domingo, 13 de agosto de 2017

6 anos de blog -> Em paz com a sombra

Sim, essa aí sou eu, a dona da Bia, que se chama Vanessa, ou Vane para os mais chegados. Muito prazer, rsrsrsr!

O blog completou 6 anos dia 04 e pela primeira vez, não me dei conta, acreditam? Para verem como ando envolta em conhecimentos e atividades, rsrsrsrs! Começando do começo, vou falar um pouquinho sobre sombras...



imagem daqui

(quem quiser pular a explicação pode ir para o final da página, em "o que mudou no blog")

Tenho percebido a importância da auto-aceitação em oposição à auto-repressão. oriunda das rejeições à nossa "sombra", aos aspectos do nosso eu que não são bem acolhidos socialmente inclusive a partir de conceitos deturpados sobre o que é sombra, das rejeições e reprovações que sofremos ao longo da vida.

Nossa sombra é tão importante quanto nossa luz. Já diz Lulu Santos em Certas Coisas, "não haveria luz se não fosse a escuridão". A sombra tem um potencial enorme de ação, realização, dinamismo, criatividade, que quando contido gera transtornos, neuroses, doenças físicas e compulsões, pois sufocá-la potencializa seu poder, que precisa eclodir de alguma forma. Além do mais, repressão = contenção de sombra = autossabotagem.

Por esse motivo repete-se a importância do acolhimento amoroso de todos os nossos aspectos. Isso não significa passar a seguir todos os impulsos sem critério, e sim saber trabalhá-los, não deixar de se amar por ser diferente e sim amar seus diferencias, escolher contextos que os apoiem e estimulem ao invés de se contrair, se sufocar. Uma das leis da Mecânica Quântica é, "quanto mais se contrai, mais gera caos. Quanto mais se expande, mais gera ordem."

É preciso "perder o medo de perder a posse de si - saber ouvir e aceitar um não sem se derrubar, saber receber um sim com sensação de merecimento". Estudos mostram que temos quatro centros de sombras que precisam estar bem cuidados e equilibrados:

1) empoderamento - responsável pela sensação do "eu posso" e suprimida quando damos valor demais ao que outras pessoas falam/querem. Melhora com a reflexão, "a quem estou dando meu poder"?

2) afetividade - responsável pelo magnetismo pessoal, capacidade de se relacionar com as outras pessoas. Falta de afetividade gera anulação, depressão e apatia. A indicação é cuidar melhor de si - interna e externamente, o que inclui saber colocar limites.

3) imunidade - também conhecida como guardiã, responsável pela força física e emocional, não se abate com facilidade. Fortificado pela coesão, pelo ser verdadeiro(a) consigo mesmo.

4) fortuna - subestimação, menosprezo, levam a poucos ganhos e/ou perdas financeiras significativas e/ou esforço excessivo para prosperar. Revertido alimentando vivaz e alegremente o sentimento de "mereço o melhor" - sem arrogância.

Para quem possa estar questionando, a Bia deixou de ser minha sombra já há uns dois anos, estamos fundidas e de posse do conhecimento de que é preciso estar aberta experenciar, expandir, resolvi quebrar minha resistência - algo que demandou muito estudo e superação - talvez por finalmente ter satisfação pelo que sou. Sei que errei muito, a diferença é que agora eu sei onde, e sei como evitar isso, o que não significará exposição pessoal e desnecessária. Sei também a quem dei meu poder (ouvidos) erroneamente e estou mais imune a isso, sem gerar amargura, embora no meu caso até uma certa idade, eu não tive escolha - mas agora, tenho.


O que não mudou


Continuo amando o mesmo e maravilhoso homem, com os mesmos planos e escolhas, com a filha como grande apoiadora, estudando, trabalhando e ajudando quando é possível, fiel ao que sou o mais que posso, silenciando cada vez mais os ecos das sombras repressoras do passado sem olhar isso com mágoa (ao que se rejeita, persiste).


