segunda-feira, 30 de maio de 2016

1 hora para 41 anos

São 23 horas do dia 30 de maio e isso significa que daqui a 1 hora estarei com 41 anos.

imagem daqui


Durante o mês pensei um pouco, fiz anotações, mas assim como a tendência mundial, também na blogosfera as pessoas já não tem tempo, ou paciência (ou saco, kkkk) para textos grandes, então, serei mais sucinta.


A transformação mais relevante dos 40 pra cá foi de deixar de tentar convencer as pessoas.  Eu me sentia útil ouvindo-as e emitindo um juízo de valor positivo, um incentivo, uma opinião com o intuito de ajudar a transformar uma vida (ou a sociedade) em algo melhor, até perceber que a maior parte das pessoas hoje só quer concordância afirmativa - independente se você concorda de verdade ou não. Por um lado isso me deixa triste pois conhecimento e experiência não me parecem fazer muito sentido se não for para serem compartilhados e ajudar o outro, mas por outro faz parte do meu processo de lapidação interior para tornar-me mais humilde. Estava sendo pretensiosa achando que poderia ajudar a mudar o mundo para melhor... não desisti, mas compreendi que se eu quero fazer isso devo fazê-lo naquilo que depende da minha iniciativa e ação, e em relação ao outro somente quando expressar que deseja minha ajuda ou ponto de vista - e ajudarei sempre com prazer.

Nessa linha de pensamento revi esses dias meus cartões de aniversário ganhos ano passado. Muitos elogios que fazem a estima ir lá em cima (você é especial, maravilhosa, bonita...); desejos (felicidades, saúde, amor...).. mas as palavras mais tocantes são aquelas onde as pessoas manifestam que diferença faço em suas vidas. Minha filha sempre diz que sou especial "porque sempre me dá ajuda e apoio e nunca desiste de mim". "Você me faz rir", ou "você me ouve quando preciso" ou "você me dá força" ou "você é divertida" são expressões que realmente me fazem bem porque dão o tal significado que me move de fato. Ser maravilhosa, especial, alegre, siiiiim, mas no que isso está ajudando a tornar melhor a vida do outro? A resposta é o que dá sentido à minha vida.

Na necessidade dessa significância consigo perceber o grande valor das pessoas mais próximas: meus pais, minha família, leais amigos, minha amada e sempre grata filha, um homem que me faz sentir  viva e que eu amo tanto, tanto, mas taaanto....

Se eu conseguir perceber que estou agregando coisas boas na vida deles será o bastante para mim, e deixando em parênteses algumas lacunas que esperam resolução, posso dizer que minha vida nunca teve tantas coisas no lugar, o que inclui palpáveis sentimentos de serenidade, confiança e amor.

E eu acredito que a isso chamam estar feliz. :)

Agradeço a companhia de todos durante mais esse ano de vida, fazendo diferença nas minhas ideias, sentimentos e pontos de vista.


28 comentários:

  1. Boa noite, querida Bia!
    Que a filha continue a ser-lhe grata...
    Que seu esposo lhe seja sempre fiel e que vc o ame tanto e tanto cada vez mais!
    Que a vida lhe seja favorável, amiga!
    Feliz níver!
    Bjm muito fraterno e festivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosélia!
      Minha filha é uma bênção, rsrsrs... é interessante a visão que tem em relação ao homem que eu amo, me faz pensar que é muito visível o tamanho do meu amor e o quanto sou uma mulher de um homem só.
      Agradeço muito o carinho e as felicitações lindas e tão importantes.
      Abraços festivos, rsrsrs!

      Excluir
    2. Bo anotie, querdia Bia!
      Tao bom quando Deus permite que sejamos mulheres de um homem só! Mas que, sobretudo, sejamos do que Ele queira pra nós! Aí sim, vejo felicidade eterna e sem fim, amiga...
      Bjm muito festivo ainda

      Excluir
    3. Obrigada, Rosélia, é por esse motivo que a cada dia mais busco deixar minha vida nas mãos Dele, que sempre conhece as verdades do nosso coração.
      Abraços!

      Excluir
  2. Parabéns amiga. Que o ano que hoje começa, seja de muita alegria e felicidade.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elvira, obrigada pelo carinho, que assim seja. Para que precisamos de mais? Abraços!

      Excluir
  3. E agora, já estás com 6 horas quase do teu novo ano! PARABÉNS! Felicidades e que teu ano seja muiiiiiito legal! beijos, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, e agora já estou com quase um dia de nova vida, kkkk! Já pensou? O tempo passa depressa demais... siiiim, quero um ano muuuito legal!!! \o/
      Abraços, obrigada pelo carinho o ano todo!!!

      Excluir
  4. Oi Bia!
    Parabéns e que Deus te abençoe com muita saúde, muita paz e muitas alegrias, nesse novo ano e nos muitos outros que hão de vir!
    A nossa amizade é virtual, mas saiba que te considero uma pessoa muito especial!
    Bjssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dinha! Obrigada por seus desejos e consideração! Considero muitas pessoas que conheço por aqui especiais também, você é uma delas, aprendo muito com suas ideias criativas na cozinha! :) abraços!

