domingo, 31 de maio de 2015

Quareeentaaa!

Hoje faço quarenta anos. Parecia tão distante aos dez! Sintam-se à vontade para ler alguns tópicos, ler tudo ou somente deixar seu abraço. :)

Coloquei esse vídeo porque gosto da alegria com que o senhor moreno fala 40, kkk


Hoje

Minha vida não correu como imaginei e  mudou significativamente nos últimos anos, nos últimos meses... a vida muda num piscar de olhos. Assim como de um momento para o outro ela pode deixar de existir. Então, sejamos inteligentes!!! Por que perder tempo com o que não nos faz bem?



  
Amadurecimento

Entendi o uso da palavra amadurecimento como o processo de uma fruta, mesmo. Sentimentos e atitudes "verdes" são impulsivas, podem dar certo, ou podem "amarrar" nossa coragem como um caqui verde. Por outro lado se nos demoramos num sentimento confuso ou desconfortável, ou adiamos demais nossas atitudes, corremos o risco da "fruta" passar do ponto e amargar dentro da gente, ressuscitando nossas fraquezas, lembranças e perdas já superadas, dificultando muito nossa vida.

Ser maduro é saber esperar a fruta ficar no ponto, reconhecer o exato ponto de colhê-la e não ter medo de subir no pé. Caso contrário não há motivo para desespero, uma nova colheita será oportunizada, momento de usar o novo conhecimento para agir, com o cuidado de não permitir que o círculo se repita muitas vezes, para que a raiz não seque - o que, aí sim, é irreversível.




Dor

Aprendi que se houver um sentimento doloroso dentro da gente (raiva, mágoa, ressentimento, frustração) reprimi-lo não fará bem, nem se demorar nele. O melhor é deixar que as lágrimas fluam livremente, sem se prender a questionamentos e pensamentos, e deixar a dor ir embora sem querer entendê-la ou tecer promessas rancorosas do tipo "nunca mais farei isso". A dor nasceu para sair, não para ficar, nem para ser compreendida.




Autossabotagem

Se me pedissem a sugestão de um único livro de autoajuda, entre vários que li, indicaria "Mude sua vida em 7 dias", de Paul Mackenna. É lógico que a mudança demora bem mais que isso, kkkk, mas acontece. Comecei a lê-lo como último livro do tipo (e foi mesmo), como um último recurso para me manter focada em alguns objetivos e "comi" o livro nas férias, fiz as sugestões de reprogramação mental, ouvi todos os dias o Cd de autohipnose...

Sem artifícios surreais, o livro nos leva através da PNL a enfrentar nossas críticas internas sem medo, saber o que queremos, acreditar na nossa capacidade de conseguir e a caminhar suavemente em direção a. Sei que já fui vítima inúmeras vezes da autossabotagem. Quando não confiamos plenamente em nossa capacidade ou merecimento - mesmo que não reconheçamos isso, penso que inconscientemente vamos traçando um caminho de atitudes tão bem mascaradas por nosso poder autodestrutivo que as coisas começam a sair do avesso, minando ainda mais a autoconfiança, tornando-se um "andar em círculos" de frustração. Na minha opinião aprender a perceber, reconhecer e controlar a autossabotagem é dos melhores presentes que podemos nos dar.



Limites

Identifique aquilo com o qual consegue ou não sabe lidar. 
Não gosto de magoar as pessoas. Não gosto de estar com pessoas às quais não consigo fazer feliz, Não gosto de me repetir, falar, pedir e ter a impressão de que não estou sendo ouvida, isso me cansa. Não gosto de me sentir inútil ou sozinha. Gosto de cuidar. Nasci para estar casada. Não gosto de uma vida mesquinha ou tosca, Não gosto de incomodar, 
Identificar limites não significa se submeter ou ser ignorante a tudo, e sim são norteadores para as escolhas dos caminhos a seguir.




