sábado, 14 de maio de 2016

"Aviões são mais perigosos no chão"


imagem daqui

"Um dia desses aprendi algo sobre aviões. Algo que me deixou muito surpreso. Estava conversando com um piloto. ele me disse que muita gente acha perigoso voar de avião. Mas ele disse, que na verdade, é muito mais perigoso se o avião ficar no chão. Eu disse, 'o que? como assim?' Ele me disse que quando o avião está no chão, ele começa a enferrujar, falhar e se desgastar muito mais rápido do que se estivesse no ar. Quando eu fui embora, pensei: 'É, faz todo sentido! Porque os aviões foram feitos para viver nos céus. e cada pessoa foi feita para viver o sonho que tem dentro delas.' Talvez seja a pior das perdas, ter que viver a vida no chão, sem nunca decolar."

Houve um tempo em que mensagens assim me deixavam tristes comigo mesma, hoje não mais, pois decolo todos os dias em direção aos meus sonhos. Deus não nos deu asas, mas nos dá centelha de vida, intuição e inteligência. Acredito que Deus nos capacita a buscá-los, se confiamos. Nesse momento Deus está me capacitando, me habilitando a ser o melhor que posso ser para conquistá-los e para que a conquista não seja efêmera, mas duradoura.

"Martin Luther King? Aquele homem nunca teve um sonho. O sonho era que o tinha. As pessoas não escolhem os sonhos, os sonhos escolhem as pessoas."

"Os sonhos escolhem as pessoas..." Eu tenho certeza disso, e o conflito nasce da (d)resistência. Sabemos que é muito mais fácil no discurso, rsrsrs... sabemos que não é só uma questão de vontade (quase nunca, é), mas para se capacitar,  é sobretudo, uma questão de permitir, se permitir, sem se sabotar e sem se menosprezar.



Se derrapar, não desiste, vai em frente, rsrsrsr!

imagem daqui


Obs: Esses trechos estão nesse vídeo ---> aqui. Tive a grata surpresa de assisti-lo semana passada num dos raros dias em que entro no Facebook.

31 comentários:

  1. Que lindo,Bia! Adorei ver a conversa com o piloto e as reflexões sobre ela. Temos que a cada dia, estar com o "tanque" cheio de combustível pra que possamos voar. levantar voo, sonhar... Ficar com nosso avião no chão, pode causar danos na nossa "fuselagem".... Lindo fds! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Chica!
      O que escreveu me fez pensar sobre o que faz o nosso "tanque" ficar cheio de bom combustível... amor, carinho, alegria, bom humor, contemplação, boas companhias, realização, segurança, confiança... quanto mais cheio, mais longe voamos, rsrsrs, e mais seguro será cada pouso que fizermos.
      Abraços!

      Excluir
  2. ...e tantas vezes vamos
    empurrando com água!


    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ... E se nada fazemos nesse sentido, vamos nos afogando lentamente. Nada como respirar na superfície!
      Abraços!

      Excluir
  3. Nunca viajei de avião e nem sei se vou um dia
    minha filha quer me levar a Buenos Aires massssss
    tenho que ter coragem e ir..gostei do que escreveu
    sempre postando maravilhas por aqui
    Bjuss de bom domingo
    Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rita! Eu só viajei uma vez de avião com o amor para o Rio, adorei, é super tranquilo, vai sim, verá que irá gostar! :D
      Abraços!

      Excluir
  4. É por aí mesmo Bia.

    Voar sempre e sempre alçar voo, descortinando horizontes novos. Permitir que sonhos enferrujem, é enferrujar a própria alma.

    Um abração e uma boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Apon!
      Há o tempo de calmaria, e há o tempo do sonho, do voo... se um pouco de ferrugem aparecer é só refazer a rota, rsrsrsr. Enquanto houver a busca pela alegria de viver nada está perdido.
      Abraços!

      Excluir
  5. Olá,Bia...triste de quem não sonha e se conforma com a realidade.Como foi "dito" no vídeo, triste é chegar no final da caminhada e se arrepender de não ter feito isso ou aquilo...só quem persiste transforma sonhos em realidade. Claro que não iremos realizar todos nossos sonhos, mas a forma com que usamos o nosso tempo e as nossas escolhas nos levam para perto ou não...e se ficar muito longe, felizes são aquelas que saberão como lidar com essas adversidades e frustrações. Uma oportunidade para aprender e acreditar que amanhã é sempre um novo dia e uma oportunidade para viver,sonhar e voar melhor...Obrigado pelo carinho,belos dias,beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Felis!
      O conformismo tira o brilho pessoal.
      Concordo que não iremos realizar todos os sonhos, ainda mais se a pessoa "viaja na maionese" como eu, kkk, seria até desgastante. Acho que realizar os principais, aqueles que fazem o coração pulsar e os olhos brilharem, já é o suficiente.
      "A forma com que usamos o nosso tempo e as nossas escolhas nos levam para perto ou não"... creio que atingiu o ponto nessa colocação. ÀS vezes escolhermos algo por não ter outra escolha; ou escolhemos algo que não queríamos com um propósito de colher os frutos no futuro; às vezes escolhemos por ilusão (ou por facilidades, ou por influência, ou para atender expectativas), nos desviando do nosso caminho um pouquinho aqui, um pouquinho ali, e pode ser que só se consiga perceber o quanto nos distanciamos dos sonhos tarde demais. É possível que alguém externo perceba o erro, mas como o ser humano faz o que faz sempre tentando acertar, geralmente precisa descobrir por si só que está no caminho errado e com sorte, a tempo de se resgatar, rsrsrs. E às vezes, escolhemos certo.
      Já errei muito mas creio que as escolhas que fiz nos últimos anos (não por acaso, foram as mais difíceis por demandarem consequências e responsabilidades) pessoais e profissionais foram acertadas,e serei feliz se sempre que olhar para trás souber que não estava enganada.
      Sobre a frustração, sinceramente nunca conheci ninguém que vivesse feliz com ela... geralmente produzem pessoas vazias e amargas. Quiçá isso fique longe de nós e daqueles que amamos!
      Por asas cada vez mais fortes e pela capacidade de realização cada vez mais confiante!
      Abraços!

