quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Como vou adornar minha árvore de Natal?

Passei uns bons dias refletindo sobre o tema dessa blogagem promovida todos os anos pela fraterna Rosélia, do blog Espiritual Idade.

Esse não será meu melhor Natal, porém não posso "deixar a peteca cair", pelo bem das pessoas que amo e que merecem estar bem também.


um pedacinho da minha árvore de Natal.


Minha árvore está adornada com:

- alegria, pois estou investindo nela para fortalecer cada vez mais o sorriso da alma
- gentileza, para ajudar a suavizar a rispidez da vida
- carinho, cuidado e proteção, para o qual despertei em relação à necessidade
- integridade (com orgulho positivo), pois mesmo nos momentos de desamparo e solidão não procurei apoio ou ajuda nos braços errados, evitando assim cometer erros do passado 
- companheirismo, necessário 
- gratidão, pelo que tenho de bom (condição de vida, saúde, trabalho, pessoas) e pelos momentos em que meu coração esteve muito bem acompanhado pelo amor da minha vida
- perdão, para as circunstâncias duras que não compreendemos, para quem falhou conosco, para nós mesmo quando falhamos como seres humanos e nos rendemos
- esperança, coragem e confiança no futuro para não desistir
- sonhos, na esperança premente da concretização 
- amor³ e paz - sem eles todos os outros seriam inúteis

Existe ainda a saudade, dos que se foram ou dos que não estarão lá, ainda que todos morem no lado de dentro. Escrevi dois parágrafos sobre as lacunas que contraditoriamente parecem tão presentes, mas ao mesmo tempo me faltaram as palavras adequadas. Então digo, simplesmente seja presença para aqueles que o amam com verdade antes que se tornem lacunas irreversíveis, ajudando assim na manutenção da Magia do Natal. Seja o próprio sino de Belém. Não deixe pra depois! :) 

Para fechar, trago uma sequência de fotos clicadas no Shopping Estação, em Curitiba, com o tema Conto de Fadas... olha só que fofura!!!



árvore natal das fábulas


os três porquinhos



árvore encantada (o boneco se mexia)


carruagem da cinderela (ameiiii!!!)


a bruxa má


o lobo mau (parecia estar respirando, uma graça!)


poço dos desejos - tinham várias moedas de verdade jogadas por quem acredita na magia, rsrsrs


Que o Natal de todos tenha muuuito amor e fagulhas para o renascimento interior!


Encontre outras participações para a VII Interação Fraterna de Natal ----> aqui!


30 comentários:

  1. Linda a sua participação Bia. A minha foi adornada de sonhos,. Sonhos que me acompanharam toda a vida, e que gostaria se realizassem numa qualquer época, para bem de toda a humanidade.
    Um abraço e FELIZ NATAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Elvira! Que linda, uma árvore adornada de sonhos, ao que me parece para bens coletivos! Importante não perdermos essa esperança de que o mundo pode ser melhor, pois se observarmos, há muitas pessoas boas por aí.
      Na minha árvore também estão meus sonhos, fundamentais para que a vida tenha objetivos e poesia.
      Abraços!

      Excluir
  2. Adornos irretocáveis e completamente recomendáveis para todas as árvores do Mundo; o qual queremos recheado, salpicado, abrilhantado por estes enfeites preciosos, Bia.
    Fechei e assinei esta lista faiscante de maravilhas.
    Adorei os modelos de árvores.

    Um Natal brilhante em alegrias e harmonia.
    Bjkas, menina.
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Calu, creio que essa é uma das funções do Natal, nos trazer de volta ao sentido da vida, com a habilidade de fazer com que o bem sobressaia em nós.
      E com parceiras como você assinando embaixo, fica ainda mais motivador colocar os itens em prática!
      Abraços, em breve farei minha visitinha de Natal "procê"!

