domingo, 26 de junho de 2016

12 dicas para combater o frio

Não sei no restante do país, mas aqui no Sul esse ano o frio está mais rigoroso. Não estou reclamando, me sinto melhor em temperaturas amenas, rsrsrs, mas quando o frio chega ao nível "dolorido", haja artifício quentinho, ainda mais que sou magrela, kkkk! Reuni abaixo algumas dicas testadas e aprovadas!


imagem freepik

  • Observe qual parte do seu corpo precisa estar aquecida. Geralmente são as extremidades (pés, mãos e cabeça) e o pescoço, mas eu tinha uma tia que precisava aquecer o derrière (sério!), e outra se sentia aquecida quando cobria os joelhos. No meu caso são os pés, tenho uma coleção de meias felpudas, rsrsrs.
  • Cuidado com os aquecedores, ano passado um quase pôs fogo no apartamento devido a um adaptador de tomada de qualidade inferior. Porém são muito úteis para aquecer o banheiro ligando 5 minutos antes do banho e depois, para se vestir. Não é recomendado usá-lo com o chuveiro ligado. Deixe-o longe da água.
  • Para aquecer o ambiente rapidamente coloque o aquecedor em um lugar baixo, com portas e janelas fechadas. Aquecendo, diminua a intensidade para manter a temperatura e a segurança.
  • Bebidas e alimentos quentes são eficientes para combater o frio. O corpo também precisa de alimentos mais gordurosos, pois queima maior quantidade de calorias para mantê-lo aquecido. 
  • Não esqueça de tomar líquidos. O frio torna propício o aparecimento de infecções urinárias como a cistite, é fundamental manter o funcionamento da bexiga. Líquidos também ajudam a manter a hidratação do corpo e vias respiratórias, aliviando rinites, asmas e bronquites. Uma boa opção para a água é consumir chás quentinhos. 
  • Para aquecer a cama, coloque uma bolsa de borracha ou garrafa pet com água quente (não fervendo, para não derreter) sob as cobertas 15 minutos antes de se deitar. Se tem secadora de roupas, coloque a coberta por 15 minutos na secadora para aquecer antes de se cobrir.
  • Colocar tapetes felpudos  no chão ajuda a manter o ambiente quentinho e isolado. Na janela, use blackout e feche-o ao cair da tarde para diminuir a entrada do frio.
  • Dica importante: estique-se! O frio traz a tendência a nos encolhermos, dificultando a circulação do sangue e o aquecimento. Faça alongamentos simples e quando deitar, procure relaxar e dormir com braços e pernas esticados ao invés de se encolher.
  • Aquecer o coração também ajuda! Doe agasalhos, participe de grupos que fornecem sopas a moradores de rua, distribua caixas de papelão com retalhos em locais cobertos para cães, enfim, doe amor e aqueça a alma - sua e do outro.
  • A roupa não está secando e precisa com urgência? Use o microondas! Já testei e funciona mesmo, no youtube ---> aqui tem vários vídeos ensinando como. Só não esqueça de higienizar o forno depois, rsrsrs.
  • Ideias legais:

Cabide para echarpes e cachecóis
à venda no elo7
tutorial bem legal ---> aqui

Para abrigar cachorro
casa de cachorro feita com duas bacias
como fazer ---> aqui


será que o cachorro saberá ler? rsrsrs

imagem freepik
45 receitas de bebidas quente ---> aqui

Lembrei que meu pai, de quem herdei a natureza cuidadora, sempre deixava uma garrafa quentinha embaixo das cobertas ou levava ou xícara de leite com mel, manteiga e canela para nós antes de dormir. :)

Tem uma dica que funciona? Conta pra mim!!! :)



[essa semana é aniversário do amor... meu coração está aquecido <3]

40 comentários:

  1. Por aqui no momento são mais precisas as dicas para arrefecer. E o que é o derrière?
    Vou-lhe contar um segredo, mas por favor não se ria. Eu com frio fico com o lado direito gelado e o lado direito quente. Aqueço o pé direito com o esquerdo a mão direita com a esquerda. O meu marido diz que eu devo ter sido feita metade de cada vez. Como nasci no início de Setembro ele diz que eu fui feita metade no inverno e a outra metade já a caminho do verão. Toda a minha família goza comigo por causa disso.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Elvira!!!
      Derrière é um nome chique para "traseiro", "glúteos", "bumbum", rsrsrsrs... não sei como chamam aí em Portugal!
      Menina, mas que coisa é essa de sentir a temperatura de modos diferentes de acordo com o hemisfério do corpo? Impossível não rir, rsrsrsr, ainda mais com o comentário do seu marido... mas cá entre nós, não deixa de ser curioso!
      Quanto ao verão que faz aí, que tal usar minhas dicas ao contrário? Gelo na cama, colocar o lençol no refrigerador.... hahahah!
      Abraços!