      Excluir
  6. Um filme muito interessante e que nos leva a reflectir.
    Gostei muito.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Elvira, embora em algumas pessoas não produzam efeito algum, em mim vídeos e livros assim são inspiradores e motivadores e me ajudam a ser perseverante e paciente para conquistar sonhos. :D Eu acredito!
      Que bom que gostou!
      Abraços!

      Excluir
  7. Que interessante esse relato, Bia. E faz todo sentido mesmo, mas ainda assim continuo achando perigoso. Tudo bem que tudo é, inclusive andar de carro. Mas quando um avião cai dificilmente alguém sobrevive e é isso que causa tanto pavor. E o trecho do sonho foi perfeito. Bjs e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sérgio. Sou da opinião de que as coisas acontecem quando tem que acontecer. A pessoa pode estar em casa e o prédio desabar do nada, por exemplo, ou receber um tiro de bala perdida, cair e bater a cabeça no meio fio, rsrsrsr, enfim, acidentes com avião são assustadores, eu sei, mas creio que fazem parte da história de determinadas pessoas, prova disso é que há casos incríveis de pessoas que sobrevivem no caos ou que deixar de embarcar, por exemplo.
      Não saber qual é esse momento de finitude é o que me dá essa sensação do quanto a vida acontece no agora, é o único instante que temos, de fato, para combinarmos sonhos com realização.
      Abraços!

      Excluir
    2. Ah, voltei para dizer que não sei se já voou, mas é lindo ver as nuvens de cima e a linha do sol no horizonte! :)

      Excluir
  8. Boa noite Bia,
    Acho esse texto muito interessante e concordo que devemos perseguir nossos sonhos.
    Avião foi feito para voar e como as aves foi dotado de asas para melhor desbravar os céus;))!
    Nós não temos asas e por isso mesmo dentro do avião é como se voássemos. Eu só de pensar me dá um medo enorme! Há um mês e pouco aterrei no sentido literal do termo que parecia um sapo no chão.
    Isto em terra, agora imagine nos ares. Estou brincando um pouco, mas concordo que mesmo derrapando não devemos deixar de sonhar e seguir em frente.
    Beijinhos e boa semana.
    Ailime
    ( Estou no celular. Mais logo verei o vídeo e direi a minha opinião).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ailime!
      "Aterrei no sentido literal do termo que parecia um sapo no chão", hahahha, desculpa, mas não teve como não rir com esse comentário, hahahah!
      Uma das premissas para os sonhos acontecerem é aprender a dominar nossos medos e inseguranças... inúmeras vezes aterrei como um sapo no chão, kkkkk, mas voltei a pular porque a vontade de ser feliz precisa ser sempre prioridade, em terra ou no ar, rsrsrsr!
      Derrapar faz parte para fazermos melhor ali adiante. Estacar não é o melhor caminho, a não ser que o momento da vida esteja tão perfeito que paremos para apreciar, rsrsrs.
      Obrigada pelo comentário! Gosto de quem me faz rir, rsrsrsr!
      Abraços!

      Excluir
    2. Olá Bia, o filme no seu inicio faz-me lembrar alguém que conheço. Que posso fazer? Seguir em frente acreditando que ainda poderei concretizar alguns sonhos...;)).
      Beijinhos
      Ainda bem que sorriu. Imagine que devido ao tal tropeção agora que andamos ensaiando a nossa participação de yoga para a festa do Clube o joelho começou a ficar com um inchaço devido ao esforço. Esqueci que já sou velhinha e não tratei como deveria. Ah mas um farmaceutico muito simpático ontem me receitou uma pomada que está fazendo milagre;)). Beijinhos e bom fim de semana.

