quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Blog retrô 2014

Estendi a roupa e depois fiquei uns minutos observando as árvores do condomínio [as mesmas em que na infância, meu amor subia - curiosos esses cruzamentos das vias da vida]. Observei o vento balançando as folhas, dois minúsculos passarinhos saíram voando e piando, me emocionei e sorri, agradecida. Ótimos sinais. Enquanto eu me encantar com o simples, o sinal de que estou viva está preservado.



Tenho pensado nas coisas boas que aconteceram em 2014 e deixando qualquer negatividade de lado percebi quanto a agradecer:

- Ótimos momentos a dois;
- Dilemas emocionais da filha estabilizados;
- Cura do câncer do meu pai;
- Loja virtual engrenada e funcionando no ritmo que desejo;
- Alfabetização de 80% de minha turma de 32 alunos de 1º ano;
- Conquistas profissionais importantes do amado;
- Reconhecimento profissional no turno da manhã;
- Saúde o ano todo;
- Meu docinho de cachorro, Bistecaaaa!!! Lindo!!!

Estava reclamando do que, menina? 
Tenho certeza que 2015 valerá ainda mais a pena.:D

Momento numerologia: as somas dos números de 2015 = 8. Oito é meu número preferido. Óóóóiii... agora vai!!! kkk



Eis a tradicional retrospectiva dos posts de 2014:

#1. O post mais bonito (e apaixonado): Migalhas de pão <3
#2. O post mais popular: Tecnologia: das máquinas de datilografia ao lixo
#3. O post mais controverso: Parte 2 das filosofias distintas
#4. O post mais útil: Um oferecimento: sua sabedoria!
#5. Um post cujo sucesso me surpreendeu: De volta para o futuro - a carta
#6. Um post que não recebeu a devida atenção: Produtividade x jardim: Taylor que me desculpe
#7. O post de que mais me orgulho: Mapas
#8. Um post bem humorado: Pequeno glossário da ressaca
#9. Um post criativo: O mundo todo é uma ilha
#10. O post mais doce: Vaga-lumes

[especialmente significativo "Mapas", escrito no hospital, enquanto esperava o resultado da cirurgia do meu pai. No mesmo dia enviei um Mapa Mental para quem amo. Belezas se sobrepondo à preocupação. :)]



Projeto 12 livros em 12 meses

Consistia em enviar um livro (novo ou usado) por mês a colegas blogueiros especiais. Não consegui enviar um por mês, kkk, mas estou quase finalizando. Há dois encaminhados e dois a enviar em 2015. Não farei mais listas para esse projeto, mas pretendo continuar enviando esporadicamente.

Vera - Recanto do sol 
Marilene - Momentos fragmentados
Felisberto Jr - Blog (In) feliz
Paty Michele - Impressão, Memórias e Desventuras
Eder Ribeiro - Crônicas de Eder Ribeiro
Milene - Inquietudes
Sérgio - De olho nos detalhes
Vanessa - Escritora de Artes
Luma Rosa - Luz de Luma yes Party (a caminho)
Dorli - Lua singular (a caminho)
Cris Henriques - O que meu coração diz (in memoriam)
Rosélia - Espiritual-idade
2013 - Kellen - Trilha Marupiara






Uma mensagem para finalizar?

Depois de inúmeras tentativas infrutíferas de inventar a lâmpada elétrica, Thomas Edison foi entrevistado por um reporter (...) que lhe perguntou: "como se sente depois de ter fracassado 700 vezes?" O grande inventor respondeu com um exemplo clássico de perspectiva positiva: "Eu não fracassei 700 vezes. Eu não fracassei nem uma vez. Obtive sucesso ao provar que aquelas 700 formas não funcionaram. Quando tiver eliminado todas as maneiras que não funcionam, terei descoberto a que funciona."
Paul McKenna


ENJOY!!!




Projeto 2015: você topa manter um diário de cinco anos? Eu topei... quem quiser conhecer pode clicar aqui.



42 comentários:

  1. Tão lindo e poético teu post,Vane! Que bom olhar pra trás e sorrir vendo tantas coisas boas e sobretudo, agradecer sempre! Que 2015 continue lindo e feliz! bjs,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chica!
      Penso que quando nos perdemos da poesia, morremos um pouquinho. Agradecer é dos meus aprendizados mais sólidos dos últimos anos. Desejo um grande ano para você, Chica! Um abraço!

      Excluir
  2. Feliz novo Ano! Com muitas prosas e poesias em 2015.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Paulo! Com prosa e poesia tudo fica mais suave! Um abraço!