      Excluir
  2. Ótimas tuas dicas,Bia e adorei as casas dos cachorros... E só faltou o bom e velho cobertor de orelhas,rs bjs, linda semana,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, chica, sem dúvida a melhor dica é a do cobertor de orelhas, rsrsrs, não por acaso você cuida tão bem do seu! ;)
      Abraços!

      Excluir
  3. Oi Bia!
    Realmente o inverno aqui paras as bandas do Sul e Sudeste tem mesmo chegado ao nível de dolorido.
    Antes de deixar a minha dica, vou me juntar à Elvira para saber o que vem a ser derrière e dizer que adorei a dica do cobertor de orelhas da Chica! Muito bem lembrado.
    Eu vou de escalda-pés. Tem dado certo por aqui!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana, como comentei com Elvira, "derrière" é um nome très chic para bumbum, rsrsrsr.
      Cobertor de orelhas é ótima dica, o meu está longe, mas sem dúvida pensar nele me aquece sempre! <3
      Quem gosta de fazer escalda-pés é meu pai, no inverno quentinho, no verão alternando quente e frio para ativar a circulação. Eu preciso de uma bacia descente para tentar colocar a ideia em prática! Gostei! Vou ver na Casa China, rsrsrsr.
      Abraços!

      Excluir
    2. Agora estou a rir com a descrição da tal palavra!
      Boa dica essa do teu pai para ativar a circulação. Espero que encontre uma bacia bem bonita que eu também preciso de uma ( fazemos o escalda-pés no balde mesmo! ) Uma bacia é bem mais confortável!

      Excluir
    3. Não é? Às vezes compramos tantas coisas supérfluas e até mais caras e acabamos esquecendo de uma simples e útil bacia, rsrsrs!

      Excluir
  4. Bom dia!Ótimas dicas,vou segui-las.Abraço e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo, que bom que gostou! Em breve retribuo visitando seu espaço! Abraços!

      Excluir
  5. Olá, Bia.

    Também prefiro temperaturas mais amenas, detesto calor, gosto do tempo frio, mas sem exageros. Quanto ao aquecedor. É preciso ter muito cuidado, não se deve usar adaptador (de nenhuma qualidade) em aparelhos que tenham a finalidade de esquentar ou que usem compressor: Ferro de passar, secador, chapinha, geladeira, freezer, micro ondas...

    Um abração e uma boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Apon, obrigada por suas dicas. Mas me conta, nesse caso faz como? Tem que trocar a tomada toda para ser seguro? O problema é que nem sempre encontramos mão de obra para esse tipo de serviço, rsrsrs. Abraços!

      Excluir
  6. Bia,
    não sei de onde tirei que você era carioca, morava aqui no RJ
    aqui temos sempre um inverno ameno, mas dessa vez, o inverno está sendo mais rigoroso.
    Mudei de casa, e agora é o porcelanato, não sei se isso me fez sentir mais frio , mas sei que todos estão reclamando do frio.
    Adorei as dicas, principalmente a receita do leite e mel que seu pai preparava.
    Uma dica que aprendi com meu pai: entre os cobertores colocar folhas de jornal.
    Aquece muito, mas pela manhã se vê as folhas caídas no chão. Só se prender com fita adesiva, rs Será que papel craft dá o mesmo efeito de aquecimento? Mais elegante que jornal. Mas que aquece, aquece mesmo

    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Zizi! Talvez esteve aqui em algum momento quando comentei sobre uma viagem ao Rio com o amor, faz mais de um ano. Moro mesmo no Sul, rsrsrs!
      Acho que o porcelanato tem tudo a ver com o frio que está sentindo... troquei minha mesa ano passado, que era de madeira, por uma com tampo de granito... adoro a nova mesa, mas é fria que só, e como faço artesanato sobre ela, uso uma proteção para esquentar, rsrsrs. Tenta colocar uns tapetes, acho que ajudará!
      Leite com mel para mim tem bem lembrança de inverno quentinho, rsrsrsr...
      Já ouvi falar que o jornal é um isolante térmico, não por acaso os moradores de rua e cachorros usam-no para se aquecer. Nunca pensei em usar nas cobertas, boa ideia... sobre o uso do papel craft, não custa nada tentar, rsrsrsr!
      Abraços!

