sábado, 7 de março de 2015

Saúde!!!

Sabem da onde vem a saudação "saúde!" usada em comemorações? Na Grécia, após embates e no momento dos brindes após os conflitos era costume a batidinha "tim tim" caso a reconciliação escondesse uma iniciativa velada de envenenar o outro... então, com o tilintar dos copos, o veneno se depositaria no fundo do recipiente. E justificava o uso da saudação... saúde = continuar vivo.

imagem daqui

Gravando um daqueles vídeos com perguntas para serem respondidas daqui a 10 anos, acrescentei o tópico: "como está sua saúde física, mental e emocional"? A saúde funciona como  uma poupança, as suas escolhas de hoje refletem diretamente em sua qualidade de vida de amanhã. Você tem pensado  e agido assim? Vamos às definições:



Saúde física: bem estar corporal. Estar sem dores, com disposição, energia, respiração calma e suficiente, sentidos bem preservados. Não há milagre, é preciso seguir as dicas que todos conhecemos mas por algum motivo sobrenatural kkk não conseguimos seguir: alimentação equilibrada, exercício físico, visitas regulares a médicos e dentistas e água, muita água.

[uma vez foi com minha mãe ao médico e o exame dela estava um fiasco. o médico disse para ela fazer a dieta do coelho. "como funciona isso, doutor?" "a senhora põe o que desejar comer antes na frente de um coelho. se ele comer, a senhora também pode. caso contrário, esqueça!" kkkk]

Saúde mental: combinação equilibrada de sentimentos, pensamentos e ações. Saúde mental comprometida gera emoções comprometidas, e vice-versa. Traumas do passado, situações de intenso stress  e desequilíbrios de cunho genético podem prejudicar a saúde mental. Também se faz ginástica para esse tipo de saúde: manter sob controle pensamentos negativos, treinar uma visão positiva da vida e focar a memória naquilo que foi bom - e não nos fracassos - melhora bastante a condição mental.

Saúde emocional: estado de bem estar onde a pessoa realiza suas habilidades, controla o stress, vive produtivamente e com alegria. É comprovado que o descontrole das emoções gera sintomas físicos e em alguns casos, mortal. Fazer o que gosta, ter tempo para si, evitar o isolamento, ter sonhos e objetivos, sentir-se  amado, seguro e aceito são pontos que colaboram nesse sentido.

Há ainda a saúde espiritual, que não depende de uma religião, mas de um sentimento de esperança no invisível, no amanhã, um sentimento que estimula a ir em frente e fortalece nas dificuldades.

Acredito que o equilíbrio acontece quando o conjunto de todos caminha bem. Veja que tipo de saúde prevalece em sua vida descobrindo se é mental ou emocional:

Mental Emocional
Agem intelectualmente Agem emocionalmente
Usam a lógica Demonstram afeto
Tendência a viver no passado ou futuro Vivem o aqui e agora
Usam fórmulas que deram certo no passado Agem de acordo com cada situação
Extremos: certo/errado, bom/mal São impulsivos
Modificam o meio em que vivem Adaptam-se ao meio
Gostam de desafios Dificuldades em dizer não e estabelecer limites
Procuram ser mais frios São mais calorosos
Gostam de resultados visíveis Gostam de estimular relações
Gostam de estar no comando Ajustam-se à equipe
Evitam perder o controle Temem perder o amor das pessoas
Temem ser passados para trás, são desconfiados Procuram dialogar, negociar
São objetivos, diretivos São amorosos e empáticos
Cumpridores de tarefas Dão colo e atenção

Particularmente percebo que a saúde emocional produz grande impacto em mim. Se estou me sentindo amada, segura, protegida, posso até não estar muito bem fisicamente, mas os sentimentos tornam meu mental positivo e dessa forma me sinto forte e capaz de enfrentar tudo, até dores. Já o contrário me deixa frágil, abatida, desanimada.Tenho percebido que por muitos anos as circunstâncias me obrigaram a viver dominada pelo mental, quando na verdade tenho  90% de tendência emocional. Viver de acordo com o que você é de fato é um dos fatores primordiais para o bem estar, alegria e sensação de que viver vale a pena.

Um brinde aos cuidados com a saúde e a quem se preocupa em preservar a nossa em todos os sentidos! E que daqui a 10 anos estejamos imbatíveis!

