sábado, 22 de agosto de 2015

Brincadeira iconográfica

Aprendi sobre iconografia no meu curso de pós concluído meses atrás. Você sabe o que é? É a escrita através de imagens. Somos cercados pela iconografia o tempo todo. Símbolos, placas, propagandas, tudo tem imagem como um meio de comunicar.


imagem daqui

O universo da publicidade e propaganda estuda atentamente os impactos explícitos e implícitos que uma imagem pode causar adequando à sua finalidade de atingir o consumidor, pois despertam sentimentos e geram reações emocionais impossíveis de serem acessadas com palavas. Não à toa dizem que às vezes "uma imagem vale mais que mil palavras". E não é?

A partir desse conhecimento passei a prestar mais atenção à essa simbologia e descobri que sou muito suscetível à imagens. E você? Selecionei algumas e enviei para que uma amiga psicóloga pedindo que listasse algumas emoções contidas em cada uma e orientações de como utilizá-las para autoconhecimento. Prontos para a brincadeira?

  • Respire fundo três vezes para relaxar;
  • Observe rapidamente todas as imagens abaixo;
  • Retorne à primeira e observe cada uma novamente. Não leve mais que 3 segundos em cada imagem. Identifique três que causaram maior impacto inicial. Importante, não escolha pela beleza ou fofurice, rsrsrs, mas pela intensidade de sentimentos que causou.
  • Depois, clique no link láááá embaixo para acessar as respostas. Em 3, 2, 1...

1

imagem daqui

2

imagem daqui

3

imagem daqui

4

imagem daqui

5

imagem daqui

6

imagem daqui

7

imagem daqui

8

imagem daqui

9

imagem daqui

10

imagem R7

11

imagem daqui

12

imagem daqui

13

imagem daqui

14

imagem daqui

15

imagem daqui

16

imagem daqui


Pronto? Agora clique ----> aqui e veja o que revela cada imagem. O interessante é que uma mesma imagem podem ter interpretações completamente contrárias, portanto, perceba aquilo que mais se adapta à sua realidade atual. Eu escolhi as minhas.

E aí, me conta? O que escolheu? Deu certo? :D



23 comentários:

  1. Escolhi a 1,3 3 7... Agora vou ver o que deu! Volto pra falar! bjs

    ResponderExcluir
  2. Vi e gostei! Acho que em parte bateu!!! rs beijos, adorei a brincadeira! Linod fds,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Chica, que legal que gostou, rsrsrs!!!! Como foi explicado por ela, há vários significados e cabe aquele que mais se adapta ao que a pessoa está sentindo ou passando no momento. A número 1 também foi uma das minhas escolhidas, sei bem onde quero chegar, então acho que fica mais para o segundo significado...a meu ver é uma imagem que também mostra quem vê muitas possibilidades de chegar, seja a um ponto determinado, ou a pontos diferentes. Já a 3 e a 7 certamente tem relação com seu apreço por viagens, não? rsrsrsrsrs Abraços!

      Excluir
  3. Olá amei o cantinho!!!!!!!!!!!! Seguindo!!!!!!!!!!!! http://gigicandy29.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gigi, seja sempre bem vinda, visitarei seu espaço também. Abraço!

      Excluir
  4. Olá, Bia.
    Os números 3, 11 e 14 me chamaram a atenção, muito mais pelas cores vibrantes( amarelos e azuis), que pelas imagens; que também são fortes.
    Olha! Acho que nós paulistas estamos precisando tanto de água, e o medo de ficar sem ela é tão grande, que ando mesmo sonhando com uma boa chuva, que há tempos não cai por aqui.
    Brincadeiras à parte e analisando as respostas referentes às imagens que escolhi, posso afirmar que elas têm sim, relação com coisas que anseio e estou vivendo.
    Gostei muito da brincadeira!
    Tenha um ótimo fim de semana.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cris! A questão da água está cada vez mais preocupante e com certeza sua necessidade interfere na nossa capacidade perceptiva. Vamos torcendo que as coisas se resolvam e que as pessoas se conscientizem com a necessidade de economia.
      De fato é possível que a escolha seja feita pelas cores e pela beleza das imagens, porém o ideal é escolher pelo impacto sentimental que causam para ilustrar o subconsciente. Nenhuma das suas bateu com as minhas, rsrsrs, embora a do avião me lembre momentos muito bons.
      Que bom que gostou da brincadeira e que o resultado deu certinho!
      Abraços!

      Excluir
  5. Muito interessante tudo aquilo que disseste, confesso que as vezes sempre estou a me surpreender com novos conhecimentos.....

    bj no coração, ja estou a te seguir.... Te convido a fazer o mesmo e deixar parte de ti no meu espaço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novos conhecimentos sempre ampliam horizontes... abraço!

      Excluir
  6. As minhas escolhas acabaram sendo um pouco contraditórias. É que escolhi a 1 e 15, para além da 4. Enfim, estes testes valem mais pela curiosidade e divertimento. Agora que a infografia é a linguagem dos nossos tempos, sem dúvida. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luísa, tem razão, por esse motivo coloquei como título "brincadeira". Até mesmo a diversidade de interpretações mostra o quanto o universo iconográfico é amplo. Estava vindo hoje e pensando que a escolha de imagem pode mudar de um dia para o outro, ou de uma semana para a outra... tudo está muito ligado ao momento (se estivermos tristes escolheremos umas, alegres escolheremos outras...), e por esse motivo, o resultado é efêmero, rsrsrs. Mas observei seus resultados e vi que todos tem uma ligação em comum, sugerem a vontade de chegar a algum ponto e que está prestes a realizar a travessia. :)
      Abraços!

      Excluir
  7. Escolhi três, mas depois fui ver todas e acertei quase tudo, só errei uma. Ou seja, devo ser bom nisso de observar imagens. Gostei muito dessa postagem, Bia. Interessante msmo, além de reflexiva. Bjs e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio, achei interessante seu ponto de vista, de tentar "acertar" a imagem, hahahah... cada um brincando a seu modo. Vi que respondeu na página das respostas, darei minha resposta por lá também. Abraço!

      Excluir
  8. Escolhi a 1 e a 4. E bateram certo.
    Um abraço e uma óptima semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi que respondeu na página das respostas, vou espiar. Abraços!

      Excluir
  9. Bia,

    o primeiro que me chamou a atenção foi o 15, depois o 3 e gostei da alegria do 8.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sissym, pelo que conheço de sua história, penso que suas escolhas fazem muito sentido. A alegria do gatinho é contagiante, também chamou minha atenção! :D
      Abraços!

      Excluir
  10. Oi Bia querida


    É mesmo verdade, as imagens que eu escolhi dizem muito de mim...
    Nunca tinha parado pra pensar nisso.
    Achei a postagem muito legal.

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ani!
      As imagens falam o tempo todo conosco,e as escolhas das imagens refletem o momento. Penso que durante a vida passeamos por todas elas. Que bom que gostou e se identificou! Abraços!

      Excluir
  11. Respostas
    1. Que bom que gostou, sinal de que houve identificação. Abraços!

      Excluir
  12. Olá Bia, tudo bem com você?
    Adoro fazer estes testes! Os meus olhos se detiveram nas imagens números
    1,3 e 10.
    Não andam muito dustantes do que sinto neste momento.
    Vou esperar que a crise passe;))!
    Bjs e bfs.
    Ailime


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ailime! Aambém gosto de fazer testes, rsrsrs, acho divertido! Há pessoas que levam a sério demais, kkk!
      Ah, fiquei pensativa sobre o que disse... estou torcendo para que tudo fique bem logo, tá?
      abraços!

      Excluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.