      Excluir
  7. Bia, boa noite querida!!!
    Ah, eu não poderia ter chegado em melhor hora aqui no seu cantinho!

    Neste instante, estou com os pés que parecem dois cubos de gelo...kkkkkkkk
    Não está fácil e seguirei à risca todas as dicas, principalmente a de ser mais solidário e compartilhar agasalhos! Isso sim, é uma incrível de amor, de doação!
    Aquecer o coração é fundamental neste mundo de gelo...

    Amiga, amei as demais dicas para os cãezinhos e me perguntei, como você, se eles também saberiam ler...rsrsrs Muito fofinho o hotel para eles se abrigarem neste rigoroso inverno! Uma bela e importante iniciativa!!!!

    Adorei vir aqui! Está tudo muito divertido e aquecido pelo calor do seu coração amiga!!!
    Obrigada e tenha uma semana maravilhosa!
    Beijos!!! :))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adriana!
      Espero que as dicas tenham sido úteis! O que eu acho bom do frio é que você coloca mais roupas, acessórios, e acaba se aquecendo. No verão não tem jeito... você tira tudo o que dá de roupa, liga ar, toma líquidos, banhos... e continua suando, kkkk!
      Achei muito generosa a ideia dos pequenos lares para cães... tenho um em casa, são animais muuuito amorosos que pouco pedem em troca.
      Abraços, ótima semana!

      Excluir
  8. Olá, Bia... sim,tudo "in-riba"comigo,
    ...gosto do sol, sempre fui praiano e gosto das temperaturas amenas,também...agora, esse frio "dolorido" nem um pouco.
    Eu preciso que meus pés e mãos estejam sempre aquecidos. E claro, o coração.
    Ainda bem, nem tenho aquecedor em casa.
    E não conhecia a dica do microondas para secar roupas.Lembrei que minha mãe colocava atrás da geladeira. Nem tinha microondas, é o progresso!
    Gostei dos cabides. E pior que esses dias, aquele travessão que segura os cabides dentro de um dos meus guarda-roupas quebrou. Coloquei tudo no outro.Preciso arrumar logo!
    Gostei, vou fazer essa casinha com duas bacias!
    E adoro bebidas quentes,irei lá!
    Fico mais feliz quando meu amor faz aniversário, do que o meu próprio, sinal que ela está ficando mais velha e eu ainda não!#brincs
    "de lá",sim,espero que termine seu escrito" barulho das mentes",tema que muito me agrada; sim,entendi bem seu comments e adoro quando leio um comments pertinente,relacionado e inteligente... como os seus!
    Obrigado pelo carinho,feliz semana, Belos dias, beijos


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Felis!!!
      Amo sol com praia, rsrsrs, mas para trabalhar complica um pouco, rsrsrs.
      Pés mãos e coração aquecidos... ótima trilogia! :)
      Eu coloco algumas peças até hoje atrás da geladeira, kkkk, #quemnunca... mas sempre tiro quando não estou em casa ou na hora de dormir, tenho uma pequena neura de que pegue fogo na roupa e no apartamento, rsrsrs. Mas pode testar a do microondas, funciona mesmo!
      Eu achei a ideia da casinha com bacias genial, ideia barata e higiênica!
      Estou tomando nesse momento um chocolate quente, essas bebidas de inverno aquecem literalmente por dentro, além de serem bem saborosas!
      "Fico mais feliz quando meu amor faz aniversário, do que o meu próprio, sinal que ela está ficando mais velha e eu ainda não!" kkkkkk, ri muito!!! Deixa ela ler isso, kkkkk!!!! Eu fico muuuito feliz com o aniversário dele, com certeza mais do que no meu, rsrsrsr... dou um valor enorme para o fato de que atualmente estou tão perto dele emocionalmente nessa data tão importante!
      Que bom que meus comentários fazem sentido, sei que não visito mais com tanta frequência por falta de tempo mesmo, mas procuro visitar com qualidade tanto para aprender como para compartilhar algo.Escreverei sim sobre os barulhos da mente, aprendi coisas bem interessantes sobre isso, quem sabe ajudo alguém a melhorar isso.
      Abraços!!!