O que mudou no blog


  • Visual - continuo amando praia (tema recorrente do blog), só quis mudar um pouco, mesmo rsrsrs. Opinem se gostaram, está legível, leve para carregar...
  • Abaixo do banner temos os ícones das redes sociais que uso: Instagram, Pinterest, Google + e YouTube. Nesse há vídeos sobre Mecânica Quântica e  Neurociência, Terapias Holísticas, Indicação de Livros e Arte. Facebook nem uso, não coloquei. Todos estão convidados a conhecer e participar, se gostarem.
  • Conteúdo: agreguei o conteúdo dos meus outros blogs Haicai e Outros Poemas Mais e Homeopatia do Amor, então há muita coisa nova nos marcadores (rodapé da página): fotos, tutoriais, poemas, Tags, projetos do bem...


Espero que gostem das mudanças e aproveito para agradecer o carinho e a companhia de todos durante mais um ano de blogosfera!


Obs: quem preferir pode continuar me chamando de Bia, claro! :D



40 comentários:

  1. Parabéns pelos 6 anos desse lindo blog e bom ver que na essência ,as coisas boas e amores continuam os mesmos e ao blog o que foi acrescido, somou mais ainda..Valeu! Felicidades! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chica! Muito obrigada por estar aqui nesse momento! Sim, meus amores continuam os mesmos e quanto às coisas boas, tenho buscado melhorar e direcionar a vida nesse sentido. Que bom que gostou, grande abraço! :)

      Excluir
  2. Bom dia amiga!
    Minha visita hoje é para divulgar o blog da Biblioteca da escola que trabalho EREM DR Mota Silveira. Biblioteca Madre Ódila Maroja, este cantinho especial nasceu recentemente. É um blog voltado para pesquisas nas mais diferentes áreas de conhecimento, já tem postagens de , Matemática, Química, Biologia, Língua portuguesa, Filosofia, Sociologia, Direitos Humanos e outras áreas de conhecimento. Também faço parte na organização e pesquisas das postagens. O link é este, http://bibliotecamadre.blogspot.com.br/ caso deseje conhecer e seguir, será um grande prazer, pois como seguidora e comentarista dos meus blogs, você só engrandece as postagens. Obrigada, tenha um Domingo de muita paz e um início de semana abençoado.
    Desculpe não comentar a sua maravilhosa postagem, logo retornarei. Abraços Lourdes Duarte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo convite, Lourdes, visitarei tão logo seja possível! Sucesso em seu novo projeto! Abraços!

      Excluir
  3. Oi Bia-ou Vane? (ainda estou confusa...)rsrs.

    Sempre gostei do seu blog e continuo gostando: está clean e completo, como eu gosto

    BJKS
    JAN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jan, pode me chamar como quiser, rsrsrs, as duas estão em mim sempre!
      É uma satisfação saber que gosta de estar aqui, não sou muito de frufrus, rsrsrs, além de deixarem o blog pesado!
      Abraços e obrigada pelo carinho!

      Excluir
  4. Olá Bia (Vane, já que me considero chegada-rsrsrs).
    Estava atualizando o meu blog e vi, de relance, que você está comemorando os seis anos de blog e de permanência na blogosfera. Claro que tinha que passar por aqui, apesar de estar afastada das interações.
    Adorei o novo layout. Você está linda na foto.
    Apesar de já conhecê-la como Vanessa, penso que será difícil deixar de chamá-lade Bia-rsrs.
    Li a postagem, mas vou ater-me a cumprimentá-la pela ocasião especial.
    Parabéns! Seu blog é de grande qualidade e torço para que ele permaneça por longos anos na blogosfera.
    Um abraço ao seu pai, pelo dia!
    Tudo de bom!
    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vera! Claro que já é chegada, ainda mais que sempre nos falamos no Insta! :D
      Muito obrigada pelo elogio, e pode me chamar como quiser, rsrsrs - confuso né? kkkkk Mas tão cedo não pretendo implementar outra mudança desse porte, rsrsrs...
      Obrigada pelo carinho e pelos cumprimentos, me expresso no blog de uma forma como não me expresso em outras redes e por esse motivo, gosto de estar aqui, e gosto de perceber a evolução, o teor comparativo de hoje em contraponto ao do início, numa caminhada privilegiando a percepção positiva, e olhando para trás e percebendo que fiz um bom trabalho até aqui, conclui pertinente mostrar quem sou.
      Obrigada pelo carinho comigo, com meu pai, e com meu blog, ainda bem que veio, sua presença faz a diferença! Grande abraço!

