domingo, 3 de setembro de 2017

#3LuzArtificial / Inteligência Artificial


Parei um pouquinho de trabalhar à pouco para descer e tirar essa foto no meu condomínio.
Nesse caso o artificial é útil e necessário, mas há o que artificialidades não substituem. 

Por exemplo, sobre Inteligência Artificial, o que você pensa? O físico Amit Goswami diz em um de seus livros:


"Quando você entra em um restaurante e, por um instante, é tomado pela beleza de uma planta decorativa, como descobre se ela é natural ou artificial? (...) Se a planta for natural e viva, você conseguirá perceber seu "toque", mesmo à distância, graças à consciência não-local das energias vitais da planta viva. 

Nenhum pesquisador de vida artificial pode dizer que os mecanismos da vida artificial oferecem essa sensação. Tampouco um biólogo materialista conseguiu explicar a origem e a natureza de sentimentos que experimentamos. (...)

Há ainda os pesquisadores de inteligência artificial que afirmam que o pensamento nada mais é do que computação, e que é possível projetar programas que simulam o pensamento. Embora possa haver alguma aparente substância nessa afirmativa, no final ela é enganosa. O significado é um problema para os materialistas. (...) Nossa intuição dos contextos arquetípicos de sentimento e de significado dão valor às experiências".

A inteligência artificial pode desenvolver os mecanismos do cérebro e alguma capacidade de "pensar", mas não é lhe é possível operar a nível de consciência, assim como o ser humano, quando passa a pensar de maneira mecânica e puramente cerebral, artificializa sua capacidade de sentir e portanto, suprime sua intuição e capacidade de dar ideal significado aos contextos, reduzindo as possibilidades de escolhas assertivas. É um engano da visão materialista achar que pensar somente com o cérebro é ser racional.

5 comentários:

  1. Linda tua foto e o toque e até intiuição podem funcionar pra distinguir oartificial ! bjs, chica, linda semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chica, obrigada! "Toque e intuição podem funcionar pra distinguir o artificial". Boa dica! Abraços!

      Excluir
  2. Vanebia, pra mim o toque é essencial. Muitas vezes vou até uma planta para ver se é de verdade ou artificial. E rio internamente devido ao engano. Mas as semelhanças são incríveis ao passo de tocá-las novamente. Nem sempre minha intuição da certo. Preciso ver para crer. Sou materialista ? Esse tema é dificilzinho ein ?

    beijinhos feliz semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Zizi! Hahahaha, adorei sua conclusão! É verdade, é bem complexo, para compreender a linha de pensamento tenho lido muito e assistido muitos vídeos, é impressionante quão vasto é o sistema dinâmico do universo.
      Todos somos materialistas, a questão é reduzir a vida ao materialismo (não no sentido financeiro, mas no sentido de que precisamos ver e tocar, em centrar a vida nisso). O ideal é aliar materialismo a consciência = percepção, intuição e sentimentos, visto que somos feito de tudo isso ao mesmo tempo. Conforme vamos expandindo a consciência, episódios como sentir se uma planta é viva ou não, por exemplo, vão se tornando cada vez mais assertivos, pois o sensorial ocorre em uma esfera além do campo material. ;)
      Abraços!

      Excluir
  3. Que bonita foto, Vane. E inteligência artificial é mais pra filmes mesmo... Há,claro, muitas inovações, mas ser igual a nós nunca...Até pq viemos com defeitos de fábrica... bj

    ResponderExcluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.