      Excluir
  9. Amo demais o frio, Bia. Nem tenho dica pq aqui no RJ isso é tão raro que fica difícil... rs Por mim ficava assim o ano todo. Inveja daí do sul, pois vcs têm isso com bem mais frequência. E adorei as dicas. Bjão e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sérgio, é verdade, o Rio tem a fama dos 40º... mas em compensação tem as praias, acaba compensando, não? rsrsrsrs Ou então vem morar para o Sul, rsrsrsr! Abraços!

      Excluir
  10. Bia,

    Aqui na NZ faz muito frio também.
    Nós temos aquecedores à gás e elétricos. Nas camas, cobertores eletrícos. Eu, só ligo um pouco antes de deitar para aquecer o ninho.rs
    Sinto muito frio nos ombros e pés.
    Desejo um dia bem morninho no aniversário do amor. Rs
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucinha! Lembro-me dos cobertores elétricos mas nunca tive um... minha mãe dizia que a gente podia morrer à noite levando um choque, kkkkk, e acabei nem cogitando essa possibilidade. Atualmente não os vejo à venda por aqui, mas deve ser uma ótima opção!
      Frio nos ombros? Que interessante... minha avó sempre carregava na bolsa um xale de crochê para se proteger de frios inesperados, rsrsrs.
      O aniversário do amor foi comemorado de forma muito especial, ele merece. :)
      Abraços!

      Excluir
  11. Muito boas dicas. Aqui no Rio de Janeiro o frio não é como no Sul, não temos aquecedores, mas preciso de meias e roupas quentinhas para me aquecerem. Boas dicas. Qdo estive no Sul usei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, uma pena que o comentário tenha ficado incompleto, rsrsrs, fiquei esperando sua dica!!! O Rio tem um clima maravilhoso pricipalmente à beira-mar! Abraços!

      Excluir
  12. Bia por aqui tbém fez frio esse ano ainda está
    MAS MELHOROU UM POUCO, e tenho frio nos pés nossa
    fica tão gelado que nem consigo dormir, bom adoro um
    chazinho e um chocolate quente vai bem demais

    Bjuss de boa noite com bons sonhos

    Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rita! Tem razão, deu uma amenizada no frio, mas o inverno está só começando, rsrsrs. De fato meus pés ficam gelados, e minhas mãos também, mas até no verão é assim. O pior é que não gosto de dormir de meias, rsrsrss!
      Chá? Adoro! Chocolate quente? Estou tomando um agora!!!
      Abraços!

      Excluir
  13. OI BIA!
    NÓS QUE SOMOS DO SUL, TU DO PARANÁ( PELO QUE SEI) E EU DO R. S., QUE JÁ TÍNHAMOS UM INVERNO BEM INTENSO, ESTE ANO COM O FRIO QUE ESTÁ BEM MAIS RIGOROSO QUE NOS ANOS ANTERIORES ESTAMOS SENTINDO MUITO, AMENIZADO É CLARO,POR NOSSOS COBERTORES DE ORELHAS NÉ?. AS CASINHAS DE CACHORROS, ACHEI UMA IDEIA GENIAL.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Zilani!Sim, do Paraná, rsrsrs! O meu está amenizado por quilos de pijamas e cobertas, kkkk, visto que o amor está longe. Mas quando está perto me esbaldo nesse cobertor de orelha, rsrsrs.
      Eu também achei a ideia da casinha super criativa!
      Abraços!

      Excluir
  14. Boa tarde Bia,
    Adorei suas dicas e até me deu vontade de ligar o aquecimento nos 18 graus neste verão frio e ventoso. Estou na sala vendo TV e vesti um polarzinho, porque onde tenho mais frio habitualmente é nas costas e braços. Mãos e pés sempre quentinhos.
    No inverno aqui vou bebendo chás bem quentes com pão torrado barrado com manteiga vegetal.
    Não tenho nenhum truque especial e a Bia até abordou praticamente todos incluindo um muito importante: a doação de roupas e comida quente a quem vive na rua. Nas cidades maiores como Lisboa acontece todas as noites do ano e nas noites geladas são abertas as portas do Metro e Trem de ferro para ficarem mais resguardados.
    Afinal tenho um truque;)). Proteger o corpo com várias camadas de roupa tipo casca de cebola e ir tirando à medida que vamos aquecendo. Este aspecto é muito focado para os idosos para evitar talvez que haja mais acidentes com os vários tipos de aqudcimento. Aqui é aconselhada a vacina da gripe a partir dos 65 anos.
    Bia desejo que não passe frio.
    Agasalhe-se bem;))
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ailime!
      Interessante, costas e braços.. é curioso como cada um sente frio em determinadas partes do corpo. 18 graus por aí? Verão friozinho, hein?
      Chá quente com pão torrado quentinho, gosto muito!
      Embora muitos não pensem nos moradores de rua por acharem que escolheram seu destino, ainda assim me preocupo com eles, não somos ninguém para julgar suas situações. Soube ontem por minha filha que as portas do ginásio de esportes central da cidade estão sendo abertas à noite para abrigar quem não tem casa, isso me tranquilizou um pouco.
      Sabe que li essa dica de que é mais eficiente colocar várias camadas de roupa do que uma grossa, mas confesso que tenho um sobretudo de lã imbatível, basta colocar uma blusinha por baixo e o corpo fica quentinho! Uso sempre duas calças, kkkk, e atualmente comprei botas forradas com pele de carneiro que já se tornaram minha paixão!
      Por aqui os idosos também tomam a vacina, meus pais tomaram suas doses em maio.
      Obrigada, procuro sempre manter aquecido o corpo e o coração. :)
      Abraços, querida!