      Excluir
  3. Bia, encantador seu post! Adorei estar aqui, após minha soneca! Você é muito legal! Parabéns por tanto detalhes! Feliz 2015 e que vc possa realizar tudo! Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria! Obrigada pelo carinho.... realizações para você também. Um abraço!

      Excluir
  4. Oi Bia! Feliz 2015 e Feliz Vida! 0/
    Tu realmente tem muito a agradecer, a cura de um câncer... nossa... que demais!
    Só por isso já não teria que pedir mais nada né?
    Interessante ver alguém falando de superação e coisas boas do ano passado, sinta-se uma privilegiada mesmo, porque ele foi negro para mim e a maioria das pessoas que conheço ou converso.
    Mas não crio expectativas, sei que não vai ser nada cor-de-rosa (e eu não gosto dessa cor mesmo) o ano de 2015, mas o modo com que enxergamos as coisas e nossa luta por superação sempre é que deve ficar valendo.
    Depois quero conferir todos esses teus posts.
    Preciso aprender contigo a ver as belezas "do lado simples" da vida. Muitas coisas me passam batidas e nem percebo.
    Adorei a ideia de blog retrô, daria até uma BC.
    Minha Coluna ainda é novinha mas já tem umas 70 e tantas postagens, acho que vou roubartilhar tua ideia, dando os obrigatórios créditos, claro.
    Sempre gostei dessa resposta de Thomas Edison, queria ter pelo menos um terço de toda essa perseverança, na verdade, queria ter essa visão da vida. Quem sabe um dia consiga.
    Beijos e vou dar uma fuçada no teu diário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi!
      Justamente... foi um período difícil esse do susto que levamos com meu pai, sempre saudável, precisei ter os ombros largos para ser forte, mas o importante é que passou e terminou da melhor maneira possível! :)
      E não se iluda... ver o lado positivo não quer dizer que meu ano foi memorável, ao contrário kkkk... mas a mudança na perspectiva é um exercício que só melhora as coisas.
      Sempre fui uma pessoa simples, mas essa habilidade de contemplar desenvolvi muito através da blogosfera, com companheiros como chica, Van, Nestor... pessoas que me mostraram que há beleza em toda parte quando nos dispômos a ver. Tirar fotos também é um ótimo exercício de desenvolvimento da sensibilidade.
      Animou-se para o blog retrô? :D
      Essa história de Thomas Edison também me ajudou a mudar as perspectivas de final de ano... quem sabe minhas 700 vezes já passaram? hahaha
      Um abraço, tudo de bom!

      Excluir
  5. Querida Bia,

    Estou muito feliz por todas conquistas. Claro, muito emocionante ver a turminha alfabetizada. Contudo, de todos os itens, fiquei feliz e emocionada com o resultado de seu pai. Saude é tudo.

    Sempre ao seu lado, mesmo que seja nesta distancia.

    É uma honra ter sua amizade. Ler voce, e outros amigos escritores tambem, faz pensar em mim, e assim, o resultado desta soma dá para perceber que somos todos um.

    FELIZ 2015.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sisssym!
      Sim, e me senti ingrata, mesquinha focando no que não aconteceu, quando há esse fato tão importante que saiu melhor que o esperado... penso que uma pulguinha na orelha e o cansaço colaboraram para meus pensamentos derrotistas, mas já passou... ficaram lááá no ano passado e minhas esperanças e alegria estão "in riba". :D
      Sabe, fiz minhas visitas a todos os blogs que sigo no Natal e percebi que grande parte fechou ou não faz atualizações há mais de um ano... penso que quem continua conosco é porque tem mesmo afinidades, gosto por essa troca. E você sabe que tem papel especial nessa interatividade!
      Obrigada pelo carinho e amizade, fadinha. Abração, super 2015!

      Excluir
  6. Bia, com certeza valerá ainda mais a pena. Adorei a postagem e gostei da sua retrô colocando os links. E meu livro eu ganhei! =) Só falta arrumar tempo pra ler. :( Beijão e feliz 2015!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sérgio!
      Sim com certeza! :D
      Nem me fale, estou com vários livros aqui na fila de leitura, em nem de férias dou conta de todos, hahaha. Lembro do livro que enviei à você, "Não conte à ninguém"... penso que irá gostar! Tudo de melhor em 2015! Abraço!