Perdão

Perdoar não quer dizer se conformar com um dia a dia que não nos completa. Perdoar é deixar para trás o que doeu, provocado por outros ou por nós mesmos, e ir em frente. Vejo muitas pessoas deixando passar em sua frente a felicidade sem se apropriar dela e tornando-se amargas por não saberem perdoar ao outro ou a si mesmos. É preciso cuidado com o orgulho ou  com o se humilhar em demasia.



Simplicidade

Simplifique-se. Como possuo um pensamento complexo já tive vários problemas por me preocupar demais sem grandes acréscimos positivos. Ficar próximo da simplicidade - nos costumes, materialmente, na observação do cotidiano, na resolução dos problemas, nas companhias diárias, é a grande dica.



Serviço voluntário

Dos grandes aprendizados dos últimos anos, os atendimentos me fizeram perceber que cada um tem um parâmetro, reflexo de sua personalidade e vivências. O que é fácil para uns pode ser muito complicado para outros, e vice-versa, e quando entendemos isso naturalmente desenvolvemos empatia.

Aprendi também que as maiores tristezas surgem porque vamos ocultando socialmente o que somos de verdade (auto-rejeição - quem você é quando ninguém está olhando?), não nos sentimos merecedores da felicidade (autopunição - não mereço ser feliz) e porque temos medo de tomar atitudes, seguir nosso coração, errar e sermos punidos e cobrados por isso.

Encontre o que o faz feliz e caminhe em direção à isso.




Sonhos

Considero-me grata por minha vida, família, meu amor, saúde, trabalho, capacidade de aprender, compreender, realizar e ajudar.

Meus sonhos - urgentes, admito, hahaha - são recheados de clichês e um está ligado ao outro. Conviver cotidianamente com quem amo, viajar, ir ao teatro, ao cinema, ouvir música boa, facilitar o dia a dia de quem está em volta, rir muito, apertar com carinho as pelancas do meu cachorro e fazer muita arte para vender.

Quer coisa melhor que chegar aos 40 com sonhos tão simples e a confiança de que é possível?




Uma música para os 40


42 comentários:

  1. Êeeba, hoje é dia de festa.Parabéns menina! Que os instantes felizes sejam sempre convertidos em infinitas e progressivas horas a cada dia de tua vida tão perfeitamente decifrada em cada declaração.
    Aplaudo em especial os apontamentos sobre maturidade e autossabotagem :)
    Saúde e alegrias constantes! Tudo de BOM!

    Abraços festivos,
    Calu

    Obs: Teus comentários não entraram lá no blog,snif...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Calu! Obrigada pelo carinho e felicitações! Vez por outra identifico pensamentos autossabotadores, aqueles que nos levam a interpretar tudo contra nós mesmos. Reflexos tardios de uma baixa estima precoce que a maturidade ajuda a ir trabalhando de uma maneira positiva! :)
      Será que meus comentários não entraram no spam? Enviei um link com fotos antigas, tenho certeza que você gostaria de ver... retorno lá em breve.
      Abraços!

      Excluir
  2. Bia, tuas colocações bem focadas sempre.Uma característica tua essa! Gosto de ver! PARABÉNS pelos teus 40 e que sejas SEMPRE muiiiiiiiito feliz! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, obrigadaaaaa! Com coragem e muito amor no coração fico muito feliz!
      Sem falar no carinho dos amigos! Abraços, tudo de bom!