Leitura complementar: texto ótimo sobre benefício das frutas clicando ---> aqui

39 comentários:

  1. Um brinde à saúde em todas as suas formas! E olha que temos que rebolar para mantê-la assim, com tanto que vemos, tanto que nos acontece! Por vezes parecemos estourar!!

    Que possamos brindar sempre! bjs, lindo dia e fds! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Chica! Tem razão... O estresse é um dos fatores mais prejudiciais em todos os sentidos. É um exercício diário mantê-lo sob controle. É como a história do pote... se vamos colocando tudo dentro dele uma hora transborda, e quando transborda, sai de perto! Um abraço!

      Excluir
  2. Belo post, Bia!
    Renovo o seu desejo: que nos mantenhamos, por muitos e bons anos, imbatíveis!

    Um beijinho :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ac! Para o alto, e avante! Um abraço!

      Excluir
  3. Post interessante, Bia...
    Eu acho que o meu cotidiano e o que eu sou também está na relação entre o emocional e os seus reflexos em mim. Mas é bom que tenhamos percebido isso, acho que é uma passo para fora dessa dependência que até hoje eu não consegui mudar muito. Mas prossigo. rs

    Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luria!
      Penso que é difícil - se não, talvez até mais prejudicial - lutar contra nossa tendência. Porém tomar conhecimento dela nos liberta no sentido de que sabemos que precisamos cuidar bem dos nossos sentimentos. Um abraço!

      Excluir
  4. Olá, Bia, boa noite,
    taí, saber a origem da batidinha "tim tim", tomarei mais cuidado e verificarei sempre se há veneno depositado no fundo do recipiente... e irei fazer a dieta do coelho...
    sim, o conceito de saúde é muito mais amplo. A saúde física, mental, emocional e espiritual devem andar juntas e estar interligadas, para que tenhamos saúde de forma plena, completa para que possamos viver plenamente e com qualidade de vida, que é o resultado de um processo contínuo, necessário e consciente por parte das pessoas,ao longo da vida...escolhas, pensamentos e comportamentos positivos e emoções edificantes hoje serão refletidas no amanhã... ...
    Um brinde, daqui a 10 anos estaremos todos por aqui, imbatíveis!
    Agradeço pelo carinho,belo domingo,belos dias,beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Felis!
      Kkkkkkk... vai saber o que andam colocando nas taças por aí!!!
      Passamos a vida, sobretudo na juventude, sentindo como se tudo fosse eterno, inclusive a saúde, mas o tempo passa e vamos nos dando conta das limitações que aparecem, das responsabilidades que se agigantam e tomam conta das nossas vidas, e quando vemos, a saúde foi pro espaço!
      Pensar nessa pergunta me fez pensar em como quero estar daqui a 10 anos: bem e vivendo a vida com alegria e satisfação, duas coisas que só são possíveis quando o conjunto funciona em harmonia.
      Daqui a 10 anos brindaremos de novo! :)
      Sem veneno! kkk
      Um abraço!

      Excluir
  5. Oi Bia!
    Amei saber da origem do "tim tim" e com certeza vou passar adiante.
    Não entendi o pq de ainda n/ser seguidora do blog, estava só com o outro. Agora já fiquei por aqui tb...
    Bjsss querida e um feliz "DIA DA MULHER"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dinha!
      Também faço dessas às vezes penso que sigo um blog e quando eu vejo, cadê? Obrigada pelo carinho, tudo de bom! Um abraço!

      Excluir
  6. Tim tim a este texto! Não sabia dessa história do veneno... Mas o que eu mais gostei por aqui foi a dieta do coelho!
    Esta certamente funciona! Beijo Bia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana! A dieta do coelho me parece imbatível, hahahaha. Na época minha mãe não comprou um coelho, mas se assustou e fez uma dieta tão rigorosa que perdeu 10 quilos em um mês! Um abraço!

      Excluir
  7. Oi, Bia.
    Adorei o artigo.
    Na correria do dia a dia não percebemos o quanto nosso corpo é agredido. Falo por experiência. Não é nada fácil manter equilibradas as saúdes física, mental, emocional e espiritual; mas hoje, depois de passar por muitos altos e baixos, procuro pensar mais em mim e cuidar melhor da saúde.
    Parabéns pelo Dia Internacional da Mulher.
    Tenha um lindo domingo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris! Vamos nos envolvendo e quando percebemos nos deixamos em segundo plano em todos os sentidos. Faz bem em conseguir administrar as coisas de forma a pensar mais em você. Como diria Michel Teló, "a vida não protela". Um abraço!

