sábado, 6 de dezembro de 2014

O endereço da via-láctea

Vou ao meu trabalho pela manhã a pé. Caminhando por um parque, olhei para o alto e vi um avião passando pelo céu azuuul, deixando para trás suas trilhas de condensação formadas pelos vapores d'água que saem dos motores. Sempre tive fascinação por observar o fenômeno. Um pontinho no céu que deixa uma nuvem efêmera de encantamento.

imagem daqui

Fiquei pensando em tudo que o céu pode guardar. O portal Info contou esses dias que foi descoberto o endereço da via-láctea no universo. Anote aí para acrescentar na próxima correspondência:

"A Via Láctea fica na borda do superaglomerado Laniakea - um conjunto que tem 500 milhões de anos-luz de diâmetro e massa de 100 milhões de bilhões de sóis. No total, 100 mil galáxias fazem parte dessa estrutura. De acordo com os cientistas, todas as galáxias de um mesmo superaglomerado são interligadas entre si por uma rede de filamentos".

Por anos achei que a via-láctea era a única no universo todo! :p Que a massa de um só sol já é calor demais para nossas vidas, kkkkkk! Como somos pequenos e ignorantes, não? kkkk

Por que perdemos tempo com bobagens com tanto a descobrir?! Não estamos sozinhos. Há indícios de vida fora daqui, em bactérias, protozoários... talvez vida inteligente (?), ainda não comprovada. Mas de posse do conhecimento dessa vastidão, das besteiras e das atrocidades que o ser humano comete, não me parece muito difícil imaginar que há inteligências mais privilegiadas intelectualmente  fora daqui.

Já imaginou como seria o habitante dos planetas que conhecemos? Por exemplo,

Mercúrio: o mais próximo do sol. Os habitantes seriam os mercurianos e as merthiolatianas. A união do quente com o ardido. #piada tosca
Júpiter: como suga todos os asteróides e meteoros que passam por sua frente, só se os habitantes fossem escudos superpotentes com vida!
Vênus: habitantes em forma de coração com flechinhas de cupido nas costas. Dominados pelo amor, seria doce, mas não seria a população mais inteligente do nosso sistema solar, kkk. #minhacasa
Saturno: o corpo seria recoberto de dedos. Óbvio, para seus aneis.
Plutão (é planeta anão, mas é planeta): mais óbvio ainda, repleto de Plutos, com seus animais de estimação muito simpáticos: os Patetas.

[em qual planeta você moraria?]

Aproveite esse final de ano para arrumar sua via-láctea: alinhe suas pessoas-planetas, pessoas-estrelas , objetivos-luas e cuide bem de quem é seu sol. Observe a beleza das situações-cometa mas não se deixe atingir por elas. Seja forte e sagaz para repelir meteoros e asteróides. Viva em órbita, saia dela de vez em quando para flutuar, mas volte. Você está aqui por algum motivo, não subestime isso... não pode ser pó estelar  quem nasceu para ser (inteli)gente.


Clip de 1982, quem lembra?


Aproveito para agradecer a todos que me indicaram ao prêmio "Xícara de ouro" promovido pelo blog Café entre amigos! :) Parabenizo também todos os indicados. Veja a lista completa ---> aqui. 


Fonte Info ---> aqui.

47 comentários:

  1. Oi Bia! Achei linda essa xícara de ouro, falei para a Clau (uma blogueira que me acompanha e também ganhou) que foi dos banners mais lindos que já vi.
    Ah... eu acho que sempre fui meio fora de órbita sabe? Quando eu era criança era fascinada pelo clássico de Stanley Kubrick (aliás, impossível não amá-lo) 2001 - Uma Odisséia no Espaço. Ficava imaginando como seria viajar para fora desse tão sem gracinha e caótico planetinha Terra.
    Mas isso vem de mim, de sempre buscar por novas descobertas e eu creio que não seja possível não haver vida mais inteligente que essa nossa. Fala sério! rs. Me recuso.
    Beijos e lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mi, como vai?
      A cada ano a Patrícia elabora uma nova xícara para presentar os blogs, todos os selos são de muito bom gosto!
      2001 - Uma odisseia no espaço, é um dos filmes clássicos sobre a tecnologia e a pssagem do tempo. Quando assisti achei que em 2001 estaríamos voando em naves espaciais, kkkk!
      Acreditar que não há vida mais inteligente que a nossa mostra fidelidade e amor à sua porção terráquea, kkk! Talvez haja vida mais inteligente.. mas nenhuma com tanta mistura de cérebro e sentimentos como a nossa. Um abraço!

      Excluir
  2. Muito bom dia querida Bia..
    sou bem ligado a isso..
    e tem gente que acha que só há vida aqui..
    tudo no universo esta evoluindo.. alguns mais a frente outros mais atrás...
    tenho o livro chamado os mensageiros do amanhecer..
    são dos pleiadianos, pertencentes as pleiades..
    somos parte do todo...
    temos de nos dar conta disso..
    não sei se gostas mas procure por kryon portugues..
    são audios de canalização.. adoro ouvir eles.. abraços e até sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Samuel!
      Há anos atrás duvidava sobre a existência de vida fora daqui... até tomar conhecimento da vastidão do universo.
      O importante é que haja respeito entre os povos... penso que se há algum tipo de vida capacitada intelectualmente fora daqui, certamente não deseja exterminar humanos, ou isso já teria acontecido, não é mesmo?
      Se pensarmos bem nosso planeta é bem frágil, tanto quanto os moradores dele. Estamos vulneráveis, não só a outras raças, como aos desígnios de Deus.
      Um abraço!

      Excluir
  3. Hahaha... eu ri da piada tosca. Eu, libriana que sou, não me contentaria em viver num planeta só. Acho que alternaria temporadas em Vênus (óbvio) e em Plutão, porque ia ter dó do planeta miudinho e desprezado em detrimento dos cheios de bossa.
    Milene, a defensora dos frascos e comprimidos, como diria Didi Mocó ( o personagem foi bacana, o ator é um chato).
    Beijo, Bia.
    Parabéns pela indicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milene! Vivo fazendo piadas toscas... minha filha diz "essa foi horrível, mãe... acho que eu vou embora" e cai na risada depois, kkk!
      Seríamos vizinhas, óbvio que meu planeta seria Vênus <3.. e sempre tive simpatia por Plutão, independente do tamanho. Naturalmente por lembrar do Pluto.
      Didi Mocó... cansei de rir muito com ele nas noites de domingo, hoje em dia, acho um porre! Há personagens que tem um tempo, outros acabam se eternizando.
      Um abraço, e obriagada!

      Excluir
  4. Que lindo post e adorei a tua proposta de alinhar nossos planetas... Um trabalho bem legal e certamente, belas reflexões trará! parabéns pelo prêmio e também fiquei feliz! bjs,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chica! Essa época sempre convida a reflexões, balanços, realinhamentos, revisão de objetivos e prioridades. Ainda em tempo de recomeçar diferente, antes que os sonhos se percam no tempo.
      Obrigada e igual parabéns pelas indicações! Um abraço!

      Excluir
  5. Bia, gostei muito de ver o clip, que não conhecia.
    Sempre acreditei que existe vida em outros lugares e que não somos os únicos seres pensantes neste mundo. Muito do que já foi ficção acabou se mostrando real. Creio até que deve existir comprovação disso, sem divulgação. Mas a terra ainda seria minha escolha (rss). Apreciamos o que já conhecemos.
    Sua sugestão para se arrumar a via-láctea pessoal , além de poética, traz condutas que só benefícios proporcionam. E foi bem criativa ao abordar os habitantes dos outros planetas (rss). Parabéns por sua merecida indicação ao Xícara de Ouro! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marilene! Esse clip passou num especial da Globo, não me lembro se no final do ano ou se no Dia das Crianças... lembro que, aos 7 anos, viajei com as músicas, achava o máximo!
      Apreciamos o que já conhecemos... ou não, kkk! Eu concordo que muitas informações acerca de outras vidas devem estar ocultas, mas do jeito que há pessoas ignorantes por esse mundão afora, não sei não se essa não é a melhor opção... capaz de gerar uma histeria coletiva que não ajudaria em nada.
      Obrigada pelo carinho e parabéns por também ter ganho o selo! Um abraço!