      Excluir
  5. Olá, querida amiga Bia!
    Vanessa, parabéns pelo seu inteligente e lindo blog!
    São anos que nos 'falamos' por aqui e só aprendo com suas reflexões sábias que me levam a gostar cada vez mais do seu jeito de pensar e blogar...
    Teria muito a dizer do seu post festivo mas fico com o 'empoderamento'.... dei-me um poder de amar e do amor como você... infinitamente...
    Fico por aqui pois o amor envolve tudo, amiga...
    Seja feliz e abençoada!
    Bjm fraterno, festivo de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosélia, obrigada! Que bom que o blog ainda agrada, em meio a tanta inclinação para as obviedades que o mundo nos oferece!
      Que lindo o que colocou sobre o empoderamento... tem razão... amo muito mesmo, com verdade e profundidade, e tudo o que eu quero é que esse amor chegue na mesma intensidade que sinto nas pessoas que amo... será que meu amor consegue percebê-lo com a mesma intensidade que você? <3
      Muito obrigada pelo carinho e companhia esses anos todos! Abraços!

      Excluir
  6. Tudo é aprendizado e como dizia Lavoisier, "nada se perde, nada se cria, tudo se transforma". Parabéns Bia/Vanessa/Vane! Vida longa e próspera para o blog e para você.

    Um abraço e uma boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Antonio, muito obrigada por sua presença aqui, sim, vamos transformando o conhecimento, revendo crenças e padrões, pesquisando a fundo para não cair em primeiras ideias, e assim construímos um perfil muito particular. Se for para o melhor, que venha! Abraços!

      Excluir
  7. Querida Bia,

    Orgulho de estar aqui e desejar Parabens.

    Eu vi o seu crescimento, tanto nos textos cada vez melhores quanto a empatia.
    O que voce escreve tem muito valor, faz refletir.
    Interessante suas colocações, especialmente ao dizer ""perder o medo de perder a posse de si - saber ouvir e aceitar um não sem se derrubar, saber receber um sim com sensação de merecimento". Isso já diz muita coisa para quem quiser e entender se transformar. Não é facil, vivemos à luz das provações.

    Eu parei de escrever tem mais de um ano, mas até hoje ele tem a mesma cara.

    Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Syssim! Que bom que veio! :D
      Interessante colocação sobre a empatia... sempre fui reservada, encontrei uma resposta muita significativa em uma livro sobre isso, sobre sensação de abandono na infância que acaba se perpetuando na vida, que me fez compreender essa defensiva e mudou minhas atitudes - quem sabe um dia escrevo sobre, rsrsrs. Além desse entendimento, tenho tido o conhecimento do quanto é saudável estar aberta às pessoas no sentido de conhecer e colher experiências de observação, se fortalecer interiormente, viver com menos ilusão e mais lucidez, sem no entanto fazê-lo com amargura - a vida precisa ser suave e agradável.
      O reverso da frase que citou parece-me a base social de hoje o que é lamentável... somos tão cobrados, tão provados, como disse, tão compelidos a caber em modelos que só conseguimos nos libertar quando nos damos conta de que nunca será possível agradar a todos, que o esforço demandado cria um rombo em nosso interior, e que a nossa maior beleza está em nossas singularidades, uma pena quem não valorize isso. Mas não, não é nada fácil defender esse novo modelo, que aceita um não sem abatimento e um sim com merecimento - exige autocontrole sobre a tendência a se sabotar ou reprimir o tempo todo! Mas compensa, sem dúvida!
      Sinto falta dos seus escritos e estou muito feliz porque você está aqui!
      Abraços!

      Excluir
  8. Muitos parabéns!
    Sucesso para todas essas mudanças!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elisabete, obrigada pelo carinho, que bom que veio! Grande abraço!

