quarta-feira, 6 de setembro de 2017

#6FotodeCelular - Dicas para fotografar

O tema hoje é Fotos de Celular, e aproveitei para dar umas dicas. Hoje é muito frequente o uso do celular para fotografar, a meu ver não substitui uma câmera de boa qualidade, mas é prático de carregar e funciona muito bem se conseguimos usar da maneira adequada.



Essa foto tirei à pouco, sairíamos para jantar fora mas o passeio "mixou", rsrsrs. Pedimos hamburguer artesanal com fritas e eis a foto: o segredo é deixar a câmera bem perto dos primeiros elementos, em pé, formando um ângulo reto, o que possibilita o desfoque em segundo plano. Ótima técnica para fotografar flores em árvores.



Essa eu tirei quando cheguei da escola, o Petisco enfiou a fuça sob a minha perna, e quem disse que tirava? Muita saudade... para fotografar sob essa perspectiva, é só segurar a câmera acima da cabeça, retinha, paralela com o chão. O posicionamento é questão de tentativa e erro, rsrsrs, mas rende fotos inusitadas!



Essa foto foi tirada em um dia de muito frio, rsrsrs, daí poucas crianças. Em selfies, é interessante testar ângulos diferenciados, como diagonal. Notem que o enquadramento pega vários detalhes interessantes e conserva a espontaneidade, porém há um erro: não estou olhando para a câmera, rsrsrs, é importante olhar o enquadramento na tela, mas lembrar de olhar par a câmera antes de apertar o botão, rsrsrs!



Percebam como a diferença na luz e no ângulo provocam outro efeito - principalmente, olhando para o lugar certo, kkkkk. Outra dica para não aparecer esse bracinho apertando o botão, é ativar o temporizador da câmera para 2 segundos, assim, após dar o start, dá tempo de posicionar naturalmente o braço.




Amo fotografar a natureza e árvores são sempre ótimos exercícios. Aqui a câmera fica perpendicular com o tronco e apontando para cima, destacando a sensação de imponência. Na natureza é fundamental observar a luz antes do clique.





Essa foto já publiquei em um post sobre fotografias, mas vai a técnica para executá-la: combine com o fotografado, quando você diz "vai", o outro pula no mesmo momento em que você aperta o botão. É só uma questão de acertar o "time", garanto que após algumas tentativas, rende resultados incríveis!

Outras dicas:
  • Verifique sempre se a lente da câmera não está suja ou embaçada
  • Explore os recursos como flash, temporizador, regra de terços, muitos celulares trazem recursos simples, úteis e fáceis de ativar
  • Evite ao máximo usar o zoom, a não ser que a câmera seja muito top.  Geralmente o zoom das câmeras de celular oferece imagens de qualidade bem inferior.
  • Adquira um cartão de memórias com bastante espaço para poder fotografar à vontade sem perder nada.
  • Crie pastas (família, paisagens, festas...) no Google Drive e vá compartilhando as melhores fotos sempre que possível, é fácil e rápido, e assim você poderá excluir as fotos da memória sem perdê-las, pois ficam armazenadas em nuvem.


E aí, gostaram das dicas? Se tiverem alguma para compartilhar, pode me contar!



9 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi, Francisco, que bom que gostou, espero que sejam úteis! Abraços!

      Excluir
  2. Lindas fotos, bem tiradas! E tuas dicas valem! Por vezes, com o celular ficam horríveis,rs... bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chica, é verdade, ainda bem que dá para tentar de novo, rsrsrs! Abraços!

      Excluir
  3. Boa tarde Vane,
    Magníficas as usas fotos e preciosas dicas!
    Eu tiro sempre as minhas fotos com celular e concordo que o zoom não traz boa qualidade!
    Tiro um pouco por instinto e usando a regra dos três terços que o meu celular tem já desenhado. Gosto muito do contra-luz.
    No entanto já fiz work shop de fotografia;))!!
    O meu problema agora é que quando o meu computador avariou há tempos perdi no programa Paint windows, (bem simples) as funções de endireitar e cortar as fotografias. Trabalho um pouco com o Paint Net, mas não aprecio e não tem estas funções.
    Tenho mesmo que me esforçar para focar os planos do horizonte bem direitinhos,))!!
    Beijinhos e obrigada por suas dicas.
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ailime!
      Suas fotos estão cada vez melhores, lembro-me de ter comentado sobre o curso de fotografia, muito válido o que disse: um pouco aprendemos, e aliamos ao instinto que confere sensibilidade ao olhar.
      Ainda quero fazer um post sobre a regra dos três terços, são muitas variações simples que podemos realizar através desse recurso.
      Eu uso o Photo Scape, um programa para baixar gratuitamente, é bem simples e intuitivo, recomendo testar, quem sabe, goste!
      Um dos recursos mais úteis que vejo nos editores de imagens é justamente o alinhamento do plano horizontal, rsrsrs, é um recurso simples mas podem salvar uma foto bem tirada que ficou torta, kkkk!
      Abraços!

      Excluir
  4. Olá amiga!
    Minha visita hoje é para lhe trazer um pouco de carinho, deixar meu abraço, me desculpando por não comentar sua maravilhosa postagem. Hoje o reumatismo atacou minha coluna, estou péssima para escrever. Vou seguindo a vida, um dia sorrindo outro dia mais tensa, o importante é estar viva.
    Lhe desejo um fim de semana de muita paz, saúde e felicidade. Deixo esse pensamento do Padre Fábio de Melo,
    “A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso, que a idéia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver.
    Viver é plantar. É atitude de constante semeadura, de deixar cair na terra de nossa existência as mais diversas formas de sementes...”
    Abraços, permanece com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Adorei as fotos e as dicas, Vane. Mas achei o hamburguer meio pálido... rsrs Tava bom? bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sérgio, estava sim, kkkk, gosto de hamburguer bem passado, acho que só a lateral estava pálida! Abraços!

      Excluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.