      Excluir
  3. Boa noite, querida amiga Bia!
    Não sabe como estou feliz ao ver personagens de histórias infantis colorindo a VII Interação Fraterna de Natal... um luxo de delicadeza e encanto!
    A vida é marcada por fantasia e realidades de todo tipo...
    Natal é um pouco disso também...
    Vc tem tudo pra ser minha filha tanto na idade como nos sentimentos que pôs na sua árvore... que graça!
    A carruagem da princesa também me fascinou... claro!
    Todos temos uma princesa dentro de nós... rs...
    Aliás, é tema meu novo livro já publicado mas sem divulgação ainda... Viva 2016, o ano dos livros nossos, Bia!
    Vamos sim brincar de jogar peteca ou fazer do limão limonada... tanto faz... o que importa é jogar o jogo do contente... ser e fazer feliz os que estão conosco ao nosso redor, concordo plenamente... os que amamos não merecem nosso amargor... Lindo isso, amiga!
    Neste ano já disse: ninguém vai estragar meu Natal... e não vou deixar mesmo!
    Seja muito feliz e abençoada!
    Cada participação dos amigos foi um luxo só e eu estou contempladíssima com os valores que vc agregou à nossa festa virtual e natalina...
    Obrigada por tudo, querida...
    Seja feliz e abençoada!
    Bjm muito fraterno e Felizes Festas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosélia!
      Quando estive há algumas semanas na Capital e tirei as fotos logo lembrei de usá-las para ilustrar o post de Natal. Mesclar a magia da data, com a magia do conto de fadas, tem doçura maior?
      Então eu poderia ser sua filha? rsrsrs É interessante como vamos encontrando almas parecidas por aqui. Obrigada pelo carinho!
      Eu cheguei a tirar foto estando dentro da carruagem, hehehe, bem legal! Como você diz no fundo grande parte das mulheres tem uma princesa... disso nunca duvidei... ainda bem que tenho alguém que sabe me tratar muito bem quando está por perto! <3
      Quero conhecer seu novo livro, quantos projetos colocados em prática nesse sentido, não? que venham outros para 2017!
      Eu gosto muito de fazer as pessoas que amo felizes e sou aquele tipo de pessoa que acaba "guardando a dor no bolso" para cuidar da do outro. Pitadas de tristeza podem existir, mas amargura não... como disse, ninguém merece passar datas especiais com gente amarga do lado!
      Eu é que agradeço a oportunidade de participar da sua interação, adorei o tema, é sempre muito pertinente e já traz o perfume natalino na blogosfera! Em breve farei minhas visitas!
      Abraços!

      Excluir
  4. Bem e belamente adornada a sua árvore, Bia.

    Passando para desejar um bom natal, com Noel ou não, mas repleto de Jesus em cada mente e coração. Que o esperançar de novos dias, traga um renovado e renovador ano, pleno de possibilidades, transbordante de paz,saúde, prosperidade e muito amor para você, seus parentes, amigos, vizinhos e toda nossa “aldeia planetária”.

    Um fraterno e grande abraço. Com as minhas sinceras vibrações por tempos melhores para todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Apon!
      Obrigada pelas felicitações e carinho, Apon, seus desejos são muito bem vindos, especialmente "traga um renovado e renovador ano, pleno de possibilidades", sim, e realizações!
      Em breve retribuirei sua visitinha natalina!
      Abraços!

      Excluir
  5. Boa tarde Bia,
    A sua árvore é linda adornada pelos mais belos sentimentos que deveriam povoar o coração de todos os homens!
    Adorei a sequência das imagens. Recuei à minha infância recordando essas histórias que lia efusivamente!
    Uma participação magnífica!
    Os meus Parabéns!
    Para si e seus amores queridos desejo uma santo, alegre e Feliz Natal!
    Beijinhos carinhosos.
    Ailime
    (A minha é branca, pequenina e também está por lá;)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ailime, obrigada pelo carinho! Há tantos outros que deveriam estar nessa árvore (humildade, paciência, solidariedade), mas para esses acho que já dei bastante, rsrsrs, vamos nos dedicar mais a outros sentimentos agora...
      Eu sempre soube todas essas histórias e fiquei encantada quando vi a exposição! Há quem diga que conto de fadas produz pessoas iludidas, eu acho que traz sensibilidade e poesia pra vida (que claro, sobrevivem a base de um pouco de ilusão, mesmo, kkkkk!)
      A árvore que está montada aqui é pequetucha como a sua, mas tenho outra média que é meu xodó, quem sabe eu esteja com mais motivos para montá-la ano que vem, rsrrs!
      em breve a visitarei, viu?
      Abraço, obrigada pela amizade e carinho!

      Excluir
    2. Olá Bia,
      Que maravilhoso presente de Natal! Quero encontrar-me consigo.
      Contacte-me para o meu email: ematos.simoes@hotmail.com.
      Beijinhos e obrigada!.

      Excluir
    3. Obrigada, Ailime, então poderei vê-la? Amanhã sem falta lhe escrevo! :)
      Abraços!

      Excluir
  6. São uns "adornos" maravilhosos!
    Lindas fotos.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Elisabete, obrigada! Sobretudo com amor no coração, para adoçar todos os outros adornos! :)
      Abraços!