      Excluir
    2. Tb acho que irei gostar, Bia. Tudo de melhor pra vc também. Bjs

      Excluir
  7. Oi Bia!!!
    Quanta coisa boa no teu ano de 2014! Que bom! Eu não parei muito para pensar, mas já agradeço muito pelo pouco que lembrei.
    Vou xeretar nos links da retrospectiva do blog e que bom que o projeto dos livros rendeu. Eu adorei o que recebi de ti, mas confesso que não me recordo quando foi. Olha a falha na memória aí, preciso exercitar mais a mente em 2015, hehehehe.
    Já fui lá xeretar no diário de 5 anos e curti bastante. Vou começar, mas ainda não decidi se vou seguir no Devaneios (que tá lá empoeirado) ou fazer outro. Até eu decidir já acabou o mês, hehehehehe. Vou me esforçar para resolver isso antes.
    E essa lista de filmes aqui do lado? Que ideia massa!!! Compartilho o gosto por váááááários :D.
    Que no final de 2015 você tenha muito mais coisas para agradecer!!

    Um beijo grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Naty!
      Agradecer precisa ser sempre o leme da navegação. ;)
      O seu livro foi enviado ano passado, quando fiz a outra lista... há outros blogueiros que quero presentear, mas com a correria nem sempre consigo manter o ritmo de um livro por mês e alguns acabam deixando a blogosfera antes que eu possa fazer contato... por esse motivo esse ano vou enviando conforme for possível.
      Quanto à memória não se preocupe, a minha também já foi bem melhor, kkk!
      Estou gostando muito de fazer esse diário, é rapidinho e fica um registro para a posteridade, kkk... logo colocarei as listas de fevereiro e março, Quando começar o seu me avisa!
      Então, a ideia de registrar os filmes é porque vamos esquecendo... o último acrescentado, "As aventuras de Pi", é um dos meus preferidos e veja, eu havia esquecido de anotar! Os livros organizo na estante virtual do Skoob, mas não encontrei uma estante virtual para filmes... o problema é que a lista está imensa, kkk, daqui a pouco começará a travar a página... vou ter que pensar em outro meio de registro.
      Desejo muitas coisas boas durante o ano para você lembrar e compartilhar conosco!
      Um abraço! 2015 lindo!

      Excluir
  8. Oi Bia
    No final sempre temos muito mais a agradecer do que reclamar mesmo, pois a vida é uma dádiva de Deus. Um post muito sensível, como imagino que vc é, aliás temos uma ótima conexão, te admiro muito, pela blogueira, filha e mãe que és.
    Que venha 2015!
    Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciana! No livro que li sobre agradecimento um capítulo era dedicado ao agradecimento por respirar... isso me fez pensar que o simples fato de estar vivo e respirando já é um motivo de alegria, com tantas pessoas que dependem de aparelhos para isso...e por aí vai.
      Obrigada pelos elogios e pelo carinho... também já registrei que a admiro muito, especialmente pela auutenticidade e coragem.
      Que seu 2015 seja especial! Um abraço, tudo de bom!

      Excluir
  9. Oiiii Bia, muito bacana sua retrô, pelo jeito 2014 foi um ótimo ano p vc e 2015 com seu numero preferido em destaque será melhor ainda!!! Biaaaaaaa recebi seu livro, e amei, já tinha ouvido muito falar mas não tinha, super obrigada, vou colocar todos os lugares na minha lista rssrrs adorei! Feliz 2015!!! Bjo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kellen! Ler os comentários sobre o ano anterior me faz pensar que de fato a maneira como expressamos as coisas muda tudo.
      Puxa, que bom ter gostado do livro! Achei interessante porque, além de mostrar destinos diferentes do usual, conta um pouco da história de cada lugar... ficarei acompanhando para ver os destinos que escolheu! :)
      Um abraço, tranquilidade e viagens em 2015!

      Excluir
  10. Na vida, dar valor às pequenas coisas é pedicado dos grandes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo escrito, Viviani... poesia para começar bem o ano! Feliz 2015! Um abraço!

      Excluir
  11. É assim mesmo: valorizar e agradecer. Algo que frequentemente nos esquecemos de fazer.
    Para esse projeto 2015 é preciso grande fôlego... :)
    Bom Ano, Bia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luisa... sim... atitudes simples e gratuitas que fazem uma diferença enorme. Valorizo demais ambos.
      Pensei bastante antes de abraçar o projeto de cinco anos, visto que o seu sentido criativo é justamente o acompanhamento da evolução da vida... tem razão, haja fôlego e disposição!
      Um abraço, lindo ano pra você!

