terça-feira, 24 de maio de 2016

Fotografia - A beleza dos detalhes

Como prometi nesse post ---> aqui, estou voltando com o tema "fotografia", hoje vou mostrar um pouco da beleza de fotografar detalhes.Como fazemos isso? Capturando em ângulos incomuns ou aproximando coisas que normalmente não mostram tanta beleza à primeira vista. É a valorização da beleza do simples. Mostrarei exemplos usando o zoom, o celular ou uma câmera simples.

As três próximas fotos mostram o efeito aproximado utilizando uma câmera com zoom. Esse efeito também é possível fotografando de longe em alta qualidade e depois recortando o detalhe em um editor de foto (como sabem, uso o Photoscape). A primeira foto mostra o plano aberto com a marcação em círculo do detalhe fotografado em seguida.

O detalhe das folhas da árvore passam despercebidos de longe:  


A beleza das cores da pedra e da água em movimento são nítidas no detalhe:




A outra pedra fotografada em close mostra ainda ao fundo as escadas que saem do rio:


Também é possível fotografias em detalhes belíssimas usando câmeras sem recurso especiais ou mesmo o celular. Alguns exemplos:


Pés mergulhados na água tirada com o celular.

Abaixo, sequência publicada no meu Instagram tirada no celular:

Família fotografada de cima - gosto muito, rsrsrs, e apresenta detalhes diferentes do usual.


Outra tirada de cima quando o cão ainda era pequeno durante o passeio diário, kkk!



Baldinho da sobrinha na praia:


Beleza do colorido do guarda-sol em contraste com o céu:


Sequência tirada com câmera sem recurso especial (amo essa sequência!!!):

Uma das minhas preferidas, tirada num dia de muuita chuva: foi só abaixar a câmera rente ao chão!

Tirada sob a perspectiva do chinelo, também abaixando rente ao chão e apontando para a frente: 


Outro detalhe de conchinhas na praia, onde o objeto na lateral direita fica mais bonito do que se fosse tirado no centro (técnica que se chama "A regra dos três terços").


Assim como a do chinelo, imagem tirada sob a perspectiva do pneu, se abaixando.



Regras para capturar detalhes: não ter regras, rsrsrs, ter sensibilidade, capacidade de observar, criatividade, não ter medo no novo, enxergar o belo onde não é tão óbvio e experimentar, experimentar, experimentar.... (viva a nova tecnologia digital que nos libertou dos rolos de filmes limitados!!!)

Espero que tenham gostado das novas dicas e que os exemplos sejam úteis no exercício do hobbie delicioso que é fotografar!!! Em breve publico novas dicas sobre fotografia! :)

Para terminar deixo uma frase maravilhosa que li ontem no Instagram:

" O sucesso está onde você enxerga, se você faz coisas pequenas e se sente feliz, isso é sucesso".
Victor Chaves


30 comentários:

  1. Adorei tuas dicas e todas tuas fotos são sempre muito legais! E fotografar na praia é maravilhoso,né? beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Chica!!!
      Obrigada, que bom que gostou, me relaxa ficar testando possibilidades. A praia é sem dúvida um dos meus cenários preferidos. Frequentemente quando acordo em dias bonitos como o que fez aqui hoje penso, "bem que eu poderia dar uma voltinha na praia", rsrsrs. O colorido fica lindo nas fotos! Abraços!