      Excluir
  7. Nem sempre o Natal pode ser como sonhamos,mas adorei os adornos que na árvore colocaste! bjs, Feliz Natal,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Chica, é verdade, há as lacunas irreversíveis das pessoas que partiram dessa vida que jamais serão preenchidas, mas que de onde estão tenho certeza que desejam nos ver bem... e sobre as lacunas que podem ser preenchidas, ainda acredito com a verdade do meu coração que será possível.
      Eu espero mesmo que o Natal de 2017 seja diferente, por enquanto vou buscando me manter serena e agradável para esse ano.
      Abraços, obrigada pelo carinho, logo chego no Canteiros para minha visitinha natalina! ;)

      Excluir
  8. Boa noite Bia!
    Bela árvore, bons sentimentos não falta nela.
    Sobre 2016, realmente acho que não foi um ano bom para muitos brasileiros, inclusive eu, porém não existe ganho, sem algumas perdas... Só não podemos perder a fé que dias melhores virão...
    Olhando as imagens encantadoras das fábulas, lembrei do nosso folclore brasileiro: Saci Pereré, mãe d!água etc. Dariam também um tema interessante para o natal (a nossa imaginação não tem limite rsrsrs).
    Não poderia virar o ano sem passar pelas minhas amigas blogueiras especiais, desejo para vc boas realizações em 2017, com muito amor, saúde e luz no seu caminho.
    Um grande abraço carregado de boas energias!

    Bia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bia, saudades!
      Vi muitas pessoas se queixando do ano, até o cantor Lulu Santos, em um show que fui, rsrsr. Em contrapartida vivi momentos maravilhosos a dois o que, com certeza, valeu meu ano.
      Como você disse tenho investido na fé e mantendo a esperança no amor, que é o que me motiva a cada dia.
      Muito interessante sua ideia sobre trazer personagens folclóricos para o Natal! Grande criatividade!!!! Um dos motivos pelo qual a admiro!
      Obrigada pelo carinho, estou visitando aos poucos e assim que der, apareço em seu cafofo para deixar meu abraço, rsrsrs! Suas energias já chegaram aqui! :)

      Excluir
  9. Olá querida Bia,

    Sua árvore esta muito bem adornada, belas imagens natalinas..

    Aproveito para lhe desejar um Feliz Natal e um próspero ano novo...

    Saudaçoes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa.
      Obrigada pelo carinho e felicitações! Que o nosso novo ano seja incrível! Abraços!

      Excluir
  10. OI BIA!
    TUA ÁRVORE ESTÁ PERFEITA, COLOCASTE NELA AS MELHORES INTENÇÕES E TOMARA QUE TODAS SEJAM PRESENTES PARA TUA VIDA E DE QUEM QUEIRAS BEM.
    TE DESEJO UM NATAL FELIZ E QUE TUDO QUE FOR PARA ADOÇAR TUA VIDA ESTEJA PRESENTE E QUE SE RENOVEM PARA TEU ANO QUE LOGO SE INICIARÁ.
    ABRÇS FRATERNOS AMIGA E TAMBÉM TE AGRADEÇO PELA PARCERIA CARINHOSA DESTE ANO E DESEJO DE CORAÇÃO QUE POSSAMOS REPETI-LA NO PRÓXIMO.
    PAZ E LUA PARA TUA VIDA.
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Zilani!
      Também gostei dos adornos da minha árvore, como coloquei, escrever sobre eles me fez sentir um orgulho positivo de mim. Jamais seremos capazes de evitar totalmente os momentos ruins, mas cabe a cada um conseguir superá-los, perdoar mágoas, recuperar a esperança e coragem, limpar as tristezas internas e retomar o caminho com alegria, não é mesmo?
      "Que tudo que for para adoçar tua vida esteja presente", que lindo isso!!! Só de ler já me trouxe doçura ao coração e me fez lembrar daqueles que tornam minha vida, doce! :)
      Os planos são de continuar na blogosfera em 2017... nos veremos, sem dúvida!
      Abraços!

      Excluir
  11. Rosélia, sempre doce...

    Esse ano não haverá árvore de Natal. Só o presépio. Preferimos assim por nenhum motivo, só não quisemos montá-la.
    Bia, um maravilhoso Natal pra vc e sua família, com muita saúde, fraternidade, amor e tudo o mais.
    Ano que vem estamos por aqui de novo! Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Clara!
      Lembro-me que tínhamos um presépio complete de gesso, que minha mãe demorou bastante para ter condições de comprar. Quando eu morava lá era minha a função de armar o pinheiro e eu dedicava um tempo especial para arrumar o presépio, adorava os animais, os reis magos, rsrsrs... Depois embrulhava tudo em jornal na hora de guardar no forro para não quebrar para o próximo ano. Durou bastante.
      Aqui tenho um pequeno que ganhei da minha mãe, tem só José, Maria e o menino Jesus, mas eu gosto. Penso que não importa quais adornos usamos, importa ter por perto algo que nos lembre que é época de renascimento interior.
      Será um prazer vê-la novamente ano que vem! Ainda chegarei em seu blog antes do Natal para deixar meu abraço, obrigada pelo carinho!