      Excluir
  12. Bom dia Bia..
    maravilha isso né..
    colocaste algumas metas e elas foram sendo efetivadas..
    muitas pessoas fazem listas longas e se frustram pq não fazem nem a metade..
    eu não planejo mais nada em fins de ano.. pq sigo uma frase..
    só é hora na hora, antes da hora ainda não é hora...
    então tudo acontece quando tem que acontecer..
    tuas realizações foram muito belas.. poder encaminhar a galerinha no estudo já é sublime..
    tenha um lindo dia até sempre
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Samuel! Certamente que listas de começo de ano são bem furadas, kkkk, raramente cumprimos todas as metas... por isso grande parte dos itens da minha lista para 2015 são práticos, coisas que dá para fazer e ver o resultado efetivo, como tirar o passaporte, por exemplo... concordo que o domínio sobre as coisas muitas vezes nos escapa, mas acho importante ter uma direção, algo que nos impulsione a acordar todo dia com alegria e pensar, "estou viva porque desejo tal coisa tão importante para mim"... e ao mesmo tempo estar aberta aos presentes do dia, que sempre tem. Enfim, cada um traça seus caminhos de um jeito... ou no seu caso, deixa que sejam traçados pelo destino. O importante é estar bem, não é mesmo?
      Um abraço!

      Excluir
  13. Boa tarde Bia, adorei ler seu post "Rêtro" impregnado de tanto positivismo!
    Agradecer por tudo é sempre agradável aos olhos de Deus!
    Seu Ano foi excelente e tenho que deixar minha alegria expressa em especial pela cura de seu Pai!
    Só por isso penso que o seu ano já valeu!
    Tudo o resto são situações que merece muito, pois é um ser maravilhoso!
    Que 2015 seja o prolongamento de 2015 recheado de coisas muito boas!
    Beijinhos com o meu imenso carinho agradecendo toda a atenção que me dispensou ao longo de 2014!
    Muito tenho aprendido com a Bia.
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ailime! Já respondi sua outra pergunta, praticamente um livro, kkkk!
      Agradeço o carinho e a companhia do ano todo... não tenho sonhos geniais para 2015, mas os que tenho são extremamente importantes para mim.
      Que os seus sonhos também se realizem, um a um, e progressivamente.
      Abraços... sempre aprendo com quem chega aqui e deixa um pouco de si.

      Excluir
  14. Oi, Bia!
    Sempre tento olhar primeiro o lado bom da vida antes de reclamar dela. Mas no seu caso, mesmo que nada mais tivesse acontecido de bom, a não ser a cura do câncer do seu pai, já seria de bom tamanho.
    Fui no outro blogue conhecer o projeto e fiquei apaixonada. Já assinei o feed. Quando li a primeira postagem "Inicia no ano que vem. :) E termina em 1º de janeiro de 2020. ;)" senti um gelinho ao ler 2020... como vivemos!! Já vivemos dois milênios e o mundo não acabou... É mesmo para agradecer! Vamos aproveitar da melhor forma o tempo que ainda temos por essas bandas! Se ainda não conseguimos realizar os sonhos, a perseverança terá que ser companheira! Veja o exemplo de Thomas Edson... Ele foi positivo em não desistir e nós agradecemos!
    Ansiosa para receber "meu" livro!! (rs*)
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luma!
      O desabafo é algo normal e necessário na vida, compartilhar para nos sentirmos aliviados... o reclamar é quando passa a ser hábito. A gratidão também é um exercício habitual.
      Ah, estou gostando muito do diário de 5 anos!!! Tem sido um delicioso exercício, rapidinho de fazer... agradeço que esteja acompanhando. Parece um tanto longínquo, mas minha vida mudou barbaramente nos últimos quase 4 anos e parece que foi ontem!!!
      Eu tinha certeza que o mundo seria diferente em 2000 (se não acabasse, lógico...) influências do filme "2001: Uma odisseia no espaço". Lembra?
      Seu livro foi postado na sexta passada, em breve estará aí. Escolhi um dos meus preferidos, acho que irá gostar. Leve e interessante!
      Abraço!

      Excluir
  15. Querida Bia, pelo que percebi no que enumerou, seu ano foi muito bom mesmo e proveitoso.
    Tomara o novo ano também lhe traga surpresas boas e realizações acalentadas!
    Para mim 2014 não foi dos melhores, mas mesmo assim, tenho muito a agradecer, principalmente pela vida de minha mãe se sustentando com garra e a saúde dos meus familiares e amigos mais queridos.
    Este exemplo de T.Edison é realmente para pensarmos e pararmos de reclamar das coisas, pois nas tentativas obtemos êxitos, basta ter um olhar mais amplo.
    Adorei!
    Um lindo Novo Ano para você e todos os seus!
    beijos cariocas

    (Tô voltando agora aos blogs e deixei lá minha primeira cronica do ano, apareça!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Beth!
      Sabe, essa postagem tem um tom otimista propositalmente para começar bem o ano passado, que ao contrário do que parece, não foi dos melhores...
      Daí o exemplo de Thomas Edison... encarar o que não foi bom não como fracasssos, mas como tentativas de sucesso! E que assim seja, em 2015, um ano para guardar na memória.
      Estava resolvendo umas pendências e em breve chego em seu espaço! Um abraço, lindo ano pela frente!