      Excluir
  6. Esses dias vi uma ilustração sobre o universo bem detalhado.
    Tem váaarias constelações,vários planetas beeeeeeeeeeeeeeeeeeem maiores o que o nosso.
    Acaba sendo impossível não concordar que exista vida fora da terra.. e como será? faço a mesma pergunta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nathália, a cada dia novas descobertas estão sendo feitas, na prática somos um pontinho no universo assim como o avião era um pontinho no céu...
      Acredito que há vida fora daqui, mas não tenho curiosidade em conhecer... melhor deixá-los "na paz", kkkkk! Pensar em tudo isso me faz pensar o quanto ser humano peca quando é arrogante, afinal, somos um poço de fragilidade.Um abraço!

      Excluir
  7. Amei Bia grata pela visita e comentário . obrigada pela sugestão no final desta instigante posta em . beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Claudete, um abraço!

      Excluir
  8. Olá Bia,

    Uma delícia o vídeo. Essa música de Guilherme Arantes é contagiante.
    Adorei sua criatividade ao imaginar como seriam os habitantes dos outros planetas-rsrs
    Dentro de minha filosofia, não tenho dúvidas de que existe vida inteligente em outros planetas. Apesar dos pesares, ainda escolheria viver no Planeta Terra, que já me é familiar-rsrs. Gostei da forma como você colocou sua sugestão para arrumarmos nossa via-láctea. Bacana. Tenho convicção de que estamos aqui por algum motivo (e que temos que dar conta dele-rs).
    Parabéns pelo 'Xícara de Ouro'! Bem merecido. Tanto assim considero que seu blog foi um dos meus escolhidos para o prêmio.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vera!
      Embora Guilherme Arantes não esteja nos meus preferidos, essa música me desperta boas lembranças.
      A intenção era imaginar um alienígena para cada planeta, mas minha criatividade não chegou a tanto, kkkk! Sugestões são bem vindas...
      Você e Marilene não laragariam a Terra de jeito nenhum, hahhaha... talvez eu conhecesse outros planetas e resolvesse voltar para cá... gosto daqui, apesar das faltas.
      Certamente estamos aqui por algum motivo, enquanto vou buscando entender qual é o meu, penso que o mínimo a se fazer é tentar viver bem, organizando objetivos e prioridades, e principalmente, buscando.
      Obrigada pela parabenização, seu blog também esteve entre os meus indicados! :) Um abraço!

      Excluir
  9. Valeu, inclusive pelo endereço da Via Láctea. No momento em que o editorialista do Repórter Eco (TV Cultura) disse o nome, um desses conjuntos de alto-falantes sobre rodas não me deixou ouvir a informação. Por coincidência estelar, Você traz isto aqui, e não mais que 30 minutos depois ... Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eduardo! Seja bem vindo... acredito piamente em coincidências e conjunturas estelares... ando precisando delas. Bom ter colaborado contigo, de alguma forma. Um abraço!

      Excluir
  10. hahahahahahahha Bia!
    Morri aqui! Eu moraria em Vênus, que é meu planete regente, o amor... libriana convencida eu, fazer o quê?
    Somos muito insignificantes e cheios de besteiras a dar corda pra virar uma grande polêmica. Ô povo chato esses terráqueos! Menos nós que somos um doce, né?