      Excluir
  9. Eu vou voltar para ler e comentar,
    nesse momento estou numa correria só
    Você Bia, é a Vane ?
    A Vane ?
    que notícia boa!
    a Vane das cerejas ?
    que surpresa boa !!!!
    bjs
    eu volto

    Zizi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Zizi, siiiiiim, eu sou a Vane das cerejas, kkkkkk - minha foto de perfil no HOmeopatia!!! Sim, a Vane do tutorial de rodízio para cortinas, kkkk! Que legal sua espontaneidade no comentário... ainda bem que a surpresa foi agradável, kkkkkk! Grande abraço, obrigada pelo carinho!

      Excluir
  10. Bia, posso continuar te chamando assim? rsrs
    São 6 anos de vida na blogosfera, 6 lindíssimos anos e você passou por eles com elegância querida!!!

    Ah, bom demais ver o seu rostinho!! Já te imaginava assim, sabia que tinha cabelos longos e um sorriso lindo e cativante!! Sério mesmo!! O perfil anterior já nos fazia imaginar!! rsrs
    Mas você também tem carinha de Vanessa, aliás um nome muito lindo!!
    É bom se mostrar, sair, interagir, mostrar ao mundo toda a sua luz!
    Afinal, seis anos de blog é uma longa caminhada e você se manteve fiel a ela, sempre com informações incríveis e conteúdos de grande sabedoria neste cantinho, que por sinal, ficou lindo e super levinho!!

    Parabéns por sua obra!!
    E que continue a nos cativar mais mais longos e longos anos Vanessa !! :)))))
    Um grande beijo e uma semana maravilhosa! :))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana!
      Pode me chamar como quiser, e que bom que está aqui! Mais uma parceira de anos!
      Muito obrigada por seu carinho, é curioso saber como as pessoas me imaginavam, não havia pensado nisso, rsrsrs!
      "É bom se mostrar, sair, interagir, mostrar ao mundo toda a sua luz!" Ainda quebrando resistências, estou procurando agir nesse sentido, sei que é o mais saudável! Muito obrigada por sua companhia e espero estarmos juntas por aqui um bom tempo! Grande abraço!

      Excluir
  11. Olá,...sim, 'tudis in- riba', boa noite!Confesso que desde quando soube que Bia era a Vanessa,'sabia' que logo vc iria mudar. Demorou mais do que 'logo', mas quando mudou o nome do blog, fase nova, era só uma questão de tempo... pura ilação minha!
    O blog aniversariante - Parabéns por mais um Ano de atividade , sempre com muita qualidade - está sim muito 'levinho' para carregar!Não acessei as 'mudanças,mas irei!
    Eu também completei 6 anos em 31 de julho,mas estou naquela 'base'; continuo com o blog aberto por uma razão parecida com o seu 'Não Mudou' , continuo amando meu amor e minha filha me apoia...e elas pediram para mantê-lo aberto...e ,bem,#piada, tudo começou quando ouvi um grito:
    - Muito bem, pessoal - vamos organizar isso em duas filas.
    Vocês homens que sempre dominaram suas mulheres, façam fila aqui, a esquerda. E os homens que sempre foram dominados por suas mulheres façam fila, a direita.
    A fila dos homens dominados por suas mulheres tinha mais de 100 quilômetros. Na fila dos homens que dominavam suas mulheres só estava 'euzinho' .
    Incrédulos me perguntaram,o que estava fazendo ali,sozinho:
    - Olha,....eu não tenho certeza mas foi a minha mulher que mandou eu ficar aqui.
    Então...Manda quem pode, obedece quem tem juízo!