      Excluir
  16. Oi minha linda... saudade.. saudade.. saudade!
    Que texto lindo.. realmente é muito bom quando coisas simples nos deixam felizes, despertando sorrisos, enchendo o coração dessa sensação boa..
    Indo mais a fundo é o termômetro que mostra quando estamos bem conosco mesmo.
    Esse ano quero desacelerar mais aqui na empresa.. quero ter mais tempo pra viver minha vida... fazer coisas que ainda não fiz.. viver momentos especiais..

    Que 2015 seja um ano todo bom pra nós..
    Beijinhos minha linda.. e uma quarta feira maravilhosa pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sheila!
      Nossa, há quanto tempo! :D A impressão que tenho é que ano passado todo mundo viveu sob pressão... pouquíssimas pessoas disseram ter um ano tranquilo, saudoso... quem sabe esse ano as coisas caminham diferente, não?
      Abraços, tuudo de bom!

      Excluir

  17. Olá amiga
    Mais um ano novo!
    Muitos mais sonhos a colocar nas páginas da nossa história. Li um pensamento da Ângela Reis que dizia: “Ingressar num novo ano é como adentrar em outra dimensão de nós mesmos. A vida que se desdobra. A porta se abre e nos brinda com o raiar de um novo dia. Cores que já estamos acostumados a ver, mas brilham de um jeito especial, diferente, porque vistas com o olhar de quem olha o verde da vida, que vai nascendo, brotando, desabrochando em recomeço”.
    Não é só no ano novo quando inicia que acende a chama da esperança de dias melhores, mas a cada dia nascemos para uma nova vida. A cada dia Deus nos dá uma chance para recomeçarmos. Então , que em cada dia de 2015 possamos manter essa chama acesa e que saibamos lutar por dias melhores.
    Que 2015 seja um ano de muitas bênçãos e glórias pra você e todos familiares e amigos.
    Grata pela visita e felicitações de Natal e ano Novo.
    Abraços da amiga Lourdes Duarte.
    http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/
    http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
    Prof Lourdes Duarte http://pensador.uol.com.br/colecao/lourdesduarte/
    https://www.youtube.com/channel/UCaYuH232flzuEJPUlAD2HvQ



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lourdes, obrigada pela mensagem, sempre recheada de coisas boas! Abraço, feliz 2015.

      Excluir
  18. Oi Bia minha querida


    Tudo de melhor pra vc em 2015...
    E se a gente for pensar direitinho, temos muito á agradecer.

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ani!!! Sim, é só procurar com cuidado... e ter paciência conosco nos momentos difíceis. Um abraço, feliz 2015!

      Excluir
  19. Oooooooooooooooooooooooi! Mega,hiper 2015 pra você!

    Que coisa boa, quando a gente chega no final de um ano e o balanço foi positivo, principalmente o balanço de nossas vidas e pessoas queridas.
    Você é mais forte do que imagina e acredita muito, por isso que as coisas acontecem.

    Quanto aos cruzamentos da vida, há certas lembranças, que de tão boas, nem a memória consegue apagar. E que bom que é assim.
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nestor... obrigada pela mensagem de força e otimismo!!!
      Sei que sou forte, Nestor, mas por hora não estou interessada em oportunidades para testar isso, kkk, pelo menos não emocionalmente. Quero só estar perto das pessoas que eu amo. :)
      Quando os cruzametnos da vida remetem às lembranças das pessoas que amamos, sempre valem a pena.
      Abraços!

      Excluir
  20. Post lindhuuuu fico muito feliz por seu papis e que ano bom né mesmo.
    Vou ver sobre o diário por 5 anos e adorei o que o Tomas disse...show.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Patrícia, que seu novo ano seja alegre, com muitas oportunidads de sucesso! Sem precisar de tantos testes como os do Thomas, hahaha. Um abraço!

      Excluir
  21. Bia,

    Antes de findar o ano, participando de uma Interação, acabei por desabafar, e parece que ficou mais parecido com um lamento.kkk Não era minha intenção, mas eu já havia escrito e postado. Não me arrependi do que escrevi. Foi verdade, e eu sou muito transparente. Mas, depois analisando bem, eu tinha mais motivos para agradecer, do que desabafar.
    Beijos

    ResponderExcluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.