sábado, 30 de janeiro de 2016

Benefícios do hobby e 100 ideias para praticar

Você tem um hobby? Qual é?

Complementando o post da semana passada, hobby é uma atividade que se faz por prazer para relaxar e passar o tempo.

todas as imagens by bia - bonsais buxus e sakura branca

Os benefícios de se ter um hobby são inúmeros, O primordial é aliviar o estresse, pois estudos comprovam que mesmo após um dia estressante de trabalho o cérebro continua em atividade. A diferença é que direcioná-lo para algo que relaxe e dê prazer oxigena o cérebro e libera endorfinas, por esse motivo, tem-se a sensação de leveza e é frequente surgirem ideias e soluções para problemas durante ou após sua prática. Esse fenômeno é citado por Domenico di Masi, no livro "O ócio criativo", que defende o relaxamento como meio de aumentar a produtividade e a criatividade. Também é ótimo para a estima e autoconhecimento, pois é um momento em que o indivíduo fica centrado em si mesmo.

Às vezes o hobby pode virar sua profissão, como aconteceu comigo em relação à encadernação e à costura. É ótimo trabalhar com o que se gosta, por outro lado você acaba gostando tanto que não se dá o tempo para descansar. Sou uma curiosa por natureza e por esse motivo hoje tenho dois novos hobbies:  cultivo de bonsais e pintura de aquarelas.


bonsais ficus e azaléia calianto


Bonsais são árvores cultivadas com técnicas de podas e aramação para viverem em miniatura. A tradição japonesa o vê como um simbolo de longevidade e perpetuação, uma vez que o cultivo é uma arte que passa de pai para filho. Também ajuda a centrar o pensamento no "aqui, agora". Na internet há inúmeros vídeos que norteiam os cuidados com cada espécie.


minhas aquarelas

Finalzinho do ano fiz um excelente curso online sobre técnicas para iniciantes em aquarela e posso dizer que já viciei, rsrsrs. É uma atividade leve, linda, há bom material com preço acessível e sabendo a maneira correta de usar pincel, água e aquarela (por exemplo, jamais se pode esfregar o pincel na pastilha e passar direto na superfície, rsrsrs) o papel é o limite da sua imaginação. Ótimo também para pintar aqueles livros com desenhos.



Penso que o prazer do hobbie não está só em realizá-lo, como também estudá-lo, aperfeiçoá-lo, com tempo, com calma...

Se você não está se dando um tempo ou está pensando em começar uma nova atividade, veja abaixo 100 ideias para todos os gostos e poder aquisitivo, é só começar! (os asteriscados eu já fiz ou faço)