      Excluir
  2. Boa tarde Bia,
    Que interessante!(Já digo porquê).
    Magníficas fotos e dicas e os planos estão perfeitos. Os três terços e os pontos de interesse focados nos ângulos correctos.
    Sabe que estou fazendo um workshop de fotografia em três tardes de sábado e a última será no próximo...
    Tenho que trabalhar até lá algumas fotos com fotoshop e ainda não fiz nada...rsrrs.
    Trabalho de casa;))!! Vamos ver se vou conseguir. O Prof. nos ofereceu o programa e o manual, só que não tenho grande tempo.
    Neste momento já fiquei mais elucidada com seus exemplos em relação a esses pormenores. Adorei as fotos do chinelo, do dia de chuva e a da água lá em cima.
    Agora me diga: é você e sua filha que aparecem na foto? Lindas ambas e muito simpáticas! Sou sou curiosa, não?
    Beijinhos e continuação de boa semana,
    (Muito obrigada pelas dicas e Parabéns pelos seus trabalhos magníficos. Expõe e concorre a concursos de fotografia? Fará ou faria sucesso).
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ailime!
      Uma vez usei o Fotoshop online mas não gostei, por esse motivo uso o Photoscape, embora hoje em dia mexa nas fotos só quando é necessário. Uso mais para acertar a linha do horizonte quando está torta e para diminuir um pouco a resolução deixando os arquivos mais leves. Espero que tenha sucesso em suas tarefas de casa, rsrsrs. Deve ser uma delícia o curso!
      Matando sua curiosidade, rsrsrs, como já comentei aqui no blog Bia é meu pseudônimo, portanto, não há nenhuma foto minha aqui, rsrsrs, pelo menos não fotos nítidas (sim, a do perfil é minha). Eu diria que as duas que aparecem na foto são grandes amigas, rsrsrs.
      Ah, mas todas somos muito alegres e simpáticas, kkkk!
      Ando pensando em concorrer em concursos de fotografia, mas quando vejo o pessoal que participa percebo que ainda preciso caminhar mais um pouco para chegar lá, rsrsrs.
      Abraços, e obrigada pelo carinho!

      Excluir
    2. Boa noite Bia,
      Muito obrigada pela sua paciência para comigo
      Sobre o workshop, tenho achado interessante, mas muito complicado de usar
      Requer muito tempo. Vou tentando apenas captar as ideias para melhorar detalhes dos planos como a Bia tão bem exemplifica
      Bjs e bom fim de semana.

      Excluir
    3. Olá, Ailime! Imagine, você é uma pessoa muito agradável, e estar em boa companhia não demanda paciência, rsrsrsr.
      Concordo contigo... já tentei fazer um curso mais técnico de fotografia, são tantos detalhes que acaba complicando, mesmo. Por esse motivo dou dicas simples aqui, porque são as que eu consegui aprender até agora, rsrsrsrs. Usar bem os recursos de cenários da máquina e encontrar um bom plano e uma boa luz já são o suficiente para fotos com personalidade.
      E as suas são ótimas, viu?
      abraços!

      Excluir
  3. Uma boa lição. Obrigado pela partilha.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Elvira, espero que as dicas sejam úteis, sei como gosta de fotografar! Abraços!

      Excluir
  4. Boa noite, querida Bia!
    Também só falta eu me deitar ao solo pra tirar fotos, rs...
    Tem ângulos que ficam bem melhores, de fato!
    Gostei das rentes ao chão...
    Preciso esmerar-me mais na arte da fotografia pois amo fotografar e guardar pra história...
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosélia!
      Acompanho suas fotos e vejo o quanto é importante para você guardar bons momentos, sabe o quanto também gosto, rsrsrs.
      Olhar detalhes simples pela perspectiva do chão podem render belos e originais quadros.
      Acho que a mim também só falta deitar no chão, kkkk!
      Abraços!

      Excluir
  5. Não ter regras é a regra! Amei isso!
    Realmente a liberdade que ganhamos com a fotografia digital é incrível e merece ser explorada, exercitada.
    Eu gosto muito de fotografias de detalhes; em dias de chuva então, que por vezes nos entediam, há tanta beleza para ser fotografada.
    Já foi ficar esperando por mais. Amei as dicas deste post!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana! Costumo seguir regras fielmente, desde que elas me deem a liberdade de usar a criatividade. Isso sim é libertador, não a transgressão, mas o uso da regra sem que tolha nossa capacidade de fazer diferente. :)
      Acompanho suas fotos no Insta, cada foto linda... vejo que usa muito bem os detalhes e inclusive o recurso do fundo desfocado, do qual pretendo falar mais para frente, visto estar num nível mais avançado, e que rende fotos com grande destaque!
      Espero que as dicas sejam úteis!
      Abraços!

      Excluir
  6. Oi Bia!
    Eu sou péssima em fotos. Amei todas as fotos, mas principalmente a do cachorrinho e a do chinelo.
    Parabéns pelas dicas, que com certeza eu vou aproveitar kkkk
    Bjssssss e um ótimo feriado p/vcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dinha!!! Tenho um carinho especial por essas fotos, estão no meu acervo já há algum tempo. Se você visse o cachorrinho agora, kkkkk... tá o dobro!!!
      É legal saber que as dicas podem ser úteis pra você!
      Abraços!

