sexta-feira, 22 de setembro de 2017

#22Olá,Primavera! e sobre


Fiquei pensando no que escreveria hoje. O calor está se aproximando e os miolos parecem ficar meio "cozidos", rsrrsrsrs, o pensar fica leeento...





É interessante o ar positivo que a Primavera provoca nas pessoas, deve ter a ver com a questão do renascimento, do florescer... existe a analogia do cuidar do jardim interior. Podemos passar boa parte da vida pensando, "quando eu tiver um jardim assim ou assado (condições ideais) então poderei sentar num banco e apreciá-lo (aproveitar a vida)". A questão é que a vida não funciona bem assim.




É preciso que cada um tenha a disposição para arar sua "terra", semear, regar-se todo dia, proteger-se das "ervas daninhas", alimentar-se de "sol" sem se queimar... ter a paciência e a entrega para se deixar florescer... sei que fica muito difícil quando nosso "solo" está árido, seco. Sei que nesses momentos gostaríamos que alguém refizesse nosso jardim para a gente, mas cada um é jardineiro de si e delegar essa função a outrem, se omitir, se deixar vencer pelo cansaço, é permitir que cada um plante em nós o que bem entender e na hora de sentar no banquinho o jardim apreciado não fará nenhum sentido.

A melhor escolha, mesmo com as mãos calejadas, o rosto castigado pelo sol e instrumentos  precários, é ser seu próprio plantador. Não esperar que a vida brote do solo seco, e sim criar condições para que isso aconteça. Não sei se o que escrevi faz sentido, eu simplesmente registrei o que senti que deveria.

Quando procurava uma frase no livro 365 Dias extraordinários para postar essas imagens de aquarela no meu Instagram Costureira de Papel, encontrei outra, tão, mas tão bela e que hoje, um dia que foi conturbado, quase desestimulante, fez tanto sentido, que eu preciso compartilhar aqui:


"Acredito que a verdade desarmada e o amor incondicional terão a palavra final".
Martin Luther King Jr.




19 comentários:

  1. Bela reflexão querida Vane.
    Grande beijo e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  2. Encontrou uma linda frase!
    Por cá começou o outono, o tempo refrescou.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elisabete, que delícia o fresquinho do outono! Abraços!

      Excluir
  3. Excelente reflexão. Por aí chegou a primavera, por aqui o outono, que exerce sobre as pessoas uma atitude mais amorfa, mais triste. É a aproximação do inverno, do frio, dos dias tristes e chuvosos. o cair das folhas, a aproximação do fim de algo, que se compara à nossa própria vida.
    Oxalá Martin Luther King, tenha razão. Parece-me que a paz nunca esteve tão periclitante.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elvira!
      Tem razão, penso que o outono é a estação menos apreciada por esse ar de recolhimento, desfolhar, introspecção. Porém é minha estação preferida, kkkkk, por trazer o frescor inexistente no verão brasileiro e sem ter o abafamento que a primavera por aqui vislumbra.
      Essa frase de Martin representa aquilo no qual vivo e confio. Abraços!

      Excluir
  4. Olá, querida Vane, que és também Primavera!

    Nem sempre sabemos o k havemos de escrever, que faça sentido pra nós e para os outros, mas, de repente, vem a inspiração e zás (rs)!

    Teu texto, e embora o dia tenha sido daqueles, está uma delícia e um lição para todos nós escutarmos com atenção. Nós somos aquilo que fazemos e até que comemos, sem dúvida alguma.

    Sabes, o meu "jardim" todos os dias é diferente. Tem de ser. Se num dia, afago rosas, no outro, olho os malmequeres com ternura. Preciso de mudança interior, sempre!

    Qto à frase, penso que uma verdade mesmo verdade, sem trunfos na manga e um amor sem pontuação, nem condição, faz o mundo perfeito.

    Beijinhos, linda e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Céu!
      Seu escrito me fez pensar que sim,a vida é diferente a cada dia, porque o universo é dinâmico e precisamos seguir isso, de uma forma ou de outra. Na verdade somos compelidos à evolução e experenciação de qualquer forma - pelo amor ou pela dor.
      "Penso que uma verdade mesmo verdade, sem trunfos na manga e um amor sem pontuação, nem condição, faz o mundo perfeito." Linda frase!!!!
      Abraços!

      Excluir
  5. Oi Vane, mais um belo e importante post. Parabéns! Estamos na Primavera a mais bela estação do ano! Que venham as flores para enfeitar nossos dias.
    Bom final de semana... Que cada dia seja iluminado com gotas de alegria e sabedoria para que possamos viver na paz com toda a humanidade.
    Abraços da amiga Lourdes Duarte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lourdinhas, querida!

      Então, você foi para o espaço de resposta. Distração sua, seguramente.
      Assim, a Vane ficou sem ter lugar para responder ao meu comentário. Não tem problema, pke há mais marés que marinheiros.

      Beijos pra ambas.

      Excluir
    2. Oi, Céu, pode deixar que responderei sim seu comentário amanhã quando meu computador estiver melhor, me aguarde! ;) Abraços!

      Excluir
  6. Vane, aqui você disse tudo: "cada um é jardineiro de si". Um mundo melhor, começa em jardineiros melhores, cuidando melhor do próprio jardim interior. O "defeito" da primavera é abrir o calorão que só vai aumentando nesses meses.

    Um abraço e uma boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Apon, infelizmente poucas pessoas tem a percepção de que o mundo só irá melhorar quando cada um partir da percepção e cuidado consigo. Ai, esse calorão... pensar que está só começando, rsrsr! Abraços!

      Excluir
  7. Olá, querida amiga Bia!
    Com ânimo e generosidade, a gente cuida do nosso jardim interior e vê florescer pela Bondade de Deus todo empenho em forma de flores espirituais em nós...
    Seja feliz e abençoada!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosélia, gostei muito da colocação da palavra ânimo, virtude a ser sempre abraçada e colocada no topo. Abraços!

      Excluir
  8. Boa tarde Vane,
    Magníficas fotos e pinturas que adorei e agradeço!
    Faz todo o sentido a sua reflexão.
    Somos nós que temos que adubar e regar o nosso jardim interior.
    Um beijinho.
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ailime!
      É interessante como o cuidado conosco parte primeiro de nós, e então estaremos aptos e receptivos ao cuidado do outo. Abraços!

      Excluir
  9. Mensagem linda e reflexiva, Vane. Eu tava amando aquele inverno... rs bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Sérgio, eu também, kkkkk.... mas já estou lavando as roupas de verão, inevitável. Abraços!

      Excluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.