      Excluir
  12. A sua árvore está muito bem adornada, Bia.

    Um Feliz Natal, para si e para os seus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ac, bons sentimentos nos tornam melhore também! :)
      Obrigada pelo carinho e retribuição!

      Excluir
  13. Olá,Bia...bom dia,vim mais para te agradecer e desejar,mas não posso deixar de dar meus pitaquinhos, adorooooo...se não fossem as luzinhas dos enfeites piscando aqui, nem saberia que estamos na véspera do Natal e confesso que também não é um dos meus melhores Natal...sim, sem amor e paz , todos os demais outros adornos seriam inúteis...creio que o mais difícil é o perdão , perdão para quem falhou conosco,principalmente porque , como dizem os poetas, perdão não é simplesmente uma palavra pronunciada, e ponto-final, tem muito do imponderável de não conseguimos prever a nossa -própria- reação diante da falha...Belas as fotos , do pedacinho da sua árvore de Natal e gostei + do Lobo Mau...se encontrasse um Poço dos Desejos, iria tentar "pescar" umas moedinhas para mim, #brincs
    Agradeço pela amizade , feeds e companhia interativa durante este ano de 2016,Boas festas, Feliz 2017 muita saúde, paz,amor,alegrias e realizações,para ti e familiares!Belos dias,abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Felis, adorooo pitaquinhos, kkkk! Eu estou com a "barriga no fogão", rsrsrs, então sei que é Natal! Minha companheira dessa tarefa (tia) se foi, vamos abraçar a função com carinho.
      Sabe, fiquei à tarde pensando sobre o que falou sobre o perdão. Já cometi muitos erros baseados em reação falha e imprevista às falhas do outro, e aprendi a buscar não reagir nesses momentos. Ainda falho, mas bem menos.
      Penso que o perdão depende de vários aspectos: nível de mágoa que nos causou, impacto que a falha teve em nossa vida, se a falha é nova ou recorrente... penso que todos tem direito a errar e ganhar nossa tolerância especialmente se não é uma falha recorrente (porque essas minam nossa confiança a longo prazo). Parto do pressuposto de que se amo alguém, isso significa amar também quando erra, desde que se perceba genuíno reconhecimento da falha e disposição/empenho para fazer diferente da próxima vez. Até porque também erramos, queremos tolerância, outra chance....
      Mas não é fácil. E não se trata de esquecer (impossível), mas de lembrar com compreensão e superação.
      Sabe, minha amiga teve a mesma ideia em relação ao Poço dos Desejos, kkkk... eu querendo jogar uma moedinha, e ela querendo pescar, kkkk!
      Agradeço o carinho, a companhia, a amizade e desejo um Natal tranquilo e mais que isso, um Natal maravilhoso (para nós) em 2017! Esperança, sempre!
      Abraços!

      Excluir
  14. Olá Bia,

    Tudo bem com você, amiga? Acredito que sim, pelos belos sorrisos que vi em seu rosto pelo instagram.
    Sua postagem está linda!
    As fotos são mágicas e, com certeza, estão encantando a criançada que passa pelo shopping Estação.
    Seus adornos da árvore estão perfeitos e revelam a sua maturidade e grau de evolução espiritual.
    Que o amor e a paz prevalesçam, para que os demais adornos sejam todos concretizados, passo a passo.
    A saudade, acredito eu, sempre estará mais presente nesta data especial.
    Espero, do fundo do coração, que este Natal supere a sua expectativa, que parece não estar muito elevada.
    Que seus entes queridos estejam sintonizadas com você, nesta noite especial, num elo de amor e paz, e que a noite sagrada seja extremamente gratificante para todos vocês.
    Um fantástico 2017, pleno de realizações sonhadas!
    Felizes festas!

    Fiquei muito feliz ao vê-la no meu recanto.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vera, que bom tê-la aqui hoje!
      Admito que não é meu melhor Natal (ao contrário), mas sorrir é algo que sempre procuro manter mesmo na adversidade. Também faz diferença amor na minha vida, e como esse ano amei mais do que nunca é o que me resguarda nesses momentos difíceis.
      Concordo com a questão da maturidade, como você creio que os adornos refletem essa evolução. Há palavras que incluí na lista que há anos nem sabia muito bem o que significavam, rsrsrs, e que mostram a solidez das nossas escolhas e sentimentos.
      Obrigada pelo carinho... de fato minha expectativa está no nível que o atual Natal pede - baixa, kkkk, mas sigo lembrando o quanto é importante manter a serenidade e o sorriso.
      Quem sabe uma semente de esperança seja plantada hoje e floresça em 2017!
      Abraço, tudo de bom, estou feliz por ter "conversado" contigo, apesar de nos vermos sempre no Insta!

      Excluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.