domingo, 12 de fevereiro de 2017

Dicas para ajudar sua saúde

Estudos apontam: a quantidade de toxinas que ingerimos somada ao nível de estresse com o qual vivemos e como lidamos com ele são determinantes para a quantidade de doenças que possivelmente teremos na terceira idade. Isso não significa que não podemos mais consumir uma pizza de calabresa ou explodir de vez em quando, só precisamos aprender a manter os hábitos em níveis saudáveis sempre que possível.




imagem freepik



"Limite a quantidade de toxinas que coloca dentro de seu organismo e ao mesmo tempo, aumente a sua resistência ao estresse", é a fórmula que consta no livro " Mude sua vida em 7 dias". Consciente disso há algum tempo sempre pesquiso meios para manter boa qualidade física e emocional e descobri algumas curiosidades e práticas interessantes:



  • consumir uma colher de chá de açafrão misturado à comida e uma xícara de chá verde todos os dias aumenta a resistência contra inflamações nos músculos, tendões e mucosas devido a propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes;
  • consumir uma cápsula diária de cramberry previne infecções urinárias;
  • compressas diárias de argila na altura dos rins diminui os níveis de diabete, bem como o consumo diário de um pedaço crú de batata yacon;
  • tomar um copo de água morna com meio limão espremido em jejum traz vários benefícios, veja quais ---> aqui
  • tomar um copo de água de berinjela antes das principais refeições diminui o peso e o colesterol ruim entre outros benefícios, leia ---> aqui

O emocional interfere bastante no equilíbrio físico e algumas terapias podem ajudar em conjunto com as tradicionais. Uma que descobri há pouco tempo buscando ajudar na minha tendinite - que segundo a literatura, é causada por raiva ou nervosismo reprimido, rsrsrs, bem o que passei - foi a EFT - Técnica de Liberação Emocional. É uma espécie de acupuntura feita com os dedos, muito rápida e fácil de fazer: consiste em imaginar a dor (física ou emocional), enquanto toca rapidamente pontos-chave pensando em uma emoção. Testei e gostei bastante do alívio imediato sentido após o processo. Pode ser usada também para emagrecimento e para tratar insegurança, ansiedade, mágoas, pois sua base é o desbloqueio de traumas emocionais. Veja como fazer nesse vídeo ---> aqui.

Outra técnica que me indicaram é a osteopatia, manipulação de ossos, articulações e tecidos moles por fisioterapeutas ou médicos habilitados para reequilibrar a estrutura do organismo sem medicamentos. Estou conhecendo agora, amanhã terei minha primeira sessão e farei o registro de minhas impressões aqui mesmo após a consulta. Atualizando: gostei tanto da técnica que nas próximas semanas farei um post sobre o assunto. :)

Importantíssimo: ame e ame-se sempre! Depois que reencontrei meu amor (*-*) há mais de cinco anos nunca mais tive dores de cabeça incapacitantes, isso acontece porque muitas doenças surgem como um meio inconsciente de autopunição criadas pelo ego quando este julga que falhamos. Afirmar várias vezes ao dia  "eu me amo e me aprovo" contribui para quebrar várias doenças com fundo emocional.

O livro citado acima dá mais algumas dicas diárias para preservar a saúde:

1 - Cochilo poderoso: pequenos cochilos conscientes ao longo do dia
2 - Exercício físico (não tem como escapar! kkkkk)
3 - Alimentação energética - testando individualmente quais alimentos o deixam desperto
4 - Risada medicinal - manter o bom humor e imaginar "boquinhas" rindo em cada parte do corpo sempre que precisar.

O livro sugere ainda um passo a passo para fortalecer o sistema imunológico no ataque às doenças. Essa e as técnicas para as dicas acima estão bem explicadinhas no livro. Lembrei que em fase de desequilíbrio emocional e tomada de decisões há anos atrás usei acupuntura tradicional e florais de Bach, também foram muito eficientes pra mim. E claro, como já comentei aqui, estar perto sempre que possível de pessoas que nos fazem bem!

Procuro sempre aliar as técnicas naturais às tradicionais para alcançar um bom resultado no tratamento de doenças e tenho obtido resultados satisfatórios. E você, já testou ou conhece alguma das técnicas acima? Qual é a sua dica?



"A principal causa de problemas de saúde é a resposta inadequada ao estresse".
mude sua vida em 7 dias - paul mckenna




Leitura Complementar
Encontre causas emocionais de problemas de saúde no livro "Você pode curar sua via" ---> aqui e no livro "Linguagem do Corpo", ---> aqui





22 comentários:

  1. Quantas técnicas e segredos bons pra conservar a saúde e prevenir danos futuros... Gostei! Linda semana! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, chica, que bom que gostou! O ideal seria explicar cada técnica, mas eu quis oferecer uma série de soluções alternativas no mesmo post, rsrsrs! Abraços!

