segunda-feira, 4 de abril de 2016

Fotografando colorido - Perspectiva

E chegou mais um abril... o que você precisa abrir? Os olhos? O coração? Um segredo? Um sentimento? Uma oportunidade, um novo emprego, um novo conceito, uma nova vida? Para que (ou para quem) você precisa se abrir?

Eu me abri para um convite e sábado estive na cidade vizinha fazendo duas coisas que amo: passeando e fotografando. Como eu disse nesse post ---> aqui, fundamental foi estar em companhias que me fazem bem, a filha e uma amiga, que assim como eu amam simplicidade, natureza e fotografia, portanto, apesar de curta, a tarde foi alegre e agradável, com calma - não é qualquer um que tem paciência para nos esperar acertar a câmera e encontrar um bom ângulo, kkk.

Como várias pessoas gostaram e pediram mais dicas nesse post ---> aqui, separei umas fotos para mostrar como uma imagem pode ficar diferente com técnicas simples como a perspectiva.




A perspectiva (diferente ponto de vista) faz toda diferença. Aqui me abaixei e alinhei a máquina nas mesinhas enfileiradas nas mesas à beira do rio.


  

Aqui a mesma imagem em duas perspectivas: fotografando atrás dos balaustres da ponte (original) e através do balaustre, como se estivéssemos flutuando (clássico), destacando em primeiro plano a correnteza do rio.


Aqui a mudança de perspectiva fez toda a diferença: perto demais do banco não favoreceu a paisagem, afastando e refotografando  o contexto ficou muito mais bonito.


Duas perspectivas diferentes e bonitas: na primeira, a ponte fotografada de frente, na segunda, a ponte fotografada de lado, ambas com a câmera perto do chão para destacar a noção de profundidade.


Aqui, percebe-se bem a diferença de luz. A primeira imagem, tirada de cima, ficou muito escura. A segunda, tirada rente ao chão, trouxe profundidade e luz.


Outras perspectivas agradáveis:


Posicionando a máquina além da mureta, como se estivesse flutuando.


Também sobre a mureta, alinhando a perspectiva com as palmeiras. 



Mais uma rente ao chão, funciona sempre muito bem para estradas e pontes.



Destaque para o desmoronamento em primeiro plano, que traz surpresa à paisagem.



Perspectiva superior clássica, alinhando com o horizonte.


Focalizando para o alto.

Daqui a algumas semanas quero trazer as outras imagens mostrando como destacar um ponto do todo e como utilizar o desfoque de fundo. As imagens de hoje podem ser feitas com câmeras fotográficas ou com celular e o melhor jeito de aprender é testar, mudar posicionamento, abaixar, levantar... e você, usa algum truque na hora de fotografar?

33 comentários:

  1. Que maravilha de lugar e fotos,Bia!adorei ver ainda mais daqui onde estou agora em ambiente hospitalar com Kiko fazendo mais uma quimioterapia! valeu e parabens����bjs chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica,um notebook velhinho foi o que me salvou da tensao do ambiente hospitalar quando meu pai esteve internado. Fico feliz por ter ajudado a melhorarseu dia e desejo melhoras para o Kiko! Beijo!

      Excluir
  2. Boa noite, querida Bia!
    Preciso aprimorar a técnica de fotografar mas não quero perder jamais a leveza do inusitado... não gosto mais de nada que não me relaxe e me deixe tensa com certas obrigações...
    Apesar de gostar de ser certa a medida do possível, abandono tudo que não seja flexível neste momento da minha vida... cansei!
    Suas fotos são lindas e, se me apetecer, vou melhorar muito... vamos ver pois gosto de fotografar como amadora!
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Roselia! Entendo o que diz, a tecnica nao pode tirar o prazer da arte... tanto que minhas fotos preferidas,quando de pessoas e eventos, sao as espontaneas.
      Com o tempo aprendemos a valorizar a flexibilidade, tambem gosto de ser e percbr flevibilidade, traz leveza pra vida.
      Espero que minhas dicas tragam ainda mais prazer ao seu ato de fotografar! Beijo!

      Excluir
  3. Gostei deste passeio e das dicas... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom,Luisa, esperoque sejam uteis! Abraco!

      Excluir
  4. Que fotos lindas. Faz um tempinho que eu não pratico também.

    Ótimo post.

    blogcoisastriviais.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Beto, entao quem sabe seja hora de praticar, rsrsrsr...abraco!