1 - Cultivar bonsai *
2 - Cultivar orquídeas *
3 - Fazer um jardim
4 - Fazer uma horta
5 - Andar de patins ou roller *
6 - Andar de bicicleta *
7 - Andar de skate *
8 - Saltar de pára-quedas
9 - Praticar Yoga *
10 - Praticar Tai Chi Chuan *
11 - Praticar Pilates *
12 - Praticar uma luta
13 - Praticar escalada
14 - Praticar mountain bike
15 - Costurar *
16 - Cozinhar - aqui vale se especializar em um tipo de prato específico (sobremesas, bolos, tortas, lasanhas, comida natural) *
17 - Criar um blog * 
18 -  Fotografar - também vale se especializar: natureza, pessoas, uso de filtros, preto e branco, macro... *
19 - Praticar um esporte coletivo (futebol, vôlei, basquete)
20 - Criar um grupo para pedalar à noite
21 - Virar estudioso ou degustador de um produto específico (vinho, café, chá, chocolate) *
22 - Ir ao cinema *
23 - Ir ao teatro *
24 - Ir à shows musicais *
25 - Viajar - e se envolver com as etapas: planejamento, destinos, passeios, catalogar fotos e registrar memórias *
26 - Fazer vídeos para compartilhar em redes sociais
27 - Correr *
28 - Caminhar *
29 - Dançar *
30 - Ouvir música *
31 - Organizar bibliotecas do que gosta (livros, músicas, vídeos) *
32 - Passear, simplesmente *
33 - Aprender pole dance
34 - Aprender uma dança específica (samba, passinho, do ventre, indiana) *
35 - Decorar e redecorar ambientes*
36 - Ler *
37 - Observar pássaros em mata
38 - Confeccionar e soltar pipa *
39 - Assistir tv *
40 - Assistir filmes *
41 - Assistir séries *
42 - Contemplar todos os dias o nascer ou pôr do sol *
43 - Ir à praia *
44 - Construir a árvore genealógica da família (recomendo o site "My heritage") *
45 - Bordar *
46 - Fazer crochê * 
47 - Fazer tricô *
48 - Fazer parede com textura *
49 - Organizar receitas em um livro ou blog *
50 - Escrever um diário virtual ou de papel *
51 - Organizar um journal - coletânea de pensamentos, tickets, lembranças... *
52 - Fazer uma coleção e organizá-la
53 - Ler histórias em quadrinhos *
54 - Estudar uma língua estrangeira e/ou exótica (hobby do ator Marcelo Adnet)
55 - Praticar dublagem de personagens
56 - Praticar "faça você mesmo" - na internet tem várias ideias *
57 - Praticar novos penteados - o da vez é com tranças
58 - Praticar novas maquiagens
59 - Fazer seus próprios cosméticos - na net tem várias receitinhas caseiras
60 - Customizar roupas, acessórios, fazer suas bijuterias *
61 - Organizar as roupas, fotografar e catalogar combinações para o dia a dia
62 - Pintar quadros - aquarela, óleo, pastel... *
63 - Aprender desenho artístico
64 - Pintar livros com técnicas diferentes
65 - Fazer cartões artesanais *
66 - Fazer um trabalho voluntário que goste *
67 - Jogar – videogame, cartas, jogos de tabuleiro, pôquer, desafios... *
68 - Estudar um assunto que goste, por prazer e não por obrigação *
69 - Artistas, testar novos materiais e misturas de cores *
70 - Tocar um instrumento – violão, guitarra, bateria, flauta, gaita, piano *
71 - Montar quebra-cabeças *
72 - Cantar - vale comprar um karaokê ou entrar para um coral *
73 - Dedicar-se à marcenaria
74 - Pescar
75 - Criar receitas gourmet (brigadeiros, pipocas, sanduíches, carnes, exóticos e sofisticados)
76 - Fazer unha com técnicas, acabamentos e desenhos diferentes *
77 - Aprender tye dye e aplicar em roupas e acessórios *
78 - Fazer esculturas (em bolo, argila, resina)
79 - Praticar aeromodelismo (montagem de réplicas de carros, aviões, motos...)
80 - Pratica slackline (equilíbrio em elástico)
81 - Dedicar-se à restauração (de móveis, bicicletas, livros)
82 - Criar objetos com reciclados (na net há várias sugestões) *
83 - Montar coreografias de música 
84 - Aprender truques de mágica
85 - Adestrar um animal de estimação (sempre com amor e carinho, tá?)
86 - Fazer bolhas de sabão de tamanhos variados
87 - Montar uma banda
88 - Criar áudios e realizar montagens (recomendo o programa Audacity) *
89 - Praticar meditação
90 - Aprender como fazer percussão com o corpo e/ou boca
91 - Desenvolver um projeto de casa nova ou reforma (recomendo o site Homestyler) *
92 - Brincar de Torre Copos
93 - Dormir (!!!)
94 - Aprender surf
95 - Entrar para um grupo de teatro
96 - Escrever poesia
97 - Construir casteloa de cartas *
98 - Resolver um cubo mágico *
99 - Aprender caligrafia artística *
100- Sonhar, planejar, praticar *

Indicações:

- Compro meus bonsais no site O Bonsai, super caprichosos, atenciosos e rápidos, recomendo!
- Faço meus cursos online pela Eduk, você paga uma mensalidade fixa e pode assistir vários em áreas diferentes (artesanato, gastronomia, estética, fotografia). Professores de alta qualidade!
- Para quem gosta de ler indico o site Estante Virtual, que engloba sebos do Brasil todos e vendem livros usados a preço bem acessível.