      Excluir
  5. Boa noite Bia,
    Os meus PARABÉNS!
    Eu tinha anotado aqui a data do seu Aniversário! Afinal já está quase passando um dia que completou essa idade tão linda! Ainda me recordo,))!!!
    Gostei do seu texto e o que mais desejo é que seja muito feliz junto dos seus amores queridos!
    Vou continuar por aqui, se Deus quiser, colocando minhas dúvidas. Tem sido um prazer enorme interagir com você pelo menos há quatro anos, desde que me aposentei.
    Desejo tudo de bom na sua vida! Saúde, alegrias, amor e muita paz!
    Que Deus a abençoe hoje e sempre.
    Muito obrigada por tudo o que me tem ensinado.
    Beijinhos carinhosos.
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ailime!
      Que amor ter anotado meu aniversário! eu sou um fiasco para datas e só consigo lembrar dos que são muito próximos (ainda hoje achei que o aniversário do meu pai seria segunda e é domingo, kkkk).
      Quero que saiba que o prazer também é meu de interagir contigo. Vejo em você uma simplicidade e até uma certa ingenuidade que me fazem perceber quantas pessoas lindas interiormente ainda existem e estão por perto, rsrsrs.
      Acredite, também me ensina muito e me aconchega com seu carinho sempre presente.
      Abraços, e obrigada!

      Excluir
    2. Boa noite Bia,
      Você agora me fez rir e me lembrei da música da Modinha para Gabriela" rsrsrsrs ! Adoro. "Eu nasci assim, eu vou ser sempre assim, Emília (Ailime);))!
      Oh Bia que dizer? Curta a sua vida o melhor que puder e souber! Mil felicidades e beijinhos carinhosos.
      Ailime

      Excluir
    3. Que legal, seu nome é Emília ao contrário!!! *-*
      Seja sempre assim, esse doce de pessoa!
      Abraços!

      Excluir
  6. Olá, Bia,boa noite, ...23.e pouco hs do dia 31, 24 horas depois do inicio desse novo ciclo em sua vida. Meus muito Parabéns, Feliz aniversário, muitas felicidades e que Deus te abençoe com muita saúde, muita paz , junto às pessoas que vc ama (e vice-versa)...sim, entendi perfeitamente as suas ressalvas, mas, não desista de querer transformar uma vida (ou a sociedade) em algo melhor. Claro que nesse imenso universo, desprovido e que não se importa com o sofrimento das pessoas, muitas vezes, somos incompreendidos, portanto, só faça isso para quem realmente deseja a sua ajuda. Pois, o mundo, a sociedade , carece da ação correta, aquela que distribui ajudas ao desenvolvimento humano. E assim, com certeza,será e estará feliz, pois, a felicidade, em si, não é algo exterior, não vive fora . Ela se gera bem num recinto pessoal e intocável, plena de harmonia solidária e palpáveis sentimentos de serenidade, confiança e amor.
    Parabéns ,novamente!Tudo de bom em sua vida!
    Obrigado pelo carinho, belos dias, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Felis!
      Obrigada por suas felicitações, tenho certeza que são autênticas. Não desisti, rsrsrs... é que em geral as pessoas que mais merecem ajuda são as que menos pedem quando precisam, rsrsrs, sei disso porque tenho grande dificuldade em pedir. Então é preciso muita sensibilidade para oferecer ajuda na hora e na medida certa para que seja positivo e não, invasivo. com medo de errar na medida ou sofrer rejeição, acabei me reservando mais.
      Além disso há pessoas que entendem ajuda como crítica ou humilhação... há quem tenha medo de cobranças depois... outras que acham que seu modo de fazer é sempre o melhor... e também ninguém sabe se o nosso jeito de ver e fazer as coisas é o melhor, kkk! Enfim, o que eu sei é que gosto muito de ajudar, e só preciso ajustar minha sensibilidade para perceber até que ponto ela é necessária ou bem vinda.
      Tem razão, a felicidade é um sentimento interno alimentado por escolhas acertadas e por tudo o que nos faz bem! :)
      Obrigada pelo carinho! Abraços!