      Excluir
  3. A gente nessa idade é forte, cheia de sonhos, as intrigas são esquecidas e o que queremos é viver.
    Todos nos acham linda, abusam da nossa inteligência para alguns trabalhos e a gente deixa passar.
    Depois chega uma idade que muitas vezes precisamos dos filhos, , ele fazem, mas estão sempre reclamando de tudo e nós fazíamos tudo sem reclamar de nada. A minha idade eu considero o começo trágico da velhice, a gente precisa dos outros, não saímos dos médicos, só que todos esquecem o que fizemos quando éramos mais jovens.
    A vida pra mim é toda essa porcaria que escrevi, fora os maus tratos quando estivermos tão velhos que nem sabemos como aguentamos tantos maus tratos remunerados.
    Portanto minha linda, aproveite a vida como eu fiz, pois o fim com certeza será terrível. Nem quero pensar.
    Um feliz aniversário, coma muito bolo até se lambuzar, receba os beijinhos dos filhos enquanto pequenos.kkk.
    Com o envelhecimento ficamos em primeiro lugar no esquecimento dos amigos que muito ajudamos, brincamos, rimos; aí eu não perdoo.
    Beijos no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dorli!
      Concordo que me sinto bem nesse momento, com muitas coisas agora bem resolvidas aqui dentro. E compreendo seu ponto de vista. Vejo meus pais, gastam com remédios e uma alimentação que ajude a manter o organismo em dia. A aposentadoria pouco dá para as despesas de ambos. Tenho sorte por ter a ajuda do meu irmão nos cuidados com ambos.
      Sobre esperar reconhecimento ou recíproca dos amigos, já me decepcionei algumas vezes e hoje já não tenha mais a ilusão de esperar contar com eles no futuro.
      O importante, então, é aproveitar o agora, não é mesmo?
      Abraços, obrigada pelo carinho.

      Excluir
  4. Concordo com você em muita coisa, a vida é assim mesmo e que bom que é assim.
    Uma linda jornada nos quarenta que ele lhe traga bençãos de Deus e mais aprendizado, pois é muito bom sempre aprender e apreender e viver e viver.
    Grande beijo em seu coração Bia e seja muito feliz e feliz e feliz,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria!
      Agradeço o carinho e desejo a você que seja também muito feliz!
      Abraço!

      Excluir
  5. Feliz Aniversário Bia! Aos dez estava longe e de repente, lá, aqui! Gostei muito da tua reflexão sobre o amadurecimento - caqui marrento, ui, não dá. O tempo de espera e não deixar esse tempo passar. E a dica da simplicidade é mesmo uma grande dica; aos dez, aos vinte, acho que não seríamos capazes delas.
    Felicidades e abraço apertado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana!
      O interessante é que aos 10 eu queria logo ser adulta, e acho que meus 40 está mesmo melhor que os 10, rsrsrs. Tenho tantas ou mais responsabilidades do que antes, a diferença é que agora ninguém me cobra por elas, rsrsrs. Até porque sou extremamente responsável.
      Esse "time" me parece o mais difícil de encontrar na vida. A hora certa de se arriscar, de passar por cima dos medos, de errar, se arrepender, ser julgada por características que não nos correspondem. Mas amargar realmente está longe de ter espaço em minha vida, até porque preciso ser doce para fazer da vida daqueles que amo, doce também. :) E a doçura também nasce da simplicidade, penso que na adolescência não nos ensinam o valor de tornar as coisas mais simples, rsrsrs.
      Abraços e obrigada pelo carinho!