      Excluir
  8. Tim-tim pra nós, mulheres, que tenhamos saúde geral nesse dia e em todos os outros também.
    Um belo texto que, creio eu, muitos não sabem.
    Beijos, menina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Clara!
      Tendemos a nos preocupar bastante quando o físico se manifesta, sem nos darmos conta de que somos o conjunto mente, emoção, corpo... Muitas vezes o físico está refletindo o que se passa por dentro.
      Um abraço!

      Excluir
  9. Ah, desconhecia a origem da saudação "Saúde"...muito interessante.
    Quanto à minha saúde física, mental e emocional, embora as minhas emoções muito oscilem, considero-me em forma, ainda mais agora com a Primavera ao virar da esquina! :-)
    Abraço, Bia!
    xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Laura!
      Por aqui é o outono que está virando a esquina, e segredo que também é uma estação que me favorece muito. Trabalhar nas estações mais frescas me faz produzir bem melhor.
      A primavera é um charme, não?
      Um abraço!

      Excluir
  10. Bia,

    A saúde mental é muito importante. Quando temos uma mente equilibrada é mais facil se sentir bem fisicamente e tambem mais fortalecida emocionalmente. Eu sou uma pessoa sensível, mas procuro muito manter o equilibro da minha mente.

    Adorei seu texto.

    Feliz Dia!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sissym!
      Tem razão... alimentar pensamentos bons e distanciar os ruins repercutem na emoção e consequentemente, no físico. É das práticas a qual me dedico sempre que possível. Um abraço!

      Excluir
  11. Bia, tive que rir da dieta do coelho (kkk). . Acredito que a saúde emocional é a mais importante, já que interfere, positiva ou negativamente, na física. O lado espiritual também muito ajuda. A saúde mental colabora com a física, mas não é suficiente para alimentar a
    emocional. O bem estar físico, por si só, não produz a indispensável alegria de viver. E vamos brindar à vida (rss): tim! tim! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marilene! Imagine nossa expressão em frente ao médico, kkkk! E ele falou isso bem sério.
      Interessante essa colocação advinda de você. Sempre vejo seu lado racional tão bem colocado, mas sua resposta denota o emocional como sendo a base de uma boa saúde... talvez por manter as emoções em dia consegue se colocar sempre com tanto equilíbrio.
      Quando estou com meu emocional em dia me sinto uma espécie de super mulher, hahaha, capaz de "combater" qualquer coisa.
      Um abraço!

      Excluir
  12. Um brinde, Bia. Eu já tinha lido sobre isso do 'tim tim' e fiquei assustado quando soube na época. E outra coisa que falam é pra beber sempre depois que brindar pra não dar má sorte. E a saúde emocional é a que muitas vezes desencadeia as outras. Hoje em dia, infelizmente, com todo mundo cheio de problemas e estressado, fica complicado... Gostei de ler mais sobre isso aqui. Bjs e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sérgio! Durante anos à meia noite da virada do ano dei três pulinhos com uma taça de espumante na mão, brindava, e depois jogava para trás sem ver onde caía. Também era para evitar má sorte, mas percebi com os anos que não foi uma regra, kkk! Agora só brindo, mesmo.
      Estresse...só é bom para quem sabe direcioná-lo de forma a torná-lo positivo, como uma mola propulsora.
      Um abraço!

      Excluir
  13. Olá ! Que interessante saber onde nasceram os brindes. Agradecido por mais um aprendizado! abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Ives, um abraço!

      Excluir
  14. Um gosto ter conhecido este seu blogue. Já estive a ler umas coisas, mas preciso
    de voltar com mais tempo. Aqui se aprende.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Irene, seja muito bem vinda! Aprendemos uns com os outros! Um abraço!

      Excluir
  15. Oi, Bia!
    A saúde emocional reflete na mental e essa na física. Esse ciclo também se inverte pois quando não estamos bem fisicamente, o cérebro fica lento e o emocional vem à tona. Equilíbrio emocional é tudo! Com ele pensamos com mais razão e tomamos decisões mais acertadas, mesmo que sem pensar em futuro.
    Eu sabia que grego quebrava pratos para comemorar, mas não sabia dos motivos para criação do brinde... Que povo esquisito! (rs*)
    Boa semana!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luma!
      É verdade, Luma, o emocional me parece provocar maior impacto por repercutir diretamente nos outros. Mas claro, todos são fundamentais. Estar com uma dor ou mal estar físicos e ter que ir trabalhar requer um esforço sobrehumano - e um apoio do mental.
      De fato é um costume esquisito... e mais ainda saber que foi adotado mundialmente, rsrsrs. #somostodosesquisitos kkk
      Um abraço!