    Às vezes nos escondemos nas sombras, aprendemos a mostrar somente o que queremos, com receio do que as pessoas possam falar/querer: empoderamento; antes de mais nada, necessitamos começar por mudar nossa crença de que ter um lado sombrio é possuir uma falha e,como 'dito' acima ,quebrando a resistência , cuidando melhor de si - interna e externamente- e se verdadeiro(a) consigo mesmo , satisfeito pelo que somos , planejaremos como reagir a luz, olhando com outra ótica o que sentimos e valorizando somente quem realmente está conosco, para enfrentar tudo de cabeça erguida,com a consciência que merecemos o melhor!
    E ,no seu caso, vc merece sempre o melhor!
    #affmaria,virou um post,obrigado pelo carinho,feliz semana,belos dias,abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Felis! Ooolha, então você já desconfiava que eu mostraria minha cara, kkkk... confesso que me deixou pensativa quando comentei da troca de sua foto de perfil e você comentou algo como, "está na hora de trocar a sua". Você tinha razão, mas foi preciso muito mais do que alguns cliques para que eu pudesse colocar em prática... é curioso como algo tão simples pode demandar um processo longo.
      Quando comentei com minha filha o que faria, ela respondeu, "eu acho que já deveria ter feito isso faz tempo, a pergunta é, a senhora está preparada?"... me conhece bem a bichinha!
      Interessante o motivo que o leva a deixar o blog aberto e pode dizer às mulheres da sua vida que eu as apoio completamente, kkkkkkk! Quanto ao mandar... bem, como já comentei contigo, não estou no grupo das mulheres que mandam e com certeza essa é uma das minhas características-exceção, embora eu sempre fique em dúvida se esse é um ponto positivo ou negativo, rsrsr, por saber que o padrão é o que citou, rsrsrs.
      Acertou em cheio, "necessitamos começar por mudar nossa crença de que ter um lado sombrio é possuir uma falha" - essa é uma das grandes descobertas que fiz nos últimos tempos. Não nos esconder na ou da sombra, e sim usá-la a nosso favor. Essa questão das sombras deu um salto a partir do relacionamento muito aberto com o homem que eu amo, como se tivesse libertado uma parte minha que só ele consegue.
      "Planejaremos como reagir a luz, olhando com outra ótica o que sentimos e valorizando somente quem realmente está conosco, para enfrentar tudo de cabeça erguida,com a consciência que merecemos o melhor!" sim... aprendemos que agir assim é agir com egoísmo, essa é uma crença limitante, pois quando nos amamos como somos temos a possibilidade de optar por construir relações mais verdadeiras e positivas, naturalmente generosas e amorosas, com pessoas que nos ajudem nisso.
      "E,no seu caso, vc merece sempre o melhor!" Essa é outra resistência que tenho buscado quebrar... fui compelida por um conjunto de palavras e situações diferentes ao longo da vida a acreditar que não mereço, que sempre há alguém que merece mais, e é preciso muito empenho para mudar o que está enraizado em nosso sistema de crenças - passar do consciente (já resolvido) para o convencimento do subconsciente (sentimento). Obrigada por me contar, rsrsrs, dou valor ao que dizem as pessoas que sinto gostarem sinceramente de quem sou. Muuuito obrigada! Grande abraço! Tudo de bom!

      Excluir
  12. Adorei tudo, Vane! Já te conhecia pq tenho seu face, mas a repaginada no blog ficou linda. E que postagem bonita. Um desabafo sincero e que marca uma nova fase. Parabéns por tudo, pela coragem e pelos seis anos de blog. bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sérgio, sim, já nos vimos no Face, assim como sabe que há tempos estou ausente por lá, rsrrss. Obrigada por falar de coragem... eu não diria que é fácil, rsrsrs, há pontos que estão bem difíceis e há momentos em que dá vontade de sumir, mas estou buscando tirar de tudo, meu melhor e me manter bem. Obrigada pelo carinho e amizade de sempre! Grande abraço!

      Excluir
  13. Aceitação é palavra chave, diria mesmo que é A palavra chsve.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina, com certeza! Trabalhar a auto-aceitação é quase como nascer de novo! Grande abraço, obrigada por estar aqui!