      Excluir
  6. Boa tarde, Bia. Li atentamente a toda postagem e realmente pude perceber que trilhou um caminho bem especial para poder chegar aos 40 com esse discernimento e maturidade.
    Sei que não é fácil porque nossa mente projeta tantas coisas e muitas não acontecem da maneira como queríamos, mas, só o fato de termos o reconhecimento disso e de que mudar, prosseguir sem perder a essência, sempre nos descobrindo, já nos faz pessoas mais inteiras na caminhada.
    Comungo de todo o seu pensamento.
    Vez em quando sinto medo, passei um pouquinho em maio, rs, dia 06. Na realidade, sou mais velha do que você 06 anos. Eu não sei o que houve, passei o meu niver chorando o dia todo. Eu fiquei triste demais.
    Fui trabalhar chorando, almocei chorando, e não conseguia parar, de fato, não sei o que houve.
    No dia seguinte, estava tudo bem.
    Vá entender?
    Desejo para este novo ciclo tão lúcido seu, muita paz, saúde, amor, prosperidade e uma felicidade indizível.
    Gosto de ver como você se desnuda, isso é bom, pois assim , teremos como identificar quem somos e o que precisamos mudar em nós e deixar como está o que é bom!
    Felicidades, sempre e que nos momentos de tristeza, adversidade, você continue tendo a maturidade para passar por eles sendo fiel ao seu sentimento.
    Parabéns, até quando faz niver, é reflexiva.
    Deus te abençoe.
    Beijos na alma e paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Patrícia!
      A projeção é um artifício muito perigoso. Com ela podemos ter uma visão deturpada de pessoas e sentimentos e tomar atitudes injustas a partir disso. É outra ação sobre a qual aprendi a ter um pouco mais de domínio, a ter paciência e suavidade para aguardar o que a vida nos guarda de bom.
      Já passei alguns aniversários chorando, mas esse ano foi diferente! Comemorei bastante, estou bem, amando muuuito, feliz no trabalho, e desejo que os próximos aniversários sejam assim também.
      Por outro lado o choro que citou deve ter sido daquele jeito, desprendido, comportas abertas para a dor, sem tentar compreendê-lo... viu como assim passa mais rápido? rsrsrs
      De fato, lúcida é uma boa palavra para esse momento. Sei exatamente o que eu quero e tenho buscado trabalhar e ter paciência para conseguir. Sobretudo, ser feliz e fazer muito feliz aqueles que amo.
      Que você também seja muito feliz e que seus próximos aniversários sejam recheados de alegria!
      Abraços!



      Excluir
  7. Boa tarde querida Bia.. primeiramente felicidades.. e com tudo que tens direito, saúde, alegrias e uma vida de realizações..
    logo estou indo aos meus 31...
    e como tu bem colocou nos tópicos..
    certos sentimentos e processos precisam ser dissolvidos..
    tudo que ficar em nós nos leva embora vitalidade..
    amadurecer nos faz ficar mais conscientes..
    passamos muitos momentos de raiva... e não podemos jamais fugir do perdão pq só ele liberta..
    temos tudo em nós.. então que façamos nosso melhor sempre...
    e sempre faço..
    tenho 30 com carinha de 20 rsrs
    pelo menos digo sempre a mim...
    nada como nos darmos esta ordem para nos mantermos sempre joviais de corpo e alma.. abraços e até sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Samuel!
      Gosto da sua maneira peculiar de analisar a relação corpo, mente, sentimentos, energia. É verdade, o que fica preso corrói e leva embora qualquer possibilidade de alegria, de vida plena.
      As pessoas costumam dizer que também aparento bem menos que meus 40, rsrsrs, e tenho certeza que isso se deve, sobretudo, à capacidade de perdoar e seguir em frente sem guardar mágoas.
      "Temos tudo em nós.. então que façamos nosso melhor sempre..."
      É isso Samuel! Perfeito!
      Abraços, obrigada pelo carinho do ano todo.

      Excluir
  8. Parabéns e muitas felicidades pelos seus quarenta anos! Ainda gatinhando perto dos meus sessenta e cinco! Tem muito chão e muitas mudanças ainda por vir! Seja feliz, Bia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria! Hoje tenho consciência de que mudanças acontecem todos os dias e não podem ser motivo para aflição. Desejo sim muitas mudanças, para melhor, sempre! :D Abraços, tudo de bom!

      Excluir
  9. Olá, querida Bia
    Que beleza de idade!!! Tenho um filho de 41...
    Sei bem dos seus anseios... sonhos e virtudes...
    Que vc seja ricamente abençoada no dia de hoje de forma a seguir com o que está sereno em vc e que tenha força pra erguer-se do que precisa melhorar!!!
    Bjm festivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosélia, que lindas palavras! Senti seu carinho muito próximo à mim nesse aniversário, obrigada! Carinho aquece a gente, né? Abraços, tudo de bom!

      Excluir
  10. Parabéns Bia. Também é gémeos como eu só podia. Identifico-me com o que deixa escapar nas pontas dos dedos e em muita coisa me revejo. Muita e muita felicidade este novo ano lhe traga. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luar, há quanto tempo! Gêmeos tem o pensamento acelerado demais, não é? hahahaha... É preciso refreá-los ou acaba,os doidas! kkk. Abraços, obrigada por ter vindo! que seu ano seja muito feliz também!

