quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Aquarelas: telas para apreciação e dicas para iniciantes

Voltei antes do tempo, rsrsrs... havia esquecido o post que prometi sobre aquarelas! :)

A principal característica da aquarela, com primeiros registros há cerca de 2000 anos, é a dissolução das tintas e pigmentos em água, conferindo transparência e luminosidade ímpar às telas. De acordo com especialistas é a primeira técnica a ser dominada para quem desejar pintar com outras técnicas, pois o domínio da tinta diluída é bem mais difícil. E olha que eu pensava ser a técnica mais fácil, kkkkk!




O custo do material é relativamente barato - com 50 reais é possível montar um ótimo kit iniciante - e há muitos cursos online. Eu aprendi as primeiras noções através de um curso no site Eduk, com o professor Luís Castañon, excelente! O maior aquarelista registrado foi Willian Tuner, que pintou mais de 19000 aquarelas! Gosto muito das cores, da expressão livre e da leveza das técnica, a representação do etéreo!



Recomendo bastante para quem deseja aprender uma arte nova ou simplesmente relaxar, fazer algo diferente. É uma técnica prática, "limpa" - provoca pouca sujeira e fácil de limpar - e dá para se levar para qualquer lugar. Já que as férias estão chegando, quem sabe é uma boa dica?

Gravei alguns vídeos para iniciantes e deixarei linkados no final do post para quem se animou. Ou, para simples apreciação, deixo algumas das últimas que pintei, como podem ver estou na fase "portas e janelas", rsrsrs, aliás, bem significativo. Espero que gostem! :D












Vídeos:



21 comentários:

  1. Muito lindas e adorei a amarela com as flores, a terceira! Legal! És bem artista! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Chica, obrigada! A amarela é linda mesmo e não está mais aqui... minha mãe levou embora quando viu de tanto que gostou, rsrsrs! Abraços!

      Excluir
  2. ÀS vezes dá-me para "borrar" umas telas. Adoro escrever e isso relaxa-me, mas às vezes a inspiração fica arredia. Utilizo quase sempre a tinha acrílica que acho de uma facilidade incrível. Já "pintei" uma série de telas a acrílico. Também o fiz a óleo mas tenho mais dificuldade em dominar o ponto de diluição do óleo. Mas a aguarela, não dá. Não consigo obter os tons que quero.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elvira!
      Nossa, que legal saber que você pinta, gostaria de ver algumas imagens! :)
      Há alguns anos atrás pintei algumas telas em óleo, mas também achei bem difícil de trabalhar. Concordo contigo, na mistura de tons é difícil encontrar as cores ideais, por esse motivo vi como sendo bem mais fácil pintar depois que adquiri os kits com maior variedade de cores. Quanto à escrita, tem razão, nem sempre a inspiração flui, ou nem sempre conseguimos dizer o que gostaríamos.
      Foi muito bom saber que é uma artista! Abraços!

      Excluir
  3. Umas telas lindas! Eu acho que nem com um curso eu chegava lá...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elisabete!
      Hahahaah, mas olha, que tal tentar? rsrsrs
      Cada um tem suas habilidades, é o que torna o mundo tão belo.
      Abraços!

      Excluir
  4. Que bom que voltou antes, Vane. rsrs E que pinturas lindas. Mas não são de iniciantes não, hein! rsrsrs Deve relaxar muito! Adorei. bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sérgio, sim, estou aqui... que bom que gostou! É verdade, essas são resultado de cerca de um ano pintando, e comparando com as primeiras, estão bem melhores, kkkk! As novas tintas e pincéis também ajudam bastante!
      É muito leve e relaxante, recomendo! Abraços!

      Excluir
  5. Olá, Vane!
    Já frequentei aulas de pintura a óleo, mas aguarela nunca experimentei. Parece que só é aparentemente mais fácil, porque, enquanto o óleo dá para corrigir, na aguarela é impossivel.
    Possuo algumas da autoria de um famoso aguarelista português - António Joaquim. Se sentir curiosidade sobre este autor encontrará informações no Google.
    As que mostrou são muito bonitas, muito leves e alegres.
    Bom domingo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nina!
      Tem razão, as correções na aquarela são um pouco mais difíceis, apesar de que com tintas de melhor qualidade basta "diluir" o erro com água e acertar, desde que não sejam detalhes muito pequenos.
      Procurei o referido aquarelista, encontrei várias pessoas com o mesmo nome, rsrsrs, mas voltarei a procurar amanhã, quando estarei com o dia mais folgado, fiquei curiosa. Obrigada pela dica!
      Que bom que gostou das minhas! :)
      Abraços!

      Excluir
  6. Olá,querida amiga Vane!
    Estou precisando retornar minhas aulas com urgência no início do ano... sinto saudades imensa...
    Seja muito feliz e abençoada!
    Bjm de paz e bem
    https://espiritual-marazul.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosélia!
      Não lembro de ter visto suas aquarelas... me ocorreu uma sugestão, que tal usar usa em uma das capas de seus livros? :D
      Abraços!

