domingo, 15 de janeiro de 2017

A caixa surpresa

Essa semana, como é costumeiro, saí para passear com meu cachorro à tarde e em seguida, fui à portaria buscar uma encomenda do Enjoei. A caixa parecia um pouco grande para a calça jeans pantalona que eu havia comprado, mas tudo bem...





Quando abri, me espantei ao perceber que a calça estava deitada sobre uma cama colorida de tsurus - pequenos pássaros de dobradura que na tradição japonesa simbolizam boa sorte, longevidade, saúde, fortuna...

Diz também a lenda que se você se dedicar a confeccionar 1000 tsurus, consegue realizar um desejo. Confesso que já pensei em fazer os 1000, rsrsrsr, mas o que eu eu quero destacar é a alegria que essa inesperada surpresa trouxe para o meu dia... fiquei encantada por perceber que ainda existem pessoas gentis e sensíveis capazes de um gesto tão simples e significativo, e meu coração foi envolvido por sentimentos aquecidos que não sei explicar. 


A surpresa me fez perceber o quanto fazer o bem faz bem... Por coincidência - ou não - encontrei também (estava procurando desde o Natal) para quem doar cones de fios de costura e retalhos, material do tempo de costureira que uso bem pouco hoje em dia. A Casa de Apoio Amor Fraterno acolhe parentes de pessoas que vão a Porto União,em Santa Catarina, tratar de câncer. Os acolhidos recebem moradia e alimentação gratuitos e a casa é mantida através do trabalho de voluntários e bazares que realizam com a arrecadação de roupas e móveis doados. Os retalhos, aviamentos, lãs e fios são usados para confecção de bonecas que também são vendidas nos bazares e confeccionadas por voluntárias. Olha que trabalho magnífico:




Conheça o lindo trabalho deles e informações sobre como ajudar ---> aqui.

Tenho pensado muito na frase "Não cometa o mesmo crime pelo qual cumpre sentença", do filme "O Conde de Monte Cristo" que adoro, sobre injustiça, humilhação, poder, vingança e amor. Não compreendo muito bem qual a intenção do meu subconsciente por estar me lembrando com frequência da frase e do filme... de qualquer forma os tsurus e as bonecas me trouxeram uma mensagem muito clara, o bom agouro do qual todo coração precisa para ser feliz.  

Só quem for capaz de apreciar (e realizar) as pequenas delicadezas da vida terá um coração grande o suficiente para dar o justo valor aos grandes feitos.


Estou pensando em fazer um móbile com os tsurus - alguma outra ideia? Se desejar fazer os seus segue o passo-a-passo:


leia mais e veja ideias de decoração com tsurus aqui


32 comentários:

  1. Boa Tarde, querida Bia!
    Tão bonito o gesto deles e entrei no link e curti a página para ver sempre...
    As bonecas estão lindas! Amo bonecas...
    Gestos fraternos precisam mesmo ser divulgados...
    Já programei a resenha do seu maravilhoso livro e vou lhe avisar quando sair...
    Bjm muito fraterno e um 2017 abençoado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosélia, só encontrei ótimos comentários na página do projeto, o que dá credibilidade e mais vontade de ajudar. Já estou separando os retalhos sem uso para uma próxima remessa, e se não divulgamos, ninguém fica sabendo... a divulgação não é um meio de expôr o que se faz de bom, mas de estimular outras pessoas a ajudarem também. :)
      Obrigada pelo carinho da resenha, vou aguardar sim! Abraços!

      Excluir
  2. Encantada com a gentileza de quem te mandou essa caixa cheia de sorte...Lindo tudo! !Quem sabe surjam novos tsurus por aí? bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, eu fiquei boquiaberta quando vi... esses tsurus deram um sopro de bons sentimentos que me fez muito bem. Gentileza gratuita é sempre algo maravilhoso de se receber! Abraços!

      Excluir
  3. A doação espontânea é a que causa alegria, já que teu espírito iluminado clama alguns passos além da matéria! beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ives! Tem razão, doação espontânea traz sentimentos gratificantes, tanto para quem doa como para quem recebe! Abraços!

      Excluir
  4. Bia querida, sei que esse foi um momento feliz e - lá está! - fiquei feliz por você!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina, foi um momento feliz, que me fez sentir que "lá está!"... o coração suavizado me fez acreditar que é possível, é claro que é.
      Obrigada por seu comentário tão promissor! :)
      Abraços!