      Excluir
  11. Parabéns pelos 40. É ainda uma menina.
    As resoluções são óptimas, espero que as consiga realizar todas.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elvira, que gostoso esse ponto de vista!!! "É ainda uma menina"
      Procuro conservar o coração limpo como o de uma criança... lá isso é verdade.
      Sou uma mulher apaixonada, por um homem, pela vida, pela família, tudo o que eu desejo é viver bem, e minhas resoluções resumem bem tudo isso.
      Abraços, tudo de bom!

      Excluir
  12. Oi Bia! Viiiva, demorei, mas cheguei na melhor hora!!
    O dia do seu aniversário! :))) Uhuuuuuuuu
    Que maravilha fazer 40 anos amiga!

    Antes de tudo digo que também adorei o vídeo e da maneira divertida que o senhor fala dos 40!
    Que simpatia né?
    E como você é jovem!!! Nossa! Está começando a vida ainda! Não dizem que a vida começa aos 40? E você fala com muita propriedade nos tópicos! Já é muito segura e madura!
    A vida passa depressa demais né amiga? Creio que o tempo não está andando, está correndo e a gente deve colocá-lo a nosso favor! Caso contrário perdemos muitas coisas!

    Sabe, já passei do 40 há mais tempo e na época nem percebi...rsrs
    Creio que isso se deve ao fato de eu ser muito criançona e me negar a crescer e amadurecer de verdade...hihihihi que lástima....
    Mas como você, também vivi momentos de dor e comecei a saber dos meus limites.. Nem tudo sai como a gente quer, nem todos os sonhos podem se tornar realidade... Aprendi a lidar com minhas limitações e, a partir daí, melhorei bastante...Mas ainda tenho um longo caminho a galgar e muita coisa para aprender...

    Muito bonita a sua opção de serviço voluntário amiga! É um crescimento estrondoso não é? A gente percebe que são tantas pessoas no mundo e que a gente pode sim, contribuir para alegrar um pouquinho a vida de alguém, mesmo que seja só um bocadinho... Faz bem demais! :))))

    Bia, quero deixar aqui os meus desejos de um Feliz Aniversário e dizer que agora é que a vida começa a melhorar vertiginosamente...rsrs Sério mesmo!
    Parabéns, se cuida muito e tenha uma semana maravilhosa linda!!!
    Beijos! ♥♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adriana, estava com saudades!
      Isso mesmo, o tempo corre depressa demais e se não fazemos algo a respeito do que fazer com nossa vida a veremos passar sem ter aproveitado seu melhor.
      Tenho um lado maduro, racional, centrado, mas também conservo um lado criança, gosto muito de brincar, rir, aproveitar a vida sem me amarrar a padrões... isso faz muito bem, rejuvenesce e torna a vida de todos mais leve.
      Aprendi com humildade que temos inúmeros limites e a lidar com eles... "se a pedra é muito grande não tenta passar por cima, contorna..." rsrsrs.
      O serviço voluntário refez uma parte de mim como pessoa, me tornou muito mais compreensiva, tolerante, aprender a respeitar e amar o outro como é. Aprender que cada um precisa descobrir sua capacidade de resolver seus dilemas e assim conseguir ser plenamente feliz. E para tudo isso é preciso tempo. Sou grata por ter encontrado esse trabalho para dar uma pequena colaboração de ajuda.
      "Agora é que a vida começa a melhorar vertiginosamente".... ah, Deus te ouça! kkkkk! É tudo o que eu quero e modestamente, acho que mereço. Pelo menos tento dar o melhor de mim para merecer.
      Abraços, muito obrigada pelo carinho!

      Excluir
  13. Oi Bia,

    Parabéns, que essa data se repita por muitos e muitos anos....

