domingo, 17 de setembro de 2017

#17Calçada + Receita



Hoje pela manhã desci e fotografei essa imagem, é da calçada bem em frente ao meu bloco no condomínio onde moro. Essa pracinha tem alguns bancos e duas árvores enormes bem antigas onde as crianças gostam de brincar. Gosto de calçadas assim, de pedra, bem rústica. Uma pena que hoje em dias as calçadas sejam meio padronizadas, só cimento, gostava dos desenhos criativos que se faziam antigamente. Se eu morasse em uma casa gostaria que tivesse uma calçada bem feita e segura - há umas lisas e bem perigosas - e um canteiro para flores, algo que hoje se vê bem pouco. 


E que tal uma receita? Minha filha está viajando cuidando de questões com as quais há muito não tenho ligação e sozinha em casa, em meio às minhas encomendas resolvi fazer uma torta salgada para saborear no café da tarde. Servidos?



Torta salgada fácil

  • 3 ovos
  • 13 colheres de farinha de trigo
  • 1 e 1/2 xícara de leite
  • 3 colheres de queijo
  • 1 colher de fermento
  • 1/2 xícara de óleo
  • sal a gosto

Recheio:


  • Temperos picados ou em rodelas a gosto (cebola, tomate, pimentão)
  • Uma lata de sardinha em molho de tomate limpa da espinha ou frango desfiado ou salsinha em rodelas ou palmito em rodelas ou queijo e presunto picado
  • Sal e pimenta a gosto
  • Milho e ervilha, se gostar

Para a massa basta bater tudo no liquidificador. Para o recheio misture tudo, provando e acertando o tempero.  Pode-se montar de duas formas: 1) coloque metade da massa na forma (não muito grande, eu usei uma redonda com 20 cm de diâmetro), espalhe o recheio e cubra com a outra metade ou 2) coloque toda a massa em uma forma 20 x 30 e espalhe o recheio sobre a massa. Asse em forno médio por 30 a 45  minutos, está bom quando estiver ligeiramente dourada em cima. 

8 comentários:

  1. Linda foto e realmente é uma pena que não cuidem das calçadas. Semana passada ci um tombão por causa disso! Essa torta é das boas:simples e gostosa! bjs, linda semana,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chica, puxa, se cuide! Uma tia minha uma vez até quebrou o cotovelo numa queda dessas! Há calçadas que são de lascar! Abraços!

      Excluir
  2. Poxa, Vane. Pena que teletransporte, só em jornada nas estrelas, senão, ia querer um pedaço... Rs rs rs...

    "Vida longa e próspera!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Apon, que pena, rsrsrsr, modéstia à parte ficou ótima! Mas se você gostar de cozinha, pode testar a receita, facinha! ;) abraços!

      Excluir
  3. Boa tarde Vane,
    Linda foto!
    Também gosto das calçadas de pedra e tenho sorte que aqui fazem assim. Passeios, estradas pedonais e estacionamento em pedra. Fica bem rústico, mas muito agradável.
    Um beijinho e boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ailime, vejo pelas fotos de sua Portugal o quanto conservam em vários aspectos a rusticidade. Admito que para as ruas o asfalto é muito mais rápido e confortável, mas as calçadas ficam lindas com os desenhos em petit pavé, como os que tem nas calçadas de praia, como no Rio de Janeiro. Abraços!

      Excluir
  4. Vc é uma ótima fotógrafa, Vane. Eeu faço essa torta... rsrs É boa demais. bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, adoro fotografar! Gosto muito de cozinhar especialmente o que é prático, rsrsrsr! Abraços!

      Excluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.