      Excluir
  5. Nenhum truque! Aliás sou a rainha das fotos horríveis! Nunca pensei em foto com perspectiva. Adorei! Vou me lembrar disso pra sempre!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Clara, a perspectiva é um recurso simples que exige pouco do equipamento. Com observação e um pouco de treino, tenho certeza que suas fotos ficaram 10, rsrsrs. Abraços!

      Excluir
  6. Olá Bia,

    Você está mesmo boa na arte de fotografar, hein?
    Gostei demais das dicas. Nunca fotografei abaixada, rente ao chão. O efeito fica excelente. Gosto demais de fotografar e ainda não fiz um curso por preguiça mesmo.
    As fotos estão fantásticas e com um belo colorido.
    Vou aguardar as novas dicas.

    Adorei a abertura da postagem. Ficou super interessante a associação do mês de abril com os questionamentos utilizados com o verbo abrir. Bacana!

    Feliz semana.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vera!
      Obrigada! :D
      Depois que aprendi a fotografar perto do chão vi como abre possibilidades. Nunca fiz um curso profissional, mas já vi alguns da Eduk, tem vários, desde iniciante até avançado, vale a pena dar uma olhada.
      Daqui a algumas semanas elaboro uma nova postagem sobre o assunto.
      Sobre o trocadilho abril/abriu, quase fiz uma observação ressalvando que eu sabia que abril verbo era com "u", kkkk, tem gente que não sabe a diferença, né? kkkk
      Acho que o questionamento sobre a necessidade (ou não) de se abrir deve ser feita sempre, principalmente quando ficamos introspectivos. Às vezes nos abrimos e as pessoas entendem errado - por exemplo, fico triste quando sou gentil e entendem uma abertura que não existe - ou para circunstâncias erradas... ou nos fechamos para as circunstâncias certas por medo ou desânimo... enfim, questão para pensar.
      Abraços, feliz final de semana!

      Excluir
  7. Suas fotos estão belíssimas, menina! Amei as dicas pois fotografo sem qualquer técnica. O lugar oferece muito para os olhos, do jeito que eu gosto kkk. Tenho pensado em fazer um curso rápido, até para aprender a utilizar os recursos da máquina, mas sempre deixo para depois. Uma beleza de postagem, Bia! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marilene!
      Obrigada! :D
      Para quem diz fotografar sem técnica, acho que você fotografa muito bem, sabe como gosto de seus cliques!
      A cidade chama-se Morretes, pequena, mas uma delícia, bem cuidada, gosto muito de passear por lá quando é possível. Se vier não deixe de me avisar! rsrrs
      Também quero fazer cursos para usar melhor os recursos da máquina, mas cadê tempo? kkkk Faça sim, e me conte, rsrsrs.
      Abraços!

      Excluir
  8. Oi Bia, que fotos lindas!
    e muitas dicas legais!
    eu fotografo muito com o celular
    e pela intuição. As vezes da certo outras nao, rs
    vou aguardar sobre o ponto e o desfoque.
    Se eu tenho truque? não
    mas eu adoraria saber fotografar dentro de furos, buracos,
    outro dia tentei, ate coloquei no Instagram , ficou médio.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Zizi!
      Também uso o celular e quando é possível, uma máquina melhor que comprei de segunda mão do meu irmão. Penso que o erro e o acerto é um bônus que ganhamos atualmente com a possibilidade das máquinas digitais. Antigamente, com a máquina com filme, tinha que acertar na marra, kkkkk!
      Muito legal sua ideia de fotografar dentro de algo... também já tentei, é difícil devido à pouca luz e com flash nem sempre fica bom.... vou pesquisar e se descobrir novidades, publico aqui. Abraços!

      Excluir
  9. Bom dia Bia, sabe que meu hobby actual é fotografia. Adoro sair por aí só que a chuva tem impedido as minhas saídas.
    Adorei as suas dicas e as suas fotos estáo esprctaculares.
    Os exemplos que dá são fabulosos. Vou testar.
    Muito obrigada.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ailime!
      Tenho acompanhado as fotos que publica no Sinais sempre que é possível, são lindas!!! O lugar onde mora e o entorno tem muita natureza e belas arquiteturas para mostrar.
      Espero que minhas dicas sejam úteis, rsrsrsr!
      Abraços!