      Excluir
    3. Olá, Ailime, acreditar na possibilidade da realização já é meio caminho andado! Tenho certeza que há muito ainda pela frente pra você!
      Sobre yoga, uma vez comprei um Dvd da Cassia Kiss (atriz brasileira) com uma sequência bem bacana. Pratiquei um tempo, mas achei dificuldade para aliar postura e respiração, rsrsrs!
      Cuide bem do joelho, hein? Também tenho um pequeno problema no joelho direito do tempo em que costurei muito. Li que a causa emocional de problemas nessa região é orgulho. Isso me fez pensar, porque não me acho assim, orgulhosa... mesmo assim estou tentando trabalhar minha humildade, rsrsrsrs.
      Espero que esteja bem para sua apresentação! :)
      Abraços!

      Excluir
  9. Ótima motivação Bia! A mensagem do avião me deixou depr~e, mas a tua explicação me mandou tirar o rabo da cadeira kkkkk grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alê!
      "Me mandou tirar o rabo da cadeira", kkkkkkkk, #rimuito!
      Alê, o que eu sei de verdade é que nada vem de graça nessa vida, no que diz respeito ao que depende da gente. Em alguns momentos me sabotei para não tirar o rabo da cadeira. Em outros momentos fiquei esperando que algo mágico acontecesse, até que eu descobri que a mágica quem faz somos nós mesmos, rsrsrsr!
      Minha tia V sempre cantava uma música de Geraldo Vandré, "vem vamos embora, que esperar não é saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer", rsrsrrs.
      Mas ficar de vez em quando com o "rabo na cadeira" (só de vez em quando, rsrsrs) também é bom, kkkk!

      Excluir
  10. Altamente inspirador teu relato, Bia, ainda mais acrescido das perspicazes conclusões..." o sonho é que o tinha( Martin Luther King)"

    Que idéia acolhedora , ser escolhida por bons sonhos; adorei!Não esquecerei jamais desta colocação.
    Nenhuma derrapada vai mais me intimidar.Não desistirei dos meus sonhos!

    Bjkas, menina,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Calu!!!
      Você colocou tão bem, a ideia de que o sonhos nos escolhe é acolhedora, é como se o peso da responsabilidade de perseguir um sonho fosse dividido com uma escolha do universo, rsrsrsr! Além de tudo, uma colocação poética, o que por si só é inspirador!
      Derrapou? Reequilibra e segue em frente, rsrsrsr, sem desistir de você mesma!
      Abraços!

      Excluir
  11. Bia, esse "vá em frente", foi perfeito para euzinha, meu avião está no céu... E eu estou sonhando e realizando...
    Saudades...
    Bjossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bia, saudades de você!! Tenho certeza que está realizando grandes feitos, sabe o quanto a admiro!
      Abraços!

      Excluir
  12. Bia,

    Faz muito sentido o que voce disse, contudo, embora pensar positivo seja uma fonte de energia - Never Give Up - alguns momentos são como um teste para decolar ou não nos sonhos e fazê-los acontecer.

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sissym, grande saudade de você! Tenho certeza que entre as etapas do sonho e da realização sempre temos as fases de teste, seja para testar nossa capacidade de autoconfiança, seja para dar valor à conquista, seja para avaliar nossa maturidade... mas passar por esses testes costuma ser sempre recompensador e faz muito bem para o amor próprio. Beijos!!!

      Excluir
  13. Sonhar a gente sonha muito, inclusive em andar de avião. Parece simples, mas não é pra todos. Nem falo sobre condição financeira, mas há empecilhos sobre isso também. Bia, olha eu divagando no seu avião... rsrsrs
    nem eu entendi o que escrevi, mas fica aí registrado.
    Uma linda semana pra vc e boa sorte nos sonhos, pra todos nós!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Clara, acredito que não é simples para a grande maioria das pessoas, inclusive pra mim. Sonhar demanda confiança, persistência, paixão pelo sonho... e também dá medo, rsrsrs. Mas eu ainda acredito que quando o sonho vem do coração no sentido de sua autenticidade, vale a pena concentrar energia para realizá-lo.
      Já em termos financeiros, pegando carona em seu avião, rsrsrsr, acho que eu só queria ter mais mesmo para viajar - literalmente, rsrsrs!
      Boa sorte nos seus sonhos também :) (adorei isso)

      Excluir
  14. Olá, Bia.
    Tenho medo de viajar de avião, confesso.
    Mas, adorei a metáfora: "ter que viver a vida no chão, sem nunca decolar" - sim, o sonho impulsiona a vida. Talvez nem seja tão importante a concretização, mas a "chama" impulsionadora, que nos leva à atitude, ao avanço, rumo a um objectivo.
    Foi o que fez homens e mulheres como Martin Luther King seguir remando contra a corrente ;)
    Boa postagem, Bia.

    bjn amg e bom fim-de-semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carmem!
      Tenha medo não, viajar de avião é tão gostoso...
      A "chama impulsionadora"... que lindo... é isso, a busca por nossos sonhos autênticos nos mantém a sensação de que estamos vivos. E é curioso mesmo, parece que realizar um sonho nunca é muito fácil, precisa um pouco desse "remar contra a corrente"... por que é assim? Não sei, só sei que geralmente compensa, se não pelo resultado, pelo menos pela certeza de que fizemos a busca. :)
      Abraços!

      Excluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.