      Excluir
  7. Tentar deixar o mundo melhor, transformá-lo é uma ambição muito boa, o problema é quando tentamos mudar as pessoas para o que achamos que é certo. Não somos os donos da verdade e acabamos agredindo e afastando os outros. Então acho muito sábio você ter concluído que o melhor é transformar o mundo dando a ele o que você tem de melhor.
    PS: Você que entende de fotografia, sabe fazer um stop motion?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alê!!! Se há algo que não faz parte do meu perfil é tentar mudar as pessoas, rsrsrrs, até porque não gosto que tentem me mudar também. Acho que a mudança é algo que deve partir de uma necessidade interior, mudanças provocadas por pessoas ou circunstâncias são pouco duradouras e não nos deixam à vontade conosco. E penso que se gostamos mesmo de alguém, precisamos compreender, aceitar suas características e dar apoio se a pessoa quiser mudar algo, somente. Ou nos afastar se não há concordância, ninguém é obrigado a mudar para o que achamos o certo, e sim por uma busca pessoal.
      Falo mais no sentido de ajudar oferecendo uma solução ou outro ponto de vista sobre uma situação ou pessoa... muitas vezes quando estamos em meio à um problema não conseguimos ter clareza para enxergar ou não temos conhecimento para resolver algo que outra pessoa já possa ter resolvido com sucesso... nesse sentido. Ajudar com conhecimento, experiência ou criatividade. Mas há pessoas que são bem onipotentes, donas da verdade...
      Mesmo assim tenho feito o que posso autonomamente para tornar o mundo melhor.
      Abraços, e obrigada por ter vindo comemorar comigo!

      Excluir
  8. Eu lembro de quando estava para adentrar 30 anos e a tal idade da Loba, depois as décadas foram mudando de perfil a medida que nós mulheres fomos ganhando mais tempo de vida e tambem qualidade. Então, estava curiosa de como seria os anos 40 e foram os que me achei mais bonita e mais inteligente. Acho que os 40 anos são mágicos.

    Bjs e muitas felicidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sissym!
      Eu acho que você tem toda a razão... vejo que nessa idade compreendemos o que realmente importa, nos livramos um pouco do lixo mental que vamos acumulando durante a vida e tomamos consciência da nossa capacidade de agir, transformar.
      Por esse motivo acho que os 40 devem ser muito bem aproveitados... não é tão cedo que não tenhamos maturidade para o fazer diferente, nem tão tarde que isso se torne limitante. Como falei para o amor esses dias, a hora é agora, rsrsrsr.
      Agradeço muito sus presença aqui, sempre especial.
      Abraços!

      Excluir
  9. Apesar de um tantinho depois, meu abraço festivo vale pra todos os demais dias da nova idade que lhe chega, Bia. A partir de então, teus dias revelarão o esplendor dos 40, creia. Foi meu mais emblemático decênio.Vejo esta fase como um renovado alvorecer.
    Tudo de lindo, menina. Felicidades constantes.
    Bjo,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Calu!
      Abraço festivo é ótimo em qualquer dia, rsrsrsrs, obrigada por ter vindo! Como comentei acima, tenho essa consciência do quanto ainda é possível realizar dentro dos 40, me sinto bem, amo muuuuito alguém especial, tenho buscado fazer muitas coisas diferentes e absorver cada segundo de alegria. :)
      Obrigada pelo carinho, você é uma querida! Abraços!

      Excluir
  10. OI BIA!
    ESTOU ATRASADA MAS, NADA ME IMPEDE DE TE DESEJAR TUDO DE BOM DESTA VIDA E QUE CONSIGAS ATINGIR TEUS OBJETIVOS E SER, PARA OS QUE AMAS ESTE DIFERENCIAL, QUE NA CERTA TE FARÁ ESPECIAL AOS OLHOS DELES E REALIZADA FRENTE AO QUE PRETENDES.
    ABRÇS AMIGA E FELIZ ANO, AT´[E O PRÓXIMO ANIVERSÁRIO.
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Zilani, obrigada pelo carinho muito bem vindo! Também acredito que conforme vamos atingindo objetivos vamos adquirindo confiança e sabedoria, características primordiais para uma vida feliz que acaba se estendendo àqueles que amamos.
      Abraços!!!

      Excluir
  11. Olá querida Bia,

    Desculpe o atraso, sempre me encaixo nos seus textos, vou fazer 4.0 este mês, e confesso que estou em pânico. As vezes me sinto jovem demais, outras vezes sei lá, rsrs

    Parabéns, que todos os seus sonhos se realizem, felicidades hoje e sempre...

    Bjos no coraçao...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa!
      Eu entrei em parafuso antes de chegar, rsrsrsr, quando fiz 40, estava bem e feliz, então não foi apavorante, rsrsrrs. Entre ciclos de alegrias bem vividas e algumas tristezas com as quais aprendi a lidar com menos dor, acho que tem sido uma ótima fase da vida - espero que continue assim... E espero que para você seja ótimo também! :) Você não está jovem nem idosa demais... está na hora certa, aproveite!
      Abraços!

      Excluir
  12. Parabéns muito atrasado, Bia! Desculpe a demora. E adorei esse texto. Tá com 41 com cara de 33. rs E fico feliz que vc esteja bem. Bjão e toda felicidade do mundo pra vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sérgio, sempre acredito que o mais importante é a lembrança!
      Que bom que estou com cara de 33, kkkkk, acredito que muito da idade que aparentamos passa pela idade da alma. Se estamos frescos, vivos, leves, mostramos jovialidade. Se estamos tristes, amargos, sobrecarregados ou desvalorizados, mostramos idade avançada. Não por acaso aparentamos estar mais bonitos quando estamos bem.
      Enfim, cuidemos da alma, rsrsrsr.
      Abraços!

      Excluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...