domingo, 17 de janeiro de 2016

Ser feliz

"Você pode ter defeitos, ser ansioso, e viver alguma vez irritado, mas não esqueça que a sua vida é a maior empresa do mundo. Só você pode impedir que vá em declínio. 


imagem daqui

Muitos lhe apreciam, lhe admiram e o amam. Gostaria que lembrasse que ser feliz não é ter um céu sem tempestade, uma estrada sem acidentes, trabalho sem cansaço, relações sem decepções. Ser feliz é achar a força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor na discórdia. Ser feliz não é só apreciar o sorriso, mas também refletir sobre a tristeza. Não é só celebrar os sucessos, mas aprender lições dos fracassos. Não é só sentir-se feliz com os aplausos, mas ser feliz no anonimato. 


Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, incompreensões, períodos de crise. Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista para aqueles que conseguem viajar para dentro de si mesmo. Ser feliz é parar de sentir-se vítima dos problemas e se tornar autor da própria história


É atravessar desertos fora de si, mas conseguir achar um oásis no fundo da nossa alma. É agradecer a Deus por cada manhã, pelo milagre da vida. Ser feliz, não é ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si. É ter coragem de ouvir um "não". É sentir-se seguro ao receber uma crítica, mesmo que injusta. É beijar os filhos, mimar os pais, viver momentos poéticos com os amigos, mesmo quando nos magoam. Ser feliz é deixar viver a criatura que vive em cada um de nós, livre, alegre e simples. É ter maturidade para poder dizer: "errei". É ter a coragem de dizer:"perdão". É ter a sensibilidade para dizer: "eu preciso de você". É ter a capacidade de dizer: "te amo". 


Que a tua vida se torne um jardim de oportunidades para ser feliz... Que nas suas primaveras seja amante da alegria. Que nos seus invernos seja amante da sabedoria. E que quando errar, recomece tudo do início. Pois somente assim será apaixonado pela vida. Descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Utilizar as perdas para treinar a paciência. Usar os erros para esculpir a serenidade. Utilizar a dor para lapidar o prazer. Utilizar os obstáculos para abrir janelas de inteligência. 


Nunca desista....Nunca renuncie às pessoas que lhes ama. Nunca renuncie à felicidade, pois a vida é um espetáculo incrível".


Papa Francisco


[para ler e praticar]


Ser feliz, para mim, é sentir o coração bem cuidado e a mente tranquila. E para você?



10 comentários:

  1. Maravilhosa mensagem essa e cada vez mais gosto do Papa Chiquinho! Voltando, agradecendo os carinhos e desejando poder ficar miuiiiiiito tempo! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Chica!
      Que bom que voltou, faz muita falta! Isso significa que as coisas estão melhores por aí? Espero que sim!
      Abraços!

      Excluir
  2. Bia!

    Eu sou um exemplo de Never Give Up! Se eu me entregasse à realidade, talvez nem estaria viva, então optei por viver nas horas mais urgentes dentro do meu mundo particular. Assim, consigo me sentir mais leve e feliz.

    Eu adoraria conhecer pessoalmente este carismático e muito atualizado Papa.
    Um abraço dele me faria um bem enorme.

    Beijos a todas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sissym! Às vezes me pego pensando sobre o que escreveu ... "Optei por viver nas horas mais urgentes dentro do meu mundo particular"... tenho também um mundo particular que me protege de alguma forma. Penso se isso seria viver numa ilusão, mas acho que não. Conheço a realidade, as pessoas, com um discernimento ímpar, mas procuro escolher no que pensar e sentir para ser, como disse, leve e feliz. As pessoas que conheço que encaram a realidade nua e crua demais acabam amargas e desesperançadas e esse veneno toma conta delas mesmas. Não é?
      Eu acho esse Papa genial, porque agrega e liberta, não segrega e prende, e penso que isso deveria ser a base de uma religião.
      Abraços são bons e raros... também me faria um bem enorme. Especialmente os calorosos e aconchegantes, que nos fazem sentir amados e protegidos, rsrsrs.
      Na falta do Papa abraço meu cachorro, rsrsrs, embora ele não possa retribuir da mesma maneira.
      Beijos e um grande abraço!!!

      Excluir
  3. Boa noite Bia,
    Extraordinário texto do Papa Francisco. Agradeço muito tê-lo partilhado.
    Vou tentar estar mais atenta aos textos dele. É o segundo que leio em dois dias e fiquei deslumbrada! Este Papa é um ser muito especial. Um ungido de Deus.
    A felicidade para mim acontece em momentos como este quando me é proporcionado alimento para o espírito! Todos os cansaços e angústias ficam diminuídos e as alegrias se enaltecem!
    Muito, muito obrigada, Bia.
    Desejo-lhe um domingo e semana muito abençoados.
    Beijinhos carinhosos.
    Ailime

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ailime!
    Gosto muito também dos pontos de vista que ele divulga, baseados no amor próprio e ao outro, como manda a Lei de Deus. E é um absurdo perceber o quanto ele é criticado por muitos seres humanos.., mostra o quanto o coração das pessoas é mesquinho e desconhece o significado das palavras "amor" e "respeito".
    Fico feliz por minha partilha ter trazido sentimentos aconchegantes para seu coração!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Oi Bia,
    Gostei das sábias palavras do Papa Francisco, apesar de não ser muito atuante, gostei da simplicidade e simpatia do Papa. Quem é assim só poderia sair um texto como exposto aqui.
    Parabéns
    Estou doente daí o motivo de não não sair às visitas
    Beijos no coração
    Minicontista2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dorli!
      Interessante como os pontos de vista diferem... a meu ver parece-me que esse papa é muito atuante, chegando até a se expôr (e se indispôr) porém talvez dependa em relação à que, não é mesmo?
      Desejo muito que melhore logo!
      Abraços!

      Excluir
  6. Estou comemorando 11 anos de blog.
    È tempo demais dedicado a essas pessoas lindas de Deus
    que fui conhecendo ao longo dessa caminhada.
    Deixei um mimo na postagem se for do seu agrado
    leve ficarei feliz.
    E ficarei feliz da mesma forma se ñ levar eu entendo.
    Meu eterno agradecimento pelo seu carinho e atenção
    mesmo em momentos muitas vezes triste.
    Você estava lá marcando sua doce presença.
    Um carinhoso beijo.
    Deus abençoe por tudo.
    O Papa Francisco é me sinto pequenina e grande diante
    de um ser humano que já fez muito depois de assumir o papado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço o carinho, Evanir! De fato, é brilhante e corajosa a atuação do Papa Francisco. Que possa provocar mudanças efetivas, afinal. Abraços!

      Excluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.