25 comentários:

  1. Bia,

    Um ótimo post. Tenho alguns hobbies que estão nessa lista, mas o que mais amo é cultivar suculentas. Portanto, apesar de receber elogios pelos arranjos que faço, não consigo vender. Ou seja, não quero que meu hobby passe a ser uma obrigação.
    Gostei da dica do Eduk. Fiz um curso com eles há algum tempo, e gostei muito.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucinha!
      Sim, sempre gosto dos seus posts sobre as suculentas! :D Acredite, até hoje não tenho nenhuma, mas isso irá mudar... encomendei duas para colocar na prateleira com os bonsais, ficará lindo!
      Bonsais podem valer um bom dinheiro após alguns anos, mas o cultivo para mim, assim como das suculentas para você, é um prazer e não visa lucros.
      Abraços!

      Excluir
  2. Que legal essa tua nova paixão: aquarelar.. Faz bem, acalma, né? Lindas!

    E existem tantos hobbies... Eu gosto de fotografar(brincar,claro, sem técnica) e escrever... bjs, lindo domingo, boas pinturas! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Chica!
      Aquarelar se tornou mesmo uma paixão, a ponto de eu querer ter mais tempo livre para exercer e estudar sobre o assunto. Minha filha esses dias perguntou se não corre o risco de se tornar um negócio também, kkkk...
      Acho suas fotografias lindas, Chica, e mesmo que seja intuitiva, vejo muita técnica nelas.
      Abraços!

      Excluir
  3. Querida que belo post, sao tantas alternativas
    que a gente pratica sempre alguns, fotografar eu adoro
    dançar mais ainda, ler ouvir musica bom pelo menos me alegro
    com isso, e vc tem os seus que è deslumbrante adorei a postagem
    Bjuss de bom domingo
    Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rita!
      Que bom que gostou! Ouvir música e dançar também adoro, comprei um mp4 que tem sido um bom companheiro. E esses tempos estava aprendendo na net uma dança para fazer uma surpresa para o amado, mas por enquanto o projeto está em segundo plano, rsrsrs. Tudo o que faz bem é bem vindo, né?
      Abraços!

      Excluir
  4. Querida,

    Você minha primeira visita e já digo que voltarei sempre. Muito lindo, adorei as dicas.
    Aguardo uma doce visita sua
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lorena, seja bem vinda, espero que volte muitas vezes! Assim que tiver um tempinho te visito! Abraços!

      Excluir
  5. Oiii Bia, Eu ia responder que não tenho nenhum qdo comecei ler, ai cheguei na lista e descobri que tenho uma infinidade deles, viajar, ir a shows, etc etc rsrsr adorei!!! Bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kellen!
      Então, menina, quando resolvi asteriscar os meus também me dei conta do quanto a gente faz por prazer sem nem sentir... que bom né?
      Penso que a partir dessa percepção, quando for exercer um desses hobbies você passará a se inteirar melhor do momento de relaxamento e diversão, rsrsrs.
      Abraços!