      Excluir
  7. Olá Vane
    você pinta muito bem !
    uma pintura fresca, limpa, agradável. Adorei
    Logo mais, estarei aqui para ver os links e aproveitar as aulas e as dicas.
    Acho que vou pedir de Natal um kit de pintura ! rs rs
    Vane, tenho andado ausente, as vendas caíram tanto, mas tanto, que precisei trabalhar em triplo para conseguir o $$ que conseguia em um dia. Talvez seja hora de reformular produto. O seu livro tem sido de muito auxílio nessas horas de reflexão, mas ainda não tomei a decisão de venda pela internet. com bijus não .
    beijinhos
    Tem comprado mais daquelas sandálias ?

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Zizi, obrigada! Penso que as pinturas me ilustram muito bem, rsrsrs, sinto em essência ser leve e colorida! :)
      Puxa, será muuuito legal se o material que disponibilizei for útil à você! Não sei se viu, tem um vídeo de aquarela sobre o material básico para começar, dá para fazer um bom kit com preço bem acessível!
      Comércio, assim como a vida, tem períodos de baixa, nada vivo é linear, rsrsrs. Minhas vendas estão estáveis. Nessa época era para terem dobrado, subiram cerca de 30% somente, penso que o custo de vida aumentou muito e com tanta notícia ruim as pessoas ficam com medo.
      Espero que o livro seja muito útil, se não com bijus, quem sabe em outro negócio. Também estou me dedicando a abrir uma plataforma de cursos livres, é um projeto cuja minha perspectiva de retorno é a médio prazo. Criar alternativas e novos projetos é saudável, nos mantém em movimento no fluxo da vida. :)
      Não comprei mais sandálias não, rsrsrs, saio pouco e minhas roupas e calçados costumam durar bastante, rsrsrs!
      Abraços!

      Excluir
  8. Boa noite Vane,
    Que lindas as suas aquarelas! Gostei de todas.
    Sabe, em criança eu tinha algum jeito, mas deixei depois que terminei meus estudos. Ultimamente ando com vontade de recomeçar, mesmo aqui em casa, sem professor e com as suas preciosas explicações dos vídeos ainda fiquei com mais vontade. Adorei vê-la e apreciei imenso os seus ensinamentos. Muito obrigada.
    Beijinhos e boa continuação.
    (Para quando o Palácio da Pena;))?
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ailime! Obrigada, que bom que gostou!
      Sabe, o que tenho estudado diz que o que uma criança faz e mostra até os 6 anos é a sua essência mais pura, portando, se tinha essa aptidão, certamente está na sua veia, rsrsrs! Não se deixe paralisar pelas amarras que a adultice nos coloca! ;)
      Se colocar em prática seu plano vou ficar feliz em ver algumas obras quando se sentir à vontade para mostrá-las!
      Quando eu fizer o Palácio da Pena, lhe avisarei! Estou envolta em tantas coisas que o tempo para a aquarela está um pouco escasso, rsrsrs, mas logo logo sai!
      Abraços!

      Excluir
  9. Olá, Vane!

    Pintura não dá comigo, aliás, lhe digo que o ato de pintar me "ata", me prende e fico contraída.
    Qdo na escola, me mandavam fazer uma circunferência, eu fazia um quadrado, ou algo assim, portanto artes manuais fugiram de mim, ou eu delas, ao nascer.

    A aquarela é uma pintura leve, mas parece que tudo fica assim ao deus dará, anémico, pouco espesso, sem textura. Me fiz entender?
    Gostei da amarela representando um vaso de flores, apesar de tudo.

    Comecei a ver o vídeo sobre dicas para iniciantes, mas não tive paciência pra continuar. Antes do cursinho on-line ou mesmo presencial, eu precisava de um consciencial, no domínio de aceitar mesmo aquilo de que não gosto, pke o conceito de beleza é relativo, como todos sabemos.

    Com seu amado está tudo bem? E filhota?

    Beijos e dias bem felizes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Céu, como vai?
      Penso que quando possível devemos ficar distantes do que traz a sensação de que estamos atados, contraídos, portanto, nada de artes manuais, rsrsrs!
      Compreendi seu ponto de vista sobre aquarelas, bem definido... interessante, o que lhe parece sem graça - a leveza - é justamente o que mais gosto.
      É como eu disse à Elisabeth, cada um tem suas aptidões, cada um tem seu gosto e ponto de vista - "porque o conceito de beleza é relativo" - e por esse motivo o ser humano é tão interessante.
      Obrigada pelo carinho com meus amores, eles estão sempre pulsando no meu coração. A filha casa logo, no início do ano. :)
      Abraços e dias felizes para ti também!

      Excluir
  10. A aquarela parece ter um quê de encantamento e magia, é com certeza a mais poética expressão pictórica, mais lírica, onírica e lúdica.

    Um abraço, Vane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apon, que delicadas definições... penso ser o ar etéreo, lúdico como definiu, as características que mais me encantam nas aquarelas. O que é a vida se não tiver um pouco de poesia? Abraços!

      Excluir
  11. Confesso que não sei pintar., Mas gostava é um facto. Mas pintar é para quem tem esse dom.
    .
    Hoje
    Margens de sedução de branca espuma
    .
    Deixando um abraço poético.
    Bom dia . Domingo feliz
    .

    ResponderExcluir

Gosto de conhecer pontos de vista. Não deixe de expressar o seu! Farei o possível para responder.
Obs: a moderação está ativada.