    ( Esse ano faço 39 e confesso que tenho um pouco de pavor dos "enta", (40, 50, 60, 70, 80) jamais sairemos vivos dele....rsrs

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa... me fez lembrar meu tio, que me desejou viver até os 120! kkkk Então eu sairia viva dos "enta", kkkkkk! Mas eu disse à ele que era muita coisa, que até os 80, 90, já estava de bom tamanho!
      Confesso que esse foi um aniversário bom, alegre, tranquilo, acho que irá gostar de fazer 40! :D
      Abraços, obrigada pelo carinho!

      Excluir
  14. Querida Bia,

    Voltarei para ler com maior carinho como sempre faço.
    De qq maneira, começo as preliminares:
    Charmosa aos 40!
    Pois é, vai ver que é uma idade incrivel. Vai se orgulhar.
    Muita paz e saude.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sissym! Já estou me orgulhando... vejo que cresci muito especialmente nos últimos meses e desejo que as coisas melhorem cada vez mais. Assim como desejo ser sempre melhor para os que me tratam com carinho.
      Obrigada pela amizade do ano inteiro!
      Beijos, tudo de bom para esse nosso novo ano que se inicia!

      Excluir
  15. Mas olha só... quero ser assim quando eu crescer. Chegar nos 40 com tanto aprendizado e serenidade.
    Parabéns, de novo e sempre!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nah!
      Desejo que seu caminho seja mais suave do que foi o meu, rsrsrsrs, o importante é sempre ter em mente que tudo tem solução e que viver vale a pena se for com amor e alegria. Beijos!

      Excluir
  16. Oi Bia,

    Muita saúde, paz, discernimento e felicidade em suas escolhas. O restante, você tira de letra.
    Feliz aniversário!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nestor, interessante... o que escreveu é muito parecido com o que minha mãe escreveu em meu cartão. "O resto você corre atrás", disse ela. Correr atrás, tirar de letra... só quero viver recheada de amor e a certeza de estar fazendo o que meu coração manda.
      Beijos, obrigada pela amizade e carinho o ano todo!

      Excluir
  17. Oi Bia!
    Li e reli teu post com muita atenção. Mas admito que fiquei perplexa com tua idade! Sério, eu imaginava uma pessoa bem mais jovem (não que eu esteja te chamando de velha, não é isso), mas sei lá, imaginei recém casada e como se expressa no outro blog (aliás, vou retornar a acompanhá-lo com esta nova conta) imaginei que tivesse no máximo uns 30, isso exagerando! rs. Sur-pre-en-den-te. Mas há pessoas tão joviais com mais idade e outras tão velhas com pouca idade que realmente nos surpreende.
    Gostei muito de tudo o que escreveu, só discordo que optar por não casar seja levar uma vida mesquinha e tosca. Como não sou "moça para casar" penso totalmente o contrário.
    Não sou muito chegada em auto-ajuda (meu último trauma se chama Grigori Grabovoi, fiz até um post sobre isso), mas vou acatar tua recomendação sincera.
    Também curto muito trabalhos voluntários, lidar com pessoas, ouvi-las. Não vejo como simples assistencialismo, vejo como uma recompensa em dobro que ganhamos. Como nos acrescenta!
    Enfim... Parabéns pela entrada aos enta!
    Seja muito feliz SEMPRE! :)))))