      Excluir
  2. Ah isso é verdade, a gente somatiza tudo e transforma em doença. Aconteceu comigo no fim da faculdade fiquei três meses morrendo de dor na coluna.
    Eu devia fazer exercício mas tenho dificuldade de manter a disposição, já os alimentos que me dão energia eu totalmente desconheço kkk só sei que açúcar me dá sono.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alê, coluna é uma região típica para acumular tensões, e o interessante é que dependendo da região, está ligada a um determinado sentimento (falta de apoio, excesso de responsabilidade...). Vale pesquisar seu caso.
      Manter a disposição para exercício é bem complicado mesmo, ainda mais com o cansaço diário que acumulamos por precisar resolver problemas. E ironicamente fazer exercícios faz muito bem para a disposição... vai entender! kkkk
      O livro sugere que cada pessoa faça um teste com alimentos: após consumir algum, observar a reação do corpo cerca de 45 minutos depois... assim cada pessoa vai descobrindo qual alimento lhe desperta energia e qual lhe desperta sono. Confesso que ainda não testei, kkkkk, mas considero bem útil ter esse conhecimento, pois se um alimento nos dá energia, consumir antes de dormir é um perigo, por exemplo, kkkk!
      Abraços!

      Ps: estou respondendo agora sua mensagem inbox. :)

      Excluir
  3. Oi Bia,

    A tensao e o estresse acaba com a gente, seu texto veio em boa hora, tem muita coisa boa pra melhorar a saúde e o nosso comportamento no dia a dia.

    Gostei demais..

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa, que bom que gostou! Parece bobagem falar, mas vamos sendo envolvidos pelo estresse sem nem perceber... geralmente quando nos damos conta, estamos prestes a explodir, ou entramos em uma fase depressiva.
      Penso que o que puder ser feito para ganhar qualidade na saúde, melhor. Sem ela não conseguimos fazer todo o resto!
      Abraços!

      Excluir
  4. Indicações preciosas.
    Sempre coloco berinjela na sopa. mas desconhecia a água. Fiquei com uma dúvida. É um litro de água por dia?
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Elvira, sim, prepara à noite, cortando a berinjela com casca bem limpa em rodelas e deixando dentro de um recipiente com 1 litro de água. No dia seguinte, toma o preparado ao longo do dia. Conheço pessoas que consomem e dizem que faz muito bem.
      Eu gosto muito de berinjela à milanesa (basta cortar em rodelas, temperar com sal, passar na farinha de trigo e fritar), mas não é a forma mais saudável de consumi-la, kkkk!
      Abraços!

      Excluir
  5. Quantas dicas boas, Bia! Esse cochilo poderoso é bom, hein.... rs bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sérgio, é verdade, eu passei a cochilar depois do almoço e tem me feito mesmo muito bem. O livro sugere uma técnica para "cochilos conscientes" durante o dia (no ônibus, esperando uma reunião, no trânsito parado) com o intuito de promover pequenos relaxamentos diminuindo o estresse.
      Abraços!

      Excluir
  6. Olá, Bia.

    Em resumo: "Mens sana in corpore sano" (uma mente sã num corpo são). Eis o que devemos buscar sempre.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, Apon, um está intimamente ligado ao outro... quem compreende isso consegue ajustar a vida para ser longa e saudável. Abraços!

      Excluir
  7. Olá Bia,

    Que dicas excelentes! Já tinha ouvido falar da água morna com limão, mas nunca experimentei. As demais dicas estou conhecendo agora e já fui correndo ler o link sobre a água de beringela. Estou precisando demais de adotar esta dica. Veio a calhar. Estou com o colesterol ruim alterado e doidinha para diminuir um pouco da gordura abdominal. Não que ela esteja exagerada, mas está me incomodando sobremaneira, principalmente quando coloco uma roupa mais justa. O pior é que tudo só produz bons resultados com o exercício físico, do qual ando afastada por pura preguiça-rsrs.
    Conferi o vídeo da Rita e salvei para rever com calma e exercitar junto com ela.
    Esta postagem vai ajudar muita gente. Uma partilha formidável.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vera!
      Que bom que gostou! Acredito ser importante partilhar essas dicas, pois conhecimento natural sempre vale a pena.
      Eu não uso a água de berinjela pois estou com os níveis ok, mas já ouvi muitos relatos positivos sobre seu uso, além de provocar raríssimos efeitos colaterais.
      Exercício físico + alimentação saudável são o grade calo da humanidade, kkkk!!! Mas são necessários, não em demasia, sem neuras, mas com constância. O exercício creio que vale encontrar algo realmente prazeroso. Quando estava podendo fazer dança do ventre o exercício tornou-se um grande prazer para mim, espero me recuperar bem para voltar quando possível. Já academia não é muito minha praia. Essa é a dica... encontrar algo que goste!
      Vale a pena fazer a acupuntura dos dedos, vai por mim... sensação de alívio instantâneo em 5 minutos, rsrsrs.
      Abraços!