      Excluir
  5. Oi Bia,
    Estou precisando de uma caixa de pelo ao menos de um tsurus, pois a coisa comigo tá preta.
    Adorei
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, Dorli, sei bem como são essas fases difíceis... acredite, as coisas irão se acalmar... torço para que seja logo, não perca a esperança.
      Abraços!

      Excluir
  6. Oi Bia, bt!
    Espero que já esteja tudo bem com vc. Começar o ano doentinha, ninguém merece né?
    Que surpresa boa a que vc recebeu e só uma pessoa com a sua sensibilidade pode ser capaz de apreciar tamanha gentileza.
    Eu renovo meus votos de um 2017 muito abençoado e maravilhoso p/vcs!
    Bjssss e obrigada pelo carinho
    Ah!
    Eu nunca experimentei a batata "frita" no micro, mas acho que não deve dar certo mesmo kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dinha!
      Estou melhor das dores sim, fazendo tudo com mais calma... ter uma perspectiva de que vai dar certo torna tudo mais fácil.
      "Só uma pessoa com a sua sensibilidade pode ser capaz de apreciar tamanha gentileza." me peguei pensando nisso, quantas pessoas podem pegar os pássaros e simplesmente jogar fora, sem se dar conta do trabalho que dá para fazer e do significado que representa.
      Enviei uma mensagem para a gentil pessoa para lhe falar do presente que enviei em retribuição e ela me contou que costuma fazer isso em todas as encomendas que envia, mas que no meu caso por algum motivo inexplicável ela mandou uma "cama" de tsurus ao invés de um somente... Fala se não há algo de mágico nisso? :)
      A batata no micro até que fica boa, mas fica longe de ser crocante, kkkk! Vou testar a sua!
      Abraços!

      Excluir
  7. Que bela surpresa!
    As bonecas são muito fofinhas e quem as faz mostra muita bondade e generosidade.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisabete, sempre me encanto quando é perceptível que um gesto de solidadriedade ilustra generosidade autêntica - percebe-se que são feitas com muito amor!
      Abraços!

      Excluir
  8. Que surpresa linda!! <3
    Acho essa arte do origami fantástica. Aprendi a fazer umas estrelinhas uma vez e a tua história me deu ideias para alguns presentes. Obrigada!
    Lindas essas bonecas!! E quanto bem devem fazer também. Coisa boa saber que temos cada vez mais pessoas pensando no bem do próximo. Que isso vire rotina.

    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nah!
      que legal saber que essa ideia inspirou você também! :D Eu recebi essa semana numa encomenda de carimbos um clips enfeitado com um mini-catavento de papel, ótimo para prender recados ou marcar páginas, algo supersimples de fazer, mas tão gostoso receber esses pequenos carinhos! Pensei em fazer a mesma ideia usando uns cortadores em forma de coração e reciclando as sobras dos papeis bonitos que uso!
      Acredito que a divulgação nos inspira pois nos faz perceber que há muitas pessoas fazendo o bem por aí... e pensamos que vale a pena continuar sendo uma dessas pessoas.
      Abraços!

      Excluir
  9. Olá Bia,

    Surpreendente mesmo o gesto de quem embalou e lhe enviou sua encomenda. Tão raro ver coisas assim! São gestos que tocam e despertam o que há de melhor em nós.
    Já ouvi falar sobre a lenda dos 1000 tsurus e confesso que não me animaria a tamanha façanha-rsrs.
    Louvável o trabalho da 'Casa de Apoio Amor Fraterno'. Fui lá na página conferir. Aqui em BH há casas do tipo, que fazem também um belo trabalho de solidariedade, apoio e amor ao próximo.
    Fazer o bem sempre trará um retorno positivo a nível espiritual, pois nos sentimos gratuitamente gratificadas. É a energia do amor e da gratidão que nos circunda, trazendo sensação de conforto à alma.
    Fiquei encantada com as bonecas.
    A frase "Não cometa o mesmo crime pelo qual cumpre sentença" me remete também a outras reflexões, a nível da doutrina espírita, mas que não cabe salientar por aqui. Penso que se tal frase lhe vem sempre à mente é porque algum recadinho pode estar sendo mandado para você ou seu subconsciente deseja que você reflita a respeito.
    A frase que você citou no penúltimo parágrafo bem que poderia estar no Pensador: "Só quem for capaz de apreciar (e realizar) as pequenas delicadezas da vida terá um coração grande o suficiente para dar o justo valor aos grandes feitos."