      Excluir
  14. Bom dia Vanessa,
    Gosto também de a chamar assim e é um prazer conhecê-la. É uma menina linda.
    Os meus Parabéns pelo Aniversário do Blogue.
    Tem sido um gosto ler os seus artigos escritos com muita inteligência e conhecimento.
    Por vezes nem me sinto a altura de responder, mas neste caso liberto a minha sombra e vou em frente;))!
    O Blogue está lindo, artigos cada vez mais cativantes e a Vanessa cada vez mais segura de si, deixando para trás sombras que neste momento não passam disso mesmo, uma vez que a luz tomou o seu lugar.
    Beijinhos e muitas felicidades.
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ailime! "Menina linda" aos 42 anos é um grande elogio, kkkk!
      Obrigada pelo carinho e por estar aqui! Estou muito feliz pois as pessoas da blogosfera que são especiais para mim estão quase todas aqui e eu dou muito valor para as pessoas que me fazem bem! :D
      Eu gosto demais dos seus comentários, se escrevo como escrevo isso também é resultado da soma de cada conhecimento que deixaram aqui nos comentários! Como aprendo com todos! Como gosto da visão simples da vida... às vezes mergulhamos fundo em complexidades e nos perdemos de quem somos, é importante manter a ligação com o pensamento simples, que pode nos trazer muitas respostas certeiras.
      "...uma vez que a luz tomou o seu lugar"... luz... no Reiki trabalha-se justamente com o potencial de ativar a luz que existe em cada um, afinal, como ouvi esses dias, "onde percebemos melhor um fósforo que acende? Na sombra ou na luz?" Penso que se eu conseguir resolver bem a sombra a ponto de fazer com que a luz brilhe e se destaque, talvez isso possa ajudar outras pessoas também.
      Por outro lado respeitar o espaço de nossa sombra nem sempre é bem recebido por aqueles que gostam de nos manter cativos no escuro e lidar com isso requer muito amor próprio e aprendizado.
      Abraços!

      Excluir
  15. Parabéns, que mantenha sua motivação e que as mudanças sejam mais sucesso para seu espaço. Grata por sua visita, eu completei 10 anos em 09/08 e é sempre muito bom celebrar . bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, 10 anos de blogosfera... será que chego lá? rsrrssr
      Muito obrigada pelo carinho e incentivo, desejo tudo de bom! Abraços!

      Excluir
  16. Voltei
    e já vi sua resposta ao meu outro comentário, onde fiquei entre a surpresa e a curiosidade . Sabe, Fernando Pessoa teve mais de cem heterononimos . Não sei se são as sombras das quais fala, mas também eu gosto assim de me entregar a outros nomes e desenvolver um jeito de ser. EuZizi, Comzizi, Sabe, a partir daí fui mais feliz, e desenvolvi um equilíbrio que sempre desejei.
    Parabéns pelo aniversário desse blogue que está muito lindo nesse formato clean bem fácil de ler e entender.
    Vane, te agradeço pelos posts sempre bem elaborados, tem sido de muita ajuda para mim. As vezes releio mais que uma vez, mas vou entendendo e tomando como pratica para viver.
    Só uma sugestão, liste seus outros blogs aqui na lateral.

    bjs
    vou aguardar o livro, e desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Zizi, ontem sem querer pulei seu comentário, rsrsrs!
      Eu soube dos heterônimos de Fernando Pessoa, inclusive ele tinha até personalidades mulheres, e cada heterônimos tinha um perfil construído, bem interessante. Quando comentou sobre os seus e sobre o quanto isso a tornou mais feliz, penso que somos de fato construídos por um compilado de características como se tivéssemos várias personalidades coexistindo no mesmo ser, o problema é quando há um conflito entre essas personalidades, nesse caso fica claro que alguma (s) dessas está representando a sombra reprimida e/ou a vivência de um "eu" que não é nosso, e isso certamente se tornará um problema, pois não é possível matar uma parte do que somos. O humano foi criado com equilíbrio inerente e para viver esse equilíbrio, se uma parte nossa está sendo suprimida, o próprio universo se organiza insistentemente de forma a nos reconectar com esse equilíbrio, e negar essa natureza provoca muita dor e sofrimento.
      Que bom que gostou da nova cara do blog! :D Gosto do que é clean e fácil em tudo na vida!
      E que bom que meus escritos provocam reflexões positivas! Creio que não ficou claro, mas o conteúdo dos outros blogs está baixado aqui mesmo, logo abaixo das postagens, nos Marcadores, você encontra os posts do Homeopatia do Amor e do Haicai e outros poemas mais! O único blog que não baixei aqui foi o Diário de 5 anos, pois as postagens são diárias.
      Obrigada pelo carinho, abraços! Vanessa

      Excluir
  17. Obrigada por sua visita no meu blog.
    Já estou te seguindo aqui.
    Parabéns pelo blog.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bell, será sempre bem vinda! Abraços!