      Excluir
  8. Bia,
    Ler e praticar tem que ser incansavel.
    Bom, não posso tomar chá verde, eu fico eletrica a ponto de chegar a noite e nem dormir. Sobre o limão de manha, sempre tomei, mas alguns medicos disseram que é necessario ter cuidados para não agredir o estomago, este negocio de ph não é bem assim... Enfim, menos frituras, menos farinhas branca, menos açucares, mais paz.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sissym!!!
      Minha mãe tem o mesmo problema com o chá verde, perde o sono... eu não tenho problemas, a não ser que tome em demasia. Lembro que há anos atrás, quanto o chá verde foi lançado, diziam para consumir 1 litro por dia pois fazia bem à saúde... um mês depois que estava quase consumida era eu, pois ele derrete a gordura do sangue, fiquei igual a um palito, kkkkk! Hoje em dia paro em uma xícara só.
      De fato, o limão é uma fruta com opiniões bem controversas... creio que vale observar as reações do organismo quando consumimos qualquer coisa mesmo que com intuito positivo.
      Sua receitinha final é simples e perfeita!
      Abraços!

      Excluir
  9. Boa noite Bia,
    Um artigo super interessante e que nos ajuda muito a prevenir e a melhorar a saúde.
    Não conhecia as propriedades do açafrão e chá verde como anti-inflamatórios e vou usar.
    Os meus cuidados vão mais para evitar que o meu colesterol ruim suba e há cerca de quatro anos que tomo farelo de aveia integral ou simples que misturo em leite magro ao pequeno almoço (adoço ligeiramente com chocolate magro;)) e uma chávena pequena antes de dormir. Muito bom para o colesterol é também chá de casca de maçã reineta (não sei como chamam aí no Brasil) fervendo as cascas num litro de água que vamos bebendo durante o dia tipo chá leve. A casca tem que ser bem amarelinha ou seja quando a maçã está bem madura. Eu levava numa garrafinha para o emprego. Muito eficiente também.
    Meu marido anda fazendo tratamento osteopata e se dá muito bem precisamente para curar tendinite no ombro. (Já lhe transmiti a causa das tendinites. Ele sorriu;))!
    Ansiedade uma situação que tenho dificuldade em controlar. Tenho que tomar umas coisinhas para ajudar e faço chás tipo camomila, etc. Água com gotas de limão em jejum também é muitíssimo útil para o organismo e já tenho tomado.
    Um beijinho e obrigada por todas estas informações e dicas.
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ailime! Sobre a propriedade antiinflamatória do chá verde só descobri recentemente, quando pesquisei meios naturais para acelerar a cura da minha peritendinite.
      Aveia, sim, excelente para regular os níveis de colesterol, sem falar que faz bem para o funcionamento do intestino. Ótima dica!
      Dei uma pesquisada, maçã reineta no Brasil chama-se assim mesmo, rsrsrss, variedade importada. Outra ótima dica... passarei para minha mãe, que usa vários produtos naturais para controlar seus problemas de saúde, obrigada! Sem falar que deve ser gostoso, chá de maçã é uma delícia!
      Que interessante saber que seu marido usa osteopatia... eu estou muito confiante com o resultado! Achei graça quando disse que ele sorriu, rsrsrs - será que se identificou com as causas emocionais? kkkkk
      Sugiro experimentar a EFT para a ansiedade, é simples e rápida de fazer e dá um alívio e paz imediatos! Chá de camomila já tomei muuuuito e além de ser uma delícia, é bem eficiente como calmante leve e para ajudar no sono. Hoje tomo menos, graças a Deus, a decisões acertadas que tomei e a técnicas que aprendi tenho mais paz e amor interior o que colabora para que eu consiga retomar a calma com maior rapidez.
      Eu gostei muito das suas colaborações, é gratificante quando o leitor acrescenta conhecimento ao post!
      Abraços!

      Excluir
  10. OI BIA!
    TANTA COISA IMPORTANTE PARA A SAÚDE MAS, O QUE MAIS GOSTEI FOI DA ACUPUNTURA SEM AGULHAS, JÁ A FIZ E SALVEI O VÍDEO, ADOREI.
    QUANTO A ATIVIDADE FÍSICA, FAÇO COM MEU MARIDO E A CANDY (NOSSA CACHORRINHA) UMA CAMINHADA PELA MANHÃ, ENTÃO NÃO É MUITO INTENSA, MAS, A TARDE PEDALO EM MINHA ERGOMÉTRICA E SÓ, KKKK.
    OBRIGADA, AMIGA.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Zilani, que bom que gostou da acupuntura sem agulhas, eu testei e achei um método muito prático e rápido.
      Penso que suas atividades são ótimas, caminhada e ergométrica, trabalhando o sistema cardiovascular, tão necessário. O mais importante não é tanto a intensidade, e sim manter a frequência dos exercícios físicos. Eu saio duas vezes por dia para passear com meu cachorro dez minutos, à tarde e perto da hora de dormir... é também um exercício de força, pois o bicho está bem grandinho, kkkkkkkkkk!!!!
      Abraços!

      Excluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...