    Rivotril com Coca-Cola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mi, como vai?
      hahahah, Então te enganei em relação à minha idade, hein? Que curioso! Há pessoas que pelos escritos me julgam mais velha, porém em geral me consideram mais jovem mesmo. Penso ser o reflexo de um coração leve que procura não guardar mágoas, ser e fazer feliz.
      Ler o que escreveu sobre a questão do casar me fez pensar o quanto um escrito pode ser interpretado de uma forma diferente do que pensamos... quando digo que nasci para estar casada é porque gosto de cuidar, compartilhar a vida com outra pessoa (coisas boas e ruins), ajudar no que for preciso, dividir o cotidiano, fazer coisas simples juntos como estar abraçada assistindo um filme. Sou muito "mulherzinha", gosto de cuidar das coisas, de casa... e sempre de um homem só. Isso não quer dizer que estou casada nesse momento, mas meu coração sim, já tem dono. ;)
      Já a questão de não desejar uma vida mesquinha e tosca independe da questão casamento, ou seja, não escrevi uma coisa atrelando à outra. Quero ter uma vida vibrante, alegre, criativa, e se eu estiver com quem amo junto comigo, melhor ainda! Portanto respeito a decisão de quem não deseja casar e penso que levar uma vida interessante não está atrelada à questão casamento, e sim à personalidade de cada um.
      Esse livro eu gostei mesmo, espero que goste também. Penso que auto-ajuda funciona quando encontramos um livro que vá de encontro ao que precisamos trabalhar. Por exemplo, uma vez me emprestaram "Quem me roubou de mim", um livro muito famoso, e não passei das primeiras páginas por não haver identificação. Talvez por esse motivo muitos considerem o gênero ineficiente. E também a mudança é sobretudo interior e demanda empenho, nenhum livro faz milagre para o somos, não é mesmo? hahahah....
      Obrigada pelo carinho e desejo também que seja muito feliz! Abraços!

      Excluir
  18. Parabéns, Bia!

    Para você 40 é motivo para se alegrar como o rapaz do vídeo, porque alguns amadurecem, outros, como fruta colhida antes do tempo, só envelhecem. Você é dos que amadurecem.
    Muita saúde e felicidades!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Van, obrigada! Amadurecer é quase uma missão do ser humano, porque se não amadurecemos, vamos patinando nas mesmas lições não aprendidas, o que é bem cansativo, não é mesmo?
      Saúde e felicidades, os melhores desejo que recebo e ofereço!
      Beijos!

      Excluir
  19. Weepaaa... parabéns! Tá atrasado 1 dia, mas tá valendo, né!
    Excelente texto, visão inteligente e sábia. Amei.
    Dizem que a vida começa aos 40, então é isso aí... que venha cheia de vida e de tranquilidade.
    Bjns e uma linda semana!
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cici, claro que está valendo! :D
      Obrigada por seus desejos. Aos 40 percebemos que ainda dá tempo de curtir a vida sem tanta interferência dos "grilos" que geralmente temos na juventude, rsrsrs!
      Abraço!

      Excluir
  20. Parabéns, Bia! Li tudo e deixo meus parabéns, desejando muita saúde, paz, alegrias e sucesso pra vc. Nem dei parabéns pelo Facebook porque não acesso há uns dias. Achei a melhor parte o amadurecimento. Bjão e boa semana! Com idade nova!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sérgio! Tenho o costume de compreender e explicar comparando, rsrsrs. amadurecer é um processo lento e pode ser doloroso... penso que quanto antes desenvolvemos o "feeling" de perceber as horas certas de esperar, agir, calar ou falar, menos sofremos. :)
      Abraço e obrigada pelo carinho!

      Excluir
  21. Boa tarde Bia, cheguei oito dias depois da sua festa!
    Mas penso que nunca é tarde para festejar o Aniversário dos amigos e dizer-lhes o quanto são importantes para nos!
    É o seu caso!
    Tem sido muito bom assistir à evolução dos seus escritos e o quanto tenho aprendido aqui!
    (Embora de idades bem diferentes, sinto que passei por problemas semelhantes e temos bastante em comum;))!
    PARABÉNS, PARABÉNS, PARABÉNS!
    Seja muito feliz!
    Muita saúde, alegrias, sucessos, amor e paz na sua vida!
    Já anotei a data na minha lista;))!
    Beijinhos e um abraço apertadinho.
    Ailime

    ResponderExcluir
  22. Olá Bia,

    Aprendemos muito com as experiências da vida. A escola da vida é rica em ensinamentos. E é louvável chegar aos 40 anos com a sua sabedoria. Um texto com muito discernimento.
    Renovo a você os meus votos deixados oportunamente em seu face. Você merece ser muito feliz e realizar os seus mais desejados sonhos. Que assim aconteça! Quarenta anos é uma bela idade.
    PARABÉNS!

    Beijo.

    ResponderExcluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.