sábado, 6 de fevereiro de 2016

Fotografia em preto e branco


Sabe quando você tem insônia e não consegue dormir de jeito nenhum? Pois é, hoje foi um desses dias, rsrsrs. E às 2 horas da manhã me peguei pensando sobre essa postagem.

Como sei que muitos dos meus leitores gostam de fotos, resolvi trazer algumas do meu arquivo pessoal para compartilhar com vocês. Gosto de fotos coloridas tanto quando gosto das monocromáticas e com algumas leituras descobri uns truques para que as fotos em preto e branco realcem a beleza da imagem.

O ponto chave desse estilo de foto é a luz. É preciso boa luminosidade para haver o contraste necessário entre formas e sombras para que a imagem em preto e branco tenha vida. Pouca luz dá um aspecto morno e antigo, que dependendo da intenção do fotógrafo, são válidos. 

Abaixo alguns exemplos de bons usos do recurso nas imagens:

Arquiteturas e maquinários antigos:




Capturas de recortes bem pensados trazem um aspecto elegante à imagem:


O ponto alto dessa foto é a perspectiva  - máquina posicionada próxima ao chão (tem que se ajoelhar, sim, rsrsrs), ligeiramente apontando para cima, dando a ideia de profundidade:


Outra que explora perspectiva e profundidade, tirada no plano superior:


Pessoas:

Perspectiva adequada e boa luz para realçar os contornos e expressões corporais, a imagem ganha vida, movimento. 




Espetáculos:

Dois exemplos de como o contraste da luz é fundamental para que cenário e artistas ganhem destaque, pois geralmente são fotos mais escuras.





Praias e paisagens em geral

Fundamental jogar com o conceito de luz e sombra. Fotografar um mar no horizonte sem ondas ou um céu sem nuvens num dia de sol pode ficar monocromático demais, perdendo a vida. Aqui o contraste foi fundamental para manter a beleza das paisagens.







Gosto de usar o programa gratuito Photoscape para editar imagens e uma dica nesse editor é aplicar o recurso "aprofundar" (baixo, médio ou alto)  nas fotos antes de passá-las para o preto e branco, pois esse recurso realça o contraste de luz e sombra.

E aí, gostaram das dicas? Tem alguma outra? Que tal aproveitar o feriadão para treinar?  Qual seu estilo preferido? Qual seu editor preferido? Qual foto gostou mais? Conta tudoooo! 


32 comentários:

  1. Que lindas fotos e as dicas maravilhosas! Bom mesmo pra treinar, aproveitar a folguinha! Se bem que, por aqui, Marina ocupa tuuuuuuudo de tempo,rs bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Chica!Ter ocupado o tempo com quem nos alegra é tudo de bom, rsrsrsr! Gosto muito das suas fotos!!! Abraços!

      Excluir
  2. Olá, Bia!
    Gosto imenso de fotos a preto e branco e essas estão fantásticas.
    Há tempos produzi uma série que encaixilhei e transformei num lindo painel que enfeita uma das minhas paredes.
    Desejo-lhe um feliz fim de semana.
    Beijo da Nina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nina, que linda ideia! Tenho também uma parede com 50 fotos em preto e branco entre família e bons momentos, gosto de observá-las de vez em quando! Sem falar que fica lindo na decoração! Abraços!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá, Rodolfo... todos os tons são fundamentais, dependendo da ocasião, rsrsrs. Abraços!

      Excluir
  4. Boa noite Bia,
    Você é uma brilhante fotógrafa!
    Tinha tudo isso escondidinho e não mostrava para nós?
    Adoro fotografia e a preto e branco ficam muito belas.
    Também gosto muito de contrastes, mas faço por pura intuição e com celular não posso fazer grande coisa, embora tenha algumas do pôr do sol e outros enquadramentos de que gosto.
    As suas fotos estão todas muito bem e nem sei dizer qual a minha preferida.
    Apreciei muito as suas dicas que vou tentar aplicar. Muito obrigada.
    No entanto adorei a da ave no telhado, a das arcadas, das crianças que dão mesmo a sensação de estarem a movimentar-se, a da passadeira na praia, a da locomotiva, a do arame farpado. Todas!
    Não uso nenhum programa especial. Trato as minhas na galeria do Windows que dá para fazer alguns melhoramentos - sombra, claridade, endireitar, contraste, luminosidade, etc. e tem também efeitos a preto e branco. Muito simples de usar.
    Continue a intercalar com seus artigos as suas belissimas fotos que tenho a certeza todos vão adorar!
    Beijinhos e uma boa noite.
    (Também adormeci tarde a noite passada. Vou deitar agora:))!
    Óptimo domingo de Carnaval.
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ailime!
      Obrigada pelo elogio!!! Penso que a fotografia é um ofício, algo que vamos aperfeiçoando e construindo com sensibilidade e algum estudo. Grande parte dessas fotos foi feita com celular ou com máquina fotográfica simples, a melhor tenho medo de carregar, rsrsrs!
      Tenho um blog com 99% de fotos minhas, rsrsrs, meu perfil real (como sabe Bia é meu pseudônimo) por isso nunca as trouxe para cá!
      Assim como você, apesar de usar o Photoscape, faço poucas intervenções na foto, penso que muitos efeitos tiram a beleza natural da captura.
      Ontem dormi melhor e hoje dormirei melhor ainda (sempre é bom quando o amor me escreve, rsrsrs). :)
      Abraços!