      Excluir
  18. Oi Bia, bt!
    Menina, muito bom conhecer a Vanessa e ainda mais com esse sorrisão no rosto. Muito prazer, sou Conceição! kkk
    Bia ou Vanessa, o importante é tê-la como amiga e poder comemorar os 6 aninhos desse blog maravilhoso. Desejo que você tenha cada vez mais sucesso. Parabéns pelo novo visual do blog e pela foto linda do perfil !
    Bjssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dinha!
      Ou melhor, muito prazer, Conceição! :D
      Gosto muito do seu alto astral de sempre, sabia?
      Obrigada pelo carinho e pelo elogio, que bom que gostou da surpresa, comemorar é sempre bom, não é?
      Grande abraço!

      Excluir
  19. Oi, Bia, Vane... Na minha mente já existiam os dois nomes! Bom que assumiu seu alter ego, se é que cabe pois haveria de ser o contrário :D
    "Ao que se rejeita, persiste" - A revolta... que rejeitada virou romance! Em contrapartida, lembrei do ditado "Quem planta vento, colhe tempestade", já que a inércia de ações traz consequências e, pelo visto, atitude foi o que mais te motivou nas mudanças do blogue, que dirá da vida!
    Gostei das mudanças e o blogue ficou mais organizado do que já era.
    Parabéns pelo aniversário do blogue. Parabéns pra você!!
    Eu estou voltando devagarinho para a vida blogueira. Ainda me organizando!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lumaaa! Que saudades, e que bom vê-la de volta! Espero que esteja tudo bem contigo!
      É estranho ler sobre alter ego, quando estou tentando aprender a deixar o ego de lado, por outro lado isso só é possível quando o ego é forte (não no sentido de poder, mas no sentido de amor próprio e segurança) o suficiente para sair de lado sem medo de perder a identidade. Resumindo, então acho que o que quis dizer foi bom, kkkk!
      Tem razão, aprendi que a inércia é contra nossa natureza e que as consequências da zona de conforto são desastrosas... Embora sair disso não seja nada fácil! O que tenho feito é estudar muito e cuidar do que penso e sinto, o que mais uma vez, não é fácil, kkkkk! Mas confio que é o melhor!
      Que bom que voltou, amanhã estarei mais folgada, darei um pulo no seu blog! Abraços!

      Excluir
  20. Muitos parabéns, vários parabéns!
    Pelo aniversário do blog: persistir nesta plataforma que é tão aconchegante já pode ser considerada coisa rara.
    Parabéns pelas mudanças no blog: cuidar desse cantinho, adubar, semear é sinal de tanto carinho, para com seus leitores, para consigo mesma, afinal, este é um diário!
    Parabéns por trazer sombras à luz.
    Ah e também quero dar-te os parabéns pela coragem de gravar para o youtube. Já assisti a vários vídeos teus, são muito bons.
    Enfim, é uma alegria estar aqui e celebrar tantas mudanças boas por aqui!
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana, é uma satisfação tê-la aqui!
      Sou uma pessoa perseverante no que meu coração diz valer a pena, rsrsrs.
      Estou feliz por ter gostado das mudanças e evoluções do blog, e principalmente, por ter feito menção aos vídeos. Tenho alguns gravados, mas e tempo para editar e publicar? rsrsrs De qualquer forma é muito bom saber que o conteúdo é relevante, é incentivador!
      Muito obrigada pela gentileza, carinho e alegria que trouxe aqui! Abraços!

      Excluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.