é o pinto que nasceu! (rs*)
    Gosto bastante do livro de Domenico de Masi que fala sobre esse assunto, onde ele diz que a mente tem de estar solta para a criatividade aflorar. Em geral, as pessoas são mais criativas quando não existe a pressão das horas ou durante as primeiras horas ao acordar ou em uma viagem. Tudo sem pressa! Os criativos preferem a noite, pois imaginam que terão um longo tempo pela frente.
    Agora vou acessar os links para complementar a minha leitura por aqui.
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luma!
      Depois da explicação analógica sobe a inspiração e a criatividade, ainda duvida que é criativa? Eu não, kkkk!
      Além de criativa a vejo como uma pessoa muito bem informada e com olhar interpretativo diferenciado sobre o óbvio. E já estruturei alguns posts inspirada no formato dinâmico - ligando ideias - dos seus.
      Sim, estou lendo Ócio criativo, de Domenico de Masi, há algum tempo, porém lendo bem aos poucos. Particulamente sei ser criativa sob pressão, mas criativa com alegria eu sou quando estou tranquila, me sentindo segura, amada, confortável em cada segundo que passa... bem de encontro à teoria de Domenico. Também já me peguei sendo extremamente criativa quando muito triste, mas nesse caso, só se a tristeza não estiver acompanhada de desmotivação pela vida.
      Obrigada pela partilha do comentário, sempre rica!
      Um abraço!

      Excluir
  24. Woww... post recheado de dicas bacanas!
    Comprei este diário diferente e presenteei minha sobrinha, de 12 anos. Ela amou! Até eu amaria... hahaha! Bem original mesmo.
    Vou dar uma espiada nos links... muito obrigada!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cici!
      Fiquei agora imaginando você compartilhando algumas páginas desse diário nas suas postagens semanais, do jeito que é criativa, acredito que iria gostar muito!
      Um abraço!

      Excluir
  25. Bia e amigos,

    Estou quase 1 semana (novamente) sem internet em casa e sem telefone! Por isso minha vagareza para visitar, comentar, curtir. beijios e até a hora que a Oi + Velox permitirem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sissym!!!
      Que parto esse negócio da net hein? A telefonia anda um caos em todo país! Um abraço!

      Excluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.