      Excluir
  7. Bia,

    Nunca fiz um curso, nem mesmo tenho uma boa maquina.
    Voce sabe, eu gosto de apreciar e tambem fotografar, portanto suas dicas são muito úteis para mim, vou lembrar dos detalhes sempre que possível.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sissym! Somente as primeiras fotos foram feitas com câmera com recursos, as outras com celular ou com uma câmera que eu tinha bem simples, que acabei molhando uma vez quando tentei aproximar das ondas do mar e molhou, kkk!
      Aprecio muito suas fotos tiradas da chalana! :)
      Abraços!

      Excluir
  8. Olá Bia,

    Adoro fotografias e as suas ficaram belíssimas...

    Dê uma passadinha no meu Instagran, vou adorar ver suas fotos...
    vanespalombo

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa, que bom que gostou! Eu gosto muito e estou precisando sair e dar uma passeada em lugares onde possa fotografar bastante.
      Logo logo chegarei no seu Insta, rsrsrrs, já sigo a Rita e a Patrícia.
      Abraços!

      Excluir
  9. Bia, não ter regra para regra é ótimo!
    ótimas dicas! Gosto também de registrar detalhes de um todo, e fotografar é como pintar, observar detalhes é fundamental, tenho mania de sempre observar a imagem fundo, luz, sombra, gosto também do efeito contra luz, e não sou muito fã dos efeitos digitais, acho que a imagem perde um pouco a identidade.
    A imagem da ostra ficou um arraso!
    Tenha um bom domingo!
    Bjãoooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bia!
      Adorei sua comparação de que fotografar é como pintar... sim, o apuro estético de parar, observar, analisar, faz emergir a sensibilidade necessária para que a fotografia se torne uma arte.
      Também não manipulo muito as fotos não, uso mais para acertar a linha do horizonte os clarear fotos escuras.
      Obrigada pelo carinho, abraço!

      Excluir
  10. Passando para deixar um abraço e desejar uma semana cheia de amor, felicidade e grandes realizações.

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  11. Oi Bia,
    Bonitas fotos,também gosto de apreciar os detalhes.Tem tanta coisa pequena que se observarmos com atenção despertam boas sensações,um sorriso,enfim.
    Saudade,abraço =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Suelen, como vai? Quanto tempo!!! :) Tem razão, tantos perdem os detalhes por simplesmente não se darem a chance de parar e observar. Enquanto observo costumo sentir ao mesmo tempo, faz um bem danado para os olhos e para a alma. Abraços!

      Excluir
  12. Aula de fotografia 2. Menina você arrasa! adoro tirar foto de pés, principalmente se forem de crianças. Toda vez que venho aqui abro a cabeça para novas perspectivas, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alê, essa já é a aulinha nº 3, kkkk, a primeira foi sobre fotos em preto e branco! :)
      Obrigada, que bom que gosta. Eu amo foto de pés, dão uma sensação de pertencimento, segurança... pés de criança então, "ti coisa mais totosa", kkkkkk!
      Se tem algo que persigo na vida é estar sempre com a cabeça aberta para novas perspectivas e é legal saber que contribuo para as perspectivas alheias. :)
      abraços!

      Excluir
  13. Olá, Bia...eu, mesmo com alguma sensibilidade, detalhista e até que bom observador e criativo , sempre fui um péssimo fotógrafo e justamente, porque sempre faltava um "experimentar" e talvez, pelos excessos de regras ;Todas belas, conseguiu valorizar a beleza do simples. A minha preferida, é uma de suas preferidas, a tirada num dia de muuita chuva...Belos dias, beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá, Felis, como qualquer ofício, a fotografia carece somente de treino e sensibilidade, pontos que me parecem ter seu perfil.
    Excesso de regras só nos fazem sufocar o que temos de mais belo, a liberdade de ser quem somos. Penso que as fotografias revelam muito de nós mesmos, rsrsrs, e há beleza nisso, pois a sociedade nos faz acreditar que a beleza só existe em quem atende a um modelo pré-moldado - penso justamente o contrário.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. O que é uma técnica, né? Ou simplesmente ter o dom de extrair a alma das imagens. Uma foto melhor que a outra. O curioso é que presenciando essas situações com certeza não há metade do charme das fotos. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sérgio, interessante seu ponto de vista... a foto mostra sempre muito do olhar de quem vê. A cidade onde moro por muitos é considerada sem graça e alguns se espantam quando olham fotos achando que são de outro lugar, rsrsrs.
      Abraços!

      Excluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...