      Excluir
  15. Bia minha querida que saudades, amei o post as dicas são excelentes. Aqui em Araraquara tbm tem feito frio o que tem me dado muito prazer pois adoro, sou outra pessoa no inverno. Me sinto a proproa Fenix kkkkk.
    O link das bebidas quentes foi de grande ajuda amei as receitas.
    Espero que estejas bem bonitona, bjussss mil e fique na paz de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Patrícia, quanto tempo!
      "Me sinto a própria fênix", kkkk, ri muito! Eu também gosto, somente não em demasia.
      Sobre o link de bebidas quentes também adorei as dicas e sabe, vez ou outra faço uma receita de mistura para capuccino que vi uma vez no seu blog, é deliciosa e rende bastante! :)
      Abraços!

      Excluir
  16. Boa Tarde, querida Bia!
    Meu pai também tinha as mesmas gentilezas do seu...
    Mas nunca tomei o tal café assim com manteiga e os demais ingredientes... gosto de café com sabores distintos, deverei gostar assim como nos mostrou...
    Tem tanta coisa... mas aprendi, quando morei em Petrópolis, que deveríamos forrar a cama como uma manta embaixo do lençol também... dava certinho com outras tantas em cima, rs... De fato, me sentia quentinha!
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosélia!
      Olha só, gostei da dica de colocar a coberta sob o lençol (onde deitamos, suponho)... de fato, nunca pensei nisso! Adorei, vou testar! :D
      Eu gosto de bebidas quentes de qualquer jeito: com café, canela, chocolate, creme, bebidas.... hummmm!
      Abraços!

      Excluir
    2. ok. Depois me conta se deu certo, para mim, foi ótimo! Aquece mesmo! Bjm e ótimo Domingo!

      Excluir
  17. Oi Bia,
    super úteis estas dicas, isto só pra falar das práticas, porque as calorosas merecem capítulo à parte. Ótimo post! Como vc, também preciso aquecer os pés e assim ficar bem com o restante:)
    Pouquíssimas vezes enfrentei um frio tão castigante como este que nos caiu ao colo.Gosto do outono-inverno, aquele bem tradicionalmente sudeste-brasileiro.
    Amei as receitas das bebidas quentes. Vou anotar!
    Ah, sem esquecer: as casinhas criativas para os cães são sensacionais!Meu grandão dorme quentinho.
    Bjkas e ótima semana, menina.
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Calu!
      O frio desse ano tem sido tanto que só as minhas meias felpudas não estavam bastando, então comprei uma pantufa, rsrsrs, agora sim os pés estão aquecidos!
      Assim como você também gosto do outono-inverno... os últimos dias tem sido mais agradáveis mas semana passada estava de lascar!
      O meu cachorro também dorme quentinho, mas é embolado nas cobertas que coloco para ele sobre o sofá, pois moro em apartamento. Mimado que só, rsrsrs!
      Abraços!

      Excluir
  18. Oi Bia,onde moro não faz frio e por natureza sinto só um frescor gostoso, mas frio mesmo ,nunca
    Adorei sua postagem
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dorli!
      Por aqui essa semana também está uma temperatura bem agradável! :) Só o sol que anda escondido em uma névoa constante!
      Abraços!

      Excluir
  19. Oi amiga, confesso que não gosto muito de frio kkkk
    Tem presente pra você lá no blog, se quiser fique à vontade para prgar! Tenha um excelente começo de semana, beijos e fique com Deus!

    ResponderExcluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.