segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Cartão de aniversário

Semana passada concluí um desafio, confeccionar 30 cartões de aniversário masculinos para uma Metalúrgica, todos diferentes, tanto na capa como nos escritos. A intenção é fazer cada funcionário se sentir único, especial.

Lembrei dos aniversários que publiquei aqui no blog e passei a reler os comentários para buscar inspiração para tantas mensagens. Foi tão gostoso relembrar quanto carinho e força já recebi!!! Blogueiros que se foram, blogueiros que continuam companheiros fiéis... quanta coisa boa!!! Só tenho a agradecer!


imagens do acervo pessoal

Isso me fez lembra também meu aniversário de 40 anos ano passado. Pedi que me presenteassem com a presença e um cartão, de preferência feito à mão... todos acima contribuíram com palavras carinhosas e mensagens muitas vezes, surpreendentes. Cada um escreveu à seu modo, em um cartão feito, comprado ou numa folha de caderno... todos estão guardados em uma caixinha esperando por um álbum que pretendo confeccionar especialmente para guardá-los junto com as fotos das comemorações.



Confesso que os "feito à mão" trouxeram um charme especial por trazer junto a disponibilidade da pessoa em parar e confeccionar. Que tal inovar e surpreender as pessoas que ama com um cartão feito por você? É fácil:


Meus cartões tem a mesma base: uma folha A4 de papel kraft 180 ou 250 cortada ao meio e dobrada ao meio; outra folha de papel branco ou colorido (papel linho,color plus, granito) cortada em quatro partes (usará duas); retalhos de tecido laminado ou papeis decorados; barbante colorido; botões; fitas washi tape; tesoura; cola bastão, de silicone fria ou cola branca forte; fitas de cetim.

A folha branca ou colorida é cortada um pouco menor que o kraft e colada uma na parte superior e outra na parte de dentro. Use cola bastão ou pouca cola branca para não encharcar o papel. Basta decorar a parte superior conforme a imaginação mandar e dentro, depois de seco, escrever a mensagem desejada. Segue abaixo várias ideias de modelos:

clique para ampliar
cartões à venda aqui

Depois é só colocar num envelope colorido e pronto! tenho certeza que irá agradar!!!

E você, já recebeu algum cartão especial? Já fez um especial para alguém?


***

Clicando ---> aqui você encontra algumas capas prontas para imprimir (formato quatro figuras em uma folha), recortar e depois, decorar.
Clicando ---> aqui você encontra como laminar tecidos - dá para reaproveitar os retalhinhos!
Clicando ---> aqui você encontra outras ideias de cartões.
Dica: para colar fita de cetim sem manchar use cola de silicone fria.



16 comentários:

  1. Adorei os cartões que fizeste e os que recebeste.Isso faz toda diferença, confeccionar para alguém especial! bjs, linda semana! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Chica, é um carinho a mais, não é? Faltou a foto dos desenhos que meus sobrinhos fizeram de presente, rsrsrsrs! Abraços!

      Excluir
  2. Muito interessante. Quando tiver um pouquinho de tempo vou ver. Agora ando atarefada com o lançamento de meu primeiro livro.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Elvira, e eu estou torcendo para que o lançamento seja um sucesso! Abraços!

      Excluir
  3. Bia, aiiii.... acho que não lhe enviei cartão de aniversario, me desculpa, voce merece tudo de fofo, porque é uma excelente amiga. Sua idéia foi muito boa, além da retribuição do carinho em forma de cartão serviu como inspiração para o belo trabalho que está fazendo no presente momento. Eu não tenho uma bela caligrafia, escrever à mão seria um desastre parcial (parcial porque é legível).

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sissym!
      Não se preocupe, rsrsrs, sou um fiasco para decorar datas de aniversário, gostaria de ser melhor com isso, rsrsrrs! Também estou devendo o seu, rsrsrsrs. Sua presença constante por aqui vale como um presente o ano todo! ;)
      Gosto de caligrafias diferentes, que fogem do formato convencional "letra de professora". Uma vez você me enviou um cartão postal, lembra? Estava escrito, eu adorei sua letra! Está guardado na caixinha de postais!
      Mas existem ainda programas (mais uma vez uso o Photscape para montar os cartões) onde é possível imprimir seu texto, depois basta assinar. Que tal?
      Abraços!

      Excluir
  4. Boa noite Bia,
    Que cartões tão lindos e na verdade por mais simples que sejam, personalizados é sempre diferente!
    Já recebi alguns (poucos) e gostei imenso.
    Não tenho muito jeito, mas com a sua preciosa ajuda, vou tentar fazer dois para oferecer no mês de Maio a uma irmã e sobrinho neto; bebé;))!
    Parabéns pela sua criatividade e perfeição!
    Adorei.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ailime!
      Ler o que escreveu me fez lembrar que tenho guardados uns que minha fez ainda quando estava aprendendo a escrever, uma graça!
      Tente sim, tenho certeza que eles irão gostar!!! O modelo de varal de corações é muito simples de fazer e agrada bastante! Se precisar de alguma ajuda basta escrever!
      Abraços!

      Excluir
    2. Muito obrigada, Bia.
      Um beijinho e bom fim de semana.
      Ailime

      Excluir
  5. Que bacana, Bia! E claro que ficou muito mais especial assim. Eu nunca recebi escrito e confeccionado especialmente, só desses prontos mesmo. Adorei. bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Sérgio! Os prontos também valem, claro, o importante é a mensagem e o carinho de quem escreveu! Mas confesso que os feito à mão são os meus xodós, rsrsrs!
      Abraços!

      Excluir
  6. Oi flor!
    Lidos os cartões e o carinho especial, as palavras não tem preço né?
    Eu já fiz sim alguns cartões especiais, muito gostoso ver o quanto agrada.
    Bj

    Femme Digital

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Regiane!
      Olha, que legal saber que fez cartões especiais, eu bem queria vê-los, rsrsrsr... com criatividade dá para fazer cartões muito especiais com poucos recursos.
      Penso que há pessoas que no cartão escrevem coisas que não conseguem verbalizar (na verdade, poucos são os que verbalizam) e talvez por isso a mensagem torne-de tão significativa. Abraços!

      Excluir
  7. Olá, Bia.

    Um sempre criativo e instigante post. Legal a ideia das pessoas surpreenderem com cartões feitos à mão, colocando nele uma pitada do seu tempo, um tanto de sentimento, outro de criatividade e dedicação. Os cartões produzidos em série, comprados nas livrarias; até podem ser belos e sofisticados, mas são tão impessoais.

    Um abração e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Antonio, tem razão... penso que seu termo "impessoais" foi muito adequado, claro que o gesto da lembrança e do registro de cartões comprados são muito importantes e tem todo o seu valor, mas os personalizados tem algo a mais... traz uma sensação mais palpável do quanto somos importantes a um custo mínimo. Abraços!

      Excluir
  8. A criatividade nos mostra quantas coisas se pode desenvolver de maneira diferente do habitual, do comum, do que está disponível. Um cartão ou qualquer outro presente, feito por quem o ofereceu, tem valor especial. Gostei muito dos seus e confesso que sempre fiz uso dos comprados (rss).
    (A propósito das decorações de teto que fotografei, esclareço que não estão em museus, mas em hotéis onde me hospedei) . Bjs.

    ResponderExcluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.