      Excluir
  6. Boa noite Bia, excelente artigo e dicas.
    Gostei dos seus hobies. Tenho que ver o seu blogue da costura e encadernação.
    Neste momento da minha vida tento várias coisas para dominar a ansiedade que vou entremeando com meus trabalhos domésticos uma vez qur já não exerço qualquer actividade profissional.
    Cito alguns: em casa o que mais gosto de fazer é cozinhar.
    Pratico Yoga, caminhadas,fotografia com câmera de celular;)), Tenho tentado organizar gavetas, livros nas estantes, etc. , pequenos passeios que gosto de partilhar para divulgar o local onde moro. Tb faço voluntariado. Visito idosos e doentes semanalmente e tem sido muito gratificante. Frequento a univ sénior. Tenho tentado ocupar o meu tempo de modo a espalhar a minha ansiedade ou melhor tentar libertar-me dela.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ailime!
      Obrigada pelo elogio! Os artigos que faço estão na loja virtual, www.elo7.com.br/lojademimos, lá pode ver um pouco da minha arte, rsrsrs.
      Como você adoro cozinhar, comecei com 7 anos e faço com prazer. Gosto de saborear minha comida e de ver que os outros estão gostando também. O quevocê gosta de cozinhar? Eu gosto muito de fazer comida trivial, receitas práticas e sobremesas.
      Adorei seus hobbies. Acompanho fotos que posta do seu blog e acho que fotografa muito bem. Penso que o bom da fotografia é nos ensinar a reaprender a contemplar. Serviço voluntário também faz bem a quem faz e a quem recebe.Aprendemos muito com certeza, também realizo um.
      Penso que ocupar o tempo, além de aliviar a ansiedade, mantém o cérebro e o corpo ativos e a alma jovial.
      Abraços!

      Excluir
    2. Boa noite Bia, obrigada pela sua sempre constante atenção e simpatia. Respondendo à sua questão gosto essencialmente de cozinhar com base nos pratos tradicionais portuguses tudo simples muitas vezes reinventando sabores da minha infância. Sobremesas, nem tanto e as que faço quase todas à base de fruta. Agora no inverno faço muito maçãs assadas no forno com vinho do Porto e canela. Sobre a fotografia concordo plenamente. Reaprendi a contemplar a natureza e sobre o resto estamos em sintonia. Muito obrigada por suas palavras tão motivadoras. Bjs e bom fevereiro. Ailime

      Excluir
    3. Olá, Ailime!
      Obrigada por partilhar seus gostos, a culinária portuguesa é maravilhosa! Gosto muito de pratos à base de bacalhau e das sobremesas á base de gemas, uma especialidade portuguesa... ovos moles e pasteizinhos de nata, por exemplo, são tudo de bom! Abraços!

      Excluir
  7. OI BIA!
    ADORO ESCREVER E É ASSIM QUE ME DOU UM TEMPO, MAS, LENDO TUAS SUGESTÕES VEJO QUE HÁ MUITA COISA QUE GOSTO DE FAZER E OUTRAS QUE JÁ FIZ.
    ADOREI TEUS BONSAIS.
    ABRÇS
    http://. zilanicelia.blogspotcom.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Zilani!
      Eu também adoro escrever! Volto e meia penso em fechar os blogs, mas logo lembro que escrever é a maneira de deixar meu pensamento livre!!!!
      Tenho paixão por meus bonsais, cuido com todo o carinho! Abraços!

      Excluir
  8. Olá Bia, estou bem com o céu azul e o sol a brilhar neste inverno bem diferente dos outros, para melhor.
    Sei que tem muito trabalho, mas quando puder observe as fotos que tirei no Castelo dos Mouros em Sintra (com o celular;)), no meu blogue ecos e reflexos.
    Venha a Portugal e Sintra, mas não demore muitos anos para não me apanhar já uma velhinha;)), pois nessa altura teria imenso prazer em conhecê-la para tomarmos um chá numa pastelaria de lá que tem uns doces que vai adorar;))!!
    (Nem imagina a quantidade de amigos brasileiros que se passeiam por lá)!
    Acabei de ver a sua loja Elo 7 e adorei! Tem coisas lindas e diversificadas! Parabéns por seus magníficos trabalhos!
    Beijinhos e um óptimo fim-de-semana.
    Obrigada pela sua atenção.
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ailime, obrigada pelo convite!!! Não esse ano, mas ainda nessa década, kkkk, acho que consigo ir sim! Será um grande prazer conhecê-la! Sintra é perto de Algarve? Tenho uma prima que mora lá, rsrsrsr, eu já teria hospedagem garantida! kkkk
      Menina, ainda não conhecia esse seu outro blog! Já estou por lá deixando meu recadinho!
      Gostou da minha lojinha? Essa é a minha profissão do coração, rsrsrsr.
      Abraços!