      Excluir
  5. Olá, Bia.

    Boas fotos são janelas abertas para o passado, fragmento congelado de tempo, que nos "tele transporta" às lembranças. Tão simples e tão complexa arte.

    Um abração e uma boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Apon! Uma das artes que mais gosto, devido a essa capacidade da fotografia capturar momentos únicos que jamais serão iguais, é mágico! Abraços!

      Excluir
  6. OI BIA!
    COMO FICAM LINDAS, ADORO FOTOS EM PRETO E BRANCO E LENDO TUAS EXPLICAÇÕES ACHEI O MÁXIMO. SALVEI O LINK DO SITE "PHOTOSCAPE" DEPOIS VOU DAR UMA OLHADA.
    ABRÇS
    -
    http://. zilanicelia.blogspotcom.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Zilani, que bom que gostou, espero que as dicas sejam úteis. São simples e podem ser aplicadas com qualquer máquina, sem necessidade de recursos especiais.
      Gosto muito do Photoscape, é fácil de usar, acho que gostará também!
      Abraços!

      Excluir
  7. Oi Bia, suas fotos ficaram fantásticas, adorei a 1ª, a 5ª e a penúltima.
    Suas dicas são ótimas, eu tenho uma sony digital, sempre encontro dificuldades para fotografar e as fotos nem sempre ficam boas.
    Assim como você eu também uso o editor Photoscape e as vezes o Lightroom; experimenta esse editor acho que irá gostar.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Roseli, gosto muito das que escolheu, estão entre as minhas preferidas! :)
      Darei espiada no programa que citou. Eu tenho um celular Sony Xperia herdado da minha filha, rsrsrs, que uso para fazer boa parte das fotos, não é uma beleza, mas dá para fazer boas fotos. Grande parte dessas fotos foi feita com uma câmera Fuji Digital bem simples que eu carregava na bolsa, pena que molhou no mar e estragou, kkkkk! Tudo pelo melhor ângulo, kkkk!
      Abraços!

      Excluir
  8. Oi Bia! Acertou em cheio que em trazer esse tema aqui! Você tem mesmo muitos leitores que apreciam fotografia e vou aproveitar para sugerir novos posts que tratem do assunto e nos ensinem uns truquezinhos para melhorar nossas fotos!
    Meu primeiro álbum fotográfico era todo com fotos em preto e branco.
    Lembro-me também dos tempos analógicos onde o filme colorido era muito mais caro e muitas vezes optávamos pelo preto e branco.
    Gostei também da ideia da parede com fotos todas monocromáticas.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana, obrigada, que bom que gostou!!! Pode deixar que assim que tiver dicas legais repasso com certeza! Penso que falar sobre fotografias é um assunto sempre agradável pela representatividade da arte em nosso dia a dia.
      Que legal sua lembrança... meu tio tinha um pequeno laboratório fotográfico onde revelava seus filmes e como tiravam muitas fotos usavam muitos rolos preto e branco. Naquele tempo fotografia era ainda mais artística, pois o número de tentativas era limitada devido ao tamanho do filme comprado, rsrsrss!
      Quando eu passar no Lado de Fora deixarei para você o link do post que fiz em meu blog pessoal com a parede de fotos em preto e branco. Na época estavam dispostas em forma de coração, agora estão formando um grande retângulo. Acho charmoso e está na hora de revelar mais algumas, srsrsrs.
      Abraços!