    Feliz semana!

    Beijo.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vera!
      É verdade, fazer mil tsurus é uma façanha... eu fiquei pensando que levaria muito tempo para fazer os mil, ou seja, demoraria para realizar o desejo, mas na verdade, isso acabou se mostrando tão relativo! De qualquer forma o gesto de partilha da moça mostra um coração generoso que merece ter seu desejo realizado se estiver em busca do que lhe fará feliz. :)
      Eu achei as bonecas liiindas, cheias de vida!!! Eu gostaria de adquirir uma, quem sabe futuramente! Sei o quanto é importante para essas famílias vitimadas pelo câncer terem acolhimento humano e generoso.
      Sobre a frase, você tem razão, li em um livro que se algo torna-se recorrente em nossa memória, é porque está sinalizando de que é necessária uma ação em relação à isso, de preferência acertada, kkk. A frase me remeteu a uma série de interpretações: não julgar, evitar tornarmos iguais àquelas pessoas que nos magoaram com atitudes injustas (isso é muito frequente e passível de vigilância constante), uso do poder como vingança pessoal explícita ou velada, ausência do sentimento de transcendência em relação a situações em que nos sentimos falhos ou cobrados, nos prendendo a algo que não vale a pena, não saber perdoar aqueles que nos fizeram mal, enfim, a lista é imensa, rsrsrs.
      Suspeito que em relação à mim, refere-se a capacidade de transcendência, perdão, tolerância e de continuar colocando o amor sempre acima de tudo, não pagando a vida na mesma moeda arrogante, injusta e mesquinha ou sendo fria e egoísta. Mas cada um interpretaria à luz de seus próprios sentimentos e situações vividas...
      Conheço pouco da doutrina espírita, e embora não siga, respeito. É possível que explique muito da frase.
      Treinar o olhar para as pequenas coisas é mesmo algo fundamental... ou passamos a vida achando que o grande nunca é grande o suficiente, pois perde-se a referência de proporção e o sentimento de gratidão.
      Abraços, obrigada por sua visita!

      Excluir
  10. Olá, Bia.

    "Pequenos" gestos podem e fazem grande diferença. Gentileza, delicadeza... Como faz falta.

    Um abraço e uma boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Apon!
      Fazem falta e ao mesmo tempo fazem tão bem! As pessoas que mais amo no mundo são muito gentis e isso merece valor.
      Abraços!

      Excluir
  11. OI BIA!
    TENS UM CORAÇÃO GENTIL E AMOROSO POR ISSO, TIVESTE A PERCEPÇÃO DESTE GESTO NÃO MENOS GENTIL E O REPASSASTE PARA NÓS, FAZENDO ESTA CORRENTE DO BEM POIS, NA CERTA QUEM LER ESTE POST, PENSARÁ EM COMO SER GENTIL COM ALGUÉM TAMBÉM.
    ABRÇS AMIGA.
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Zilani, obrigada, que bom que enxergou dentro de mim uma pessoa generosa! Eu acho sim que passar a gentileza para frente gera uma corrente positiva e inspira outras pessoas a serem gentis também! :)
      Abraços!

      Excluir
  12. Biaaaa Que coisa Linda!

    Eu tenho uma coisa no site Enjoei e proposta dele é bem legal.
    Ter esse sensibilidade é lindo demais!

    Eu sempre quis aprender a fazr esses pássaros, a qual hoje eu sei que tem nome específico hahah

    Há gente do bem ainda!

    Beeijo
    http://minhaformadeexpressao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nathalia!
      Eu comprei várias coisas muito boas no Enjoei a um custo superbaixo e ainda tem o cunho ecológico e social que a troca agrega. Interessante que me despertou ainda mais minha consciência para evitar desperdício ou compras desnecessárias.
      Eu já fiz algumas vezes esse pássaro, é trabalhoso mas dá certinho! Depois é só soprar a parte de baixo pensando no seu pedido! :D
      Sempre que encontro alguém que age pelo bem gratuitamente a esperança do meu coração é renovada.
      Abraços!

      Excluir
  13. Bia,

    Que linda surpresa! Gestos simples que tocam corações.
    As bonequinhas são muito fofas.
    Abraços


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucinha, tem razão, uma surpresa que me levou a realizar vários pequenos gestos para pessoas que acredito terem bom coração e que espalham sempre o bem. Gentileza inspira, assim como as fofuras de bonecas!
      Abraços!