      Excluir
    2. Olá Bia, Sintra é próximo de Lisboa. Algarve é bem no sul de Portugal. Eu moro no casario branco que se obseva lá do castelo;)! O Atlântico é bem próximo tb. Quando vier logo combinamos;)). Sim, adorei a sua lojinha. Com coisas lindas e muito bem feitas. Bjs

      Excluir
  9. Bia,

    Eu amo bonsais, costumo ir numa chácara perto de minha casa para tomar cafe e sempre vou espiar os exemplares lindos.

    Voce tem razão, ter algo para relaxar a mente é fundamental.

    Beijos e otimo final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sissym!!!! Fiquei imaginando os exemplares que encontra nessa chácara... café e natureza, duas coisas que amo de paixão, rsrsrs!
      Você ainda mora no mesmo endereço? Queria lhe enviar um cartão de novo ano atrasado, rsrsrsr!
      Abraços!

      Excluir
  10. Puxa, Bia, você é a rainha dos hobbies! Você já passou por vários.
    Acho fabuloso ter um hobby, pois praticamente nos desligamos de qualquer problema quando estamos envolvidos numa atividade prazerosa.
    Já tive a Yoga como hobby, mas atualmente estou com o Pilates. Também considero bloggar um delicioso hobby, embora, às vezes, se torna cansativo. Entre tantos hobbies citados, ainda gosto de ler, de fotografar... Aliás, vou pegar a dica do site para fazer um curso online de fotografia. Preciso me aprimorar na arte-rsrs. Opto também pelos joguinhos online quando desejo relaxar. Eles me ocupam a mente e me distraem bastante. Quando minha mãe estava no CTI foram os joguinhos que me ajudaram a controlar a ansiedade e o nervosismo. Filmes, assisto demais. Cheguei há pouco da locadora e já peguei o suficiente para os dias de carnaval. Também adoro música, dançar e viajar. Já fiz aulas de dança apenas pelo prazer de ficar uma hora dançando, já que marido não gosta mais de sair para dançar. Danço até sozinha, aqui em casa.
    Enfim, você trouxe uma lista variadíssima e não será difícil para ninguém escolher um hobby entre tantas opções.

    Feliz feriadão carnavalesco.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vera!
      Eu sempre disse que fui uma criança hiperativa incompreendida, rsrsrs, até hoje não paro nunca!
      Pratiquei um tempo Pilates, acho mais gostoso que o Yoga. Penso que blogar é bom quando não se torna uma obrigação...
      No site há inúmeros cursos de fotografia, do mais básico ao mais avançado, vale a pena... cheguei a fazer uns dois, mas tenho tido pouco tempo para fazer mais, rsrsrs.
      Já joguei bastante joguinhos, fui até meio viciada no Cityville, rrsrsr, entrava correndo para colher as verduras, rsrsrs, hoje no meu celular só tem batalha naval tradicional, me salva em filas, rsrsrs... hospital é um lugar onde a hora passa arrastada, né? Que Deus conserve nossa saúde e dos nossos.
      Gosto de todos os hoobbies que citou... ocupar mente e corpo sempre fazem bem e você me parece muito ativa, rsrsrs!
      Abraços, bom feriado!



      Excluir
  11. Gostei muito de sua postagem. Você fez uma lista de opções sensacional (rss). Vejo que abraça muitas atividades que lhe dão prazer e são elas que, de fato, nos ajudam a relaxar. Eu criei blog com essa intenção e, atualmente, me apaixonei pela fotografia. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marilene!
      Suas fotografias estão cada vez melhores, e acho interessante como as imagens inspiram sua escrita, mostra sensibilidade.
      Também gosto de blogar, escrever, estar aqui, visitar, responder quem vem, tudo me ajuda a relaxar e a aprender.
      Abraços!

      Excluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.