      Excluir
  16. Olá, querida Bia
    Estou há 3 meses cuidando da saúde em todos os níveis e me recuperando de um luto ardente há 10 dias... Se não estivesse cuidando antes... teria sucumbido mas estava em equilíbrio pela Graça divina...
    Mesmo assim, saúde pra nós porque é o que deseja Deus para TODOS...
    Bjm quaresmal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosélia!
      Não soube da sua perda, sinto muito! Tivemos greve em nosso município e com isso passeei bem pouco pelo Facebook nos últimos dias.
      Faz bem em se cuidar. O melhor cuidado que recebemos é o Divino,mas cuidar de si também é um sinal de amor por Ele.
      Um abraço!

      Excluir
  17. Bom dia Bia..
    excelente tema..
    tudo em nós começa nesses corpos.. e muitas pessoas nem se dão conta de que as coisas que lhes acontecem é devido ao corpo emocional que vive só para emoçoes e prazeres.. o mental que tá sempre inquieto e caminha para todas as direções e nunca chega a lugar algum..
    uma doença se dá de cima para baixo..
    afinal são 7 corpos..
    começa no espiritual quando já não creem mais tanto.. e vai descendo..
    chega no mental que vem a confusão.. no emocional que vive só no prazer.. desce no vital.. que é a saude do corpo mas esta energia se esvai.. e quando chega no físico vem cancer ou qualquer outra doença.. as pessoas precisam acordar.. abraços e um lindo dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Samuel! Achei muito interessante essa conexão que mostrou sobre sete corpos e o caminho que o não se cuidar em todos os níveis pode percorrer até se manifestar fisicamente de maneira devastadora.
      Tenho me sentido muito cansada e isso me faz pensar bastante em até que ponto vale a pena se desgastar tanto fisica, mental e emocionalmente por dinheiro. Penso que nosso bem estar é sempre nosso bem maior.
      Um abraço!

      Excluir
  18. Oi Bia,

    Que bom que li esse texto, adorei saber a origem do tim tim...

    A saúde é tudo que temos, mas é um grande dilema conciliar físico, emocional, espiritual e mental equilibrados..............tento, mas é difícil...

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vanessa!
      Tem razão, tem momentos da vida que exigem muito da gente, e manter o equilíbrio nesses momentos é um grande desafio muito valioso quando conseguimos.
      Um abraço!

      Excluir
  19. Olá Bia, como vai?
    Adorei como sempre este seu "post"!
    Desconhecia por completo a origem do tim...tim..;))! Muito interessante!
    Sobre o meu tipo de saúde me enquadro no emocional, embora neste momento penso
    já conseguir controlar-me mais e agir com alguma frieza nalgumas situações!
    Penso que já nascemos com os genes que nos caracterizam podendo conforme determinadas situações ir tentando alterar algumas dessas características! É o que chamo aprender a viver ou adaptarmo-nos para evitar "colisões" com os outros que muitas vezes nos causam sofrimento.
    (Estou a pensar nas relações laborais e em família;))!
    Beijinhos, Bia, e tudo de bom.
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ailime!
      Interessante ler o que disse aqui... ainda hoje passando por uma montanhas que vejo no horizonte voltando do trabalho pela manhã, lembrei de um dito que havia em uma novela brasileira, O clone... que quando a montanha for muito grande, ao invés de querer passar por cima, é melhor contornar... uma alusão aos relacionamentos e à visão de que em alguns momentos o amor e o carinho superam a necessidades de embates.
      Também eu aprendi a lidar com algumas situações onde a razão precisa tomar a frente... mas aprendi que preciso respeitar minha natureza emocional, que já foi muito suprimida em diversos momentos da vida e que me torna feliz comigo mesma quando emerge.
      Um abraço!

      Excluir
  20. Bia, aprendo muito e sempre no seu blog, dessa vez adorei saber a origem do tilintar dos copos.
    A dieta do coelho kkkkkkk me acabei de rir, preciso seguir
    e segundo a tabelinha , sou mais mental, so 3 deram no emocional.
    bjs querida e saúde sempre!

    ResponderExcluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.