      Excluir
  9. Bia
    bom vir aqui!
    raramente perco o sono, mas já aconteceu recentemente
    procuro esvaziar a mente, e rolo tanto na cama, que temo acordar o marido
    aí durmo profundamente
    Amei as dicas de fotografia, preciso!
    Fotografo sem pensar no resultado. Quando vejo que nao estão boas, deleto.
    Tinha uma camera que tinha a opção preto e branco. Eu uso o editor para colocar meu nome. Mas agora vou prestar mais atenção em obter melhores fotos com suas dias. obrigada bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Zizi!!!
      Quando perco o sono geralmente penso no homem que eu amo... mas tem sido raras noite insones, geralmente quando estou com o coração tranquilo, durmo muito bem. :)
      Espero que as dicas lhe ajudem e que explore os recursos dos editores, tem funções legais como desentortar ângulos, acertar luz e contraste, recorte, que podem fazer uma foto que aparentemente parecia perdida, ficar ficar linda.
      Abraços!

      Excluir
  10. Menina,
    estou impressionada com tuas fotos em técnicas detalhadas.Uau! Estão dignas de exposição! Amei todas!!!
    Sou fraca nesse ( e noutros) quesito, mas tenho o maior interesse em melhorar. Vou anotar as dicas daqui, como bem lembrou a Ana Paula. Tua seleção é merecedora de aplausos, clap,clap,clap :)
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calu, saudades de você... obrigada, que bom que gostou!!! Tenho certeza que com um pouco de treino irá se apaixonar por essa arte e seu olhar ficará apurado, ficando mais fácil encontrar um bom ângulo!
      Abraços!

      Excluir
  11. Bia!

    Parabens pelas fotografias tão bonitas e bem escolhidas. Eu sempre apreciei preto e branco, vejo um certo charme, um pouco de misterio, realmente me prende a atenção.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sissym!
      Obrigada, que bom que gostou!!!! Tenho inúmeras fotos, difícil mesmo escolher, rsrsrs! Concordo contigo em relação às características positivas das fotos em preto e branco. Sempre gosto do ar vintage, elegante, e em alguns casos, sensual. Abraços!

      Excluir
  12. Querida amiga em primeiro lugar vim me desculpar pela ausência e agradecer o carinho da sua visita. Tenho passado por problemas de saúde que graças a Deus estão sendo sanado, reumatismo não tem cura, só tratamento. Minha mãezinha não anda bem e com a idade avançada preocupa e muito. Como se não bastasse o meu computador deu uma pane estou usando um velhinho com o processador muito lento e tudo tem dificultado para que mantivesse minhas postagens diárias e visitas que sempre amo faze. Férias acabando, mas aos poucos vou atualizado as visitas, as postagens porque tudo está nas mãos de Deus.
    Um abraço fraterno e tudo de maravilhoso na sua vida e familiares.
    Lourdes Duarte.
    Parabéns pela postagem maravilhosa, escrita e ilustrações perfeitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lourdes, espero que as coisas melhorem contigo e com sua família, que venham bons ventos de saúde e alegrias. Abraços!

      Excluir
  13. Bia adorei suas fotos, muito bacanas, eu também uso o PhotoScape, simples, fácil de usar e ajuda bastante! Bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kelen, sim, resumiu bem as funcionalidades do Photoscape! Abraços!

      Excluir
  14. Gostei das dicas e fotos (que belas imagens), Bia. Bom vê-la de volta. Bjão e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sérgio, como está? Que bom que gostou das imagens... estou de volta há semanas, pena que nem sempre com a frequência que eu gostaria, rsrsrs. Abraços!

      Excluir
  15. Olá,Bia,boa tarde,
    "Riba?"
    vish nem te conto,mas, passei por muitas noites insones...adorei todas as suas fotografias... em destaque, para mim, o "pássaro" no telhado... muito elegante e linda...estou na minha fase minimalista, hehehe, e a fotografia p.b , me faz ater em detalhes que quase não reparo nas fotos coloridas...as suas dicas valem muito, porque, nunca fui bom fotógrafo, nunca soube usar bem o contraste luz e sombra, nunca acerto o melhor ângulo, a melhor perspectiva ...enfim, teria que praticar em vários feriados seguidos...uso vários editores e também, gosto do photoscape...
    Vim agradecer pelo carinho das palavras e amizade , quando do ocorrido,muito obrigado,bom f.d.s,belos dias,beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Felis, como vai?
      Bom vê-lo de volta! Espero que esteja em plena recuperação física e emocional.
      Fotografia é um ótimo meio de recuperar a capacidade de observar, contemplar, se reencontrar... penso também ser um ofício de sensibilidade onde tentativa e erro fazem parte para apurar o olhar e caminhar para o acerto. Espero que as dicas sejam úteis! :)
      Abraços, espero que esse seja um novo ano de alegrias.

      Excluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.