    Uma ótima semana e vamos que vamos no Xícara de Ouro! Eeeebaaaa!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Clara! Mais uma vizinha!!! :D Vênus que nos aguarde...
      Tem razão... ainda bem que não somos terráqueas! Ainda mais nessa época do ano em que a paciência para besteiras polêmicas já esgotou toda a nossa cota!
      Parabéns pela xícara de ouro... bom ganhar um agrado assim no final de ano, não?
      Um abraço!

      Excluir
  11. Com certeza Bia , o melhor conselho recebido , vou arrumar minha Via Láctea, A cada dia devemos ser melhores do fomos ou pensamos ser ontem. Obrigada pela visita e comentário. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Claudete. Talvez aí resida a maior beleza do ser humano, a capacidade de usar a emoção para nortear o caminho e a inteligência para nos transformar todos os dias - para melhor, de preferência. Um abraço!

      Excluir
  12. Você tocou num assunto que eu adoro, Srta! Entender o universo é coisa pra quem gosta, sim, mas tem que ser gênio também! Estou bem longe disso, sou apenas admirador! abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ives!
      Estou no seu time, também sou apenas admiradora. Assunto fascinante, eu acho. Um abraço!

      Excluir
  13. kkkkk Bia, amei a sua imaginação, tal qual criança tentando entender e trauzir em imagens o universo, muito boa a sua descrição dos habitantes dos planetas. Acho que sou de Vênus, doce, mas meio burra né? kkkk me descreve.

    Organizemos então nossa via-láctea o tempo é propício para isso.

    Beijos, menina inteligente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Van!
      É bom brincar de ser criança de vez em quando e deixar que a imaginação corra solta sem travas. :)
      Estamos juntando nesses comentários uma superpopulação para Vênus, kkkk... aliviando o termo "meio burra", kkkk... talvez portadoras de uma suscetibilidade consentida, e justamente por isso doce... enxergar com o coração é um dom somente desperto quando estamos amando. Pelo menos eu sou assim, kkkk... não sou feliz de outro jeito.
      Vamos fazer uma comunidade em Vênus, kkkk! Minha via-láctea anda precisando de alguns cuidados.
      Um abraço!

      Excluir
  14. Oi, Bia!
    Parabéns pelo "Xícara de Ouro"!!
    Não sei em qual planeta moraria, mas posso ter vivido em outros lugares quando ainda tinha uma forma e espírito mais rude. Vai saber!
    Quando tinha por volta dos 9 anos, minha mãe me levou para ler a íris em um médico em Cuba - olha a ironia! Ele me disse algumas coisas engraçadas para uma criança ouvir, como me aconselhar a plantar bananeira pelo menos 5 minutos por dia para irrigar o cérebro, se não conseguisse, que ficasse com a cabeça para baixo, sentada na beirada da cama, como as meninas fazem quando querem que o cabelo fique mais volumoso. Ele também disse sobre o universo, comparando-o as sinapses cerebrais para explicar o universo que existe dentro da nossa cachola. Como ele viu que não estava me assustando tanto, disse que a terra era no sistema do universo, o último dos planetas para quem aqui vive, numa escala de desenvolvimento, mas isso não queria dizer que não haveria um próximo... Alguns param por aqui mesmo! Como somos seres cósmicos, existe uma perda muito grande de tempo em querer desvendar os mistérios da vida, ao invés de vivê-la de forma integral.
    :)
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luma!
      Obrigada!
      Eu ainda tenho um lado tosco, kkkk, que gealmente emerge na sinceridade extrema em alguns casos, kkkk. Lembrei disso quando diz "espírito mais rude".
      Eu soube uma vez por quem amo que essa leitura da íris é batata! Mas isso em um médico do Brasil, kkk, vai ver que o médico de Cuba usa um método diferente! Fiquei imaginando você ouvindo o médico falar sobre sacudir a cabeça... será que adianta? kkkk Acho que vou testar, kkkkk... brincadeira!
      É um desafio querer desvendar os mistérios da vida, mas de fato, sempre atento aos limites para não se deixar consumir por eles. Descomplicar mais e desvendar menos. :D
      Um abraço!