      Excluir
  14. Olá, Bia, 'in-riba'...sempre te vejo comprando online e taí algo que ainda não fiz...mesmo com o p.a.p não arrisco + à fazer os 'tsurus', já tentei fazer dobraduras e vishmaria,uma muito diferente da outra...sim,móbile é uma bela ideia... sim,caixas com surpresas boas tocam nosso coração e o o bom agouro para ser feliz. ...o filme "O Conde de Monte Cristo" é um "festival" de grandes e marcantes frases,algumas até ficam em nosso inconsciente... a vingança nunca é o melhor caminho e ainda pode não nos dar o que esperamos, melhor deixar para ELE...O melhor mesmo é Viver fazendo o bem, que haverá o retorno , puro reflexo de nossas ações....e de projetos sociais /Ongs tal como a bela 'Casa de Apoio Amor Fraterno'.
    Pelo carinho,bom finde,belos dias, abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Felis!!!
      Eu diria que 80% das compras que faço são pela internet, gosto de ter a calma de pesquisar melhor preço, vantagens de um produto, avaliações de quem já usou... faço isso com calma e sem o desgaste de ficar andando para lá e para cá, então gosto. É uma questão de hábito, eu acho, rsrsrs. E bem mais econômico!
      Dobradura é mesmo algo danado... uma dobrinha errada e lascou-se! Esses dias tentei fazer o "berrador" do filme Harry Potter, mas não ficou muito bom não, kkk, abortei a ideia!
      Esse filme é um dos meus preferidos! Com certeza o grande mote do filme é o quanto é importante perdoar o passado para viver um presente feliz, deixar a vingança ou o "provar" de lado - pois nos prende a uma situação que causa ou causou dor - e ter a fé de que Deus tomara conta do que nos fez mal com a outra famosa frase "Deus nos fará justiça". Destaque também para o tema amizade - uma falsa e invejosa, que o prejudicou tanto e o afastou da mulher que amava, outra leal e fiel que defendeu a vida dele sempre. Com certeza é muito mais difícil encontrar amigos do segundo tipo, rsrsrs. E sobre o amor, que é o que importa e o que precisa estar acima de tudo por um coração leve e pleno.
      Não por acaso há amor nos tsurus e no projeto da "Casa"... ainda bem! É o que salva esse mundo opressivo em que vivemos!
      Abraços!

      Excluir
  15. Queria tanto saber fazer isso, Bia. Mas não tenho a menor habilidade... rs Que lindos. Aliás, as bonequinhas tb. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sérgio, é uma questão de treino, somos capacitados a tudo a que nos dispomos com disciplina e foco... mas que não é fácil, não é mesmo! kkkk! Abraços!

      Excluir
  16. Boa tarde Bia,
    Que coisa linda ver numa encomenda tesourinhos desses servindo de cama às suas calças!
    Ainda há empresas que apreciam ver seus clientes satisfeitos!
    São gestos que fazem muito bem à nossa alma e nos impelem também a ajudar outros como a Bia habitualmente faz.
    As bonecas são uma gracinha e como pequenos retalhos e outras coisas do género podem ajudar as associações de apoio.
    Ato de enorme generosidade que muitas vezes nem temos a noção da sua dimensão.
    «Só quem for capaz de apreciar (e realizar) as pequenas delicadezas da vida terá um coração grande o suficiente para dar o justo valor aos grandes feitos.».
    Grande verdade.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ailime, são mesmo lindos, papeis coloridos e estampados em tons diferentes... até enviei um para dar sorte para o amor, rsrsrs. Na verdade o enjoei é uma comunidade de pessoas como eu ou você de compra e venda de artigos usados... a cama foi feita pela dona da calça, rsrsrs, uma sensível gentileza!
      Eu já estou separando uma nova caixa com materiais para as bonecas, desejo que muitas sejam fabricadas e vendidas para atender a um intuito tão nobre e importante!
      Quando nosso coração consegue se alegrar com o simples tem gratidão o suficiente para enxergar o que as coisas grandes representam sem se tornar egoísta ou arrogante. Esse é um dos motivos pelo qual sempre procuro enxergar (e plantar) a beleza no cotidiano, embora perceba que muitos julgam uma atitude infantil - quando na verdade é bem o contrário. :)
      Abraços!

      Excluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.