      Excluir
  10. Menina, que aula mais agradável.Por aqui, vou observando, aprendendo e me admirando com as belezas bucólicas do lugar. Uma tarde bem gostosa, esta, heim, Bia!
    Vale a pena anotar tuas excelentes dicas.Agora, só me falta uma câmera que preste, rsrsrsrs

    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Calu! Sempre que possível visito seu espaço e percebi algumas fotos (lembro de umas lindas de praia...). A fotografia evolui com olhar e treino, e sobretudo precisa ser um prazer, o que se sobrepõe à técnica.
      Espero que as dicas sejam úteis... como eu disse acima para essa técnica não é necessário ter equipamento avançado.
      Abraços!

      Excluir
  11. Estou encantada com as fotos!
    São detalhes, muitas vezes simples, como esse de se abaixar que tornam a foto mais bonita, saindo do convencional!
    Já vou ficar esperando por mais fotos e mais dicas!
    beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana, que bom que gostou! É verdadeiro, basta "olhar diferente" para acrescentar à imagem beleza e originalidade. Abraços!

      Excluir
  12. Nooooooossa Bia, estou boquiaberta e encantadíssima com essas fotografias e dicas maravilhosas que nos forneceu!
    Como a posição da câmera e a luz superior ou inferior influem na qualidade da imagem!
    Estou realmente estupefata e incrivelmente impressionada como você está conseguindo aliar técnica, conhecimento e sensibilidade para captar as imagens!
    Sinceramente: falta pouco para tornar-se uma fotógrafa de ambientes naturais.

    Ah e por uma linda coincidência, o meu último artigo também fala de fotos e eu reproduzi as imagens da natureza clicadas por um fotógrafo especializado em paisagens de Seul, chamado Jaewoon U. As fotos dele refletem lagos e rios espelhados que eu nunca vi igual!
    Aliás, você já está conseguindo captar essa técnica, como verifiquei nas suas fotos querida!
    Preciso dar mil parabéns pela nova distração, está lindo, perfeito!

    Já eu, fotografo sem utilizar nenhuma técnica. Vejo um ambiente bonito e tento reproduzir sem nenhum tipo de perícia especial..rsrs
    Mas você está arrasando querida!!

    Foi um prazer passear com você, sua amiga e linda filha e viajar nestas maravilhosas imagens!!
    Beijos e um lindo fim de semana! :))))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, Adriana!
      Nossa,com tanto elogio fico ate orgulhosa dasimagens, rsrsrs,obrigada! De fato, como costumo dizer,luz e tudo,pode fazer tosa a diferença postiva ou negativa,assim como o posicionamento.
      Fiquei bem curiosa sobre seu post, quero ver se amanha dou uma espiada! :)
      Penso que a melhor tecnica e a sensibilidade, e isso voce tem de sobra! Vejo que tem naturalmente talento para selfies... nesse quesito deixo a desejar! kkkkk
      Obrigada pelo carinho,que bom que gostou do passeio!
      Abraços!

      Excluir
  13. Boa tarde Bia,
    Tem um prémio no meu blogue sinais. Bem merece!
    Um beijinho e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, fiquei encantada com a surpresa, meu coração se sentiu aconchegado. Abraços!

      Excluir
  14. Bia,

    Todas as fotos valorizaram muito o passeio. Belissimo lugar.
    Eu não tenho nenhuma técnica de fotografar e não possuo maquina, apenas um velho celular.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, Sissym!!! O lugar de fato e bonito e muito charmoso. Vejo suas fotos no Instagram e gosto bastante,especialmente das que tratam de um dos meus assuntos preferidos: o mar!
      Tenho uma maquina boa mas grande parte das imagens sao feitas do meu pequeno celulcar XPeria de terceira mao, rsrsrsr, o importante e oprazer que a fotografia proporciona! Abraços!

      Excluir
  15. Obrigada pela aula de fotografia! Faz sentido essa coisa da perspectiva. A foto das mesas ficou bastante interessante. Eu estava pra vir aqui há um tempão mas que bom que vim hoje. vou tirar fotos melhores. beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,Ale!
      Gostei bastante tambem da fotos das mesas,kkkk,gosto de imagens que saem um pouco do convencional.
      Que bom que gostou das dicas,espero que sejam super uteis nas suas proximas aventuras fotograficas! Abraços!

      Excluir
  16. Que aula de fotografia, hein? E que espetáculo de imagens. Um presente para os olhos. Adorei!

    ResponderExcluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.