      Excluir
  15. Olá Bia, mais um "post" de excelência!
    Destaco:« Aproveite esse final de ano para arrumar sua via-láctea: alinhe suas pessoas-planetas, pessoas-estrelas , objetivos-luas e cuide bem de quem é seu sol».!
    Ora aqui está o cerne da questão!
    O Universo é tão grande, nós somos tão pequeninos, centremos-nos então em fazer felizes os que nos rodeiam.
    (No meu caso vou deixar as galáxias para os cientistas,)), isto por aqui já dá que pensar;;))!
    Sabe que em criança eu adorava essa matéria e era uma boa aluna a Ciências? Tempos que já lá vão;))!
    (Continuo no mundo de Sofia)!
    Os meus Parabéns por ter ganho a Xicara de Ouro! Prémio bem merecido!
    Beijinhos e uma boa semaninha.
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ailime!
      Sim, "o cerne da questão"... eu me sinto muito feliz quando percebo que consigo fazer feliz aqueles que eu amo, É tão gratificante quanto eu mesma ficar feliz! :D E dá mesmo o que pensar, mudamos, mudam as pessoas, e manter a capacidade de fazer feliz precisa suavemente caminhar ao lado dessas mudanças.
      Eu também gostava muito de Ciências. Quando peguei aulas de Geografia queria Ciências, que foi dada a outra professora mais velha na casa. Não quis pedir, achei que ela gostava e respeitei. Esse ano ela contou que não gostava de Ciências e preferia ter pego Geografia... agora havia se acostumado. Olha só, a falta de comunicação! :P
      Penso que Ciências é matéria de quem gosta de uma vida inteira de admirar a lua, as estrelas, pensa sobre esses mistérios além do nosso alcance...
      (e continua com o Mundo de Sofia, kkk)
      Obrigada pelo carinho, um abraço!

      Excluir
  16. Seria uma boa, hein Bia! Adorei o post. Não sei em qual planeta moraria, mas escolheria um frio pq de calor já tô cheio. E esse clipe é mt bom. Me fez viajar nbo tempo de novo. Dá pra ver várias vezes sem cansar. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sérgio!
      Olha... gosto muito do calor... se eu puder ficar à beira de uma praia, kkkk! Me sinto melhor no frio em termos de disposição. Calor convida a passeio, o que nem sempre é possível. :p E olha que está só começando, kkk!
      Esse clip me remete à uma tenra idade, a coisa boa. Um abraço!

      Excluir
  17. Olá, querida Bia
    Venho hoje parabenizá-la pelo prêmio mais do que merecido, o Xícara de Ouro...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voltei pra comentar o post agora...
      Gosto muito daqui e, se pudesse optar, o faria por aqui mesmo...
      A Terra é um planeta que tem tudo para ser o Paraíso criado por Deus...
      bjm fraterno

      Excluir
    2. Olá, Rosélia!
      Obrigada pelo carinho, um abraço!

      Excluir
  18. Oi Bia,

    To rindo menina, como viajou nesses planetas....(adorei) rsrs

    Mas claro, acredito infinitamente que o universo é habitado por outros seres...


    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa. Alguma vez li que acreditar é meio caminho para tornar realidade. ;) Um abraço!

      Excluir
  19. Bia,
    Para mim é difícil definir as minhas pessoas-planeta, é mais fácil identificar aquelas que eu não quero. Que são, sem qualquer dúvida, aquelas que se alimentam da energia dos outros. Se eu conseguir mantê-las à distância, dou-me por muito feliz. O resto, naturalmente, virá por acréscimo.

    Uma boa semana para si! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ac!
      Algumas vezes estive perto de pessoas que se alimentam da energia do outro, puramente, sem pensar nas consequências. O pior é que quando estamos perto de alguém assim por algum motivo não conseguimos enxergar... temos a visão distorcida de que a pessoa é boa, quando na verdade nos manipulam para parecerem boas, para conseguirem o que querem. Deve mesmo ser coisa de alienígena.
      Ótima colocação!
      Um abraço!
      Um abraço!

      Excluir
  20. Olá, Bia.

    Quanto mais sabemos, mais descobrimos que há a saber. Sócrates é que estava certo: Não sabemos é nada! Quanto ao planeta. Eu gostaria de morar no mundo da publicidade, país da propaganda. Lá é tudo lindo e maravilhoso, que nem campanha de enganação eleitoral.

    Um abração natalino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Apon! Propaganda e publicidade estudei à pouco para uma prova da pós... o mundo da publicidade é puramente baseado na manipulação! Eu sabia que era assim, mas não imaginava que a coisa ia tão a fundo! Mundo perfeito... mas a que preço? Sentimos agora na pele os desdobramentos eleitorais... milhões gastos com campanha... melhor nem entrar na questão.
      Um abraço!

      Excluir
  21. Oi Bia,

    Estou rindo da forma como escreveu seu texto. Principalmente dos casais mercurianos e merthiolatianas. Deve ter tido um sábado inspirador.
    Certamente não estamos sós. Seria muita ignorância de nossa parte, admitirmos que somos únicos, diante da imensidão do universo.
    Eu prefiro viver na terra, embora admita que as vezes estou no mundo da lua, mas sempre volto para terra.
    Que as pessoas-planetas possam viver em harmonia.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nestor!
      É verdade, eu estava alegre mesmo quando escrevi esse texto! :)
      Eu vou muito ao mundo da lua, por dois motivos: para absorver um pouco mais a alegria, quando passei por coisas boas, ou para ficar distante do cansaço, quando ele bate. Um abraço!

      Excluir
  22. Ai Bia, que post gostoso! Tem até uma pitada de humor que ficou muito agradável de se ler.
    Pois saiba que eu vivo pensando neste universo imenso e tão longe de ser compreendido por nós, pobres mortais humanos!
    Muitas e muitas vias lácteas devem existir neste universo colorido de meu Deus e só poderemos entender quando passarmos para o outro lado da vida, quem sabe viramos estrelinhas mesmo como meu filho acreditava em pequeno!
    Para este novo ano eu me proponho também a re-arrumar as órbitas do meu planeta interno e as pessoas amáveis, gentis, boas de coração e sonhadoras, estarão comigo, orbitando por aí, tentando fazer um mundo melhor.
    um grande super abraço carioca.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Beth, como vai?
      Eu gostaria de poder viajar com uma nave só para poder ver essas cores que a via láctea oferece, deve ser lindo! Pessoas viram estrelinhas... ou como diria um aluno meu depois que perdeu um gato, "todos viram anjos da guarda, tia, até os animais".
      Escolheu para estar por perto do seu planeta as melhores pessoas :D... tenho certeza de que serão ótimas e merecidas companhias! Um abraço!

      Excluir
  23. Oi Bia
    Quanto tempo faz que não apareço por aqui. também pudera eu havia perdido o endereço do seu blog e hoje como um presente natalino eu o reencontrei. E como estou feliz de interagir novamente aqui. Olhe que eu amei o seu texto delineado com muito bom humor. Chiquerésimo! E o vídeo? Lindo!!! Uma bela recordação;
    Amiga querida desejo que as luzes que iluminam o pinheirinho de natal para receber o amado Menino Jesus iluminem a sua trajetória em 2015 para que você realize todos os seus projetos. Desejo que o natal transcorra na maior alegria em companhia de todos os seus familiares
    Beijos e carinhos meus.

    ResponderExcluir
  24. Bia,
    Com o calor familiar como pano de fundo...

    Feliz Natal!

    ResponderExcluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.